Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificando Pendrives Kingston DataTraveler falsificados!


Posts recomendados

Olá amigos!

Muitos de vocês devem conhecer o Pendrive Kingston DataTraveler, já que ele é um dos mais vendidos (se não for o mais vendido) aqui no Brasil.

Para quem não conhece pelo nome, talvez já tenha visto, são esses aqui:

allmb1cw8.jpg

Devido à grande quantidade de vendas desse modelo, aumentam muito mais as chances desse pendrive ser falsificado. Por esse motivo, eu vou dar algumas dicas para não ser enganado na hora da compra e diferenciar o produto original do falsificado:

1. A Kingston não fabrica pendrives OEM. Isso significa que comprar o produto (supostamente novo) sem embalagem é pedir pra ser enganado. Pendrives originais SEMPRE são vendidos com embalagem.

2. O blister (embalagem plástica) dos pendrives Kingston é fechado a vácuo. Isso significa que você pode precisar cortar com uma tesoura ou rasgar para abrir a embalagem. Se ao tentar abrir sua embalagem, você perceber que conseguiu abrir com muita facilidade, desconfie!

3. No verso da embalagem, você encontra instruções de uso do seu pendrive. Essas instruções aparecem em diferentes idiomas, e devem obrigatoriamente estar em Português também. Se a embalagem mostra Instruções em um idioma só, ou não tem instruções em Português, seu produto provavelmente é falso.

Embalagem original:

attachment1%C3%A93.th.jpg attachment2bm8.th.jpg

attachment3ue2.th.jpg attachment4uy4.th.jpg attachment5ip7.th.jpg

(As 3 últimas imagens mostram uma embalagem promocional do modelo de 2GB, que vem com músicas da Ivete Sangalo incluídas)

4. Analise bem o código de barras do produto. Se encontrar as letras FE ao lado do número da peça ou em qualquer parte da etiqueta (como DTI/XGBFE), não compre, isso só existe em pendrives falsos.

(Embora isso já esteja muito manjado, e os fabricantes de pendrives falsos não estejam mais fazendo isso, uma dica a mais é sempre útil ;)).

5. Os pendrives DataTraveler originais, são vendidos somente nas seguintes cores e capacidades: (Clique nos links para ver imagens)

Vermelho - Capacidade de 128MB

Verde - Capacidade de 256MB

Azul - Capacidade de 512MB

Cinza - Capacidade de 1GB

Verde-Limão - Capacidade de 2GB

Roxo - Capacidade de 4GB

Preto - Capacidade de 8GB

Há também o modelo DataTraveler100, Preto, Retrátil, de 1, 2, 4 e 8GB, que tem um visual diferente.

Portanto, se encontrar pendrives com cores não listadas acima, capacidade maior do que as listadas acima, ou que a cor "não bate" com a capacidade, obviamente é falsificado.

6. O mais importante! Saiba de quem você está comprando! Alguns produtos falsificados são difíceis de serem identificados, por isso, se você conhece e confia na pessoa/loja em que está comprando, obviamente corre bem menos risco!

Está desconfiado que seu pendrive é falso? Vamos fazer o teste!

Há duas formas de descobrir se seu pendrive Kingston realmente é original. No próprio site oficial da Kingston, há uma ferramenta que verifica se seu produto é original. Não só os pendrives, mas qualquer produto Kingston.

Clique aqui e verifique se seu produto Kingston é original!

(Para pendrives, escolha a opção 'Verificar produtos de memória flash')

Se você acabou de descobrir que seu pendrive é falsificado, ainda resta uma esperança: Será que pelo menos ele tem a mesma capacidade que o vendedor e/ou a embalagem diz que tem? Esse teste também funciona para pendrives de outros fabricantes:

______________________________________

Bom, é isso! Espero ter ajudado aqueles que estavam com receio de comprar seu pendrive, com medo da falsificação! É só prestar atenção nas dicas e analisar bastante o produto e de quem você está comprando, que dá tudo certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goldstorm

Excelente o seu trabalho, com certeza esse seu tópico será de grande ajuda para os membros e visitantes do fórum.

Excelente tópico, por isso merece ser destacado, continue assim, sempre contribuindo com essas informações tão valiosas.

Meus parabéns.

Abraço

Libra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goldstorm

Excelente o seu trabalho, com certeza esse seu tópico será de grande ajuda para os membros e visitantes do fórum.

Excelente tópico, por isso merece ser destacado, continue assim, sempre contribuindo com essas informações tão valiosas.

Meus parabéns.

Abraço

Libra.

Muito obrigado, Libra!

