Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Bom dia

Parabéns pelo post ajudo e muito na minha saga por um cooler.

mais ainda não encontrei o cooler ideal. :(

Eu sou montando um C2Q Q6600 com uma mobo Asus P5Q-E

http://br.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=709&l4=0&model=2267&modelmenu=1

é não sei qual cooler usar :wacko:

e como foi falado, pra esse tipo de placa-mãe é bom usar cooler do tipo horizontal.

então qual cooler eu devo usar sendo que eu pretendo fazer over moderado de mais ou menos 3.0 e estou também com uma limitação de $$

então eu gostaria de saber qual eu devo compra??

algo ate R$150 ( so lembrando, que quanto menos melhor rsrsrsrsrsrs).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Se voce não for fazer over essa basta, mas se quiser fazer over e dar uma melhorada na temperatura use uma boa pasta térmica (Thermalright ChillFactor é uma das mehores).

pera ai, vamos deixar bem claro uma coisa que está me preocupando Pedrão, quando eu te passei aquela tabelinha as pastas que eu fiz os testes eu puz a chill factor em 1º pois é a que consegue as menores temperaturas por ter a maior sensibilidade em transferenca de calor nos casos de temperaturas abaixo de 40ºC, o que é difícil, além do fato dela ser liquida, logo é de fácil aplicação e alcança uma camada super fina, NO ENTANTO, em temperaturas como de GPU ou de CPU com over agressivo, ou seja, temperaturas acima de 50ºC, pastas termicas de metal são melhroes ou iguais que a chill factor, a noctua e ocz dão um banho nela se aplicadas a um GPU que no stress chega a 80ºC por exemplo entende, logo a chill factor é a melhor VIRGULA para chipsets de placa mãe e processador frios...

Logo, recomende sempre a ocz ou noctua pois elas são mais certas pata ter desempenho top em qualquer temperatura, e são bem mais fáceis de achar...

Fiz_tutorial, dá uma olhada da www.dhcp.com se não me engano eles tem ocz freezer em estoque... agora final de ano é difícil mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando em comprar a pasta termica Cooler Master R9-GE7-PTK3 NanoFusion pelo fato de que ela serviria para diversas aplicações não só no processador mas também na placa de vídeo e na placa mãe. Pelo que lí, ela não contém material condutor elétrico, fazendo com que não dê curto-circuito nem nada. Tiveram outros tópicos a algum tempo atrás em que usuários aconselharam essa pasta térmica.

Ela seria realmente aconselhavel no meu caso? Seria essa a melhor para ambas as situações (over no processador/placa de vídeo) ou teria uma melhor que não conduzisse eletricidade e fosse mais eficiênte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pastas que não conduzem corrente são necessarias apenas nos cicuitos reguladores de tensão, no restante (CPU, Chipset, GPU e VRAM) as pastas de prata podem ser aplicadas.

Quanto ao desempenho da Nanofusion não posso afirmar nada, procurarei alguns testes e se achar algo atualizo o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pastas que não conduzem corrente são necessarias apenas nos cicuitos reguladores de tensão, no restante (CPU, Chipset, GPU e VRAM) as pastas de prata podem ser aplicadas.

Quanto ao desempenho da Nanofusion não posso afirmar nada, procurarei alguns testes e se achar algo atualizo o tópico.

Pois é, mas dependendo da pasta, ela pode ser usada para as duas aplicações, certo?

Claro que uma pasta de prata deve ter um desempenho melhor do que uma pasta não condutora, mas não é por conta disso que ela não seja uma excelente pasta térmica, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Correto, as pastas não condutoras podem ser usadas em qualquer lugar. A unica que conheço bem é a Arctic Ceramiquè, que tem um desempenho pouco inferior/igual à Arctic Silver 5.

Achei alguns testes antigos dela. Ao que parece ela é pouco pior/igual à Arctic Silver 5: http://www.overclockersonline.net/index.php?page=articles&num=341&pnum=4 e http://aphnetworks.com/reviews/coolermaster_nanofusion_vs_arctic_silver_5. Ou seja, não é uma pasta térmica de altíssimo desempenho. Pode-se considerar empate técnico com a Arctic Ceramiquè.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, as pastas não condutoras podem ser usadas em qualquer lugar. A unica que conheço bem é a Arctic Ceramiquè, que tem um desempenho pouco inferior/igual à Arctic Silver 5.

Achei alguns testes antigos dela. Ao que parece ela é pouco pior/igual à Arctic Silver 5: http://www.overclockersonline.net/index.php?page=articles&num=341&pnum=4 e http://aphnetworks.com/reviews/coolermaster_nanofusion_vs_arctic_silver_5. Ou seja, não é uma pasta térmica de altíssimo desempenho. Pode-se considerar empate técnico com a Arctic Ceramiquè.

Bem, de acordo com os destes, a diferença foi realmente baixa, sendo que em idle a nano fusion se saiu até melhor. Só que tem um porém, ela foi testada contra a artic silver 5, sendo que ela é uma pasta de prata se não me engano, daí não serve para tudo em geral, ja a nano fusion serve para qualquer aplicação. Teria que vem um teste entre ela e a artic silver ceramic, mas acho que por enquanto ela não chega a ser uma pasta térmica ruim, acho que da pra deixar um Q9300 à 3Ghz em uma Asus Strike II Formula + Cooler Master Vortex 752 sem problemas como pretendo fazer (solução boa e barata).

Mas de qualquer forma, existe outra placa que sirva para ambas as aplicações e que seja melhor que a nano fusion?

