Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

  • Membro VIP

O tutorial a seguir visa esclarecer duvidas referentes à Cooler de Processadores, Placas de Vídeo, HDs, e Fans de Gabinetes.

P.S: Se deseja recomendação de Cooler siga até o 3° Post!

O que é um Cooler?

Cooler é o nome dado ao conjunto dissipador de calor + Fan (ventoinha). Os Coolers tem como objetivo melhorar a refrigeração de certos componentes do computador, principalmente o Processador (CPU), Placas de vídeo (VGA), Discos Rígidos (HDs), etc.

Exemplo de Cooler:

coolerdi0.th.jpg

Dissipador de Calor:

ultra120extpv2.th.jpg

Fan:

noctuanfp12to7.th.jpg

Quais os tipos de Cooler existentes?

São dois os tipos: Torre e Horizontal.

Os Dissipadores do tipo Torre são os mais utilizados por overclockers extremos. Cumprem bem o seu papel, mas possuem um inconveniente: Não refrigeram os componentes que circundam a CPU (VRM, Mosfets, Chipset, etc). Aconselho a leitura do seguinte tópico do colega PistolãoBR, que esclarece e alerta como resover esse problema: http://forum.clubedohardware.com.br/cuidado-recomendacoes-cooler/547298

torrely5.th.jpg

Os Dissipadores Horizontais são os que normalmente vem como Cooler BOX dos processadores. Possuem um design mais simples, mas não deixam de ser eficientes. Os Dissipadores Horizontais refrigeram os componentes ao redor da CPU, mas também possuem um inconveniente: Espalham todo o ar quente retirado da CPU pelo gabinete, esquentando-o.

horizontalzy4.th.jpg

O que são Heatpipes? Eles influenciam no desempenho?

Heatpipes são microtubos, normalmente em cobre, que retiram o calor da CPU de forma rápida, levando-o para longe. Os heatpipes são estruturas complexas formadas por vasos capilares e por um composto térmico encarregado de vaporizar-se em contato com o calor.

Os Heatpipes são muito eficientes, tanto que são utilizados em todos os Coolers high-end. Normalmente estão ligados à aletas de Alumínio ou Cobre, que dissipam o calor dos Heatpipes. Quando for comprar um Cooler procure um que possua Heatpipes, pois normalmente eles possuem um desempenho excepcional.

Para saber mais sobre Heatpipes aconselho seriamente a leitura deste tópico do coléga Gabriel Maial, que possui muitas informações sobre eles: http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-basica-heatpipes/477911?t=477911&highlight=heatpipes

Qual é a importância do Cooler?

Pouca gente sabe ou da a devida importância mas o cooler é peça fundamental na integridade do PC. A passagem de corrente elétrica por um equipamento provoca aquecimento que dificulta o correto funcionamento dos circuitos. Os problemas acontecem tanto em baixas como em altas temperaturas por isso é que cada equipamento tem suas especificações sobre as temperaturas suportadas.

Como funciona o cooler?

A função do cooler não se limita a eliminar o calor gerado pelo equipamento a ser resfriado, mais sim fazer com que ele dissipe a maior quantidade de calor existente no ar dentro do gabinete esse fenômeno é dividido em tres partes:

Radiação: processo pelo qual o calor é desprendido de seu corpo através da radiação eletromagnética (esse processo ocorre principalmente durante a eliminação de calor pelas aletas do cooler, mesmo que em pequena escala).

Condução: é a troca de energia cinética entre as moléculas de dois corpos.As moléculas com mais energia(mais quentes)transferem calor as moléculas com menos energia(mais frias) um fator importante para que esse processo exista é o contato físico, atrito ou colisão dos corpos, então pode-se dizer que quanto maior a área de contato e a pressão entre os corpos melhor será a condução do calor (esse processo ocorre na condução do calor do Heatspreader até as aletas).

