Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

  • mês depois...

Boa tarde!!

 

por favor, quem puder me ajudar, fico muito agradecida!!

 

tenho uma esteira weslo 40CT, esta semana ela parou de funcionar. no painel apareceu no canto de cima esquerdo, uma letra "P" com uma barra ( / ) ao meio, como se fosse a placa de proibido estacionar, porém a com a letra "P".

em uma academia me falaram que ela está pedindo manutenção. mas na minha região não estou conseguindo ninguém para fazer a manutenção.

 

o manual é muito pobre, não fornece informação alguma...

 

já passei o silicone, mas acredito que precise apertar os botões de certa forma com que faça que ela destrave, pois quando ligada na parede e colocada a trava de segurança, a esteira não funciona. fica paradinha com aquele "P" aparecendo.

 

por favor, se alguém souber o que devo fazer, agradeço.

 

sem mais,

Siomara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde amigos.

Estou necessitando de ajuda em relação a uma esteira, Rebook TR1 cujo motor não gira.

Já constatei que a alimentação de rede elétrica 110vac chega,que na ponte apos a retificação chega aproximadamente 170vdc, que nos coletores tanto do F10U600N quanto no 40N25 chega os mesmo aproximados 170vdc. As tensões  enviadas pelo transformador de 17vac e 10vac chega aos dois reguladores estão ok.

Já testei o motor com uma bateria de 12vdc e o mesmo está bom.

Na saída da placa para o motor só aparece 7vdc. Acredito que esse seja o problema, já que de acordo com o que li em alguns problemas anteriores de amigos, a tensão nesse ponto seria mais ou menos de 20vdc. De qualquer maneira a baixa tensão deveria rodar a esteira lentamente, o que não ocorre. Aparentemente o painel está ok, aceitando todos os comandos.

Verifiquei estado das soldas e refiz algumas. Não verifiquei continuidade do fio que vem do comando para a placa.

A foto da placa será postada caso necessite.

Desde já agradecido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pai-zao Para testar o relé, remova ele da placa e aplique 12V nos pinos do enrolamento dele, (lado de três pinos, é os dois da lateral), o pino do meio, dará continuidade, em repouso para um lado, quando alimentado dará continuidade para o outro.

Outro componente que pode estar com problema é o 40N25, esse você encontra com o "nome" completo que é FQA40N25, esse Mos Fet pode estar aberto, e não alimentando corretamente o motor. na dúvida de como testa-lo troque de uma vez, ele não é barato! Mas se não for ele, é o CI processador da placa, ai só trocando a placa completa!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio Eu testei o mosfet no circuito com um multímetro digital na escala de diodo. Ele funciona como um diodo. De um lado ele da + ou - 450 e do outro uma resistencia acima de 1000. Tendo essa medição, achei melhor não sacá-lo. Como o relé não faz barulho ao ligar, estou achando que ele não está chaveando que seja ele o problema. De qualquer maneira, vou tira-lo e fazer o teste que você mencionou. Se não for ele, tirarei o mosfet e testarei. Só pra te lembrar que no lead do meio tanto do mosfet quanto do transistor, chega a tensão retificada de aproximadamente 175vdc, mas no motor somente 7vdc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK!, no mosfet a tensão só entra nele, (pino do meio) e não esta saindo para o motor! seu problema esta por ai... 

Pode ser que o processador não esta chaveando o mosfet ou ele esta com problemas, nessa placa eu não sei a função do relé, mas ele é fácil de ser testado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2.jpg.21de8563972674a3e06cb96361d85184.j569ac6a74b04a_rel.jpg.24dc865617fb9d59bf@Bcpetronzio Eu queria apenas que você confirmasse se o relé é este mesmo na foto a.baixo e se for como testa-lo, pois fiquei na dúvida. Quanto ao F10U60DN e o FQA40N25, ambos estão ok. O primeiro é um duplo diodo cujo o centro é o catodo e as pontas os anodos. Já o segundo é um mosfet que está disparando normalmente. Ainda não testei os reguladores.

As fotos estão abaixo, sendo a primeira vista da peça que suponho ser o relé e a outra a pinagem. A placa completa é a mesma que já foi postada  a um tempinho atras.

 

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/rele-jpg--3

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/2-jpg--2030

post-857334-13884959118127.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Pai-zao disse:

@Bcpetronzio Irei aguardar, pois realmente fiquei em duvida com relação a esta peça, pois pelo que chequei, acredito que esta placa não tenha um relé. Por favor, tire-me mais uma duvida: como coloco as fotos no site ? É inserindo no arraste arquivos?

