Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

Ola ...!!! a todos .. sou novo no forum e estou precisando sair de um aperto, tenho uma placa de uma esteira athletic 110volt e foi colocada em 220volt, ela queimou duas recistencias e um varistor, so que ela torro mesmo as resitensias que nao da pra ver o valor delas .. se alguem tem o conhecimento dessa placa ou quem pode me ajudar vou colocar uma foto da mesma aqui . desde ja muito obrigado ...

post-802414-13884957658926_thumb.jpg

post-802414-13884957660578_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal... tambem estou com uma placa da athletic speed 2... deu uma medida por cima e só encontrei um diodo zener 1n4747 em curto,, o diodo vai no regulador 7805, troquei o diodo e o regulador, a placa bate o rele ao energizar mas nao starta ao ligar a chave liga desliga, alguem tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Colega abidoran, se você encontrar o Fet IRFP264 ai em sua região, experimente usa-lo no lugar deste IRF644,

Quem chaveia o fet é o pic da placa..., ele é acionado por pulsos (PWM) e não por variação linear...

O motivo do motor ainda estar fraco pode ser defeito nele mesmo...

Aguarde outras dicas!...

Olá! Este é o meu primeiro post neste fórum. Caro Bcpetronzio (ou mais alguem que saiba) a placa da minha esteira pessoal (uma caloi cl10) possui um IRF644N que está em curto. O problema é que não encontro esse danado aqui nas eletrônicas da minha cidade, e muito menos o IRFP264. Então pergunto: existe equivalentes? Quais seriam? Tem como eu compra-lo pela internet? Recomendações?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega dmagno, o único que conheço que substitui este dois já comentados é o IRG4PC30U, no "corpo" dele fica escrito só o G4PC30U...

Aguarde outras indicações!...

Opa! Finalmente encontrei o IRFP! O substitui e a esteira já voltou a operar, mas vou anotar essa dica sua para uma próxima queima!

Mas aproveitando, me diga uma coisa, essa esteira (Caloi CL10) tem como limite de peso 100Kg, isso é só nominal ou funciona na prática mesmo? Já ouvi falar que essa esteira funcionaria bem somente com até 80Kg de peso. Pergunto porque eu tenho 106Kg, e toda hora o led de segurança fica acendendo (quando estou andando nela), acho que estou judiando da coitada, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe!!!... Sim! ela esta trabalhando um pouco forçada!...

O limite de peso é real mesmo, para ela durar um pouco mais, mantenha a lona bem lubrificada/emgraxada para diminuir o atrito dela com a prancha...

:D

Irei reforçar nas lubrificações então!

Outra coisa, percebi diferença no rendimento dela após a substituição do IRF pelo IRFP, tomando agora como referencia a utilização da mesma pela minha esposa, que pesa a metade do que eu peso. Antes da queima do IRF, a esteira passava tranquilamente dos 6Km, agora com o IRPF, ela chega no máximo aos 5Km, ainda assim com muita insistência, e não consegue se manter nessa velocidade, vai caindo.

Dei uma checada em alguns outros componentes (resistores, capacitores, diodos - não os SMDs) mas não encontrei nenhum problema.

Será que são as caracteristicas elétricas de um MOSFET para o outro que pode estar ocasionando essa perda de performance? A placa é uma ATHLETIC CONV REV. 2 17628 4HPM 110V.

Outra coisa (me desculpe tantas perguntas, é que essa é minha primeira esteira e não tenho experiência alguma como usuário, e nem como técnico tambem, só tenho um bom conhecimento em eletrônica!) essas esteiras chegam a velocidade real de 8km? Ela mostra essa velocidade no visor quando não tem ninguem sobre a mesma, mas como falei (antes da substituição do IRF) quando a minha esposa a utiliza (tem 54Kg) ela não passa dos 7Km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OFF-TOPIC

mais uma... como procedo para o ajuste da pressão da esteira? Pergunto em relação a força aplicada aos parafusos de ajustes, existem algum problema se eu aperta-los em demasia? Procedo o ajuste com ela desligada ou ligada? Qual o ponto ideal? Quais os "macetes"?

Valeu aí pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Grande colega dmagno! infelizmente você me colocou numa saia justa!!!..., eu só trabalhei nestas esteiras a nível de placa! eu sequer via o modelo delas!..., acredito que no manual delas tenham uma indicação de ajustes dos parafusos!...

Bom! acredito que o colega Agricio possa te ajudar melhor!...