Convecção:a transferencia de calor é feita pelo movimento de substâncias,gasosa ou líquida que recebe o calor e o transporta (nos cooler's esse processo é feito pela ventoinha e também pelos Heatpipes).

Quais os tipos de desenhos de Dissipadores?

Existem três tipos de desenho para dissipadores:

Extrusion:

É constituido por uma estrutura de lâminas metálicas.

extrusionfinri3hy1.th.jpg

Folden Fin:

Possibilita uma maior área de contato entre o ar e o cooler já que as lâminas são subustituidas por uma fina placa de metal dobrada sucessivamente e em contato com a base do cooler.

foldedfiniu5dj2.th.jpg

Die Casting:

É pouco utilizado porque implica em um alto custo, possui um melhor designs muitas vezes utilizados para chamar a atenção sendo alguns exóticos e não eficientes.

zerothermbtf90rearhg3cr8.th.jpg

Qual o melhor material para se confeccionar um Dissipador de Calor?

O melhor material para se confeccionar um Dissipador de Calor seria a Prata que possui uma ótima condutividade térmica ([W/(m².K)] capacidade de condução de calor (energia)). Porém, por motivos óbvios ($$$) a Prata não pode ser utilizada como material para produção de Dissipadores em larga escala, por essa razão analisemos uma pequena tabela com a condutividade térmica dos materiais:

tabela1gb0.th.jpg

Logo após a Prata encontramos o Cobre. Um material relativamente barato, com grande disponibilidade e uma elevada condutividade térmica.

O Ouro não é utilizado na confecção de Dissipadores porque, além de ser mais caro que o Cobre, tem uma Condutividade térmica menor, ou seja, ele é mais caro e menos eficiencte que o Cobre, fazendo deste uma opção muito melhor para uso em Dissipadores.

Provavelmente quando fores escolher um Dissipador de Calor a duvida ficará entre os de Cobre e os de Alumínio. Segundo a tabela acima o Cobre conduz melhor o calor, por isso sempre que possível deve-se escolher um Dissipador confeccionado com este material. Muito provavelmente um Dissipador totalmente em Cobre será muito caro, por essa razão muitos fabricantes optam por um método muito eficaz, a mistura de materiais.

>>>Continua...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

<<<Continuando...

Cooler com materiais misturados são ruins?

A resposta com certeza é não. Muito pelo contrário, os dissipadores mistos unem o bom ao barato, eles são melhores que os inteiramente em Alumínio e mais baratos que os inteiramente em cobre.

Existem duas maneiras de misturar materiais:

Dissipadores com núcleo em cobre:

nucleocobrewf9.th.jpg

Fazem bem o seu trabalho, mas não são os meus favoritos. Os Cooler com a base 100% em Cobre são pouco mais caros e muito mais eficientes

Dissipadores com base e heatpipes em cobre e aletas em Alumínio:

dissipadordecalorfj1.th.jpg

É o design mais utilizado em Dissipadores tipo Torre. São os meu favoritos.

Ao que deve-se atentar ao comprar um Fan?

Ao comprar um Fan, tanto para Gabinete quanto para acoplar a um dissipador deve-se atentar à duas variáveis: Pressão produzida pelo Cooler (CFM) e Ruído produzido (dB). A Relação entre as duas características deve ser antagônica, deve-se procurar por um Fan com o maior CFM possível para um Ruído mínimo. Recomendo enormemente Fans que não transpassem 30dB, sendo menor que 20dB o ideal. A diferença parece pequena, mas como os Decibéis aumentam em proporção logarítmica, essa diferença é gigantesca.

P.S: A escala logaritmica citada acima diz que a cada 1dB a mais de ruído produzido o som efetivo emitido pelo aparelho dobra. Ou seja, 20 dB é o dez vezes mais barulhento que 10dB e assim sucessivamente.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Decibel

decibelchart2gl3.th.gif

Deve-se preferir Coolers passivos (sem Fan) ou ativos (com Fan)?

