Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda programação.


Posts recomendados

Não.

 

Na minha opinião coisas simples são mais indicados para aprender o funcionamento da linguagem. depois que  aprender e dominar... aí você estuda criação de GUIs.. usar a classe javax..   swing... e etc..

 

sempre vá pelo mais fácil

 

Mas quando eu vou aprender a criar as janelas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Esse tópico é antigo então acho que fazia sentido começar com Pascal na época, mas hoje em dia eu recomendaria começar com Python.

 

Python é bem simples de entender, já que foi desenvolvida com o propósito de fazer uma linguagem sucinta e facilmente legível, para facilitar a programação e entendimento do código, mas ao mesmo tempo ser útil e poderosa. Ela é altamente recomendada para iniciantes, mas ao mesmo tempo é uma linguagem atual, com aplicação em todas as áreas (programação em ambiente científico, desenvolvimento de websites, programas locais, jogos, etc), além de ser multiplataforma.

 

Python pode ser usado para ensinar ao iniciante lógica de programação e programação procedural, mas também possibilita que o aluno possa evoluir para aprender outros paradigmas de programação como a programação orientada a objetos, sem ter que aprender e migrar para uma outra linguagem de programação.

 

E ao se tornar proficiente na linguagem o estudante já estará habilitado numa linguagem com grande aplicação no mercado atual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Vou repostar aqui o que postei em outro tópico sobre aprender a programar com Python, pois acho que está mais completo que minha resposta acima, e pode ajudar as pessoas que estão iniciando em programação: 

 

Pra iniciantes em programação minha recomendação é Python, pois é uma linguagem completa e poderosa, é multiplataforma, tem um grande "arsenal" de bibliotecas que a torna útil em diversas áreas, é bem documentada, e o que considero muito importante pra um iniciante é que ela foi desenvolvida com a filosofia de que deve ser facilmente entendida e sucinta, pra facilitar o entendimento do código por outras pessoas e agilizar a programação, além de que por ser uma linguagem interpretada permite usar um shell interativo onde você pode digitar os comandos e executa-los imediatamente, então você pode ir aprendendo e praticando, e isto também facilita muito pra fazer testes de comandos pra ver se eles funcionam como você imagina.

 

Python também ajuda o iniciante a criar boas práticas de programação dês do início de seu aprendizado ao usar a indentação do código pra direcionar o fluxo de execução dos comandos (no lugar de usar lógicas do tipo comando/fimcomando ou chaves { }, usados em muitas linguagens). E a linguagem foi dês do princípio bem documentada, e tem várias ferramentas pra facilitar a geração de documentação, por isso o exemplo foi seguido pela comunidade de programadores Python, portanto além de encontrar várias opções de bibliotecas pra as mais diversas funções, o programador também deverá encontrar documentação adequada explicando como usa-las (falta de documentação adequada costuma ser um problema relativamente comum em bibliotecas das diversas linguagens de programação).

 

 

Agora uma dica importante que posso te dar é que independente da linguagem de programação que você escolha é muito importante ser fluente em inglês, compreender bem o inglês facilita muito a sua vida em programação, pois além das linguagens de programação usarem o inglês em sua sintaxe, também é mais fácil encontrar cursos, livros, tutoriais, etc, em inglês, as documentações sempre vão estar disponíveis em inglês mas documentações em português serão mais difíceis de encontrar, e o número de pessoas que podem te ajudar e tirar dúvidas é muito maior, já que vai incluir gente do mundo inteiro que fala inglês.

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 5 meses depois...

Olá pessoal, devido ao grande número de pessoas que querem aprender a programar, estou criando este tópico para dar uma luz ae.

Vou ensinar da maneira que eu fiz para aprender sozinho, e aprendi, hoje programo em Visual Basic, ASP, PHP, Pascal e leve conhecimento em C/C++.

1 º Passo: Estude Lógica.

