Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema p ligar motor trifasico, alguem tem?


marcosdepaula

Posts recomendados

ola amigos!:)

tenho aqui uma plaquinha pronta, onde tem uma saida para um motor monofasico.

mais vou precisar de ligar um motor trifasico , queria saber se algum ae pode mandar um esquema , o mais simples possivel , só para ligar o tifasico nessa saida de monofasico..

(esse motor trifasico funcionara com uma bateria 11,1e , puxara , até uns 9A)

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcospaulo, seu pedido está um pouco obscuro; não existe meios de ligarmos motor trifásico em monofásico, a menos que você use um conversor trifásico. Caso você ainda não tenha encontrado a solução, envie mais detalhes a respeito do que voce realmente quer fazer. Ex: Só tenho uma fonte de energia a Bateria, ou tenho Bateria e tensão alternada também. Que tipo de motor voce ppretende usar etc.. Assim será mais fácil poder ajudá-lo.

SDS

Odimeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem , uq quero é um conversor trifasico .

tenho uma saida de uma bateria 11,1v 800mah ela pode dar carga até 18c ou seja até 14A , só quero um conversor para ligar essa bateria no motor trifasico ,

mais o conversor tem q aguentar até 14A , :)

Por favor , preciso de esquema de conversor trifasico!! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece haver um engano em tua pergunta...

mais vou precisar de ligar um motor trifasico

Na realidade, motor trifásico é alimentado por corrente alternada. Mais especificamente falando, seria um motor que possui três enrolamentos, defasados em 120°, onde cada um recebe uma das fases da rede elétrica.

tenho uma saida de uma bateria 11,1v 800mah

Assim, uma bateria não pode fornecer as três fases em corrente alternada...

Por favor , preciso de esquema de conversor trifasico!!

Se este motor que pretendes ligar for realmente um motor trifásico, o que precisas seria um inversor trifásico... Neste caso, o esquema é bastante complexo!

Agora, para que possamos ajudar, detalhe mais o tal motor que pretende ligar:

1) Qual o tamanho/potência dele? Qual a tensão de alimentação?

2) Onde ele será aplicado?

3) Qual o tipo de bateria que pretendes usar? Disseste que ela fornece 800mAh... Então, de que maneira pretendes construir um circuito que aguente 14A, se a bateria não fornece tanta corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respostas

1°a bateria é de polimero de litio e da descarga de até 14A , tenho mais que certexa disso.

2° claro que existe modo de ligar eum motor trifasico em uma bateria qualque de dois polos.

3°ele sera aplicado em aeromodelismo eletrico

4°o motor é trifasico sim , um motor de drive de cd , tem 3 pinos nesse motor

5°a tensão de alimentação é de 11,1v a bateria tem 11,1 v

apenas sei soldar , e muita pouca coisa de eletronica , mais consigo montar esquemas.

esse esquma é para se encarregar de fazer com que a carga q vem da bateria , seja transformada em corrente

só preciso de um esquema que tenha de um lado 2 entradas p bateria e de outro 3 saida pra o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta bom , esuqece tudo q eu disse,

imagine q alguem quer ligar um cooler de pc em uma bateria

precisa de um esquema pra fezer isso, porque o cooler tem 3ligações e a beteria tem 2 polos

Em tempo real..agora você tá fugindo do assunto..mas na realidade o que você quer...um drive para motor de passo, ou substituir esse motor que você tem por outro de dois fios negativo e positivo, mais simples??? Moderador help...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara , se eu tenho certeza , absoluta , é de que esse motor NÃO É DE PASSO

eu retirei ele de um drive de cd , não é de passo , ele funciona com um motor de cooler .

eu sei uq quero , e é a mesma coisa que querer ligar um cooler em uma bateria um /conjunto de pilhas/..:o

acredito que tem como , com um esqueminha ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara , se eu tenho certeza , absoluta , é de que esse motor NÃO É DE PASSO

eu retirei ele de um drive de cd , não é de passo , ele funciona com um motor de cooler .

eu sei uq quero , e é a mesma coisa que querer ligar um cooler em uma bateria um /conjunto de pilhas/..:o

acredito que tem como , com um esqueminha ^_^

Os motores de cooler e fans são do tipo Brushless DC.

Para funcionarem apemas precisa de aplicar a tensão de alimentação (normalmente 12V).

Tem 3 fios de ligação mas apenas 2 são de alimentação , normalmente um preto para ligar ao terminal - da alimentacão e um vermelho para ligar aos

+12V.

