Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra aprender sozinho?


Posts recomendados

Eu traticamente foi obrigado a apreeder a força , fiz os cursos basicos

Msdos , windows, word exceel ...!!

mas quando comprei o meu 1º micro o mesmo vinha instalado

Windows 95 e praticamente os técnicos da epoca não conhecia

o mesmo passou mais de 4 meses na asistencia da fabrica que me vendeu por que o tecnicos não tinha uma copia do windows para instalar

tive que remeter 40 disquete para SP e quando voltou os disco gravado na fabrica um deu pau ! volta todos par refazer ..

E um belo dia deu mais uma vez problema +++ 15 dias ..

e finalmente me aboreci com bom atendimento e disse-me jamais

voltaria la ..ate agora...

passado uns tres a quatro anos , por acaso pequei a nota de serviço

da empressa na epoca , o tecnico relatou como o problema "

" O CLIENTE DELETOU O CONFIG.SYS , E O MICRO NÃO REINICIA "

fiquei rindo meia hora !!!

gosto muito de ler , tenho varios livros , leio bastante .

Hoje tenho uma clientela já formada e oportunamente acresento mais

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fiz um curso e garanto q sei mais q muitos tecnicos q tem por aí, aprendi td q eu sei lendo revistas, aqui no forum e no Clube do Hardware e em outros sites também, e claro, fuçando muito desde os 12 anos, hoje to com 16 e to pensando em fazer um curso d hardware só para ter o certificado e ter mais prática mesmo.

:-BEER (gostei da ideia do smile do carinha doidao com cachaça auhauha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu fiz os cursos básicos de windows e bla,bla,bla que quase todo mundo faz. Mas tambem fiz um curso de montagem e manutenção. Nesses cursos você aprende o básico do básico e não é isso que vai determinar o seu conhecimento. O que sei agora é dez vezes superior ao que aprendi no curso. A questão é que o curso te dá condutas básicas a seguir no caso de você querer trabalhar(por exemplo) na área de assistência técnica. O cliente quer respostas, mesmo que ele não as entenda. Estudar por conta própria nos concentra apenas nas soluções e não na análise técnica daquele problema. você sabe o que quebrou, como consertar, mas não sabe porque quebrou. Outra coisa é que o cliente(pelo menos 90% deles, no meu caso, que trabalho com pessoas em grande parte com curso superior) só confiam no seu trabalho se você estudou em uma escola especializada. Outra coisa: se eu fosse contratar alguém para minha empresa eu eliminaria de cara quem não tem diploma, pois não perderia tempo dando provas para saber se o cara sabia ou não. O diploma mostra que o cara teve oportunidade de aprender. Se não aprendeu mando embora. Mas agilizo o processo de seleção. E se o cara sabe muito vá e consiga um diploma.

A conclusão a que chego é que 90% do sei foi como auto-didata, mas os 10% iniciais determiram a forma de aprender e utilizar todo o 100% de conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha opinião, é possível aprender um pouco sozinho sim. mas aí entra o que se chama de sozinho. quando se estar aqui no forum por exemplo, ou lendo uma revista de informática ou qualquer coisa do gênero, estamos compartilhando o conhecimento com alguém e portanto não estamos sozinhos na estrada. e além disso, sou daqueles que acreditam na experiência e assim, se tentar aprender sozinho mesmo, vai chegar a um ponto onde o aprendizado esbarra ou saltára para outros níveis, deixando muita coisa pra trás. um exemplo matemático: já fui professor de matemática e outras disciplinas e quando vemos um aluno que sabe resolver uma equação de 2º grau e não consegue entender se as raizes forem "complexas" ou seja ele de fato não aprendeu o básico, trabalhar com números complexos e logo, vai precisar da ajuda de "alguém" pois, sozinho ele não vai conseguir... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, eu fiz um curso técnico em informática no ETESP, mas foi só para conseguir um certificado, porque eu já sabia tudo quando entrei no curso :P

Você não precisa de cursos para aprender, precisa deles só para tirar o "comprovante" de que você sabe. Eu conheço muita gente que aprendeu tudo "na raça" e sabe muito mais do que gente que tem curso superior sobre o assunto <_<

É claro que você sempre tira algo de útil dos cursos…

É só se esforçar, manter-se sempre atualizado, ler textos informativos, conhecer a história dos microcomputadores… Tudo o que você pegar, leia! Apostilas, livros, textos na Internet…

Mas você não pode pegar qualquer livro que der na telha, você precisa saber se o livro é bem recomendado, precisa entrar em contato com fontes seguras e alguém que já tenha lido o livro. O problema é que livros são caros, mas se forem bem escolhidos são um grande investimento! Revistas sobre o assunto também são uma boa…

Fuce nos computadores, todo o computador que você chegar perto, vá até o fundo dele (com cuidado, é claro), pois você sempre adqüire alguma experiência fazendo isso.