Os Coolers ativos normalmente são melhores, eles devem ser preferidos em relação aos passivos. porém deve-se ver se é preferível barulho (ativo) ou calor (passivo). Atualmente, com a evolução dos Fans os Coolers ativos têm fica cada vez mais silenciosos, quebrando a barreira mágica dos 20dB com bons CFMs. Esses Coolers são praticamente inaudíveis e enormemente eficientes.

O que é lapidação? Devo faze-la no meu Cooler??

A lapidação de Dissipadores é uma técnica muito utilizada por usuários entusiastas, para os quais qualquer grau a menos é um pouco de overclock a mais. A técnica consiste na utilização de lixas d'água e de um polidor para dar brilho. Para aprender como lapidar um Cooler recomendo o seguinte tutorial do colega

TANGOBRAVO do FórumPCs: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=52343

Decidir se fazer ou não a lapidação é uma boa escolha varia de cada um. A lapidação pode abaixar entorno de 3-4°C mesmo com Coolers BOX. Mesmo os Coolers de "Grife", como os Zalmans e os Thermalrights também podem possuir imperfeições em suas bases, por isso é recomendavel fazer a lapidação nesses Coolers também. Todos os Dissipadores podem ser lapidados, inclusive os de Chipsets, porém muito cuidado ao fazer isso.

P.S: Cuidado ao lapidar Coolers que possuam os Heatpipes expostos na base, como o iCE AGE. Eu não recomendo utilizar-se dessa técnica com esse tipo de Cooler.

Devo usar Pasta térmica? Qual?

As pastas térmicas tem a função de preencher as microfissuras existentes entre o Processador e o Dissipador. Por mais perfeita que seja a base do processador e do dissipador sempre haverão microfissuras que, sem a pasta térmica seriam preenchidas com ar, ocasionando perda de desempenho do Dissipador e consequente maior aquecimento do Processador.

Para resolver esse problema foi desenvolvido um composto chamado pasta térmica. As pastas térmicas podem ser confeccionadas por varios materiais, entre eles os mais comuns são Cobre, Prata e cerâmica. As pastas térmicas a base de Prata são as melhores, pois conforme dito acima a Prata esta entre os melhores condutores de calor.

Pastas térmicas a base de Prata devem ser usadas apenas no Processador e em Chipsets, nunca nos circuitos reguladores de tensão (VRMs e Mosfets), pois sendo a Prata uma boa condutora de Corrente elétrica ela ocasionará um curto-circuito, podendo até queimar a sua Placa-Mãe. Para esses circuitos deve-se utilizar as pastas térmicas a base de cerâmica, que são pouco piores que as pastas a base de Prata (as vezes chegam a ser iguais) e não conduzem Corrente elétrica.

Pastas térmicas recomendadas:

zalmanzmstg1se5.th.jpg

(Zalman ZM-STG1)

thermalrightchillfactorbb5.th.jpg

(Thermalright chill factor)

Pasta térmica de cerâmica recomendada:

ceramiquesj7.th.jpg

(Arcitic Silver Cèramique)

Tabela em ordem decrescente de qualidade das pastas térmicas (contribuição do PistolãoBR):

1º Thermalright Chill Factor (para aplicações em processadores frios, com temps até 40°C)

2º OCZ Freeze Extreme (é a melhor em condições de temperaturas extremas, como em GPUs, Chipsets e processadores com over extremo)

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Devo limpar a pasta térmica antiga? Como?

Sim, a pasta térmica antiga deve ser removida. Nunca reaproveite pasta térmica. Para limpar qualquer tipo de pasta térmica/elastômero deve-se primeiramente retirar o excesso de pasta térmica e limpar tanto o dissipador quanto o chip/processador com álcool isopropilico (Isopropanol) encontrado em qualquer farmácia de manipulação ou até convencionais. Para a limpeza utilize uma flanela limpa e Isopropanol à vontade, tanto no Heatspreader (chapinha) do processador/chip quanto na base do cooler. Para as partes mais sensíveis à estatica e nos cantos utilize cotonete.