O terceiro terminal serve para fornacer o sinal de indicação das rotações do motor.

Estes motores têm o controlador integrado internamente e não precisam de qualquer circuito.

Quanto ao motor que tem só sabendo que tipo é e se for do mesmo tipo das fans precisa de ver se tem o controlador integrado ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que tem uns fabricantes de Cd rum que colocam moteres de 3 fios en drives de Cd rum sim...e são motores de passo, você vai precisar de um driver...e os motores de coolers, de 3 fios um é derivação de velocidade, e outros dois um positivo e outro negativo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso , meu motor , é um brushess , não possui bucha nem escovas, possui 9estatores e um ima envolta, mais para ligar ele , basta ligar normal mente? não precisa de ligar os 3fios??

o esquema q eu quero , é apenas a parte do drive q serve ara alimentar o motor .

quando ligo apenas dois fios , o motor da so uma mexidinha:confused:

isso dode servir para ligar me motor?

25201f3.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso , meu motor , é um brushess , não possui bucha nem escovas, possui 9estatores e um ima envolta, mais para ligar ele , basta ligar normal mente?
Um brushless não possui escovas (brush, do inglês = escova, pincel). Buchas são aquelas peças que ficam nos mancais, onde gira o eixo do rotor, normalmente feitas de latão, bronze ou alguma outra liga de metal.

Imagem-072a.jpg

Então, um motor brushless pode não possuir escova, mas pode possuir buchas.

cara , se eu tenho certeza , absoluta , é de que esse motor NÃO É DE PASSO
Bom. Se ele é trifásico, conforme dizes, necessitas realmente de uma lógica de controle para que ele gire. Não adianta ligar ele direto na alimentação...

Precisas de três sinais, defasados em 120° sendo aplicados nos enrolamentos para ele girar. Dependendo da frequência, ele vai variar a RPM.

De início, um 555 como multivibrador astável gerando o clock. De acordo com a frequência que este circuito gere, terás uma maior ou menor velocidade no motor. A saída do 555 você aplica como clock num 4017.

As saídas do 4017 são as seguintes:

4017_07.gif

Você tem que agrupar a saída dos pinos, por meio de diodos, da seguinte maneira:

TrifsicoEditado.jpg

O pino "out 6" você usa para resetar o 4017.

A saída do 4017 você tem que ligar numa etapa de potência, igual a que já te foi sugerida:

25201f3.gif

Agora só um detalhe importante!

Os motores trifásicos que conheço funcionam com forma de onda SENOIDAL. Não sei se este teu motor vai funcionar com onda quadrada... Para saber, só testando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora uma duvida de quem não manja de eletronica, o S1 S2 S3.... S6 do esquema acima , são q tipo de componentes,, mosfet??
No esquema só esta desenhada a parte de potência do circuito (os transistores que vão chavear as bobinas do motor).

S1, S2, ...., S6 são entradas de sinal de controle, qua atuam na base de cada transistor para controlá-lo. Falta desenhar justamente a parte lógica, que irá gerar este sinal de controle para os transistores.

A parte lógica pode ser um circuito integrado, tipo estes:

http://www.allegromicro.com/en/Products/Part_Numbers/8904/index.asp

http://www.digchip.com/datasheets/download_datasheet.php?id=493944&part-number=LB1851M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
bem , uq quero é um conversor trifasico .

tenho uma saida de uma bateria 11,1v 800mah ela pode dar carga até 18c ou seja até 14A , só quero um conversor para ligar essa bateria no motor trifasico ,

mais o conversor tem q aguentar até 14A , :)

Por favor , preciso de esquema de conversor trifasico!! :(

amigo acho que eu ja sei o que você que to com o mesmo probrema

a e o motor de driver de cdrom tem sim 3 fase olha tem um video no yu tub

vou manda o linque

ve la acho que você vai pode ter uma ideia melhor de como pesquisa

eu tabem to atras diso qulque coisa eu te aviso

a e o meu e para um progeto de aeronave ou melhor aero modelismo

valeu ate a prosima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
ola amigos!:)

tenho aqui uma plaquinha pronta, onde tem uma saida para um motor monofasico.

mais vou precisar de ligar um motor trifasico , queria saber se algum ae pode mandar um esquema , o mais simples possivel , só para ligar o tifasico nessa saida de monofasico..

(esse motor trifasico funcionara com uma bateria 11,1e , puxara , até uns 9A)

obrigado!

você tem que comprar um capacitor permanente ou partida rápida qualquer duvida escreva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...