Estou passando a "bola" para frente!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande colega dmagno! infelizmente você me colocou numa saia justa!!!..., eu só trabalhei nestas esteiras a nível de placa! eu sequer via o modelo delas!..., acredito que no manual delas tenham uma indicação de ajustes dos parafusos!...

Bom! acredito que o colega Agricio possa te ajudar melhor!...

Estou passando a "bola" para frente!...

Valeu Bcpetronzio, mas na verdade essa minha última pergunta está fora do tópico desta discussão, depois que eu postei é que atentei para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá colegas, sou novo no fórum, e novo nessa atividade de manutenção em Esteiras que estou apanhado e aprendendo por complementação de renda, venho fazendo pesquisas, e inclusive levantamento, esquemático, de varias placas, oscilogramas, etc. Logo que tiver material suficiente para ajudar, ta na MÃO.

Um abraço a todos que não desistem nunca.

Ola, também estou iniciando na manutenção de esteira para complementar a renda, e podemos trocar experiência, o que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, Possuo uma esteira Athletic Advanced 2, com a mesma placa da foto acima, ela da noite pro dia parou de funcionar, eu ligo a esteira, o Led acende normalmente, mas nao começa a funcionar, logo se fica parada por muito tempo sem rodar o led começa a piscar, ai basta desligar por alguns segundos e religar que acontece a mesma coisa, o led fica aceso mas nada da esteira responder, testei a placa dos botões e esta tudo ok, já na placa principal aquela peça grande e branca ao lado do fio vermelho esta ficando muito quente, é normal? obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
A placa controladora da minha esteira Advanced 2 somente dá partida no motor quando eu bato no relê, mas não consigo regular a velocidade...ela somente funciona na velocidade máxima.

Alguém tem uma dica do que pode ser? Alguém tem algum esquema elétrico dessa placa e da placa do monitor da esteira?

José Carlos

Constantino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal! Meu primeiro post...

Estou com um problema na minha esteira i-run Reebok (RE-11306). O motor liga normalmente, mas após alguns minutos ele para de funcionar. No painel de comando continua tudo normal. depois de algum tempo o motor volta a funcionar e para novamente (com correia ou sem a correia).

A placa do motor é alimentada em 110Vac, sua entrada recebe 0 a 5Vcc do painel de comando e envia para o motor 0 a 100Vcc. O motor de 1,5HP, de corrente contínua, está OK.

Mesmo com os cabos do motor desligados (vermelho/preto) o defeito acontece: a tensão de saída da placa vai a zero, mesmo havendo sinal na entrada (0 a 5 Vcc) e alimentação 110Vac.

Anexei uma foto da cartela do motor.

Cabos azul e branco: 110Vac

Cabos vermelho e preto: alimentação motor

Conector 5 vias: alimentação do painel de comando e sinal entrada 0 a 5VCC (velocidade da esteira)

Transformador: in 110Vac / out 10Vac e 17Vac

Na parte inferior da imagem tem dois componentes (?) apoiados no dissipador de alumínio.

Olhei na autorizada Reebok e esta "plaquinha" está custando 1,1K!

Abs.

post-857334-13884959118127_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RDO2

Coloca uma lampada (127V/40W) em PARALELO com o motor. Se quando o motor parar a lampada continuar acesa, você terá que trocar ou consertar o motor.

Agricio

Valeu Agricio, mas não é o motor não (eu até suspeitei no início). Mesmo sem o motor (cabos vm/pr desconectados), a placa consegue manter a tensão de saída por alguns minutos apenas. Depois a tensão vai a zero, inesperadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RDO2, as verificações em soldas você já fez né?

Experimente trocar o transistor chaveador desta placa...

Obrigado Bcpetronzio.

Encontrei 02 CI`s que estavam junto ao dissipador de potência:

1) FG...H42...F10U60DN

2) FB...H40...FQA...40N25

E outros dois próximos ao transformador:

1) L7812CV

2) L7808CV

De qual você suspeitaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum.

Tenho algumas esteiras reebok tr3 aqui no meu condomínio, e em duas delas está ocorrendo o seguinte: quando coloca-se carga na esteira, a velocidade do motor cai bastante.

Tenho um motor no qual recentemente foi feita manutenção, considero que o mesmo está ok. Mesmo com esse motor, o problema ocorre.

Hoje pela manhã medi a saída DC da placa de potência (parecida com a da foto postada pelo colega), e a tensão não cai quando é colocada a carga. Achei isso bem estranho.

Alguém poderia me dar algumas dicas de como resolver, e se alguém tiver e puder me passar o esquemático da esteira, agradeço!

Um abraço, Antônio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...