Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Solução para o problema com a Borboleta do VOLANTE RACER F1 UNIVERSAL - LEADERSHIP


Posts recomendados

VOLANTE RACER F1 UNIVERSAL - LEADERSHIP

Código:1028

Descrição:15 botões. Cor vermelha/preta. Compatível com PC, PlayStation 2, Game Cube, Xbox. Volante com dois motores de vibração para máxima performance. Reconhecimento automático de console. Pedais de aceleração e freio. Volante com ângulo de 180º. Botões programáveis.....

Como muita gente já notou, o volante F1 Racer da Leadership foi feito de uma forma que não agradou aos seus usuários... As borboletas funcionam como acelerador e freio, não havendo maneira de configurá-los separadamente...

Mas agora vai ter...

Além de um visual bonito, o que chamou a atenção de muita gente foi o volante vir equipado com borboletas para troca de marcha. Após a compra do equipamento, notei que as borboletas eram apenas “clones” dos pedais (acelerador/freio), o que tirou toda a graça do volante... Liguei na central de atendimento da Leadership mas disseram que nada poderia ser feito......kkkk

Mas pensei... “Vou abri-lo e dar uma olhada, quem sabe se fazer uma ponte entre as borboletas e algum dos botões do centro do volante eu não consiga dar vida para ela....!” Após ver alguns depoimentos de pessoas que conseguiram dar vida as borboletas, resolvi tentar também....

E deu certo...!!!

Depois que conclui a modificação no volante, resolvi postar com instruções e imagens para ajudar aos amigos que tem esse mesmo modelo de Volante e consequentemente o mesmo problema...

Então vamos lá.....

1- É preciso desmontar o volante todo, começando pela base, tomando o devido cuidado com fios e parafusos. Depois da base desmontada, abra o volante...(Veja Imagem)

Obs: Para não perder e para não esquecer os locais dos parafusos, faça um desenho (rústico mesmo) em uma folha e cole os parafusos...(Veja Imagem)

2- Observe que para cada borboleta, existe uma placa unida uma a outra por um fio duplo. Retire-as do encaixe. (desencaixar o fio triplo da placa central do volante, esse fio triplo será aposentado...)

volante06zc4.jpgvolante07gb1.jpg

3- No centro do volante à duas placas dos botões internos, optei por usar os botões L1 e R1 para fazer a ponte de ligação com as borboletas esquerda e direita (as borboletas após terminado as modificações terão as funções dos botões L1 e R1, havendo então a possibilidade de configurá-las como cambio separadamente dos pedais...).

**(Lembrando tambem de que você pode fazer com qualquer um dos botões, optei por fazer com L1 e R1, mas pode ser os botões vizinhos deles tambem..)

volante10hg4.jpg

4- Para fazer a ligação entre a placa dos botões e a placa das borboletas, precisamos de dois pedaços de fio duplo de mais ou menos 30cm cada. Fios parecidos com os usados no volante.(Veja Imagem)

5- Ligaremos as placas das borboletas às placas dos botões L1 e R1, tomando o cuidado de manter os lados corretos dos botões/borboletas (direita/esquerda).

volante13li8.jpg

volante14qa3.jpg

6- Solde o fio na placa da borboleta esquerda, e a outra ponta na placa do botão L1, fazendo uma ponte para que o “curto” seja fechado na borboleta e não no botão L1, faça o mesmo com a placa da borboleta direita e a placa do botão R1. (*não importa a posição dos fios (+ou-), pois o que importa são os contados sendo fechados)

volante16ya5.jpg

***(isolar a placa para que o botão L1 e R1 não tenham mais contato com ela)

volante18oj3.jpg

7- O esquema de ligação ficará dessa forma:

volante19jw3.jpg

volante20ze2.jpg

Depois de fazer a ponte ligando a placa dos botões com a placa das borboletas, isolando as placas dos botões, corte o fio que une as placas das borboletas para eliminar qualquer contato entre os dois lados (como mostrado na figura acima..).

