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Placa da esteira elétrica


440 respostas neste tópico

#1 Jacksolutiontech

Jacksolutiontech
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Postado 22 de julho de 2008 - 22h04min

Fala galera,

sou novo no forum e estou começando na eletrônica, seguinte estou com uma placa da esteira Atlhetic Advanced II, e aconteceu que ela é 110 e por um equivoco foi ligada em 220, aparentemente queimou 2 diodos, 1 varistor e o fusivel, troquei essas peças, mas ao fazer o teste com a placa ao ligar no 110 a saida para o motor está acusando 0,80 Volts CC.
O que será que aconteceu, pois fiz alguns testes de continuidade mas não consegui detectar o problema. Por favor alguém poderia me ajudar
Modelo da placa é 17054 Advanced II.

Abraços.


#2 jorgeletronico

jorgeletronico
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Postado 22 de julho de 2008 - 23h36min

amigo pode procurar q tem mais defeito ai,poderia postar algumas fotos pra ajudar .


#3 Bcpetronzio

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Postado 23 de julho de 2008 - 00h38min

Com certeza tem alguma R aberta! teste minunciosamente cada componente da fonte, de preferência "levantando" este, da placa!, antes de liga-la novamente! e por fim "isole" ou desconect os acionadores dos motores... eles podem ter sido afetado... pela descrição não temos como levantar o esquema da placa..., mas se você postar uma foto dela como o companheiro jorge sugeriu! talvez conseguiremos desvendar seu problema!...

Editado por Bcpetronzio, 30 de dezembro de 2009 - 15h17min.


#4 Jacksolutiontech

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Postado 23 de julho de 2008 - 10h05min

aeee galera,

essa é a foto da placa, se precisar de outra melhor eu providencio.


Abraços.

Miniaturas anexadas:

  • placa.jpg


#5 Bcpetronzio

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Postado 24 de julho de 2008 - 18h28min

Jack, os principais componentes que poderia sofrer diretamente neste seu caso são: Resistencia grande de louça 2k7/10W, os diodos na parte inferior da foto, os do meio da placa, o TRansistor Q2, o CI U2, e tem um componente R2, se não me engano 22R que esta perto de Q5, pela foto tem sinal de aquecimento sobre ele,(Parte superior da foto abaixo da R grande) e o relé..., de uma verificada nestes componentes..., de preferência retirando-os da placa..., eu não consegui visualizar o varistor que você falou que foi afatado!..., se o fusivel que você disse (danificado) era este de 15A no canto superior, pode ter ocorrido a ruptura de alguma trilha que levaria ao varistor (que não vi), examine também estas trilhas...
dê retorno de seus procedimentos...
espero ter ajudado...

Editado por Bcpetronzio, 11 de setembro de 2009 - 17h33min.


#6 Jacksolutiontech

Jacksolutiontech
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Postado 25 de julho de 2008 - 14h49min

Então, eu retirei uma das pernas desse diodos da placa, e testei obtendo os seguintes valores:
3 diodos da parte do meio da placa :2 diodos mostraram valores 467 e o outro 460.
8 diodos da parte inferior mostraram os seguintes valores 407,410,414,483,488,500,502,505.
O resistor de louça apresentou o valor de 2.68k.
O resistor que está com uma marca de aquecimento mostrou 22 Ohm
ficou faltando testar o transistor , o CI e o relê, apesar que testei o CI e o transistor com teste de continuidade e obtive resposta da seguinte forma:
Transistor: ponta de prova do multimetro (preta) no perninha do meio e a outra ponta de prova na perna no sentido do fusivel .. não mostra nada , e encostando na outra perna do lado inferior mostrou um valor de 490.
no CI U2 tb fiz o teste de continuidade e obtive resposta.
O relê ainda não sei como testar.
gostaria de saber a opinião dos colegas pra saber se está certo esse procedimento.
Grato.

Editado por soschip, 07 de janeiro de 2009 - 10h11min.
retirar citação desnecessária


#7 Lucas Scoppio

Lucas Scoppio
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Postado 25 de julho de 2008 - 14h55min

relé para testar precisa jogar corrente, mas tem que tira-lo da placa.

se a tensão está baixa, verifique se os transistores não queimaram... ou troque todos os transistores, são baratos mesmo ehehhe


#8 Bcpetronzio

Bcpetronzio
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Postado 25 de julho de 2008 - 15h29min

OK Jack! me parece que estes componentes que você ja testou estão em condições de operação!, o relê, não da para ver a tensão de operação dele!, mas faça teste de continuidade da bobina dele, os contatos tbem são testados vendo a continuidade neles, sendo que para o lado NA, você tem que energizar a bobina dele para testa-los...
se tudo ainda parecer bom! procure por trilhas abertas como já havia te sugerido...
porque para abrir um fusivel de 15A, algumas trilhas abrem junto!...
estamos aguardando seus testes... Post os resultados... e se possivel uma foto da parte inferior da placa...(lado da solda).

