Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto meu pc é um aquario - Ajuda na Refrigeração


Posts recomendados

Boa galera,

Tava pensando em comprar um pc novo pra mim e mergulha ele dentro de um aquario de oleo mineral, como nesse site : http://www.pugetsystems.com/submerged.php . É eu sei que nao é pratico, mas dei uma olhada la e achei bem bonito o resultado final e com um radiador a temperatura nao passa de 42 em full. Acontece que eu comecei a ficar om umas duvidas e inclusive mandei um email pra eles

como eu consigo fazer upgrade nessa joça?

O oleo mineral nao vai se infiltrar nos slots pci, memoria e etc?

Essa historia do processador vai dar um curto porque de muita energia "circulando" em pouco espaco e tal e tal é verdade?No site eles falam que eles mal selaram o proc e que ano teve curto e ja se passou UM ANO desde que eles montaram o sistema

Qual diabo de oleo eu vou usar?porque nao é legal você meter uma mega config ai e a parada simplesmente travar porque você usou oleo vagabundo..

Que radiador eu uso?Eu vi que a zalman tem a serie resevoir que tem uns bem bonitos, mas eles deve custar uma fortuna porque sao um sistema completo de water cooler.

Eu to viajando ou o oleo simplesmente sobe pelo fio?La no site o cara fala que o oleo direto chegava no mouse e que ele recomendava coisas wireless... tenso

minha maior preocupação é com upgrade, porque se nao der pra upgrader é muito bizarro...

qq ajuda é bem vinda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não vai ser nada fácil fazer o que você quer. Mas eu ajudo no que prescisar, o que você vai prescisar é de um isolante liquido, com alta capacidade de tranferência térmica, ou seja difícil... Mas vamos lá.

Isolantes liquidos, são na generalidade, oléos minerais (derivados de petróleo). Existem empresas que fabricam vários tipos de oléos e vernizes.

Como Isolasil, 3M, TEMB, etc... Este não são baratos, mas com certeza vão ter as especificações que você precisa. Por isso, temos que calcular prescisamente, o que é necessário, para acharmos o fluído exato.

Como estou no trabalho, não tenho muito material aqui, vou colocar, só algo mais geral.

Isolantes liquidos

1º-Para que o sistema possa ter uma boa eficiência prescisamos de um alto condutor térmico.

2º-Para segurança do sistema, é necessário alta rigidez dielétrica (capacidade de isolação)

3º-Capacidade higroscópica (absorção de água do óleo)

4º-Histere do material com o óleo (Histere é a tendência que o material possui em conservar propriedades magnéticas

5º-Ponto de ignição, ponto de queima, e ponto de chama. (Em caso de curto circuito, o sistema não pode entrar em ignição, o ponto de fulgo, não é importante nos óleos)

6º-Estabilidade térmica (Como queremos que o sistema fique o mais próximo possivel da temperatura ambiente, e que a variação seja a menor possivel, estabilidade térmica não terá grande significancia)

7º-Oxidação do óleo, a óxidação pode ser minimizada com um sistema isolado, ou sistema de filtragem. O óleo turvo, perde significativamente todas suas especificações.

Bem, ja deu para perceber, que não é simples um sistema de refrigeração por imersão. Se quiser montar um projeto, posso ajudar. Só prescisamos definir o que queremos, as disponibilidades, material e monetária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, como deu pra perceber eu nao sabia que era estão complicado assim, mas mesmo assim quero. Se você olhar no site(o que eu dei la no 1 post) os caras montaram o sistema deles.Bem eu pretendo a mesma carcaça do pessoal isso é o aquario e o suporte da mobo.Bem nao tenho "limite de dinheiro" mas certamente se o neçoco ficar MUITO caro eu prefiro nao fazer.Bem o sistema do pessoal da rodando 24/7 a um ano eles no comeco usavam um radiador mas uma bomba para esfriar o oleo e assim mantelo numa temperatura constante de aprox 40 e tantos graus. Se nao usar o radiador ele chega numa temperatura de pico de 8X graus depois de 12 horas de uso no MAXIMO, bem sei que isso esta ligado diretamente as especificacoes do oleo que eles usaram.Depois de UM ano de uso segundo os caras ouve uma ligeiro turvamento do oleo, algo bem sutil mas que nao da para ser ignorado.Eu fico pensando que a variacao que o oleo vai ter dentro do "aquario" vai ser de 30 graus(temp ambiente) ate 80-90(temp maxima que o sistema deles chegou) acho eu que essa variação nao é muito grande, opinião de leigo.. Fico me questionando se seria necessario um filtro de oleo e um radiador. Eu acho que dificilmente sera necessario um filtro, sim eu sei que uma hora vou ter que filtrar o oleo mas isso nao quer dizer que ele tem que ficar la 24/7 funcionando.Ja o radiador eu creio que seja MUITO necessario, porque creio eu que com a variacao da temp variam as propiedades fisicas do oleo, o que a gente nao quer.Pensei no zalman refrator(acho que escrevi errado) 1 V2 que é um torre de aluminio preto e que resfria sem o uso de fans, la o site eles explicam direito.Ja li em varios review que ele nao é la essas coisas todos mas como o oleo demora pra esquentar acho eu que nao vai dar problema. é isso ai, e sim eu estou disposto a montar essa JOCA :)