Sim, use a opção na frente do clip que tem logo abaixo da caixa de texto...

Você esta fazendo correto... Inclusive com fotos de boa qualidade, o que ajuda muito a identificar-nos os componentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio

14 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Essa caixa metálica não me parece ser um relé não! Esta mais para o "celebro" da placa (Processador)...

Aguarde opiniões de quem já trabalhou com essa placa!...

Pena que o amigo Agricio deu uma sumida do forum. Seria uma mão na roda pra gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2015 às 17:12, SIOMARA CABRAL disse:

Boa tarde!!

 

por favor, quem puder me ajudar, fico muito agradecida!!

 

tenho uma esteira weslo 40CT, esta semana ela parou de funcionar. no painel apareceu no canto de cima esquerdo, uma letra "P" com uma barra ( / ) ao meio, como se fosse a placa de proibido estacionar, porém a com a letra "P".

em uma academia me falaram que ela está pedindo manutenção. mas na minha região não estou conseguindo ninguém para fazer a manutenção.

 

o manual é muito pobre, não fornece informação alguma...

 

já passei o silicone, mas acredito que precise apertar os botões de certa forma com que faça que ela destrave, pois quando ligada na parede e colocada a trava de segurança, a esteira não funciona. fica paradinha com aquele "P" aparecendo.

 

por favor, se alguém souber o que devo fazer, agradeço.

 

sem mais,

Siomara

 

Veja se lhe ajuda:

http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/manual/112181731.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia pessoal. Será que alguém poderia me ajudar. Tenho uma esteira advanced II que parou de funcionar do nada. Olhando posts anteriores, na data de 25 de Jun de 2012 pra ser mais exato, e seguindo as explicações e o esquema elétrico do Agricio (aliás excelente explicação), fiz todos os testes e encontrei os 5V, 20V e 170V. Testei os MOSFET e estão bons. Mesmo assim os troquei, por desencargo de consciência. Mesmo assim não ascende a lâmpada colocada no lugar do motor. Aí eu pergunto: se eu colocasse 18V nos gates dos MOSFETs a lampada deveria ascender correto?? Para testar toda parte de saída, se eu retirar o microcontrolador COP do circuito, injetar 5V no pino 20 e 11, também deveria ascender correto?? Estou achando que o problema está no "sensor" de corrente do motor ou o COP esta morto. 

Alguém poderia me orientar como fazer esses testes??

Estou seguindo o esquema Esteira Advanced II AGC-17050.pdf disponibilizado pelo Agricio.

 

http://www.4shared.com/office/Awb4e54m/Esteira_Advanced_II_AGC-17050.htm

 

Obrigado a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
41 minutos atrás, Valfrido disse:

Boa noite a todos os amigos, tenho esta placa e queimou o ci,os diodos e os 3 transistores que estão marcados com seta vermelha se os amigos puder me ajudar com as identificação dos numeros dos componentes ficarei grato

 

Tira uma foto do lado dos componentes, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 15/12/2015 às 22:15, Meca disse:

Estou com a Placa Ageon IEX r04 com o seguinte problema;

A placa é alimenta e acende o LED normalmente.

Porém, a placa não responde aos comandos do painel. 

Alguém possui o esquemático desta placa? 

Estou desconfiando do CI DM0265R.

Alguma sugestão?

foto (3).JPG

Boa tarde , gostaria de saber se você sabe o número desse circuito integrado de 19pinos "U10" ? Obg 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

@Agricio Com relação ao driver IR2108, usando um osciloscópio dá pra saber qual dos três está com  problema. Aterre o osciloscópio no negativo de um dos quatro capacitores de 1000uf 250v, e ponha ponta de prova em cada um um dos três terminas de saída do motor. Ligue a placa na rede, comande a placa e veja no osciloscópio uma onda quadrada que se ampliará à medida que "acelera" a placa... Se um driver desses estiver com de feito a onda quadrada não se apresentará na tela do osciloscópio... Aí, com a placa desligada da rede, é só usar um multímetro na escala de continuidade, uma ponta no terminal 7 do IR2108 e a outra em cada um dos terminais de fase do motor pra poder identificar qual dos IR2108 corresponde à fase que não mostrou a onda quadrada no osciloscópio. Feito isso e identificado o IR2108 com defeito, é só trocar... Não tendo um osciloscópio pra fazer isso, troque os três IR2108...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...