Editado por Bcpetronzio, 11 de setembro de 2009 - 17h33min.


#9 jorgeletronico

jorgeletronico
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Postado 25 de julho de 2008 - 19h59min

Amigo,vou lhe aconselhar ,nao se prenda a valores de resistencia em diodos ou transistores ok,e seria melhor utilizar um multimetro analogico de boa qualidade para teste de componentes ok.Testes de diodos o que importa e se ele conduz em um unico sentido ,porém deve marcar uma certa resistencia e nao curto total,e nao apresente fuga polarizado reversamente ok.Qto ao transistor você deve buscar na internet o datasheet do mesmo pra saber sua pinagem.Testando se polarizando reversamente a base ele conduz nos dois sentidos em escala x10k.Ja digo q o emissor costuma dar uma leve conduçao porém o coletor nao pode conduzir,tbem teste curto entre emissor e coletor.Qto a ci ,dificilmente você consiguira testa lo ok.O rele você pode testar se a bobina nao esta aberta ou em curto.Bem e isso amigo.Meu msn :[email protected] se quiser me add ,posso de dar mais dicas .Falei!!!!

Editado por jorgeletronico, 25 de julho de 2008 - 20h02min.


#10 lordfitnes

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Postado 27 de agosto de 2008 - 10h04min

bom dia amigo. vamos começar de novo. evite de ficar retirando componente p/ testar isso pode ocorrer erros na placa.ok
eu conserto essas placas todo dia.
tem uma coisa muito simples que vejo acontecer direto onde é colocado o fusivel tem uma camada de vernis e não da continuidade raspe onde o fusivel é colocado e verifique?
caso não resolva me avise que passo outra dicas ok.


#11 Mario Vieira

Mario Vieira
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Postado 07 de janeiro de 2009 - 09h11min

aeee galera,

essa é a foto da placa, se precisar de outra melhor eu providencio.


Abraços.

.Olá, bom dia, sou novo no forum e tenho uma placa identica a essa, que se encontra com defito, gostaria de saber se o mesmo teria o esquema eletrico dessa placa, desde de já agradeço. Mario Vieira.


#12 Bcpetronzio

Bcpetronzio
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Postado 07 de janeiro de 2009 - 19h41min

Colega, o fabricante não disponibiliza o esquema!..., esta placa, tem como componentes principais um "mine" IGBT (Fet)
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/irf/irg4pc30u.pdf
um regulador MC7805, um ci CD4093
http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/166/109364_DS.pdf
e um micro controlador COP8SAA72NB
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/8/0uqkwzj1g4dfu80dkq8eptu49fky.pdf
o resto?, são diodos, transistores e resistores..., o componente que mais danifica é o IGBT (Q2), e o microcontrolador, (que só é adquerido com o fabricante, já programado!)..., não tem muito segredo...ok?
se sua placa possui algum componente carbonizado?, poste a posição dele, (numero), que talvez poderemos te ajudar ok?
Abraços

Editado por Bcpetronzio, 07 de janeiro de 2009 - 19h47min.
completar informação

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#13 Josecarlos

Josecarlos
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Postado 07 de fevereiro de 2009 - 13h03min

A placa controladora da minha esteira Advanced 2 somente dá partida no motor quando eu bato no relê, mas não consigo regular a velocidade...ela somente funciona na velocidade máxima.
Alguém tem uma dica do que pode ser? Alguém tem algum esquema elétrico dessa placa e da placa do monitor da esteira?