Pelos elogios e por ter destacado o tópico. ^^

Realmente minha intenção é de ajudar sempre que posso, e fico feliz por ter meu trabalho valorizado!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Nusssssss.......comprei numa loja de informática com nota fiscal e tudo. Acabo de descobri que fui enganado ( sem caixa e impresso DTI )

Pelo que li e entendi só é falso se tiver FE, por exemplo, se tiver DTI/2GBFE: é falso, mas se tiver somente DTI/2GB é original. Se alguém discordar pode dizer. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa semana um amigo chegou do Paraguay com vários pendrives Kingston de 8GB, logo de cara vi que era falsificado.

Detalhes que já percebi de longe:

  • A embalagem não era lacrada, daquelas que necessita cortar para abrir;
  • A cor original do modelo de 8GB é preta, e a que ele trouxe é verde;
  • O código no chassis não é um ponto importante na hora de identificar se é falso ou não, já que nesse pendrive ele estava escrito corretamente DTI/8GB (sem FE), mas era falso sem dúvida;
  • O manual dentro do spliter estava com a impressão do texto borrada;
  • Ao conectar o pendrive o Windows detectou o dispositivo como Ameco USB Flash Drive, sendo que deveria aparecer corretamente o nome Kingston no gerenciador de dispositivos. Infelizmente não tive a oportunidade de testar com mais calma se ele conseguiria gravar a capacidade rotulada, mas no sistema marcava 8GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O código no chassis não é um ponto importante na hora de identificar se é falso ou não, já que nesse pendrive ele estava escrito corretamente DTI/8GB (sem FE), mas era falso sem dúvida
Esse código no chassis ou código de barras que o autor cita no ítem 6, ele fica estampado no próprio pendrive ou em alguma etiquete colada no pendrive?

Porque se for em uma etiqueta, aí fica fácil tirar de um original e colar em um falso, ou não?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fica estampado na chassis do próprio pendrive através de silk-screen, todo pendrive que não tenha algo igual a DTI/XGB (onde X é o valor da capacidade em GB) significa que é falso, porém como os falsificadores são "espertos" eles devem estar colocando igual ao original, isso significa que se você estiver com um Pendrive Kingston escrito esse código no formato certo não é 100% de garantia de que ele seja original, pois é uma coisa que pode ser facilmente adaptado.

O melhor é verificar se as cores batem com as especificações relatadas no 1ª mensagem deste tópico ou então ir no Meu computador e clicar com o direito em cima da letra da unidade que representa o pendrive e ir em Propriedades e depois ir na guia Hardware e você verá a relação de todos os dispositivos de armazenamento instalados no seu computador. Na lista você vai ver o nome dos HDs e dos Pendrives como marca ou modelo de fabricação, todos os pendrives Kingston mostram o nome "Kingston" no dispositivo, se aparecer outro nome provavelmente ele usa um chip de outro fabricante o que prova que o suposto pendrive Kingston é falso. Vou anexar duas imagens como exemplo, uma mostra um Pendrive Kington original conectado e outro pendrive Sandisk (que eu uso).

post-33211-13884947278513_thumb.jpg

post-33211-13884947278794_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal,

Estou com um pendrive Kingston DataTraveler de 8Gb, que no PC é reconhecido como: Hisun Flash Disk USB Device, ao passo que um de 1Gb é reconhecido como: Kingston DataTraveler 2.0 USB Device...

Será o de 8Gb falso?

Grato.

Gustavo

Lembrando que o site da Kingston aponta o produto como autêntico, mesmo o Windows reconhecendo ele como Hisun Flash Disk USB Device.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Primeiramente parabéns por este excelente mini-tutorial.

Se alguém tiver pendrive falsificado peço para mandar fotos em alta-resolução para o e-mail webmaster [arroba] clubedohardware.com.br para a gente publicar um tutorial.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns por este excelente mini-tutorial.

Se alguém tiver pendrive falsificado peço para mandar fotos em alta-resolução para o e-mail webmaster [arroba] clubedohardware.com.br para a gente publicar um tutorial.

Abraços,

Gabriel.

Gabriel, comprei um de 4GB da Kingston, o modelo é igual esse, mas é preto. Tá escrito DataTraveler, é inteiro preto e acende umas luz verde quando ta ligado.

Se quiser posso mandar umas fotos. O meu é falsificado? Posso reclamar com quem vendeu? Já faz 1 mês que comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente o seu é o modelo DataTraveler100, com entrada USB retrátil, veja a foto embaixo:

DT100_badge.jpg

Se for esse, o seu é original, só é de modelo diferente do postado no tópico, pois aqueles modelos brancos com detalhes coloridos são os mais vendidos aqui no Brasil por serem o modelo mais simples e de baixo custo e acabaram sendo alvo dos falsificadores.

