Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Ae galera alguém de vocês ja conseguiu achar na santa ifigênia?

Q droga so agora q vi o tópico, pois comprei 6 fans de 12 de 59 cfm e 29 db, se for para comprar na net qual loja vocês recomendam, até 15 reais pago de boa sem reclamar, mas se tiver outra q seja mais confiavel melhor....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei 3 e são bem lindos, é curioso pois os leds não recebem energia diretamente da fonte, basta apenas girar o fan rapidamente que eles acendem.

Eu queria levar mais uns 3 daqui a algum tempo, um pra colocar no lugar do fan da fonte e dois pro cooler do processador, mas espero que ainda existam pra vender até lá :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim estava ligado direto na fonte com 2000rpm, estou providenciando um teste real para ver o CFM delas, vou comparar elas com o fan 120mm mtek 90CFM 30dB

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=902

então cara, eu comparei esses dois fans ai aqui em ksa da mesma forma que testaram no adrenaline... se o da coolermaster não tem 90cfm então o da mtek mt menos... um do lado do outro, o vento da mtek parecia uma brisa enqnto o da coolermaster parecia uma ventania (comparação infame)...

sei lá, gostei bastante dele, tava com 2 aqui já e amanha vou pedir mais 5 :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, semana passada comprei o gabinete da cooler master 333 (R$120,00 no RJ)ele já vem com um cooler sem led para exastão na parte de tras e tem opção para instalar mais dois de 120mm um na dianteira e na lateral espero que seja o suficiente para refrigerar a vga gf9600 o gabinete 331 tambem é da mesma caracteristica não dever ser necessário fazer adapções. parabens sobre o top( ainda não tinha lido nada sobre gab. só depois que comprei abraço para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai galera... chegou hj 2 cooler master pra mim...

deu pra notar que são muito bons (ainda não testei)

como o cara citou la em cima também percebi que os leds dele não funcionam com energia fornecida pela fonte, mas sim com energia produzida pelo giro do mesmo, assim economizando energia, boa ideia dos caras...

falta só mais uns 4 pra começar meu casemod...

valeu a indicação do pistolão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok testei aqui em casa com 4 fans... um da mtek 90cfm, o da coolermaster, um da adda 80cfm, e um outra da adda 104cfm...

Como testei, rasguei um papel A4 em 4 tiras e colei um moeda na ponta com durex, pindurei e coloquei os fans um ao lado do outro na estante de baixo com espaço de 30CM entre eles, todos alinhados, e colei as tiras na estante de cima, e a ponta da moeda ficava na na frete de todos e ao ligar na fonte eu iria ver a distancia que ia o papel com a moeda de 5 centavos de peso iria ser impulsionado.

O da mtek tem realmente tem o mesmo poder de ventilação do coolermaster...

Agora o interessante é que o da adda de 80CFM impulsonou o papel mais para frente que eles, vai entender, e o da ADDA de 104CFM, aff o papel saia da frente do cooler completamente e voltava para ser impulsionado para cima de novo, mas 40dB ninguem merece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok testei aqui em casa com 4 fans... um da mtek 90cfm, o da coolermaster, um da adda 80cfm, e um outra da adda 104cfm...

Como testei, rasguei um papel A4 em 4 tiras e colei um moeda na ponta com durex, pindurei e coloquei os fans um ao lado do outro na estante de baixo com espaço de 30CM entre eles, todos alinhados, e colei as tiras na estante de cima, e a ponta da moeda ficava na na frete de todos e ao ligar na fonte eu iria ver a distancia que ia o papel com a moeda de 5 centavos de peso iria ser impulsionado.

O da mtek tem realmente tem o mesmo poder de ventilação do coolermaster...

Agora o interessante é que o da adda de 80CFM impulsonou o papel mais para frente que eles, vai entender, e o da ADDA de 104CFM, aff o papel saia da frente do cooler completamente e voltava para ser impulsionado para cima de novo, mas 40dB ninguem merece.

Será que não seria por conta da compressão do ar?

Ví um tópico a um tempo atrás falando sobre isso, dizia também que seria mais aconselhavel colocar dois fans de 80mm do que um de 120mm porque quanto maior a compressão, mais frio será o ar, era mais ou menos algo desse tipo que dizia o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não seria por conta da compressão do ar?

Ví um tópico a um tempo atrás falando sobre isso, dizia também que seria mais aconselhavel colocar dois fans de 80mm do que um de 120mm porque quanto maior a compressão, mais frio será o ar, era mais ou menos algo desse tipo que dizia o tópico.

2 fans de 80mm de 30CFM realmente são melhores que esses fans de 120mm que vem em todos os gabinetes que fazem só 40CFM, e a compressão de ar (mmH2O) é bem inferior em fans de 80mm. Mas talves voce tenha razão, a compressão de ar possa ser maior nos fans da adda... já que jogar a moeda para longe, vai medir mais compressão de ar que velocidade do ar (CFM), para medir velocidade do ar o correto mesmo seria ligar o cabo de medição de rotação de um fan desligado na placa mãe para ver o quanto ele roda ao colocar ele na frente dos 4 fans, mas será que com ele sem energia vai ser possível de se ver o sinal de RPM no monitor da placa mãe :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 fans de 80mm de 30CFM realmente são melhores que esses fans de 120mm que vem em todos os gabinetes que fazem só 40CFM, e a compressão de ar (mmH2O) é bem inferior em fans de 80mm.

mm Hg.