P.S: NUNCA utilize ácool hidratado (esses comuns, etílico, etanol) para limpar eletrônicos, pois esse tipo de álcool tem uma quantidade elevada de água (20%-30%), o que pode danificar os componentes. O Isopropanol possui menos de 1% de água em sua composição, por isso até banhos em eletrônicos podem ser dados com ele.

P.S2: Cuidado ao manusear o Isopropanol. Ele é tóxico, inflamável e pode causar queimaduras nas vias aéreas. Utilize-o sempre em local arejado e deixe ele tampado, pois é uma substancia extremamente volátil.

isopropanolkr4.th.jpg

(Isopropanol)

A "pasta térmica" que vem nos Coolers BOX é boa??

Não. Os elastômeros que os fabricantes colocam sob os Cooler in a BOX são horríveis. É recomendavel a sua retirada e substituíção por uma pasta térmica de verdade, de preferência as de Prata. Os elastômeros não estão presentes apenas nos Coolers BOX de Processadores, mas também na maioria dos Coolers de Placa de Vídeo, e memórias. Se for possivel a substituíção desses elatômeros por pasta térmica, substitua, se não não há problemas (substituir o elastômero das memorias RAM não é recomendavel, pois retira a garantia dada pelo fabricante). Os elastômeros são um jeito barato e fácil para os fabricantes entregarem um Cooler "completo" aos clientes.

Como retirar meu Cooler da placa-mãe?

Se a sua placa-mãe for intel LGA775 afrouxe os parafusos em diagonal (de cima direita, de baixo esquerda, de cima esquerda, de baixo direita, ou qulquer outra combinação, desde que seja em X).

Se sua placa-mãe for AMD 939, AM2, AM2+ ou AM3, apenas afrouxe a presilha (puxando-a).

Caso haja algum problema verifique o tópico abaixo!!

Como retirar da Placa-Mãe meu Cooler se ele fica grudado nela?

Bom isso é bem frequente, principalmente quando o elastômero ou pastas térmicas a base de Prata são utilizados. Muitas pessoas já quebraram pinos do processador, ou até "racharam" Placas-Mãe por esse motivo. A resolução desse problema é bem simples, você deve "amolecer" a pasta térmica. Para fazer isso deixe o computador ligado por algum tempo (uns 5-10min devem ser suficientes), desligue o computador e remova o Cooler. Outra maneira de fazer isso é utilizar um secador de cabelo no quente e aponta-lo para o cooler, depois de uns 5-10 min remove-se o Cooler. Simples rápido e sem problemas.

P.S: Cuidado ao utilizar o secador de cabelos! Se o tempo estiver úmido não utilize essa técnica, pois você pode estragar sua Placa-Mãe ou outro componente devido a umidade.

>>>> Continua...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

<<<Continuando...

Qual Cooler devo comprar?

Isso depende de quanto pode-se gastar. Compilei uma tabelinha com os melhores Coolers (facilmente encontrados no Brasil) para as faixas de preço e o formato:

Cooler Horizontais:

R$250> - Thermaltake BigTyp 14 Pro

R$200-250 - Thermaltake Big Typhoon VX ou Noctua NH-C12P

R$150-200 - Thermaltake Max Orb ou Max Orb EX ou Cooler Master GeminII S

R$100-150 - ASUS Triton 77 ou Thermaltake Mini Typhoon

R$50-100 - Rosewill RCX-Z2-EX ou Cooler Master Vortex 752

Coolers Tower:

R$250> - Thermalright 120 Ultra Extreme ou IFX 14 ou Cooler Master V8

R$200-250 - Cooler Master Hyper Z600

R$150-200 - Akasa AK-967 ou iCE AGE Prima Boss ou Cooler Master Hyper 212

R$100-150 - Thermalright Ultra 90

R$50-100 - Evercool Buffalo ou Cooler Master Hyper TX2

P.S: Existem Coolers melhores que esses, mas dificilmente encontrados no Brasil, para mais informações visite www.frostytech.com