Aqui tem um link mostrando a foto de todos os modelos fabricado pela Kingston:

http://www.kingston.com/Brasil/flash/datatraveler_consumer.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que honra ver posts de dois Administradores e um Moderador Global em meu tópico! Obrigado pelos elogios gente!

@SlacKK: Sinto informar mas seu pendrive é falsificado sim! Pra começar, como o Sonic disse, o pendrive deve ser reconhecido com o nome Kingston no dispositivo. Caso apareça algum nome genérico, como esse 'Hisun' que você postou, o pendrive é falso. Outra coisa que você citou que o caracteriza como falsificado é a cor do LED. O LED de atividade dos pendrives originais Kingston é verde. Quanto ao teste do site da Kingston que verificou seu pendrive como sendo verdadeiro, é bem provável que tenha falhado, ou então os falsificadores conseguiram burlar esse teste.

@Gabriel Torres: Agradeço pelo seu interesse em publicar o tutorial. Não sei se você vai criar um novo, usar o meu, ou pelo menos se basear no meu. Mas caso vá usá-lo, fique a vontade para fazer as edições e adições que julgar necessário!

Mas antes que você publique-o, gostaria de dar um pequeno aviso:

Como foi dito no item 2, o blister seria modificado em 2007, e realmente foi!

No começo deste mês fui a Sta. Ifigênia (São Paulo) e adquiri um pendrive de 8GB (o modelo preto, não retrátil). Devido ao alto preço das lojas comuns, fui "obrigado" a comprar em uma daquelas lojinhas de galeria. Todas as embalagens eram iguais e me pareciam falsas (já que segui minhas próprias dicas do tópico). Mesmo assim comprei, achando que fosse falso, e ao chegar em casa fiz todos os testes possíveis e percebi que era original! Posso tirar fotos da embalagem depois (infelizmente já aberta) para vocês verem como é a nova.

Detalhe: Essa nova embalagem tem textos escritos em linguagens asiáticas (contradizendo o item 5), e é diferente da a imagem postada no item 4 (tamanho menor). Vou estudar melhor essa nova embalagem e caso seja necessário faço as edições no tópico.

@zarokycbxxx: Se não me engano, o modelo todo preto (que tem a característica de ser retrátil) tem capacidade única de 8GB. Se o seu tem 4GB já é o suficiente para descobrir que é falsificado. Mas de qualquer forma, faça todos os testes do tópico, inclusive o indicado pelo administrador Sonic, e leia todos os itens para testar a originalidade do produto. Mas postar fotos seria de grande ajuda pois assim eu poderia saber se o modelo que você diz é realmente o retrátil, e caso seja falsificado, ajudaria o Gabriel Torres no artigo que será publicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se não me engano, o modelo todo preto (que tem a característica de ser retrátil) tem capacidade única de 8GB. Se o seu tem 4GB já é o suficiente para descobrir que é falsificado.

Se o modelo dele for o que eu citei antes existe de 1GB, 2GB, 4GB e 8GB sem contar que a cor do corpo pode mudar conforme a lista que está no site da Kingston, e se você ver a foto que postei que está hospedada no site da Kingston é justamente um modelo de 4GB hehe.

http://www.kingston.com/Brasil/flash/dt_100.asp

Aqui neste outro link tem a lista com todas as fotos dos pendrives originais Kingston de todos os modelos e capacidades.

http://www.kingston.com/press/primages/product_images.asp?type=DTall

Detalhe: Essa nova embalagem tem textos escritos em linguagens asiáticas (contradizendo o item 5), e é diferente da a imagem postada no item 4 (tamanho menor). Vou estudar melhor essa nova embalagem e caso seja necessário faço as edições no tópico.

Como eu postei em uma mensagem anterior eu mencionei que cheguei a presenciar um pendrive de 8GB falos da Kingston, na verdade um pendrive Ameco com chassis de Kingston, porém eles usaram os detalhes verde-limão e não preto que é usado no original. A embalagem é daquele tipo que abre e fecha por pressão em dois pontos. Se ela for daquelas embalagens que para abrir precisa cortar ai as chances dela ser original são maiores. Veja no outro tópico que postei uma foto de um pendrive preto da Sony ele tem esse tipo de embalagem nos modelos falsificados.

