Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como acentuar no MacBook


AndreLuso

Posts recomendados

Peguei este tutorial para alguns Novos Macmaniacos conseguir configurar o teclado para português .

O Mac não sai de fábrica configurado para acentuar em português que é . Mas é fácil corrigir esse problema: 1- Baixar um arquivo compactado contendo dois arquivos: Brasileiro.bundle e brasileiro-abnt2.rsrc.

1- Copie os arquivos Brasileiro.bundle e brasileiro-abnt2.rsrc para a seguinte pasta do seu disco rígido: /Biblioteca/Keyboard Layouts

Estes arquivos irão acrescentar os seguintes layouts de teclado:

Baixe o Arquivo Brasileiro.bundle: http://br.geocities.com/fsc3lfm/br/Brasileiro.zip

Baixe os dois arquivos : http://www.macmundi.com/layouts_teclado.zip

  • Brasil: similar ao layout "U.S. - International" do Microsoft® Windows, indicado para quem possui o teclado U.S. (que não possui a tecla Ç).
  • Brasileiro: indicado para quem possui o teclado Português (que possui a tecla Ç).
  • Brasileiro ABNT2 - para quem tem aquele teclado que tem tecla Ç e um símbolo "@" em cima da tecla do número 2

3- Depois de copiar os arquivos para a pasta indicada, é necessário finalizar a sessão e iniciar novamente ("logout" e depois "login"). Abra as Preferências do Sistema, clique no ícone Internacional e escolha a aba Menu de Entrada.

preferencias.jpg

O painel "Preferências do Sistema", acessível a partir de um ícone no dock, no rodapé da tela. O ícone "Internacional" fica em cima, no centro.

mac1_400.jpg

4- Ative o layout de interesse (Brasil, Brasileiro ou Brasileiro ABNT2), representados por bandeirinhas do Brasil.

5- Para fazer com que o novo layout escolhido seja o padrão, clique no "Menu de Entrada" (uma bandeirinha ao lado do relógio, no canto superior direito da sua tela), e escolha o layout desejado.

mac2_400.jpg

Espero ter ajudados algumas pessoas que ficaram no mesmo barco que eu ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu tenho uma dúvida, se puderem ajudar.

Comprei um macbook semana passada e eu ia baixar esse arquivo que foi citado acima para acentuar.

Mas um amigo meu disse que não precisava e me mostrou como acentuar, utilizando a combinação de teclas option+e, option+n e tal, tá funcionando perfeitamente.

Qual a diferença disso para o tutorial acima ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ahn...Obrigado.

Mas agora outra dúvida, eu "instalei" (não sei qual termo usar) esse ABNT2.pkg que você citou acima mas ele só funciona para quem tem teclado com 'ç'. O meu não tem 'ç' então não funcionou direito :\

Não tem o layout 'Brasil".

Vou baixar os arquivos do primeiro post para ver se funciona.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

muitisimo obrigado!!

O layout que estava procurando mesmo é esse mesmo (Brasil).

E tenha usado USA int. mas a combinação de teclas não é intuitiva... e pior, quando voltava para o Linux, (que funciona como o layout brasil) me perdia...

muito obrigado mesmo pela dica. Valeu

talueguito

raul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Boa Tarde.

Olá membros do Fórum.

Necessito de ajuda.

Ao realizar passos indicados no 1º post, não obtive resultados positivos. Teclado continuou a funcionar da mesma forma, isto é, sem acentuação correta.

Ao incluir arquivo na Biblioteca do Sistema e reiniciar sessão, o teclado parou de funcionar.

Ao término desse procedimento, o ícone de registro no Brasil (bandeirinha), desapareceu.

Alguém pode me auxiliar quanto a como proceder?

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal,

Não sei se é a versão do meu MAC OS, mas eu simplesmente fui em:

Preferências do sistema > Idioma e Texto > Leiautes de Teclado

E escolhi o layout: EUA Internacional - PC

Funciona perfeitamente a acentuação agora.

Sem precisar ficar dando aqueles comandos malucos de option+e etc.

Abraços,

Graccs

PS: Estou com o MAC OS X Snow Leopard 10.6.1

PS2: Custa 80 reais em qqer buteco.

PS3: Sinto falta apenas do control+home do PC, mas eu utilizo control+seta esquerda para pular para o começo da linha e o inverso para o final.

PS4: option + seta pula palavra por palavra. Agora é só acostumar!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

É verdade, Graccula tem razão, já estou acentuando com seu método, incrivelmente fácil,perfeito. Por isso que o MAC é tão apaixonante, ele é perfeito. Vejam: ã à é ô, tudo normal, como ABTN2 ou PC, como queiram. Só o ç continua " option + C " pelo fato de não existir a tecla Ç.

Obrigado Graccula, excelente e útil dica. Agora meu Mac ficou delicioso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá,

Também coloquei esse layout de teclado EUA Internacional - PC e está ok fazer a acentuação no MAC.

Mas não consegui resolver outro problema, espero que me ajudem nesse forum..! Copiei alguns arquivos para o meu pen-drive e quando os abri no Mac tive uma surpresa desagradável..

Os arquivos word ficaram com caracteres acentuados trocados por caracteres estranhos. E é só no nome !!! O conteúdo fica normal.

O que já não acontece com arquivos txt, que ficam com os caracteres acentuados TODOS trocados, inclusive no seu conteúdo.

Alguém já passou por isso e sabe resolver?

Também o utilitário de descompactação. Quando descompacto, ele desconfigura tudo. Os arquivos ficam com caracteres esquisitos onde tem acentuação.

Sinto muita falta de um help que verdadeiramente ajude nesse MacBook Pro, me sinto um tanto órfã .. Me digam que estou enganada, por favor..

Abraços,

E obrigada pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Olá pessoal tô com um problemaço com meu mac...

Tenho um macbook pro 13" e tinha uma partição com o bootcamp porque trabalho com o 3ds max e como não há versão dele pro mac o jeito era rodar o soft + win no bootcamp, tava td normal ai decidi adquirir o parallels e usar td nele....

Problema é que eliminei (ou achei que tinha eliminado) a partição só que ao ligar novamente o mac ele iniciou pela partição do windows só que ele não estava lá, então reinstalei o windows, instalei o boot camp, mas ao executar o boot camp não há a opção do mac os para escolher e tb não aparece a unidade no windows explore...

E agora? O que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...
Ola Colegas..

Glauccula, nao consegui utilizar os passos que vce mencionou!!! Talvez por ser o MAC OX Lion 10.7. Entrei no System Preferences+teclados e nao encontrei os passos sugeridos. Vce pode me ajudar nisso????

Obrigado

Fauna, no Lion você tem a opção de teclado US Internacioal - PC que faz o teclado se comportar como o brasileiro ABNT (sem o Ç)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...