8- Coloque as placas novamente em seus lugares originais, parafusando-as com o devido cuidado..

volante21qq6.jpg

Obs: O fio triplo da borboleta da direita não deve ser conectado novamente a placa central do volante, ele deve ser “aposentado” (se preferir, corte-o e isole)

9- Monte seu volante tomando cuidado com fios e parafusos, não esqueça de isolar a placa L1 e R1 e também de cortar o fio que une as borboletas, a partir de agora, o contato dos botões internos serão fechados nas borboletas, dando assim vida a elas....!!(Veja Imagem)

10- Agora teste seu volante e divirta-se....!!!!!!

- Para ser feita essa modificação, você não precisa ser um técnico em eletrônica (eu não sou), basta um pouco de paciência e curiosidade... Se preferir ou se não tiver muita intimidade com solda peça ajuda a alguém. Tem que ter cuidado apenas para não unir os pólos no momento da solda....

Bom pessoal, espero ter ajudado....

Qualquer dúvida, tamo ae....!!

Mãos a obra....!!!!!!

Fernando Buzo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:angry: Não deu certo para mim, mas por outro motivo, meu modelo é o volante vibration universal, resolvi abrir assim mesmo, imaginando q fosse tudo igual por dentro...mas quando cheguei a placa interna dos botões, ela é muito diferente do modelo apresentado acima...a placa das borboletas era idêntica, tudo estava lá , o fio triplo, o fio duplo q une as borboletas, enfim...mas a maldita placa dos botões não consegui decifrar onde soldar...então montei tudo de novo...e está como antes...fazer o q...circulei em vermelho o local dos botões L1 E R1...mas não sabia o q fazer...

digitalizar0001rb8.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER Dae qazwsx....

:huh: Bom pelo que vi, sua placa central é uma placa única, mas isso é apenas mais um detalhe.... Essa placa esta vindo em vários modelos de volantes da Leadership, várias pessoas já entraram em contato comigo perguntando o que fazer nesse caso..

Seguinte, usando sua foto como base, primeiro passo é o que você fez, abrir o danado do volante, depois verificar onde estão os contatos dos botões a serem usados como "base" para as borboletas..

Depois de localizados os pontos é só fazer uma ligação entre os "terminais" dos botões com os "terminais" das borboletas, fazendo essa ponte de ligação, o "curto" dos botões será "fechado" nas borboletas...

Qualquer coisa, tamo ae..!!:bye:

Segue a foto com mais informações...!!

esquemadeligaogw5.jpg

Lembre-se, depois de fazer a ligação entre os contados dos botões com os contatos das borboletas, isole os botões que foram usados, eles devem ser aposentados..!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:huh: Opa, beleza Fernando?

Cara, valeu pela dica, agora só preciso ter saco para desmontar de novo o volante, que é o que mais dá trabalho...rs, é parafuso e fio pra todo lado, fora o cuidado para não arrebentar nada...pelo q vi na sua montagem, parece q tenho q soldar nos terminais nas "laterais" do próprio grafite onde o botão faz contato, não? Vou tentar qualquer hora, embora já tenha me conformado em jogar com os pedais no analógico, e trocar marchas no quadrado e no x, e freio de mão na bolinha...mas realmente faz falta a troca na borboleta, principalmente quando esta fazendo curvas, fica difícil trocar marcha nos botões com o volante virado...enfim...vou tentar...você disse q teve algumas pessoas q te perguntaram sobre este sistema de placa igual ao meu volante...você sabe me dizer se alguém já fez este esquema q você comentou e deu certo??

Outra coisa q estou encafifado é q a ***** do volante não vibra...só vibra no programinha de calibração...mas nos jogos q usei até agora (Test Drive Unlimited e Grid) não vibra, mesmo colocando em "ON" o force feedback...parece piada, um "vibration" que não vibra...

valeu, abs:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEERDae pessoal....

Bom, caro amigo qazwsx, teve sim algumas pessoas que entraram em contato comigo pra falar da diferença entre a placa central, expliquei mais ou menos como seria pra fazer a mudança, mas não fiquei sabendo do resultado, suponho que tenha dado certo, mas não me falaram nada, posso ver se entro em contato com elas pra saber de detalhes ou pra te passar esses contatos.....