EDIT:

Andei pesquisando, será que a Noctua NT-H1 seria melhor para o meu caso? (Usar para diversas aplicações)

É que pela descrição dela, a pasta térmica não é condutora de eletricidade e não é corrosiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou totalmente leigo na parte de refrigeração do computador. E como acabei de comprar um computador novo, comecei a dar uma lida nos tutoriais dessa área do fórum.

Gostaria de parabenizá-lo pelo tópico, ficou excelente, e mesmo um leigo como eu conseguiu entender praticamente tudo que foi postado.

Uma dúvida que ficou foi quanto à um Cooler que você recomendou, o Cooler Master Hyper TX2. Na descrição que achei dele pela internet, é mostrado que ele serve para processadores com socket AM2, mas não fala nada sobre AM2+, que é o caso do meu Phenom. Então gostaria de saber se ele serve também para processadores AM2+, pois não sei se há alguma diferença entre AM2 e AM2+ para Coolers.

Pelas minhas configurações postadas em minha assinatura, que não irão sofrer nenhum tipo de overlock, esse cooler junto com uma pasta térmica (no caso pretendo comprar a Artic Silver 5), darão conta do recado?

Meu gabinete eu nunca mexi, ou seja, ele está como veio de fábrica. É aquele X Blade da Satellite. Ele vem com alguns fans - 1 na frente, 1 na lateral, e 1 na parte de trás. Creio que os dois primeiros sejam para jogar ar frio para dentro do gabinete, e o traseiro funcionando como exaustor, porém não tenho certeza se funcionam realmente assim nesse gabinete - mas também não sei se eles são eficientes. Poderia me dar uma ajuda aqui também?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você se referiu a cooler box? Se foi, não... não tem heatpipes.

Bom, eu andei fazendo uns testes e fiquei meio preocupado.

Em idle, meu processador fica a 53°C, e full ele chega a 65°C. Tá alta a temperatura, não tá não?

A placa mãe fica 47°C idle e 50°C full. Não sei porque não teve uma variação maior na temperatura, mas de qualquer forma, já em idle ela tá quente, não tá?

A placa de vídeo tá 49°C em idle, e chegou a 61°C full.

Fiquei meio preocupado. É realmente para eu me preocupar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pedro antes de tudo parabens pelo topico le ele todo esta muito bom, amsi so estou com um problema estou querendo comprar um phenon x4 mais tava querendo ver se eu pegava o 9950 então queria pegar um cooler no qual eu tenho um belo custo beneficio, porque ainda nao sei se realmente farei um OC então queria ter algo garantido certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma pasta térmica da Akasa, AK-455, e não resolveu em nada o meu problema de temperatura, diziam aqui no fórum que era a melhor e etc, e agora já colocaram em primeiro lugar outras pastas térmicas, então definitivamente eu queria saber qual pasta térmica usar, estou pensando em comprar a OCZ Freeze Extreme, que é ótima em altas temperaturas, o que é meu caso, então gostaria de saber a opinião de alguém que já testou essa pasta térmica, ou até mesmo se já usou outra pasta térmica que baixasse MESMO a temperatura, pois eu já não sei mais o que compro pra usar aqui no meu computador, então fico no aguardo de algum bom samaritano disposto a me ajudar com isso. Ventilação o meu gabinete tem sobrando pra montar mais 2 computadores, falando de modo grosso, mas é verdade, a ventilação dele é ótima, mas o problema pendente é esse negócio da pasta térmica, pois não adianta um ótimo cooler se não tiver uma ótima pasta térmica para trabalhar junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

iancoelho, as temperaturas do processador e da placa-mãe estão um pouco altas, já a da placa de video está ótima. Como é a refrigeração do seu gabinete?

DarkPhoenix13, para segurar ele bem, mesmo em over, lhe aconselho o iCE AGE 120 Plus ou o Cooler Master Hyper 212, eles são os melhores custo/benefício para maquinas robustas. Se puder gastar mais pegue um Hyper Z600 com um ou dois fans Cooler Master R4. Se a sua placa-mãe tem varios dissipadores ao redor do socket esqueça as recomendações acima e pegue o Cooler Master Geminii ou o Thermaltake Max Orb/Big Typhoon VX.

Erich Lehmann, quem lhe disse que a AK-455 era a melhor pasta térmica estava redondamente enganado. E aqui no forum, pelo menos enquanto eu estou de moderador, não foi. A lista de pastas térmicas aqui apresentadas foi feita pelo colega PistolaoBR, ele testou todas e gentilmente cedeu essa lista para o tópico. Se quer uma opinião de quem já usou todas as pastas listadas espere uma resposta dele, mas eu posso lhe dizer, ela é uma das pastas mais recomendadas não só aqui no forum, mas por vários overclockers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, hoje que o tempo está mais ameno, e não aquele calor insuportável do dia em que testei, as temperaturas ficaram as seguintes:

Em idle:

Placa de Vídeo: 43°C

Placa mãe: 44°C

Processador: 44°C

Full:

Placa de Vídeo: 56°C

Placa mãe: 46°C

Processador: 55°C

Agora tá razoável a temperatura, né?

A refrigeração do meu computador é aquela que citei antes:

Tem 3 fans no gabinete, um frontal puxando ar frio, um lateral puxando ar frio, e um traseiro como exaustor.

O gabinete tem alguns furinhos também nas laterais, onde não há fans. É aquele gabinete da Satallite, o X-Blade.

O cooler do processador é o Box, e a pasta térmica é aquela que veio com o Cooler box já.

Tô pensando em por o Cooler Master Hyper TX2, e pasta térmica a Artic Silver 5.

O problema mesmo é quando o dia tá muito quente, daí a placa mãe e o processador ficam esquentadinhos, como falei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...