E aqui uma comparação dos Coolers acima:

IFX-14 melhor que Thermalright 120 Ultra Extreme, Akasa AK-967 e iCE AGE Prima Boss

Thermalright 120 Ultra Extreme=Akasa AK-967=Cooler Master V8 todos melhores que iCE AGE Prima Boss e Hyper Z600

iCE AGE Prima Boss pouco melhor que Hyper 212

Hyper 212 pouco melhor que Big Typ 14 Pro

Thermalright Ultra 90 melhor que Evercool Buffalo e Cooler Master Hyper TX2

Evercool Buffalo=Cooler Master Hyper TX2, ambos melhores que Rosewill RCX-Z2-EX

Rosewill RCX-Z2-EX melhor que Cooler Máster Vortex 752

Fotos:

thermaltakebigtyp14proug6.th.jpg

(Thermaltake BigTyp 14 Pro)

ifx14uo6.th.jpg

(Thermalright IFX 14)

thermalrightultra120extpw5.th.jpg

(Thermalright 120 Ultra Extreme, Ultra 120 e Ultra 90, respectivamente)

noctuanhc12pef3.th.jpg

(Noctua NH-C12P)

coolermastergeminiishf2.th.jpg

(Cooler Master GeminII S)

coolermasterhyperz600tp1.th.jpg

(Cooler Master Hyper Z600)

coolermasterhyper212uy7.th.jpg

(Cooler Master Hyper 212)

asustriton77cx2.th.jpg

(ASUS Triton 77)

hypertx2buffalojz3.th.jpg

(Cooler Master Hyper TX2 e Evercool Buffalo, respectivamente)

rosewillrcxz2excm4.th.jpg

(Rosewill RCX-Z2-EX)

Coolers de "Grife" muitas vezes idolatrados no nosso país não são tão bons quanto muitos dizem. Eles possuem preços altíssimos para o seu desempenho. Tomemos como exemplo o Zalman 9700NT/LED, esses são Coolers de R$210,00 mas que possuem desempenho equivalente ao iCE AGE. Não estou dizendo que são Coolers ruins, muito pelo contrário, são ótimos Coolers, porém com um Custo x Benefício ruim. Se esses Coolers tivessem uma redução nos seus preços com certeza eu os incluiria na lista de produtos recomendados. O mesmo ocorre com Coolers mais "baratos", como por exemplo o Zalman 9500, que possui desempenho equivalente ao Cooler Master Hyper TX2, que custa metade do preço. Por isso cuidado com a recomendação de Coolers feitas internet a fora, muitas vezes a marca esta valendo mais que o desempenho.

Espero que tenham gostado. Estou aberto a sugestões e criticas. Grato a todos desde já.

Agradecimento especial ao guaimun e ao Xita que me ajudaram com o tópico e à todos que deram dicas para acrescentar conteúdo e enriqueceram o tópico. Obrigado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal obrigado pelo elogios. Com certeza o tópico será atualizado continuamente, não só com novos Coolers custo/benefício que aparecerem por aqui, mas também com novos conteúdos e afins.

faltou você adicionar o AKASA AK-965BL:

http://www.cdrinfo.com/Sections/Reviews/Specific.aspx?ArticleId=23605&PageId=9

excelente cooler!

Caro saibot84, o AKASA AK-965BL pareceu um belo Cooler sim, mais devido ao seu preço (proximo dos R$100,00) ele não se torna um bom custo/benefício, pois se aproxima do preço do iCE AGE, que é um Cooler bem melhor que ele segundo o FrostyTech: http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2141&page=5.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro saibot84, o AKASA AK-965BL pareceu um belo Cooler sim, mais devido ao seu preço (proximo dos R$100,00) ele não se torna um bom custo/benefício, pois se aproxima do preço do iCE AGE, que é um Cooler bem melhor que ele segundo o FrostyTech: http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2141&page=5.