José Carlos


#14 Bcpetronzio

Bcpetronzio
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Postado 07 de fevereiro de 2009 - 13h46min

Colega Josecarlos, Bem-vindo ao CDH, neste seu caso o própio relê pode estar ruim ou com soldas quebradas, e o motor só ser acionado no máximo?, pode ser o "mine" IGBT (Fet) em curto ou processador com defeito!, nesta placa, posição Q2 (Fet) e U1 (processador)...ok?
Abraços

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#15 amd3000

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Postado 07 de fevereiro de 2009 - 17h01min

Tenho uma esteira da marca Caloi (CL3206C) que constantemente desliga sozinha, a cada 10 ou 15 minutos, e a mudança de velocidade é meio lenta, mesmo com carga de 60Kg (ela é para 100Kg).
Ás vezes ela não consegue subir a rotação com carga, mas sem carga vai normal.
Além disso, quase nunca marca o tempo e os Kms no painel.
Existe alguma ligação da placa controladora com o painel?
Seria possível trocar a controladora por um dimmer usado em chuveiros? (ele entregaria corrente alternada e o motor recebe da placa corrente contínua).
Sei que muitos motores de escova aceitam as duas formas, mas não creio ser este caso: está escrito Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor (Ind Brasileira)
A placa é Athletic conv Rev2 Placibras e tem outro nº que não sei se é de série: 44-06
E se fosse colocada uma ponte retificadora com 4 diodos e usado um capacitor de 250UF -400V (os mesmos que estão na placa atual dela)?


#16 Bcpetronzio

Bcpetronzio
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Postado 08 de fevereiro de 2009 - 00h20min

Colega Amd 3000, o motor de sua esteira pode estar com as escovas gastas!, mande revisar o motor que este problema resolverá...

E se fosse colocada uma ponte retificadora com 4 diodos e usado um capacitor de 250UF -400V

Esta placa já contém uma etapa retificadora que atende a necessidade do motor!, talvez este capacitor mencionado por você esta "fraco" e necessitando substituição...ok?
Abraços

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#17 amd3000

amd3000
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Postado 08 de fevereiro de 2009 - 09h26min

Troquei as escovas há poucos dias, estão ainda novas.

Sobre a ponte retificadora, eu me referia à troca pelo circuito do chuveiro, que tem saída em CA. Após isso ficaria em CC, já que o motor é CC. (seria retirada a placa original e substituída pela do chuveiro e acrescentando a ponte retificadora).

Não sei se isso seria viável, mas não deve ser muito diferente do que o circuito original faz.
Talvez o problema seria uma tensão de saída maior, já que o motor é 180V CC. (Medi a tensão sobre o motor e deu 80V CC na velocidade mínima e 210V CC no máximo - portanto já está além da capacidade nominal do motor).

Quanto ao aquecimento do tiristor, acho que não será tanto, pois ele é para 40A 600V no chuveiro (refrigerado com a água do próprio chuveiro), e aqui deve dar muito menos com 1,4HP de motor (não tenho como medir, pois meu multímetro só vai até 500mA).

Como muitos motores de escovas trabalham em CA e CC, como saber com certeza se o meu é compatível? (Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor).

É meio inviável comprar uma placa nova, pois custa 250,00 e o circuito do chuveiro eu tenho de um usado e funcionando.

Levar na assistência da Caloi é besteira, já tentei várias vezes e eles não consertam, só colocam peças novas.
Durante a garantia já tinha este problema e trocaram o motor e também a placa controladora. Durou mais 1 ano e agora está fora da garantia.

Editado por amd3000, 08 de fevereiro de 2009 - 09h30min.


#18 Bcpetronzio

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Postado 09 de fevereiro de 2009 - 15h02min

Colega, o que você sugere é eliminar a placa da esteira e instalar um controle manual de velocidade, é isso?, se for creio que não tem problema desde que você use uma tensão máxima compativel com a do motor, quanto a circuitos?, eu não os tenho!, aguarde que outros membros te auxiliarão melhor ok?
Abraços.

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#19 amd3000

amd3000
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Postado 10 de fevereiro de 2009 - 20h51min

Sim, é isso mesmo, mas não sei se seria viável.

Se alguém entende mais, pode deixar sua opinião/sugestão.

Estou com receio sobre a segurança contra choques elétricos, mas acho que não muda muito do que já existe atualmente com a placa original.

Além disso, creio que terei dificuldades para calibrar, encontrando o ponto mínimo/máximo de velocidade.

Outra dúvida é quanto ao painel que mostra a velocidade/Km/Tempo.
Seria ele independente da placa controladora? (sei que tem alimentação por 2 pilhas AA e um sensor magético acoplado à roda que gira a lona da esteira).


#20 Bcpetronzio

Bcpetronzio
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Postado 10 de fevereiro de 2009 - 21h41min

Quanto à esta dúvida

Outra dúvida é quanto ao painel que mostra a velocidade/Km/Tempo.
Seria ele independente da placa controladora? (sei que tem alimentação por 2 pilhas AA e um sensor magético acoplado à roda que gira a lona da esteira).

Sim esta amostragem é independente do resto do circuito...

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