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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

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Jacksolutiontech

Placa da esteira elétrica

503 posts neste tópico

Fala galera,

sou novo no forum e estou começando na eletrônica, seguinte estou com uma placa da esteira Atlhetic Advanced II, e aconteceu que ela é 110 e por um equivoco foi ligada em 220, aparentemente queimou 2 diodos, 1 varistor e o fusivel, troquei essas peças, mas ao fazer o teste com a placa ao ligar no 110 a saida para o motor está acusando 0,80 Volts CC.

O que será que aconteceu, pois fiz alguns testes de continuidade mas não consegui detectar o problema. Por favor alguém poderia me ajudar

Modelo da placa é 17054 Advanced II.

Abraços.

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Com certeza tem alguma R aberta! teste minunciosamente cada componente da fonte, de preferência "levantando" este, da placa!, antes de liga-la novamente! e por fim "isole" ou desconect os acionadores dos motores... eles podem ter sido afetado... pela descrição não temos como levantar o esquema da placa..., mas se você postar uma foto dela como o companheiro jorge sugeriu! talvez conseguiremos desvendar seu problema!...

Editado por Bcpetronzio

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Jack, os principais componentes que poderia sofrer diretamente neste seu caso são: Resistencia grande de louça 2k7/10W, os diodos na parte inferior da foto, os do meio da placa, o TRansistor Q2, o CI U2, e tem um componente R2, se não me engano 22R que esta perto de Q5, pela foto tem sinal de aquecimento sobre ele,(Parte superior da foto abaixo da R grande) e o relé..., de uma verificada nestes componentes..., de preferência retirando-os da placa..., eu não consegui visualizar o varistor que você falou que foi afatado!..., se o fusivel que você disse (danificado) era este de 15A no canto superior, pode ter ocorrido a ruptura de alguma trilha que levaria ao varistor (que não vi), examine também estas trilhas...

dê retorno de seus procedimentos...

espero ter ajudado...

Editado por Bcpetronzio

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Então, eu retirei uma das pernas desse diodos da placa, e testei obtendo os seguintes valores:

3 diodos da parte do meio da placa :2 diodos mostraram valores 467 e o outro 460.

8 diodos da parte inferior mostraram os seguintes valores 407,410,414,483,488,500,502,505.

O resistor de louça apresentou o valor de 2.68k.

O resistor que está com uma marca de aquecimento mostrou 22 Ohm

ficou faltando testar o transistor , o CI e o relê, apesar que testei o CI e o transistor com teste de continuidade e obtive resposta da seguinte forma:

Transistor: ponta de prova do multimetro (preta) no perninha do meio e a outra ponta de prova na perna no sentido do fusivel .. não mostra nada , e encostando na outra perna do lado inferior mostrou um valor de 490.

no CI U2 tb fiz o teste de continuidade e obtive resposta.

O relê ainda não sei como testar.

gostaria de saber a opinião dos colegas pra saber se está certo esse procedimento.

Grato.

Editado por soschip
retirar citação desnecessária

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relé para testar precisa jogar corrente, mas tem que tira-lo da placa.

se a tensão está baixa, verifique se os transistores não queimaram... ou troque todos os transistores, são baratos mesmo ehehhe

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OK Jack! me parece que estes componentes que você ja testou estão em condições de operação!, o relê, não da para ver a tensão de operação dele!, mas faça teste de continuidade da bobina dele, os contatos tbem são testados vendo a continuidade neles, sendo que para o lado NA, você tem que energizar a bobina dele para testa-los...

se tudo ainda parecer bom! procure por trilhas abertas como já havia te sugerido...

porque para abrir um fusivel de 15A, algumas trilhas abrem junto!...

estamos aguardando seus testes... Post os resultados... e se possivel uma foto da parte inferior da placa...(lado da solda).