^_^ Sobre a vibração do volante é o seguinte, jogo com ele apenas NASCAR, no jogo vibra normal, ativo no jogo a opção "Force Feedback" e boa, apesar da maioria das vezes eu desligar essa opção.. Já no jogo Grand Prix 4 nem configurar eu consegui, mas isso é do jogo mesmo, vi muita reclamação sobre configurar Joystick no GP......:(

^_^ Pegando carona na questão sobre Analógico ou Digital é o seguinte, meu volante vira gradativamente, e meus pedais tambem aceleram e freiam gradativamente, conforme vou pisando ele vai aumentando a aceleração ou diminuindo....!!!! Da mesma forma de um carro comum, bom, pelo menos no meu modelo é assim, muito bom a princípio, só foi fóda a questão das borboletas....!!!!! Lembrando que o volante não é as mil maravilhas, mas pelo preço, até que da pra brincar legal.....

:huh: Qual o modelo do seu volante sydpiper..??

Modelo:

1028_g.jpg

Nome do Produto:VOLANTE RACER F1 UNIVERSAL

Código: 1028

Família: Descrição:15 botões. Cor vermelha. Compatível com PC, PlayStation 2, Game Cube, Xbox. Volante com dois motores de vibração para máxima performance. Reconhecimento automático de console. Pedais de aceleração e freio. Volante com ângulo de 180º. Botões programáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALém dessa mentira deslavada das borboletas, alguém notou que ele não é nada de analógico e sim digital?

Apertou ele vai até o fim não tem como acelerar aos poucos...que enganação eu vou trocar esse troço. Putz.

beleza, Fernando?

Então, valeu pela dica, seu tópico está muito bem explicado, pena q o meu modelo é diferente e não consegui fazer...se puder confirmar com alguém, agradeço!

Quanto ao comentário do sydpiper, para funcionar em analógico, tem q fazer o seguinte: segure select + start, ai vai acender o led verde... pise no acelerador.. vai piscar o led verde... depois você clica no botão no centro do volante para a esquerda!, o pior é q isso nem está no manual...fazendo assim, é possível dosar a aceleração e a freagem...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, Fernando?

Então, valeu pela dica, seu tópico está muito bem explicado, pena q o meu modelo é diferente e não consegui fazer...se puder confirmar com alguém, agradeço!

Quanto ao comentário do sydpiper, para funcionar em analógico, tem q fazer o seguinte: segure select + start, ai vai acender o led verde... pise no acelerador.. vai piscar o led verde... depois você clica no botão no centro do volante para a esquerda!, o pior é q isso nem está no manual...fazendo assim, é possível dosar a aceleração e a freagem...

valeu

Pois é cara, isso é tão absurdo que fui devolver o volante cheio de raiva. Não pude nem trocar pelo dinheiro de volta e sim por outros produtos.

Talvez ignorasse as borboletas e o freio se eu soubesse dessa dica antes.

O meu era um Vibration Universal da MerdéShip

É fogo viu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um Volante Vibration Universal Leadeship Modelo 1026, meu maior problema esta no ponto morto que tem no volante. Para curvas para a esquerda é uma maravilha, mas quando precisa virar para a direita, tem uma folga relativa... Deve tyer uns 2 ou 3 graus de folga e isso prejudica muito no Formula 1.

Já reinstalei os drives diversas vezes para ver se resolvia e nada.

Alguém já viu ou sabe como resolver este problema?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALém dessa mentira deslavada das borboletas, alguém notou que ele não é nada de analógico e sim digital?

Apertou ele vai até o fim não tem como acelerar aos poucos...que enganação eu vou trocar esse troço. Putz.

Eu também fiquei muito chateado quando eu vi isso. Aí um dia eu li um cara no orkut falando para fazer essa parada de segurar selct e mode, apertar o acelerador e depois o botão central pra diagonal esquerda funcionava. Dae eu consertei. Antes eu tinha o preto, o com o freio de mão e marcha separado, só que eu fui na casa do representante da leadeship aqui, relatei todos os problemas com o volante dele e peguei esse vermelho. Eu achei bem melhor, o pedal já tava analógico, o volante não tendia prum lado, a deadzone é bem menor e o pedal é MUITO melhor que o do volante preto.

