Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

Ola amigo BCpetronzio:D, outro dia você me ajudou com um diodo SK3-GF-06.

No fim das contas descobri que o COP8saa720n8 estava avariado:wacko: .

Nesse caso realmente fica bem complicado , geralmente os fabricantes vão jogando esteiras no mercado com placas diferentes e depois não deixam suporte ,na maioria dos casos nem placa nova a gente acha pra comprar , Nem é tão difícil achar o COP8 "virgem" mas o problema é conseguir colocar o programa pra controlar no caso a tensão de saida pro motor .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola colega bcpetronzio gostaria de saber se voce tem para fornecer a paca da fonte de esteira da marca sundown modelo DY 12000 e valor para eu estar passando orçamento. E aproveitando a oprtunidade saber se você ja pegou defeito na esteira athletic advanced 2 ela de vez em quando dispara e 1 defeito intermitente por q nao e sempre se puder me ajudar fico grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ola colega bcpetronzio gostaria de saber se voce tem para fornecer a paca da fonte de esteira da marca sundown modelo DY 12000 e valor para eu estar passando orçamento...

Puxa! Vai perguntar aqui no forum sobre fornecer placas justamente para o moderador...heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Puxa! Vai perguntar aqui no forum sobre fornecer placas justamente para o moderador...heheh

Hehehe!!! É difícil!...

Colega odenir silva, Eu não tenho placas para fornecer!, trabalhei em conserto, somente das placas, e não ficava sabendo nem a marca da esteira que usava tal placa!, por isso, de vez em quanto, eu peço para a pessoa colocar uma foto da placa!...

Como é muito difícil achar componentes aqui na minha região, eu parei de trabalhar com elas!...

Este seu defeito intermitente pode estar tanto no processador que esta travando, quanto no mine IGBT (transistor Fet grande preso no dissipador), o processador pode estar travando por má filtragem da alimentação dele, substitua os capacitores eletrolíticos que estão no circuito do regulador 7805 (alimenta o processador), que pode resolver!, se for o Fet, só trocando mesmo para ter certeza!...ok?

Espero ter ajudado!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola colega bcpetronzio gostaria de saber se voce tem para fornecer a paca da fonte de esteira da marca sundown modelo DY 12000 e valor para eu estar passando orçamento. E aproveitando a oprtunidade saber se você ja pegou defeito na esteira athletic advanced 2 ela de vez em quando dispara e 1 defeito intermitente por q nao e sempre se puder me ajudar fico grato

Ola odenir :D essas intermitencias disparando o motor podem ser causadas tambem por mal contato no cabo que vai da placa que fica lá embaixo perto do motor ate o painel que fica em cima , os sinais de comando podem ficar indefinidos e causar "confusão" nos comandos de velocidade , pode ser no cabo que corre por dentro das tubulações da esteira ou nos conectores , principalmente o que engata o cabo ao painel superior.

Solte os conectores tanto lá embaixo como em cima , faça uma limpeza , depois religue tudo e observe se o defeito continua .:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia colega BCpetronzio, tenho uma esteira Sundown es900 que queimou a placa a uns 10 meses atras. Comprei uma outra placa no Mercado Livre e usei durante uns 3 meses e depois parei de usar ate hoje, deixei ela parada. Quando tento usar novamente ela funciona normal so que apos uns 7 a 10 minutos da uma sobrecarga e queima o fusivel. Troco o fusivel e queima novamente. voce teria ideia de qual problema seria? Se trocando algum componente resolveria para que eu nao precisasse comprar outra placa. Estou usando um fusivel de 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde caros colegas.

Estou consertando uma esteira athletic Advanced, e o motor não "arranca". Testei todos os componentes possíveis, também verifiquei que o uC está enviando a rampa de comparação para chaveamento dos Mos fets, assim como as chaves NAND(Smith triger) da entrada estão boas. o problema é que o relé não está chaveando, revisei todo o esquema de ligação dele, e todos os componentes estão OK. O maior problema é que a porta responsável pelo chaveamento deste relé não está enviando sinal para a base do BC 548 utilizado como chave para o mesmo. Gostaria de saber se há algum risco em forçar este chaveamento? para fazer um teste se é apenas o uC.