p.s.: Queria que o computador ficasse dentro do aquario, e que tivese o minimo de coisas do lado de fora, filtros, radiador...A minha intenção fazendo isso é ter um pc bonito e estiloso alem de eu adorar fazer essas coisas.Queria tambem fazer overclock o que creio eu sera tranquilo.Bem a minha disposição monoetaria depende muito de quanto tempo ele vai durar, de quanto eu vou ter que gastar por mes para mante-lo assim e etc, mas posso adiantar que nao ficaria triste de gastar 1 mil só nessa brincadeira.Bem o oleo TEM QUE SER TRANSPARENTE, a case(aquario) eu vou importar um igual a do video.Creio eu então que a maior preocupação seja o oleo, a manuntenção e o aranjo das coisas la dentro(e fora).

acho que isso é tudo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Específicações do óleo mineral,

leomineral.jpg

Resumindo, rigidez dielétrica ótima, mas tranferência térmica média, devido a densisdade e peso específico do material, vai demorar bastante para estabilizar a temperatura.

Se for para usar o óleo mineral, o sistema não vai ter grande eficiência térmica, e será necessário pensar em um bom sistema de resfriamento.

Existem outros liquidos que no carater de tranferência térmica seriam MUITO melhores, e com rigidez dielétrica parecida. Alguns Alcoois e Eteres tem tais caracteristicas, o único problema é que qualquer problema botaria fogo na sua casa. Então descartados.

Existem fluidos que o pessoal que mexe com Watercooler, que tem características ideias. Fluidos específicos para watercooler, com rigidez dielétrica >100Kv, e tranferência térmica muito boa. Com um sistema bem isolado, daria para utilizar um fluido assim. E facilitaria muito a troca de peças e manutenção do sistema.

Tais fluidos são bem parecidos com fluidos de radiador, vou dar uma pesquisada se serviriam tambêm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site Toms Hardware foi feito a alguns anos um experimento parecido utilizando óleo vegetal e deu certo, onde não foi utilizado radiador nem nada, e o utilizaram o sistema por umas duas horas rodando testes, e a temperatura do óleo passou um pouco de 40°C. Então com um sistema de resfriamento do óleo deve ser uma boa ideia.

No vídeo eles isolaram com cola de silicone a parte ao redor do soquete, pois nessa área, pode dar algum problema com relação à condutividade elétrica. Não sei explicar direito, porque nem mesmo no vídeo foi esclarecido.

Pelos motivos teóricos e práticos o óleo utilizado foi óleo de cozinha mesmo. Mas daí adiante não tenho ideia (óleo de soja, de canola, de girassol, milho, etc.):D:D:D

Mas uma mesmo assim foram utilizados dissipadores para ajudar a dissipação do calor (mais detalhes no vídeo).

Mas até onde é possível resfriar o óleo? imagina colocar o óleo a uma temperatura inferior a zero? já que será somente óleo, sem água para dar curto...

http://www.tomshardware.com/reviews/strip-fans,1203.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim sim, creio eu que mesmo usando um bom oleo mineral e de baixa viscosidade, como o que foi usado no pudgetsystem é necessario botar uns dissipadores boms e uns coolers bom, essa parada do processador eu ja li em varios lugares só que nao sei se tem sentido, seria o bom se o fernadoks desse uma luz.Nao tem problema se botar fogo na minha casa, o seguro paga uahuahua, to zuando. Bem a isolação do sistema que eu estou pensando é: uma case de acrilico http://www.premiumaquatics.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Product_Code=ML-47590150&Category_Code=Aquariums

com uma tampa de acrilico e fazer a vedação das "lacunas" com silicone.

o que seria essa transferencia termica? Seria tipo a "eficiencia" que o material tem de absorver calor?Se for isso então o oleo mineral tem eficiencia media mas calor especifico alto(precisa de muito calor pra mudar pouca temperatura)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a questão dos radiadores você pode usar até automotívos mesmo, tem vários, pra arrefecimento/intercooler/sistema de aquecimento/óleo, todos são radiadores, basta achar o mais barato e eficiente para o seu sistema, garanto que potencia não falta pois para resfriar sistemas automotívos com turbos e etc, é preciso ter potência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, primeiro vou explicar o porquê da isolação do socket do processador.