Ainda não tive tempo de abrir o meu para modificar, mas devo fazê-lo essa semana e posto aqui o resultado. Provavelmente vou postar antes pedindo ajuda =p

É triste não ter grana pra comprar um Momo ou um G25 viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^_^ É bem isso mesmo Krojb... O Modelo VOLANTE RACER F1 UNIVERSAL - LEADERSHIP, Vermelho e Preto é melhor do que o modelo cinza e preto que vem com o freio de mão.. É bem como você mesmo disse, alem de vir prontim para uso, o pedal é melhor, principalmente pelo tamanho e distância entre o Freio e o Acelerador.....

:ahh: Eu tambem quando comprei, peguei esse cinza com freio de mão, mas ao abrir a caixa me deparei com os pedais pequenos, vi que seria difícil o uso, dai preferi trocar pelo VOLANTE RACER F1 UNIVERSAL - LEADERSHIP, gostei, mas dai tive que fazer essas mudanças para corrigir o pequeno grande problema com as borboletas...

:lol: E digo mais, pode fazer tranquilamente essa mudança Krojb, vai gostar de jogar usando as borboletas...!!! No Nascar fica da hora.... Só tome cuidado quando abrir e quando fechar o volante.....

:bigs: Qualquer coisa é só perguntar...!!!

:bandeira:Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera,

me desculpem a encheção, mas como vocês estão falando sobre o referido volante e eu tô precisando de uma ajuda quem sabe alguém não ajuda?. Sabem o pedal? Ele tem um cabo que conecta na traseira do volante, não é? Pois é! Meu filho puxou esse cabo e os cabos soltaram do conector. Eu posso fixá-los novamente, mas preciso saber a ordem das cores dos fios certinho, senão não dá certo! Já que você tá por dentro até da placa central do volante :), poderiam me dizer a ordem dos fios?

Tenho nem como agradecer.

Um grande abraço

Rogerio Miranda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o meu problema é num volante parecido o Vibration Universal Leadership.

É igual a esse, só que com o "freio de mão" e marcha. Porém estou com um problema no pedal, acho q mola quebrou... Tentei abrir p/ver e trocar tirando o único parafuso aparente, mas não fui suficiente.

Alguém pode me ajudar dizendo como abrir a base do pedal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma força aí galera. Por favor!!!! :D

Galera,

me desculpem a encheção, mas como vocês estão falando sobre o referido volante e eu tô precisando de uma ajuda quem sabe alguém não ajuda?. Sabem o pedal? Ele tem um cabo que conecta na traseira do volante, não é? Pois é! Meu filho puxou esse cabo e os cabos soltaram do conector. Eu posso fixá-los novamente, mas preciso saber a ordem das cores dos fios certinho, senão não dá certo! Já que você tá por dentro até da placa central do volante :), poderiam me dizer a ordem dos fios?

Tenho nem como agradecer.

Um grande abraço

Rogerio Miranda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
:-BEER Dae qazwsx....

:huh: Bom pelo que vi, sua placa central é uma placa única, mas isso é apenas mais um detalhe.... Essa placa esta vindo em vários modelos de volantes da Leadership, várias pessoas já entraram em contato comigo perguntando o que fazer nesse caso..

Seguinte, usando sua foto como base, primeiro passo é o que você fez, abrir o danado do volante, depois verificar onde estão os contatos dos botões a serem usados como "base" para as borboletas..

Depois de localizados os pontos é só fazer uma ligação entre os "terminais" dos botões com os "terminais" das borboletas, fazendo essa ponte de ligação, o "curto" dos botões será "fechado" nas borboletas...

Qualquer coisa, tamo ae..!!:bye:

Segue a foto com mais informações...!!

esquemadeligaogw5.jpg

Lembre-se, depois de fazer a ligação entre os contados dos botões com os contatos das borboletas, isole os botões que foram usados, eles devem ser aposentados..!!

Boa tarde Fernando, tudo bom ?