ATT.:

Vinícius André Ebone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega viniebone, será que a frequência dos pulsos que o processador esta enviando para os fet's esta ok?, tente substituir o capacitor de filtro da tensão de 5V, (alimenta o processador), se continuar a falha ele (processador) estará ruim...

Você pode "forçar" este rele a atracar sim, porém seja rápido no teste, pois como disse!, se a fraquência dos pulsos estiver muito fora, corre o risco de queimar o Fet... e se não estou enganado!, os pulsos do processador para o Fet, são bem curto! e não se parece com uma dente de serra (rampa), ele se parece com os pulsos que um diac solta no gate de um triac...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado pela dica bcpetronzio.

vou tentar trocar o capacitor, nem imaginei em testar o capacitor de filtro, mas realmente se está uma dente de serra e o sinal tem que ser em pulsos vou partir pra este lado. imaginei q o controle de tensão no motor desta esteira fosse feito por rampa de comparação em uma das saídas e em outra uma saída de variação de tensão(esta variável e PWM) onde se faria a comparação de em que ponto está sendo a "intersecção" destes dois sinais, o qual faria a comparação e dispararia o FET.

Mas como você disse o controle é por tempo então eu estava completamente errado na minha ideia.

Muito obrigado pela dica mesmo.

Grato

Vinícius André Ebone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom pessoal acho que estou me especializando em esteiras. Minha Caloi 5002 não me deixa feliz uma semana sequer. Pára e as vezes dispara.

Já retirei a placa lógica e não encontrei nenhuma solda quebrada.

Mas lendo esse tópico me deparei com o post do amigo acíma dizendo que o

problema poderia estar nos cabos que liga o painel à placa lógica e que talvez resolveria

o problema apenas desconectando e limpando os contatos.

Ainda não fiz muitos testes mas parece que resolveu o problema.

Pretendo voltar aqui para dizer se resolveu mesmo ou se ainda

terei que tomar outras medidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria que ajudassem minha esteira caloi cl 3105, após ligar e acelerar, após uns dois minutos ela desacelera e desliga, pode ser problema na placa, qual seria esta placa ?? Como posso adquirir, já que moro no norte de minas gerais e não tenho assistência técnica numa região???:confused:

bcpetrozio, pude observar que você tem ajudado muito colegas, será que poderá me ajudar também. Um abraço fraternal....Kemanuell

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega KEMANUELL, hoje estas esteiras são todas microprocessadas!, são muito diferentes das que eu trabalhei a uns 15 anos atrás!..., geralmente elas só possuem uma placa de controle e uma placa do display, no seu caso, acredito que seja só um problema de configuração do programa de condicionamento!..., verifique no manual dela..., deve haver uma forma dela funcionar de forma "Manual" onde não se estabelece um tempo de exercícios limitado para iniciantes!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma placa para controle de uma esteira quase que puramente analógica, foram circuitos monoestaveis junto com um integrador e um oscilador de triangular para fazer o PWM que acionava um MOSFET IRFP...

O motor CC possui uma corrente de 6A.

vocês acham que se eu colocasse mosfets comuns como o IRF640 não teria problema, andei pesquisando os datasheets não vi nenhum mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Agricio! parabéns! Muito boa iniciativa! vou fundir seu tópico com o tópico dedicado a placas de esteiras!...

Muitíssimo Obrigado pela contribuição!...

EDIT: tópicos fundidos!... Agricio! como você tem facilidades!?!?!

Parabéns pelo material apresentado!...

Tenho muitos anos no trato com a eletrônica! mas não consigo "levantar" um esquema tão bem apresentado como este!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...