O óleo tem um dado valor de rigidez diétrica, a rigidez dielétrica é o quanto de tensão este material pode "aguentar até começar a conduzir", o ar tem uma rigidez dielétrica de ±30KV/cm (30mil Volts a cada centrimetro de ar). Isso é, para criarmos um arco-voltaico (raio) em um metro de ar, prescisariamos de 100cm*30Kv/cm= 3Mv (3 milhões de volts).

Se pensarmos assim, fica obvio que um óleo com rigidez dielétrica 145KV/cm não teria problema, pois o socket esta na verdade imerso em Ar, se fosse imerso em óleo, não causaria problema.

Mas se verificar a tabela que postei acima, verá que a rigidez dielétrica depende tambêm do eletrôdo, então é necessário verificar qual padrão é utilizado, PGA(pin grid array), com contatos por pinos ou LGA(land grid array), com contatos por esferas, o primeiro são os sockets 754/939/Am2/Am2+/etc e o segundo T(775)/F. Abaixo postei as fotos do sockets, notem a proximidade dos contatos.

Não sei exatamente o valor da distância entre os pinos,mas pegando uma distancia segura de ±0,1mm. Temos uma rigidez dielétrica de ±30V (utilizado o valor eletrodo não pontual).

Com certeza não teremos 30V passando dentro do processador, mas teremos 1.5v com 3GHz. o que gera um campo magnético capaz de mudar todos valores do óleo. Entender o campo magnético é um pouco mais complexo, teria que ser visto a permeabilidade magnética do material, etc...

Bem, eu acredito que é pouco provavel que algo aconteça com o processador imerso em um óleo isolante (não em óleo vegetal). Mas existe um embasamento teórico e todos outros isolaram, então sabemos, que se isolarmos nada vai acontecer, então é melhor não arriscar. Com certeza eles fizeram aquilo para não arriscar.

gigaam23.jpg

Socket Am2+

Sockel_775.jpg

Socket T (775)

Socket_F_open_R0027169.jpg

Socket F

O calor específico é o quanto certa massa de um material precisa receber de calor para variar dado valor de temperatura (usualmente em J/Kg.K ou cal/g.°C)

Condutividade térmica, ou capacidade de tranferência térmica é uma propriedade específica do material, que diz o quanto ele é capaz de trocar calor com outro material em determinado tempo. É dado em W/m.K. Neste caso, quanto maior melhor.

Óleo mineral Parafinico 0,11-0,49

Água 0,61

Ar 0,026

Alumínio 237

Cobre 398

O guilhermeth, colocou um ponto interessante, seria ótimo montar um sistema que pudesse resfriar o óleo abaixo da temperatura ambiente, não abaixo de zero, mas algo próximo de 10-15ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa entendi tudo. Rapaz eu vou jogar o pc velho no oleo e deixa ele rodando um stress test durante 24h se nao explodir ta bom. O pc velho consiste de um athlon 64 x2 4200+ é a TDP dele deve ser de 60w e como pretendo fazer isso com um sistema top o que provaelmente nos leva a intel e o land bla bla bla array.Realmente tem um embassamento teorico mas eu acho muita viagem , cara é so um pc... Rapaz, é uma coisa a ser pensada esse sistema pra resfriar o oleo, imagina o overclock.Mas pensando em uma coisa sem muito gasto de energia, porque to indo morar sozinho esse ano e eu que vou ter que pagar a conta de luz e eu costumo usar muito o pc logo deixar um radiador+ bomba ligado quando eu for usar por muito tempo é de boa mas deixar uma parada toda sofisticada é exagero.então qual sera, sera que o oleo da mesmo? encontrei esse site brasileiro aqui que vende oleo http://www.dvasel.com.br/ penso que o oleo para uso em alimentos deve ser o menos viscoso e menos impuro.Nossa tó mo empolgado em mergulhar meu pc nó oleo, deve ser massa hauahuahua, imagina só falta os peixinhos mutantes pra nadarem no oleo.

http://www.pugetsystems.com/gfx/submersion/gallery/Submerged011.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei isso aqui, sera que é verdade:

Yes radiator coolant are mostly dielectric. But unlike oil, they do not keep that dielectric property when they degrade.

2 Things will happen when the coolant degrade:

- There'll be short circuit all over the place.

- Electrolysis happens when 2 or more metals are in the same conductive liquid. When that happens it will eat away all metals (some faster than others). 2 different metals is all it takes. Imagine what happens with all the different metals in a motherboard construction. Not to mention the material of the heat sink and everything else you put in there.