Abraço

Pedro Borges, você está enganado, o AKASA AK-965BL está exatamente o mesmo preço do HyperTX2 R$ 72,00:

http://www.casadocooler.com.br/

Segundo o FrostyTech o ICE AGE foi apenas 1,7C melhor que o AK-965BL com 85W heat load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, parabens!!

Sugestão: seria legal no seu segundo post voce postar algum tipo de referencia de poder do cooler e preço para mostrar por exemplo como um zalman 9500 que custa R$180,00 perde no custo benefíco em relação ao buffalo e tx2 que são basicamente a mesma coisa e muito mais baratos ou o 9700 que perde para um iCEAGE que custa a metade... e ainda sugiro a tirar o 120 ultra da lista e por o 120 ultra extreme, pois o 120 ultra não é mais fabricado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom material! tmb parabenizo!

Gostaria de dar uma sugestão em relação à tabela de materiais para fabricar dissipadores, pois volta e meia tem um perguntando porque não fazer dissipadores de ouro.

Se eu bem me lembro, o ouro é o melhor condutor elétrico, mas perde em condutividade térmica para o cobre, ficando entre ele e o alumínio...

isso já esclareceria futuras dúvidas... pois muitos pensam que o único motivo é o preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal obrigado pela colaboração de todos :D. Se tiverem mais sugestões apenas me comuniquem. Tópico atualizado com conteúdos sobre pastas térmicas e lapidação.

Caro saibot84 eu não conheço essa loja, em outras lojas conhecidas pequisei o preço desse Cooler e ele sempre custava acima de R$80,00. Já que você assumiu o risco de recomendar essa loja eu coloquei o AKASA AK-965BL na lista de Coolers recomendados, ao lado do TX2. você já fez alguma compra nessa Casa do Cooler?? Sabe se a loja é confiável??

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente, gostaria de opnião para um dissipador com cooler para o meu sistema (quero deixar ele be cabeça fria pra um OC) e talves cooler ou ventoinhas para as VGAs, que quero que fiquem cabeça fria tb (n pra over, mas pra n ter muito risco, aqui é muito quente.)

Gabinete: Gabinete Thermaltake Armor LCS - Preto

Mobo: Placa Mãe S775 Asus Striker II Extreme

Processador: Processador Intel® Core™2 Extreme QX9770 (3.2 GHz, 12 MB L2 cache, FSB1600)

VGA: 2x XFX Geforce GTX280 1GB 512Bits

Memórias: Memória OCZ Platinum DDR3 de 4GB Dual Channel, 1333MHz (2x2Gb)

HD´s: 2 HD's 300GB SATA II Western Digital VelociRaptor - WD3000GLFS - 16MB 10.000RPM NCQ em RAID0

Drive: Gravador DVD / Blu-ray Interno SATA Lite-On Blu-ray Triple Writer- Preto

Monitor: Monitor LCD 22pol LG Flatron L226W Widescreen - Preto

Caixas Som: Creative GigaWorks S750 700 Watts 7.1

Water Cooler: Thermaltake Bigwater 760i

Fonte: PC Power and Cooling Turbo Cool 1.200W PSU

Cooler Gabinete: ARCTIC COOLING Freezer 7 Pro 92mm CPU Cooler

Placa de Som: Placa de Som Creative X-Fi Elite Pro 7.1 24bits

Estabilizador: No-Break 2.200VA SMS Power Vision - Bivolt/115V - Branco - µPV2200BiFX

ento é isso, quero sugestao (sem pensar custo/benefício) de dissipador com fan pra processador e cooler ou ventoinha para colocar na lateral para as VGA (pode ser pra refrigerar ou tirar o ar quente, n sei qual é uma boa opção)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha contribuição ao tópico, tabela de pasta termicas, em ordem decrescente de qualidade:

1º Thermalright Chill Factor

2º OCZ Freeze Extreme

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

Corrigido :P

Tive a oportunicade de testar todas elas aqui em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...