É isso aí, falou, espero ter ajudado ;)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

INFELIZMENTE NESTE MUNDO DE HOJE O QUE VALE SÃO DIPLOMAS E NÃO O QUE A PESSOA SABE. FIZ UM CURSO MUITO FAMOSO NA ÁREA DE HARDWARE(COMEÇA COM A LETRA S)E POSSO TE GARANTIR QUE AINDA FALTA MUITO! PARA EU CHEGAR NO NÍVEL DE COLOCAR UM ANUNCIO NO JORNAL DO TIPO"RESOLVO QUALQUER PROBLEMA"; QUANTO MAIS TRABALHAR NUMA EMPRESA; SORTE NOSSA QUE NA NOSSA ÁREA DE HARDWARE DIPLOMAS SIMPLES COMO ESSE QUE CONSEGUI VALEM ALGUMA COISA;MAS GOSTARIA SIM DE FAZER OUTROS CURSOS NESSA ÁREA(MAS DE MELHOR QUALIDADE); O ÚNICO PROBLEMINHA É QUE ESSES CURSOS ESTÃO NUMA FAIXA DE NO MÍNIMO 150,00 POR MÊS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:mellow: Gostaria de Saber junto a vocês , como ser um bom tecnico em Hardware,

Eu fiz um curso de Hardware aqui em sao bernardo , mas gstaria de saber como estar sempre atualizado , como um bom tecnico ?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maurício,

Para ser um bom técnico, dois fatores são essenciais: muita experiência prática - e isso adquirimos com o passar do tempo - além, é claro, de manter-se SEMPRE atualizado. E para isto, á internet é uma ferramenta indispensável.

Participe de fóruns, leia reviews e exercite uma certa "sede de aprendizado". O que não souber, pergunte. Esclareça todas as suas dúvidas. Você concluiu o curso e agora, para pegar a prática, sugiro que procure um estágio, ainda que não seja remunerado. Talvez você diga agora: essa mina é doida, imagine se vou trabalhar de graça. Mas pense que você estará ganhando conhecimento e experiência, e isso lhe renderá lucros no futuro.

Abração e sucesso para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você já deve ter percebido, um curso não representa muita coisa. você precisaria fazer outros tipos de cursos, ler publicações da área (particularmente recomendo a revista mensal PCs e a PCs Extreme), livros mais formativos, como os do Gabriel Torres, que explicam desde o básico até o avançado, além de se manter atualizado por dados da própria internet (clubedohardware, baboo, seções de informática do terra, uol, etc)

Mas um conselho de quem já fez tudo isso: arranje um emprego! Só a mão na massa vai te dar as ferramentas necessárias. Fale com algum conhecido para ficar de "estagiário" numa oficina de informática. No meu caso, eu fiz um curso livre, no fim o dono (que era o professor) me chamou para ficar de auxiliar na oficina. Depois ele e o sócio se separaram. Um tempo depois me desentendi com ele e o sócio me chamou para trabalhar com ele. Ainda hoje tenhoa amizade com a turma de lá, uso o laboratório quando preciso de algo que não tenho em casa, conheci alguns procedimentos de assistência (não coisas técnicas, mas administrativas e operacionais mesmo), quem é bom e quem é pilantra, as sacanagens que fazem na área (pra saber evitar) e tal.

Pra mim, só o trabalho mesmo é que te ensina, pois nele vão aparecer problemas que você não vai saber resolver, e na procura pela solução, você acha muita coisa útil (e inútil também :P), mas só presta assim.

Isso claro se você quiser trabalhar na área de assistencia, pois de todas eu acho a menos rentável (pode ser engenharia da computação, ciencia da computação, programação, edição gráfica, consultoria, redes, etc).

Além disso que eu falei, precisa ter humildade para admitir que não sabe e vontade de aprender para quando não souber, aprender. Além de dedicação e ideneidade para não ser mal-visto pelos colegas, que sempre são muito importantes para uma indicação de cliente, para dar uma ajuda domingo de tarde, pra trocar idéias... pra :-BEER e tal.

P.S.: ######, sacanagem! segunda vez que enquanto respondo, a ex-chun-li responde o mesmo que eu... também, com um post gigante desse que eu botei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que é unanime, você só vai adquirir experiencia trabalhando na área.