Quanto ao teste que o outro usuário se referiu deve ser o do adesivo que fica atrás da embalagem, esse ai é meio complicado, pois os falsificadores podem dar um jeito de copiar o adesivo, já que é um adesivo simples preto e branco, se fosse um adesivo feito com um holograma igual nas embalagens dos pendrive Sandisk ou das caixas dos processadores Intel/AMD ai sim complicaria para a falsificação, tudo que for impresso pode ser adaptado pelos falsificadores para tentar enganar os consumidores. Veja que eu citei que no pendrive de 8GB que eu cheguei a olhar ele não tinha as siglas FE e mesmo assim ele era falso, porque os falsificadores viram que esse detalhe já estava "manjado" e resolveram imprimir no chassis igual vem nos originais.

1min_verification_2.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente este modelo preto retrátil existe nas capacidades de 1GB, 2GB, 4GB e 8GB! Estava enganado mesmo, obrigado pela correção Sonic!

Então zarokycbxxx, acho que o seu pendrive é original sim! Só resta fazer todos os testes do tópico pra verificar com 100% de certeza, ok? Mas quanto a cor, capacidade, o que está escrito nele e etc, está tudo certo. O fato de você ter comprado em loja também aumenta a probabilidade dele ser original.

Quanto a nova embalagem que eu citei, ela não é dessas que abre com pressão em dois pontos não! Ela é fechada a vácuo e necessita do auxílio de uma tesoura para abrir. O que me deixou intrigado foram os textos na línguas asiáticas e o tamanho menor do que a embalagem da imagem que eu postei. Como eles informaram que a embalagem foi alterada em 2007, resolvi comprar mesmo assim, e graças a Deus me deparei com um produto autêntico. Ou seja, essa nova embalagem é original, mas entra em contradição com alguns itens do meu próprio tópico. Era sobre isso que eu estava falando para o Gabriel Torres, para que ele seja cauteloso antes de publicar o tutorial pois algumas informações podem ser antigas demais para serem consideradas autênticas atualmente. Depois eu tiro umas fotos dessa nova embalagem e posto aqui, ok? Daí aproveito e substituo as imagens do tópico.

Creio que o teste que o SlacKK se referiu é aquele que você insere o código da etiqueta da embalagem no site da Kingston e eles lhe enviam um e-mail com a verificação de autenticidade. Achei estranho eles terem verificado como original, sendo que o pendrive é reconhecido como 'Hisun', e só isso já o caracteriza como falsificado. Concordo com você, talvez os falsificadores tenham copiado algum código original e usado nas embalagens falsificadas, ou talvez essa verificação não funcione tão bem assim, pois eu acabei de testá-la usando o código da minha embalagem, mudando apenas alguns números, e mesmo assim foi verificado como produto autêntico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos elogios pessoal!

Sinto muito pelo seu pendrive falso, sayrus-vyper! =/

Bom galera, dei uma editada no tópico.

Alterei algumas partes do texto que entravam em contradição uma com a outra, ou então com a nova embalagem da Kingston.

A foto dessa nova embalagem, que eu havia prometido, ainda não pude tirar pra postar aqui no tópico, mas vou providenciar logo logo, e postarei aqui!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No proprio site da Kingston tem uma parte dizendo que existe uma equipe da própria empresa disposta a mover ações judiciais contra essas lojas que insistem em vender produtos falsos, afim de então tentar minimizar as possibilidades de, nós usuários, sermos enganados comprando "gato por lebre"...

vou comprar um de 8GB caso seja original, com base nestes tópicos...e caso perceba ser um produto falso, vou entrar em contato com a Kingston para ver como funciona este serviço.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, vou adicionar aqui no tópico fotos dos dois tipos de embalagem original que a Kingston fez de lá pra cá sendo o modelo de 2GB a embalagem antiga e o modelo de 4GB a nova embalagem. Caso a embalagem do pendrive Kingston que vocês estão comprando seja daquelas que abre e fecha com a mão com certeza é um produto falsificado. Nas embalagens dos originais elas só podem ser abertas se você cortar (no caso da embalagem de plástico) ou rasgar (no caso da embalagem de papel). Mas mesmo assim fique de olho nos outros detalhes postados nesse tópico e desconfie de embalagens que já foram violadas.

post-33211-13884947578361_thumb.jpg

post-33211-13884947578828_thumb.jpg

post-33211-1388494757909_thumb.jpg

post-33211-13884947579351_thumb.jpg

post-33211-13884947579605_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri um pendrive retrátil e conforme o tutorial, acredito ser original. Quanto à capacidade eu não entendi muito bem, no windows aparece a capacidade de 7,45 GB, e pelo que sei, os endereços de memória ocupam um certo espaço do dispositivos. A minha pergunta: para 8 GB, a capacidade real equivale a isso mesmo?

A seguir a foto da embalagem.

post-359134-13884947580011_thumb.jpg

post-359134-1388494758056_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...