Editado por Bcpetronzio

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Amigo,vou lhe aconselhar ,nao se prenda a valores de resistencia em diodos ou transistores ok,e seria melhor utilizar um multimetro analogico de boa qualidade para teste de componentes ok.Testes de diodos o que importa e se ele conduz em um unico sentido ,porém deve marcar uma certa resistencia e nao curto total,e nao apresente fuga polarizado reversamente ok.Qto ao transistor você deve buscar na internet o datasheet do mesmo pra saber sua pinagem.Testando se polarizando reversamente a base ele conduz nos dois sentidos em escala x10k.Ja digo q o emissor costuma dar uma leve conduçao porém o coletor nao pode conduzir,tbem teste curto entre emissor e coletor.Qto a ci ,dificilmente você consiguira testa lo ok.O rele você pode testar se a bobina nao esta aberta ou em curto.Bem e isso amigo.Meu msn :orje@bol.com.br se quiser me add ,posso de dar mais dicas .Falei!!!!

Editado por jorgeletronico

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bom dia amigo. vamos começar de novo. evite de ficar retirando componente p/ testar isso pode ocorrer erros na placa.ok

eu conserto essas placas todo dia.

tem uma coisa muito simples que vejo acontecer direto onde é colocado o fusivel tem uma camada de vernis e não da continuidade raspe onde o fusivel é colocado e verifique?

caso não resolva me avise que passo outra dicas ok.

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aeee galera,

essa é a foto da placa, se precisar de outra melhor eu providencio.

Abraços.

.Olá, bom dia, sou novo no forum e tenho uma placa identica a essa, que se encontra com defito, gostaria de saber se o mesmo teria o esquema eletrico dessa placa, desde de já agradeço. Mario Vieira.

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Colega, o fabricante não disponibiliza o esquema!..., esta placa, tem como componentes principais um "mine" IGBT (Fet)

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/irf/irg4pc30u.pdf

um regulador MC7805, um ci CD4093

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/166/109364_DS.pdf

e um micro controlador COP8SAA72NB

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/8/0uqkwzj1g4dfu80dkq8eptu49fky.pdf

o resto?, são diodos, transistores e resistores..., o componente que mais danifica é o IGBT (Q2), e o microcontrolador, (que só é adquerido com o fabricante, já programado!)..., não tem muito segredo...ok?

se sua placa possui algum componente carbonizado?, poste a posição dele, (numero), que talvez poderemos te ajudar ok?

Abraços

Editado por Bcpetronzio
completar informação

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A placa controladora da minha esteira Advanced 2 somente dá partida no motor quando eu bato no relê, mas não consigo regular a velocidade...ela somente funciona na velocidade máxima.

Alguém tem uma dica do que pode ser? Alguém tem algum esquema elétrico dessa placa e da placa do monitor da esteira?

José Carlos

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Colega Josecarlos, Bem-vindo ao CDH, neste seu caso o própio relê pode estar ruim ou com soldas quebradas, e o motor só ser acionado no máximo?, pode ser o "mine" IGBT (Fet) em curto ou processador com defeito!, nesta placa, posição Q2 (Fet) e U1 (processador)...ok?

Abraços

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Tenho uma esteira da marca Caloi (CL3206C) que constantemente desliga sozinha, a cada 10 ou 15 minutos, e a mudança de velocidade é meio lenta, mesmo com carga de 60Kg (ela é para 100Kg).

Ás vezes ela não consegue subir a rotação com carga, mas sem carga vai normal.

Além disso, quase nunca marca o tempo e os Kms no painel.

Existe alguma ligação da placa controladora com o painel?

Seria possível trocar a controladora por um dimmer usado em chuveiros? (ele entregaria corrente alternada e o motor recebe da placa corrente contínua).

Sei que muitos motores de escova aceitam as duas formas, mas não creio ser este caso: está escrito Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor (Ind Brasileira)

A placa é Athletic conv Rev2 Placibras e tem outro nº que não sei se é de série: 44-06

E se fosse colocada uma ponte retificadora com 4 diodos e usado um capacitor de 250UF -400V (os mesmos que estão na placa atual dela)?