Mas tem outra coisa também, tenha um computador pra você em que você possa testar de tudo nele, seja meio cientista louco, quer dizer, não tenha medo de fazer experiencias nele. Instale todos os sistemas operacionais possiveis nele, mesmo que você não use .Faça overclock ao menos uma vez, mesmo que você seja contra isso. Faça case mod ao menos uma vez, destrua o gabinete com uma micro retifica pra aprender a usar ela. Faça rede com seu computador. Faça e desfaça partições no HD, formate ele de todos os jeitos pra aprender a diferença. Enfim, faça tudo que você ver pela frente ao menos pra saber como fazer.

No meu caso eu faço isso por diversão hehehe

Boa sorte pra você, e qualquer coisa o fórum estará sempre aberto para suas duvidas. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sô daqueles hýper muito steóricos! eu estudo sobre hardware! (cerca d 8 horas por dia nas féria) mais mesmo assim sinto falta de trabalhar em algum lugar, pra ter a prática.

acho q na minha idade é um pouco difícil, conheço todos os donos d lojas daqui e realmente percebo q nenhum tá kerenu mantê um estagiário d 15 anos.

As vezes eu tenho umas crizes e me afasto da informática (em 2003 parei por 6 meses) aí acabo fikando desatualizado... é um custo pra voltá ao normal. -_-

Mais do jeito q tô indo agora, tô muito conciente q posso me tornar um súper técnico só com esses estudos. Tenho planos extremamente ambiciosos, de um dia ir trabalhar fora e me tornar um técnico bstante conhecido, e estou indo pelo caminho certo.

Se eu não tiver mais uma dessas "recaídas", creio q esse ano ainda eu crie coragem d buscar emprego e oferecer o que sei! :rolleyes:

É isso aê! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu concordo plenamente que da muito bem para a própria pessoa aprender e se desenvolver sozinha, eu por exemplo eu aprendi tudo fuçando e danificando vários sistemas e programas, eu me lembro eu com 6 anos começando pela a primeira vez a mexer em um 80486 40mhz com 8MB RAM e com 400mb de Hd, essa máquina era um laptop da Toshiba da série Satellite, eu aprendi várias coisas nele e depois eu me lembro que eu comprei mais dois 80486 mais novos e poçantes, e hoje eu realmente domino a área com 11 anos de experiência com testes e várias experiências com vários computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Caro,

É claro que que você pode se tornar um profissional sem grandes investimentos. Se eu consegui aprender quase tudo que eu sei sem frequentar cursos técnicos, por que você também não vai conseguir ?

É claro que Certificações e cursos técnicos são importantes, mas eu nunca fiz um e hoje posso dizer que sou um profissional realizado. Procuro ficar sempre atualizado lendo jornais e revistas especializadas e também o que é muito importante, é você estar sempre em contato com amigos da área pra trocar figurinhas.

Pra você ter ideia, a primeira vez que eu entrei em uma sala de informática, foi pra dar aula e não ser um aluno. Mesmo assim, eu aprendi muito com meus alunos.

Eu tenho a certeza que você vai conseguir ser um bom profissional, a não ser que você mesmo não queira.

Boa Sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 15 anos, e me interesso por computadores desde os 12, quando comprei meu Pentium 100. Nele eu fiz tudo, só faltou virar ele do avesso... Aprendi muita coisa com ele, mas meu aprendizado realmente veio quando um professor de informática da escola q eu estudava, me chamou para saber "do que eu era capaz". Me levou à universidade onde ele fazia o ultimo ano de ciencia da computação e me deixou sozinho com alguns 486 e alguns livros do Gabriel Torres, todos com problemas. Podia ser desde algum driver "problematico" ou até placas-mae com "perda total" devido à má eletricidade ou qualquer outro motivo, (lembrando que todas as peças q eu precisasse estariam a disposição). O que eu não sabia fazer, ele me explicava (regravação de Bios, ou coisa q eu nunca tinha feito na vida), mas a maioria das coisas já vinham do conhecimento do meu amigo Pentium 100. Hoje tiro meu dinheiro com minhas manutenções atendendo a domicílio, e meu conhecimento básico veio do Pentium 100 e dos artigos e livros de hardware q eu comprava pra ler.