Se você quer aprender mesmo, terá que dedicar horas do seu dia estudando programação e rachando um pouco a cuca, mas para isso seria necessário um material de orientação. Então baixe-os:

http://jornalismodedados.files.wordpress.com/2013/02/curso-bc3a1sico-de-lc3b3gica-da-programac3a7c3a3o-elis-andrade-pereira.pdf

Estas são apostilas de lógica de programação, porque tudo segue uma ordem lógica em programação, e quanto mais craque você for em lógica, se dará melhor como programador. Nessas apostilas estão basicamente tudo o q você deve saber para começar, como por exemplo, onde escrever o código, como transformar o código em executável (.exe), etc.

IMPORTANTE: Para poder acompanhar o conteúdo é necessário o programa Visualg, baixe-o: http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/setupv2.exe

2º Passo: Estude a Linguagem Pascal.

Baixe algumas apostilas de Turbo Pascal no http://www.apostilando.com , mas tenho algumas boas a oferecer: http://www.4shared.com/file/46327911/b62e9a9a/Pascal.html

Mas o que é o Turbo Pascal?

É um compilador (programa que converte código em arquivos executáveis, os .exe).

Leia elas e tente entender tudo, procure não deixar dúvidas, pois elas podem vir a complicar sua vida mais pra frente, falo por experiência própria, qualquer dúvida use o fórum, ele está ai pra isso.

IMPORTANTE: Baixe o Turbo Pascal aqui: http://www.brothersoft.com/d.php?soft_id=272943&url=http%3A%2F%2Fusfiles.brothersoft.com%2Fdevelopment%2Fcompilers_and_ides%2FTurbo_Pascal7.0.zip

Espero que isso possa ajudar muito os iniciantes, eu selecionei os materiais, e qualquer dúvida use o fórum.

Abraços,

Obrigado pela atenção

 

estou tendo um problema, nas apostilas nao esta dando certo compilar sempre da erro nas linhas alguem pode dar uma ajuda?

 

 

 

 

por exemplo 

 

 

Algoritmo LeVendasDiarias;
declare
VendasDiarias : matriz[3,5] de real;
indLinha, indColuna : inteiro;
início
{ Variando o número de linhas - Vendedoras}
para indLinha ¬ 1 até 3 faça
escrever (‘Vendedora :‘, indLinha);
{ Variando o número de colunas – Dias da Semana}
para indColuna ¬ 1 até 5 faça
escrever (‘Faturamento do Dia : ‘, indColuna);
ler (VendasDiarias[indLinha, indColuna]);
fim-para;
fim-para;
fim
 
vou dar uma lida novamente na apostila devo ter perdido algo mais alguem sabe me ajudar como exatamente que executa esse codigo sem erros? obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Eu nas aulas de pascal iniciais aborrecia me.... Tudo que a profressora ensinava em pascal eu já fazia na linguagem C. Abandonei o curso pelo tédio de ficar a olhar pra o teto.... Essas aulas foram as primeiras que tive de programação.... Tinha sede por conhecimento de linguagem de programação.... Depois que sai do curso tive tempo... Pra aprender a programação C sozinho.. E difícil..bates com a cabeça no compilador muitas vezes... Mas assim vais aprender muito melhor.... Conselho -alimentem a vossa sede de conhecimento, mas não queiram ir muito além.. Quando se estar cansado, fatigados, vão dar um passeio, ver um filme..... Não examinem códigos de programação muito avançados... De início pra não criarem um bicho de 7 cabeças.................... Depois sim que já tiverem bases. Já podem lutar em busca de evolução....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi estou começando a programar n faz nem uma semana, queria saber se alguem recomenda eu comprar um livro chamado: Introdução à programação com Python. Eu tenho pouco dinheiro disponivel no momento assim que queria saber se o livro é recomendado para quem está iniciando.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 anos depois...

Segue uma dica de APP Android para ajudar nos estudos.

 

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.heverton.lepapp

 

Tem portugol e várias das principais linguagens.

 

Ele revoluciona a forma de aprender linguagens de programação, utilizando modelos modernos e comprovados no ensino de idiomas de forma simples, intuitiva e divertida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...