Então, tenho um volante leadership modelo 1026 e tentei fazer a mudança para que as borboletas tivessem a função de câmbio. Segui suas orientações (apenas não isolei os botões R1 e L1) e quando montei tive a surpresa, os pedais de freio e acelerador não funcionam mais. Como eu não desativei os botões R1 e L1 a configuração ficou a seguinte: As borboletas e os botões R1 e L1 servem para trocar de marchas, o botão X para acelerar e o Quadrado para freiar. Vou tentar voltá-lo a configuração original.

Em todo caso, tira a minha dúvida. O fato de não ter isolado R1 e L1 pode ter influenciado no acelerador ? Pelo o que analisei no esquema, não teria influencia, no entanto, não sou técnico e meus conhecimentos sobre eletrônica são limitados.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, toda a adaptação que eu fiz no volante foi de minha inteira responsabilidade. No entanto, recomendo que não compre nada com o nome leadership. O serviço de pós venda é tão ridiculo que precisa melhorar muito para ser considerado ruim. Mandei um monte de e-mail e ninguém responde nada, na minha opinião, trata-se de uma empresa de safados. Deve ter muito pilantra lá.

Dúvida ? Além das reclamações aqui no Clube do Hardware, pesquise lá no reclameaqui.com.br . Desculpa por postar aqui outro site, mas acho que, quanto maior a quantidade de informações, maior será a prevenção.

Estou precisando da placa central do volante 1026, se alguém ai souber onde posso encontrar, me ajude por favor. O fabricante e o assistente técnico não respondem meus e-mail, ou seja, não deve existir assistência e peças de reposição só com muita sorte através de fóruns. Leadership = lixoship

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, no fim das contas o pessoal conseguiu ativar as borboletas pra mudança de marcha no modelo Vibration Universal 1026??

E quanto ao freio de mão? Será que é possível fazer alguma alteração interna, de modo que sua função não seja a mesma do pedal de freio (e sim a de freio de mão?)

*****, será que o pessoal da Leadership não poderia fazer essas alterações de fábrica?? Pow, eles fazem o mais difícil!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Eu tenho o modelo Vibration Universal 1026 (preto e cinza) e quebrou o acelerador, dai eu comprei o pedal completo do modelo Race F 1 1028 (preto e vermelho) aconteceu que ele não está funcionando normal; Alguem já fez alguma modificação para os pedais do 1028 funcionarem perfeito no modelo 1026

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
VOLANTE RACER F1 UNIVERSAL - LEADERSHIP

Código:1028

Descrição:15 botões. Cor vermelha/preta. Compatível com PC, PlayStation 2, Game Cube, Xbox. Volante com dois motores de vibração para máxima performance. Reconhecimento automático de console. Pedais de aceleração e freio. Volante com ângulo de 180º. Botões programáveis.

Como muita gente já notou, o volante F1 Racer da Leadership foi feito de uma forma que não agradou aos seus usuários... As borboletas funcionam como acelerador e freio, não havendo maneira de configurá-los separadamente...

Mas agora vai ter...

Além de um visual bonito, o que chamou a atenção de muita gente foi o volante vir equipado com borboletas para troca de marcha. Após a compra do equipamento, notei que as borboletas eram apenas “clones” dos pedais (acelerador/freio), o que tirou toda a graça do volante... Liguei na central de atendimento da Leadership mas disseram que nada poderia ser feito......kkkk

Mas pensei... “Vou abri-lo e dar uma olhada, quem sabe se fazer uma ponte entre as borboletas e algum dos botões do centro do volante eu não consiga dar vida para ela....!” Após ver alguns depoimentos de pessoas que conseguiram dar vida as borboletas, resolvi tentar também....

E deu certo...!!!

Depois que conclui a modificação no volante, resolvi postar com instruções e imagens para ajudar aos amigos que tem esse mesmo modelo de Volante e consequentemente o mesmo problema...

Então vamos lá.....