You'd have to get a REALLY long lasting radiator coolant.

AND you'd have a hard time knowing when you'd need to change the coolant (before it's too late)

...unless, ... there is that alarm device commonly used in the reservoir of a PC water cooling system. It alerts the user when water don't touch the sensor. You can reverse the function to actually give out an alarm when the liquid starts conducting.

You can add another contactor to immediately shut off the main electrical line so you won't get short circuit in the motherboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei, essa semana estava bastante corrida, então não pude postar. Mas continuei pesquisando.

Bem, cheguei a entrar em contato com a D'Vasel, o óleo ideial serial o D'el, que é utilizado em tranformadores de alta tensão. No tranformador, o próprio óleo é utilizado para refrigeração do sistema, juntamente com aletas de aluminio ou tubos de convecção. Mas o sistema se torma eficiente pois o tamanho avantajado dos tranformadores ajuda. No ambito de isolação, este seria perfeito. Mas é bem viscoso, seria bom se fosse misturado um solvente e um surfactante. Para diminuir a viscosidade, densidade, condutividade termica e aumentar a fluidez, e superficie de contato. Mas isso não é simples. Porque com certeza iriamos diminuir a rigidez dielétrica, e a estabilidade do óleo.

Entrei em contato com uma amiga Quimica, e ela vai fazer uma buscar.

Na verdade a ideia do solvente + surfactante foi dela. E ela prontamente me disse sobre Etilenos Glicóis, que por sinal foi o que eu havia dito, fluido de radiador, o problema é realmente o que você postou, a validade do fluido, se garantem 6 meses em um automóvel, então o mesmo teria de ser trocado em curto período.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FranklinMaia muito bom o video :D e boa sorte com o aquario

t+

---

Edit só uma pergunta, a FAN da fonte(ou do chipset/CPU/VGA) não foi feita para rodar em baixa rotação "forçada" ou seja isso não pode gerar um esforço(e vai) e prejudicar a sua durabilidade? eu não diria estabilidade mais o consumo pode até aumentar bom é só especulação.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem guaimun a galera do pudgete system viajou nisso, o que aontece é que um ano depois as fans continuam rodando de boa.O fato da parata ser viscoca acho é meio bizzaro porque eu tava querendo usar um zalman reserator que é tipo um water cooler que resfria a agua passivamente e tem uma bomba podre.Claro que a gente podia usar uma bomba melhor...(só pensei nisso depois que tava no final da frase)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FranklinMaia é meio estranho mesmo eu só estou pensado alto mais não acredito que durem um ano, bom podem até durar e se for esse o caso sinal que o produto suporta condições mais adversas como o caso do baixo RPM "forçado" pela viscosidade do fluido mais é como eu disse são só especulações.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou acompanhando o processo e assim q for definido o liquido vou partir pra essa ideia tambem porém eu irei resfriar o liquido com as famosas peltier...atualmente estou montando watercooler +peltier+termotape mas caso o liquido seja definido e levando em conta as caracteristicas fisicas do mesmo em baixas temperaturas, partirei sim para essa ideia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FranklinMaia é meio estranho mesmo eu só estou pensado alto mais não acredito que durem um ano, bom podem até durar e se for esse o caso sinal que o produto suporta condições mais adversas como o caso do baixo RPM "forçado" pela viscosidade do fluido mais é como eu disse são só especulações.

t+

Bem, Guaimun, estamos procurando um fluido não tão viscoso assim, no máximo, no máximo um óleo de girasol ou canola(note que são os mais fluidos do vegetais), mas o ideal seria algo como a água. O problema do Fan, se daria mais pela densidade, ou seja ele puxa muito mais "peso", mais como ele puxa mais peso o fluxo é bem menor. E alêm do mais, ele o motor esta em banho de óleo, e dissipando todo calor facilmente. Provavelmente o Fan deve ter boa durabilidade imerso. Contudo, não acredito que o fan faça "grande" diferença no sistema, pois não é projetado para liquidos. Note que bombas de pás (aquelas que empurram água), tem formato de pás bem diferentes. Os fans só vão funcionar como agitadores do óleo.

estou acompanhando o processo e assim q for definido o liquido vou partir pra essa ideia tambem porém eu irei resfriar o liquido com as famosas peltier...atualmente estou montando watercooler +peltier+termotape mas caso o liquido seja definido e levando em conta as caracteristicas fisicas do mesmo em baixas temperaturas, partirei sim para essa ideia..

Muito boa ideia resfriar com peltiers, talvez seja a resposta para o problema de baixo coeficiente de condução térmica. A termotape seria para que? Isolar as mangueiras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...