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Colega Amd 3000, o motor de sua esteira pode estar com as escovas gastas!, mande revisar o motor que este problema resolverá...

E se fosse colocada uma ponte retificadora com 4 diodos e usado um capacitor de 250UF -400V
Esta placa já contém uma etapa retificadora que atende a necessidade do motor!, talvez este capacitor mencionado por você esta "fraco" e necessitando substituição...ok?

Abraços

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Troquei as escovas há poucos dias, estão ainda novas.

Sobre a ponte retificadora, eu me referia à troca pelo circuito do chuveiro, que tem saída em CA. Após isso ficaria em CC, já que o motor é CC. (seria retirada a placa original e substituída pela do chuveiro e acrescentando a ponte retificadora).

Não sei se isso seria viável, mas não deve ser muito diferente do que o circuito original faz.

Talvez o problema seria uma tensão de saída maior, já que o motor é 180V CC. (Medi a tensão sobre o motor e deu 80V CC na velocidade mínima e 210V CC no máximo - portanto já está além da capacidade nominal do motor).

Quanto ao aquecimento do tiristor, acho que não será tanto, pois ele é para 40A 600V no chuveiro (refrigerado com a água do próprio chuveiro), e aqui deve dar muito menos com 1,4HP de motor (não tenho como medir, pois meu multímetro só vai até 500mA).

Como muitos motores de escovas trabalham em CA e CC, como saber com certeza se o meu é compatível? (Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor).

É meio inviável comprar uma placa nova, pois custa 250,00 e o circuito do chuveiro eu tenho de um usado e funcionando.

Levar na assistência da Caloi é besteira, já tentei várias vezes e eles não consertam, só colocam peças novas.

Durante a garantia já tinha este problema e trocaram o motor e também a placa controladora. Durou mais 1 ano e agora está fora da garantia.

Editado por amd3000

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Colega, o que você sugere é eliminar a placa da esteira e instalar um controle manual de velocidade, é isso?, se for creio que não tem problema desde que você use uma tensão máxima compativel com a do motor, quanto a circuitos?, eu não os tenho!, aguarde que outros membros te auxiliarão melhor ok?

Abraços.

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Sim, é isso mesmo, mas não sei se seria viável.

Se alguém entende mais, pode deixar sua opinião/sugestão.

Estou com receio sobre a segurança contra choques elétricos, mas acho que não muda muito do que já existe atualmente com a placa original.

Além disso, creio que terei dificuldades para calibrar, encontrando o ponto mínimo/máximo de velocidade.

Outra dúvida é quanto ao painel que mostra a velocidade/Km/Tempo.

Seria ele independente da placa controladora? (sei que tem alimentação por 2 pilhas AA e um sensor magético acoplado à roda que gira a lona da esteira).

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Quanto à esta dúvida

Outra dúvida é quanto ao painel que mostra a velocidade/Km/Tempo.

Seria ele independente da placa controladora? (sei que tem alimentação por 2 pilhas AA e um sensor magético acoplado à roda que gira a lona da esteira).

Sim esta amostragem é independente do resto do circuito...
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Testei hoje se a esteira funcionava com um controlador de chuveiro usando triac.

Usei o circuito de um chuveiro eletrônico da marca Zagonel, que tem a saída em CA;

Coloquei uma ponte retificadora com 4 diodos 1n4007 e conectei ao motor da esteira.

Não obtive bons resultados. O motor da esteira esquentou bem mais que o normal, ficou com um ruído meio estranho (deve ser o zumbido da freqüência de 60Hz da rede elétrica).

O triac é de 40A 600V e também esquentou um pouco, mas não tem um dissipador muito grande.

Os diodos também esquentaram, pois são para 1A e acho que passa até acima disso para alimentar o motor de 1,4HP.

O pior mesmo foi o faiscamento muito intenso nas escovas do motor, e um pouco de cheiro de queimado.

O que pode ser, já que a faixa de tensão ficou entre 100 e 200 V CA com o triac, bem próxima do que o circuito original fornece?