E se voce quiser mesmo tentar se tornar um técnico, te recomendo fazer como eu fiz... pega um P. 100, ou um 486, alguns livros, imprima o que você achar necessário e depene o seu micro... Com um Pentium 100, se qualquer coisa der errado, ou por exemplo, se você for capaz de queimar uma placa mãe ou um processador, o gasto não vai ser dos mais altos, e o conhecimento q a máquina vai te proporcionar eu garanto que vai ser enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até algum tempo atrás eu nem sabia ligar um micro, aprendi mexendo em um pentium 100 que tenho aqui em casa.

Hoje em dia se der pani em um micro eu arrumo sem problema eu só fui fazer um curso a um mês atrás de montagem e manutenção mas tudo que o professor ensinou eu já tinha aprendido sozinho !!

falou,

Rafael

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou autodidata assumido!!!

Sou a favor da socialização do conhecimento... via a web! Aqui aprendo todos os dias sem gastar um tostão... ainda faço amigos...

odeio espertinhos que não dividem seu conhecimento, ficam se fazendo :angry:

aqui no fórum em geral a galera é bem participativa... continuem assim :D

juntos vamos propagar o conhecimento... ensinando é a melhor forma de apreender!!!

e tenho dito B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, :-BEER

Nos quatro anos que "mexo" com informática, o único curso que fiz foi de Montagem e Manutenção, o qual não posso negar que me serviu de uma grande base de conhecimento. E como a maioria dos colegas dizem, realmente a prática do dia a dia, pesquisas e perseverança :muro: , são os grandes professores que ensinam o incógnito mundo da informática.

Como sugestão, não faça nada sem ter certeza para não ter prejuízos, sempre consulte o assunto que lhe interesse para adquirir o conhecimento e tirar as dúvidas pendentes para depois executá-las. Assim você irá adquerir a famosa experiência.

Referente aos cursos e outras teorias, sempre são bem vindos, então se for possível aproveite o máximo, quanto mais melhor. :D

Sendo na prática ou na teoria, o dia a dia é que lhe fornecerá o conhecimento, tenha fé em você e dispense os maus conselhos.

Espero ter lhe ajudado, qualquer coisa me escreva. B)

Um abraço! :bye::bye::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fabio.ale@05 jan 2004, 01:08

você já viu esse post, É possivel virar um profissional so fuçando.

Esse assunto está send discutido lá, e você já vai ter pelo menos uma noção.

Fábio, Valeu pela dica!

Não entendi. Acho que estamos no mesmo tópico, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOm, as opinioes sao quase as mesmas... então eu não vou entrar na questan... e sim acrescentar um detalhe.

O que queria dizer é q como estamos num forum NACIONAL, deveriamos levar em consideracao onde as pessoas estão localizadas...

Aqui em Sao Paulo por exemplo, para você arrumar um emprego de GARI :angry: você tem que apresentar SOMENTE um diploma de faculdade, falar fluentemente uns 3 idiomas e, se tiver um MBA em administracao também ajuda viu :lol::lol::lol::lol: (to exagerando mas é por ai q ta indo a situacao)

já numa cidade do interior, que não tenha muita gente trabalhando na area, basta ser um "autoidiota" que nem eu :D:D pra conseguir uma boquinha...

O problema esta mais no excesso de mao de obra em cidades RIDICULAMENTE GIGANTES como San Pueblo/SP do que no que a pessoa precisa REALMENTE saber para exercer sua profissao.(desde quando um varredor de rua precisa ser poliglota??????? :tantan: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, não sou um expert em hardware, mas o q aprendi foi trabalhando em uma empresa em que comecei carregando as maquinas e nas horas de folga ficava fuçando, até um dia o gerente do laboratório me descobrir, ápesar de ter tal facilidade e empenho tive muita dor de cabeça para resolver problemas q às vezes eram bem simples, acho q saber não ocupa espaço, se já tiver algum conhecimento e fizer um curso terá muitas dúvias respondidas as q não forem, podes procurar em livros e na net também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada ha ver eu aprendi tudo sozinho e com os amigos..

Nada e melhor que pura experiencia..eu sei mexer tanto no Pacote Office e Hardware tanto que passo um tempao tentando resolver problemas de outras pessoas aqui no forum

(temto ser o mais breve possivel a acabo enviando palavras com erros...gramatica e ortografia aqui pra mim não existe!!!!!!)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada ha ver eu aprendi tudo sozinho e com os amigos..

Nada e melhor que pura experiencia..eu sei mexer tanto no Pacote Office e Hardware tanto que passo um tempao tentando resolver problemas de outras pessoas aqui no forum

(temto ser o mais breve possivel a acabo enviando palavras com erros...gramatica e ortografia aqui pra mim não existe!!!!!!)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...