• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guest marciohp

Partição de hd

17 posts neste tópico

Gostaria de saber qual o comando q faz a partição de hd´s via DOS e qual o procedimento para FAZER e REMOVER uma partição

estou precisando dessa informação urgentemente

desculpem mas eu ainda sou leigo nesse assunto

desde já eu agradeço..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiro você terá q criar um disket de boot

depois você inicia a sua máquina com o disket boot, quando o boot terminar de carregar você entra no "fdisk".

Lá você vai ver todas as opções disponiveis para você mexer com a sua partição, como remover, criar uma nova, essas coisas...

Qualquer coisa manda um e-mail  :::)

Compartilhar este post

Link para o post

como criar o diskete de boot:

entre no painl de controle, vá em adicionar ou remover programas,

clique em criar disco de inicialização e espere até criar o diskete de boot depois vai no setup e coloca pra dar boo no diskete

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Romulo Carvalho@13 Mai. 2002, 17:47

como criar o diskete de boot:

entre no painl de controle, vá em adicionar ou remover programas,

clique em criar disco de inicialização e espere até criar o diskete de boot depois vai no setup e coloca pra dar boo no diskete

ok, mas é logo após a inicialização do boot com o disk q eu faço o fdisk?

é porque eu nunca usei fdisk, só vi uma pessoa usando mas não deu pra pegar as etapas..

no meu caso eu preciso particionar um hd (de 20gb) e "desparticionar" outro hd (de 4gb)

qual são as etapas a serem seguidas?

Compartilhar este post

Link para o post

o negócio é o seguinte:

coloca o disco de boot no drive de disquete,

liga o pc,

aí vai aparecer pra você escolher iniciar com ou sem suporte ao cd-rom,

escolhe com suporte(se escolher sem sup.também dá,mas por via as duvidas ,sei lá o q você vai fazer,escolhe com suporte)

aí vai demorar meia hora...

aí vai aparecer a tela do msdos,

aí digite fdisk e dê enter,

aí responda sim  para as duas perguntas q aparecerem,

´pronto,você pode criar,excluir,mandar pra china,fazer o q quiser com o seu hd...

é só ler bem o q está escrito nas opções(não vai querer q eu coloque um passo a passo,né?)

belê?qualquer dúvida,fala...

depois de fazer  ou desfazer as partições,vai pedir pra reiniciar,aí é só apertar alt+ctrl+del.

Não se esqueça q isso só vale se seu pc ainda tiver espaço pra usar em partições,se você fizer isso algo com uma partição q contem dados você vai perder tudo.

caso esse seja seu caso,lá vai o conselho de sempre=partition magic 7.0

Compartilhar este post

Link para o post

mas era esse passo-a-passo q eu queria pra particionar/desparticionar !!

se não for muito difcícil por favor da um help aí...

desde já agradecido..

:**

Compartilhar este post

Link para o post

Para você excluir uma partição:

você já está no fdisk beleza...

Vai ter uma opção para você excluir partições(se não me engano é 3) e um numero do lado, digita esse numero na caixinha lá em baixo que está por padrão 1.

Ai você vai entrar no modo para você excluir a partição, você vai dizer qual partição você quer excluir, caso você tenha mais de uma. Coloque o rótulo do hd, caso tenha, e mande pro pau a partição....

Por cima é isso ai, não lembro de cabeça passo a passo...

Para criar...

Volte a janela inicial do fdisk, e vai ter a opção para você criar partição, vai lá....

Na proxima janela, você escolhe "criar partição primária do DOS"

se não me engano ele vai começar a fazer uma varredura no hd, procurando erros, quando ele terminar ela vai perguntar se você quer utilizar todo o espaço disponivel para criar essa partição primária do DOS, ai você diz que sim!!!!!

Ele vai fazer essa verificação novamente (se não me engano, huahauhauhauha), depois disso mano, é só seguir o que ele diz, é super fácil....

Se quiser escreve,beleza!!

falou... hauhauhauhauahuhauh

Compartilhar este post

Link para o post

e o q é partição estendida do DOS?

Compartilhar este post

Link para o post

isso é quando você quer criar mais de uma partição no seu hd, ai você tem que criar uma partição estendida do DOS.

:-?)

Compartilhar este post

Link para o post

ok, mas tipo... eu corro perigo de perder arquivos quando eu faço uma partição?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por marciohp@15 Mai. 2002, 09:25

ok, mas tipo... eu corro perigo de perder arquivos quando eu faço uma partição?

se você ainda tiver espaço livre para particionar(exemplo:você tem um hd de 20 gb,e só está  usando uma parte dele,o resto está sem partição,você pode usar o resto para fazer outra (s)parição(s)mas se você estiver com o hd inteiro em uso,e quiser mudar alguma coisa,vai perder tudo.para não perder tudo,use um particionador de terceiros(part.mag.7)

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, mas o q eu acho interessante é q eu tenho um hd de 4gb, consegui particionar ele i tem outro aqui de 9gb aqui no meu serviço, esse eu não consegui particionar, testei todas as opções do fdisk e não consegui...

o q está acontecendo?

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o procedimento que você está fazendo???

Provavelmente você está se esquecendo de fazer alguma coisa....

:-(P

Compartilhar este post

Link para o post

Marciohp,

Na opção 4 da primeira tela do fdisk você pode ver se quantas partições você criou ou qual você quer apagar. No caso de aparecer só uma, é sinal de que realmente você pulou alguma etapa.

Após você escolher o tamanho da segunda  partição que você está criando, você tem que ativar a partição primária.

você vai precisar formatar as particões Após todos estes passos  

, você vai precisar reiniciar a máquina ainda com o disco de boot e quando o prompt A:\> aparecer de novo, digite "FORMAT C:"  (sem aspas) e tecle Enter . Aí pode ir ao banheiro, tomar café ou o que você quiser fazer, pois vai demorar um pouquinho.

Depois repita o mesmo processo com a outra partição só que trocando o "C:" pela letra referente a segunda partição.

Se você não formatar , não poderá usar as partições ou instalar o seu sistema operacional.

Caso você queira, mando pra você em PTV ou por e-mail. Responda pelo messenger.

silvana G Melo

Compartilhar este post

Link para o post

quando eu tento fazer c/ o procedimento do disco de boot, ele acusa o fdisk como comando ou nome de arquivo inválido...

e agora?

???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

se você estiver usando o S.O. Windows XP a melhor coisa a fazer é inicializar a partir do cd e prestar atenção na parte onde é selecionada a partição onde será feita a instalação. Nessa parte existem opões para fazer o que quiser com o hd.

É muito fácil assim. :bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0