Mas talves voce tenha razão, a compressão de ar possa ser maior nos fans da adda... já que jogar a moeda para longe, vai medir mais compressão de ar que velocidade do ar (CFM)

CFM é vazão, volume/tempo, Cubic Feet/Meter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como medimos CFM de maneira cientifica, ou, pelo menos um pouco mais correta?

porque tem muita gente aqui no forum que tem acesso a laboratórios de mecanica e eletronica que poderia fazer!!! Dai parariamos com os achometros, mas o mais legal foi o lançamento de moeda, rlz d+++:eek::aplausos::aplausos::bandeira:pais da ganbiarra

Alguem se habilita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas como medimos CFM de maneira cientifica, ou, pelo menos um pouco mais correta?

porque tem muita gente aqui no forum que tem acesso a laboratórios de mecanica e eletronica que poderia fazer!!! Dai parariamos com os achometros, mas o mais legal foi o lançamento de moeda, rlz d+++:eek::aplausos::aplausos::bandeira:pais da ganbiarra

Alguem se habilita?

Tem que ser num ambiente com temperatura, umidade e pressão controlados, provavelmente é medido usando-se um tubo pitot ou tubo de venturi.. agora vocês que são da engenharia que façam as contas heehhee eu não decorei nem pra prova.. (escrevi tudo na calculadora..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas como medimos CFM de maneira cientifica, ou, pelo menos um pouco mais correta?

porque tem muita gente aqui no forum que tem acesso a laboratórios de mecanica e eletronica que poderia fazer!!! Dai parariamos com os achometros, mas o mais legal foi o lançamento de moeda, rlz d+++:eek::aplausos::aplausos::bandeira:pais da ganbiarra

Alguem se habilita?

Precisa de um anemômetro, nome feio né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Precisa de um anemômetro, nome feio né?

Aneoquê ??

Medidor de anêmonas ?

Nunca vi um desses ehehehehe, bom saber que existe :)

É.... tá por volta de R$140 no mercado livre... Acho que o CDH devia comprar um e testar o cooler :unsure:

Pode ser, mas por hora não vai ter testes de coolers infelizmente. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Xita vocês estão a procura dessa fórmula:

Definição:

CFM significa Cubic Feet per Minute of airflow "fluxo de ar medido em pés cúbicos por minuto."

Base de calculo do CFM:

m3/min = 0,028317 x CFM

m3/h = 1,7 x CFM

m3:metros cúbicos

min:minutos

h:horas

t+

Edit mais info sobre FANS e sobre base de calculo de CFM e conversão de unidades(CFM/Metros cúbicos)

Information about fans:

http://www.heatsink-guide.com/content.php?content=faninfo.shtml

Unit Conversions:

http://www.heatsink-guide.com/content.php?content=conversion.shtml

Case Cooling:

http://www.heatsink-guide.com/content.php?content=case.shtml

todos os link's são muito bons eu que to meio sem tempo mais vou colocar no fixo da sessão depois.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minhas fans chegaram hoje, fiquei impressionado com o ruído praticamente zero, vamos ver dentro do gabinete quando eu termina-lo.

O deslocamento de ar é inferior ao meu Evercool "Aluminium" que acho que tem 70 ou 80 CFM, mas pelo ruído e principalmente o preço, não há do que reclamar, agora vamos ver quanto tempo dura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, com certeza ele não manda 90cfm.

Provavelmente esse deslocamento de ar só será alcançado colocando o fan para rodar no máximo provavelmente utilizando algum controlador de velocidade com potenciometros, esse é o máximo que o fan consegue, porém não é o efetivo na velocidade normal (2000rpm).

Enfim, o fabricante divulgou o rpm padrão (2000rpm), com o barulho padrão (19db) porém não com o cfm padrão e sim com o cfm máximo (90cfm, que nunca será alcançado com os valores padrões).

é nisso que eu acredito, e é baseado apenas na lógica do mercado e da minha cabeça.

Si alguem discordar, posta ai, estou aberto a outras idéias.

e outra, esse deixou de ser um fan com bom CFM, apesar de não saber o seu verdadeiro valor, ele NÃO MANDA 90CFM.

Si alguém quer um fan com ótimo cfm NÃO COMPRE ESSE. (essa ideia baseada apenas no cfm).

Agora si barulho e beleza for seu alvo, é um caso a si pensar.

"SAIBA o que você QUER E O QUE você PRECISA ANTES DE CRITICAR UMA ideia."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesdro, pelo preço e nível de ruído, eu acredito que ele tenha um ótimo CFM sim, claro que não são os 90 oferecidos, mas se forem acima de 65 CFM já está de muitissimo bom tamanho. Além de que pelo preço é fácil comprar dois ou mais, onde a troca de ar do gabinete ainda pode ser mais eficaz do que somente com um fan de 90 cfm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, reiterando o que eu disse:

Si alguém quer um fan com ótimo cfm NÃO COMPRE ESSE. (essa ideia baseada apenas no cfm).

Agora si barulho e beleza for seu alvo, é um caso a si pensar.

resumindo, mais uma vez, o ponto principal desse fan, era o seu "ótimo" cfm em relação ao seu preço, porém o seu cfm não é lá muito bom, o que derruba essa ideologia.

Por isso, quem procura um fan pensando "apenas" em um bom CFM, não deve comprar esse, pois existe fans com cfm melhores.

Agora, reiterando o que eu já disse novamente, quem estiver pensando em outros aspectos, como barulho, beleza, e também PREÇO, esse fan "É UM CASO A SI PENSAR".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...