Seria a forma de onda de saída do triac/ponte retificadora?

Não coloquei capacitor junto à ponte, pois não tenho um com boa capacidade/tensão, a menos que tire o que está na placa original (250UF -400V).

Não deixei muito tempo ligado, pois creio que queimaria o motor.

Notei que o faiscamento das escovas é bem maior quando se sobe a velocidade, e quando estabiliza quase para. Se reduzir a velocidade, o faiscamento desaparece enquanto a rotação vai caindo, mas volta assim que estabiliza na velocidade menor.

Isso tudo sem carga.

Se colocar carga, o faiscamento é absurdo e com certeza danificaria as escovas e até os fios internos do motor pelo aquecimento.

Se a saída da placa original e a que montei é em corrente contínua, como pode dar tanta diferença?

Alqguém sabe se existe alguma solucção, como colocar um capacitor de grande capacidade junto à ponte retificadora?

O motor é uma carga indutiva, com consumo relativamente grande de corrente. Adiantaria mesmo colocar um capacitor?

O marcador de velocidade do painel realmente nada tem a ver com a placa controladora de velocidade, pois mediu também com o meu circuito feito com o triac.

O motor também continuou apresentando o mesmo problema de "fadiga" ao colocar carga. Ele funciona com rotação bem menor quando se aplica carga, damesma forma com os dois circuitos diferentes.

Isso não acontecia quando a esteira era nova. Como ele pode perder força com o tempo? As escovas eu troquei e não adiantou nada. Os contatos metálicos onde as escovas encostam parecem um pouco desgastados, mas acho que sempre foi assim desde nova.

Editado por amd3000

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Acredito que este faiscamento seja pela falta do capacitor na saida da ponte retificadora..., experimente usar o da própia placa da esteira para testes...

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Olá AMD 3000,

Eu tenho uma esteira Caloi FitNess e gostaria de fazer o mesmo, pois tiver problemas com a placa, enviei para conserto ficou em 250 reais, 7 meses depois esta ocorrendo o mesmo problema, sendo assim gostaria de colocar um potenciomentro (e mais o que for necessário), para não precisar mais da placa. Você teve mais algum avanço nas suas esperiências?

Na minha esteira tem um motor da "JOIN MOTORS" esta escrito que é até 90volts.

Vocês conhecem algum tipo de solução para o meu caso?

Abraços,

Marcio Morais

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Tua esteira deve ser a de 110V, a minha é de 220 e o motor é 180V DC.

Ainda não tive solução, pois não tirei o capacitor da placa antiga para colocar na minha "gambiarra" que dava muito faiscamento.

Uma coisa eu aprendi: não compro mais nada da Caloi.

Eu tive a minha 1ª bicicleta ha uns 30 anos atrás e lembro que vivia com problemas nos rolamentos, etc. Agora, depois de 30 anos acheis que a marca tinha mudado, mas continua a mesma droga.

Quando eu tiver mais tempo, vou tentar colocar o capacitor, mas acho que não vais resolver, pois andei pesquisando controladores de motor DC e sempre hávia indicações de que deve-se usar controlador que forneça ao motor uma onda constante, com cortes em sua amplitude, como se fosse um sinal digital, que vai de zero a 100% da tensão.

O circuito de chuveiro que montei fornece uma onda senoidal (não tenho equipamento para verificar), mas é o que o Triac pode fornecer. Além disso, deve ter o problema de ser carga indutiva, o que piora s coisas.

Se voce ou outra pessoa tiver alguma opinião, seria interessante compartilhar.

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olá boa tarde eu sou EDMAR,eu tenho uma esteira elétrica mas a placa dela deu um curto e queimou o uma peça preta que fica parafusada naquela parte de alumínio eu so queria saber a numeração dela ela tem tres entrada é quadada com um burraco na ponta que é parafusada e o modelo da placa é 17098 da caloi.

obrigado........

Editado por edma

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