1- É preciso desmontar o volante todo, começando pela base, tomando o devido cuidado com fios e parafusos. Depois da base desmontada, abra o volante...(Veja Imagem)

Obs: Para não perder e para não esquecer os locais dos parafusos, faça um desenho (rústico mesmo) em uma folha e cole os parafusos...(Veja Imagem)

2- Observe que para cada borboleta, existe uma placa unida uma a outra por um fio duplo. Retire-as do encaixe. (desencaixar o fio triplo da placa central do volante, esse fio triplo será aposentado...)

volante06zc4.jpgvolante07gb1.jpg

3- No centro do volante à duas placas dos botões internos, optei por usar os botões L1 e R1 para fazer a ponte de ligação com as borboletas esquerda e direita (as borboletas após terminado as modificações terão as funções dos botões L1 e R1, havendo então a possibilidade de configurá-las como cambio separadamente dos pedais...).

**(Lembrando tambem de que você pode fazer com qualquer um dos botões, optei por fazer com L1 e R1, mas pode ser os botões vizinhos deles tambem..)

volante10hg4.jpg

4- Para fazer a ligação entre a placa dos botões e a placa das borboletas, precisamos de dois pedaços de fio duplo de mais ou menos 30cm cada. Fios parecidos com os usados no volante.(Veja Imagem)

5- Ligaremos as placas das borboletas às placas dos botões L1 e R1, tomando o cuidado de manter os lados corretos dos botões/borboletas (direita/esquerda).

volante13li8.jpg

volante14qa3.jpg

6- Solde o fio na placa da borboleta esquerda, e a outra ponta na placa do botão L1, fazendo uma ponte para que o “curto” seja fechado na borboleta e não no botão L1, faça o mesmo com a placa da borboleta direita e a placa do botão R1. (*não importa a posição dos fios (+ou-), pois o que importa são os contados sendo fechados)

volante16ya5.jpg

***(isolar a placa para que o botão L1 e R1 não tenham mais contato com ela)

volante18oj3.jpg

7- O esquema de ligação ficará dessa forma:

volante19jw3.jpg

volante20ze2.jpg

Depois de fazer a ponte ligando a placa dos botões com a placa das borboletas, isolando as placas dos botões, corte o fio que une as placas das borboletas para eliminar qualquer contato entre os dois lados (como mostrado na figura acima..).

8- Coloque as placas novamente em seus lugares originais, parafusando-as com o devido cuidado..

volante21qq6.jpg

Obs: O fio triplo da borboleta da direita não deve ser conectado novamente a placa central do volante, ele deve ser “aposentado” (se preferir, corte-o e isole)

9- Monte seu volante tomando cuidado com fios e parafusos, não esqueça de isolar a placa L1 e R1 e também de cortar o fio que une as borboletas, a partir de agora, o contato dos botões internos serão fechados nas borboletas, dando assim vida a elas....!!(Veja Imagem)

10- Agora teste seu volante e divirta-se....!!!!!!

- Para ser feita essa modificação, você não precisa ser um técnico em eletrônica (eu não sou), basta um pouco de paciência e curiosidade... Se preferir ou se não tiver muita intimidade com solda peça ajuda a alguém. Tem que ter cuidado apenas para não unir os pólos no momento da solda....

Bom pessoal, espero ter ajudado....

Qualquer dúvida, tamo ae....!!

Mãos a obra....!!!!!!

Fernando Buzo

ola,FernandoEstou precisando de uma ajuda, com o volante leadership gamer F1 - Codigo: 1028 - PS2Estou com o cabo dele cortado na talo, e reparei que no volante na saida tem uns 16 fios, e na entrada do ps2 tem só 9 fios.Você sabe a sequencia da fiação ou qual não utilizaatt.Leandro Machado dos Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
po vamos tentar fazer o freio de mao do modelo 1026!!

se so o freio de mao funface ja tava bom!!

se puderem me ajudar eu agradeço pois nao sou tecnico de eletronica!!

^^

vou ver o que posso fazer se consseguir algo monto um topico so com isso!!

abraçooooooss!!:D

FernandoBuzo bl,

Se fizermos esta operação como nos orientastes: Separar Borboletas(orig.: presas ao 'X'/'3' e Quadrado'4' do Acelerador/Freio(pedal), será q o Freio-pedal('X'/'3') já ficaria separado do Handbreak??!! :eek:

(Obs.: o meu é o 1026 (lógico :wacko:).)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...