Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como achar Drivers, Manual e Suporte para seu Notebook


icefly

Posts recomendados

Em 03/03/2008 às 00:44, icefly disse:

********************

Parte 1.

Fabricantes

********************

Para localizar os drivers do seu notebook o local mais indicado é o site do próprio fabricante, o qual pode ser achado com um serviço de busca, como o Google; para isso basta digitar o nome do fabricante, opcionalmente seguido das palavras drivers, downloads, suporte ou support.

Dentre os principais fabricantes e as marcas mais vendidas no Brasil, temos:

- Acer Americas ou Acer Europe

- CCE Info

- Dell

- Itautec

- Intelbras

- HP

- Lenovo (ex-IBM)

- Microboard

- Philco

- Sony

- Toshiba

Há modelos de notebooks importados disponíveis no Brasil e por isso podem ter seus drivers listados no site de suporte do fabricante do seu país de origem.

Existem também alguns fabricantes que para disponibilizar drivers aos usuários, requisitam que seja digitado em sua página de suporte ou download, u'm número serial que identifica o modelo do notebook; geralmente esse número fica numa etiqueta embaixo do notebook; exemplos de fabricantes que têm essa prática são:

- Positivo Informática

- Semp-Toshiba ou Página de Drivers da Semp-Toshiba

E também há notebooks vendidos no Brasil baseados nos chamados barebones, que são máquinas montadas no exterior por grandes montadoras ou fornecedoras estrangeiras que repassam as máquinas montadas para um ou mais fabricantes aqui no Brasil; no geral, os drivers disponiveis por essas montadoras não são os mais atuais, mas podem ajudar:

- Compal

- Clevo

- Uniwill

********************

Parte 2.

Programas

********************

Outros grandes aliados nessa tarefa são os programas que identificam o hardware do notebook, dando o nome de cada componente instalado na máquina:

- CpuZ (link) (grátis)

- SIW (link) (grátis)

- PC Wizard (link) (grátis)

- Fresh Diagnose (link) (grátis)

- Everest Ultimate Edition (link) (trial).

cpuzxa6.th.tif siwak5.th.tif pcwizpp9.th.tif everestfo0.th.tif

Esses programas listam todos os componentes da máquina, dando suas características e nomeando cada item, facilitando uma busca pela web, pois já sabendo o nome do fabricante e do componente que está procurando, basta entrar no seu site e procurar pelo nome do componente.

********************

Parte 3.

Outros Sites

********************

Podem haver casos em que os drivers não estão disponiveis no site do fabricante ou montador do notebook, mas sim no site do fabricante da placa-mãe ou de qualquer outro fabricante de componente, daí a importância desses programas. Além disso, por serem sites dos fabricantes das próprias placas e chips usados nos notebooks, eles sempre garantem os drivers mais atualizados.

Novamente um site buscador será de grande ajuda. Dentre os principais sites desse tipo temos:

- ATI (chipset, placa de vídeo)

- Intel (chipsets, placa de vídeo, wireless, rede, etc.)

- Marvell (rede, wireless)

- NVidia (chipset e placa de vídeo)

- VIA Arena (chipsets, placa de vídeo, som, rede, etc)

- Ralink (wireless)

- Realtek (placas de som, rede, wireless)

- Synaptics (mouse Touchpad)

 

Existem também sites especializados em coletar e armazenar drivers dos mais diversos tipos de componentes, não só para notebooks, como scanners, modens, placas de rede, etc, os quais podemos citar:

- Central Downloads

- Drivers.com

- DriverGuide

- DriverZone

- Helpdrivers.com

- Notebook Drivers

- WinDrivers

 

Em alguns desses sites pode ser necessário fazer um cadastro gratuito, sem maiores complicações, que permitirá acesso integral ao drivers.

********************

Parte 4.

Dicas

********************

1. Caso não queiram usar programas de terceiro, o Windows tem um recurso que permite listar o hardware do computador; prá usá-lo, basta acessar o menu Iniciar >>> Executar >>> digitar msinfo32.exe >>> Enter.

2. Quando comprarem um notebook e não gostarem do sistema operacional que veio instalado originariamente, NÃO SAIA FORMATANDO O HD ANTES DE ANOTAR O NOME DOS DISPOSITIVOS E PLACAS instalados no seu notebook; depois que você instalar o novo sistema operacional muito provavelmente você não conseguirá obter o nome de alguns dispositivos, pois eles não estão com drivers instalados, levando a uma detecção incompleta pelos programas de identificação.

3. Além disso, existem fabricantes que não enviam um cd de instalação de Windows, mas deixam uma partição oculta no HD (a qual mantem os drivers do notebook para o Windows que veio originalmene instalado) ou deixam essa partição para criarem os Discos de Recuperação ou Recovery Disks que reinstalam o Windows; portanto antes de formatar o HD ou apagar suas partições verifique se em seu notebook é precisar criar os discos de recuperação ou tem uma partição oculta no Hd que guarda os drivers.

4. Caso o Windows não esteja informando o nome da placa, pode ser usado um livecd de Linux pra anotar o nome da placa e assim procurar o driver correspondente. Livecd é um cd contendo um Linux que pode ser rodado sem instalar no HD, basta dar o boot com o cd.

[]´s

Excelente post ;parabens,nota 10!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, galera!

 

Estou com um problema, formatei o notebook de um cliente, que tinha como plataforma windows 8 e coloquei o windows 7. O problema é que, não estou conseguindo achar o drive para a conexão wireless. Já fui no site do fabricante baixei os drives que lá tinha como próprios a plataforma correspondente e nada, o mesmo não pega.Ele é um notebook, LENOVO G480 (20149). Quem souber solucionar esse problema me fale. Desde já, agradeço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com problemas no meu notebook acer aspires e 531. Eu formatei ele recentemente e coloquei o windows 7 home Premium  so que ele nao veio com os drivers, alguns deles pelo menos.

nao veio o driver de internet e mais alguns outros que ta falando que tem que atualizar so que por nao ter o driver de internet nao tenho como atualizar, então eu baixei os drivers de internet so que ele nao instalou, ele falou que este computador nao possui intel R.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá a todos. Gostaria de passar um programa muito bom que utilizo a 2 anos e nunca me deixou na mão.

Slin Drivers (Não irei deixa o link para download por motivos de direitos autorais e etc...)

Muito bom, ele detecta os drivers de seu periférico sendo notebook ou computador.
A versão gratuita faz com que você baixe os drivers de um a um, se comprar ele baixa todos os drivers em ordem automaticamente e inicia a instalação assim que baixado.
obs: Alguns drivers de Vídeo, geralmente estão desatualizados. Se você estiver com placas de vídeo graphics da Nvidia, aconselho baixar o Geforce Experience e baixar o drive atualizado, se for de outro fabricante baixe pelo slin driver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bom dia amigos.

 

 

Tenho um Lenovo G460 modelo 20041 onde tive que formatar o mesmo. Inclusive na formatação, apaguei todas as partições !

 

Agora estou enfrentando um problema terrível com o bluetooth !

 

No site do fabricante par win 7 32, tem o driver Bluetooth versão 6.2.1.100,  ( BroadCom ) baixei e fica em uma tela ( Preparando para instalar ) e ao final,

 

surge a mensagem Nenhum dispositivo Bluetooth foi detectado. O chaveador está na posição correta para detecção da placa WiFI, já pressionei a tecla

 

FN + F5 e não acontece absolutamente nada. A placa de rede sem fio está configurada perfeitamente. Antes de formatar, o bluetooth estava ok !

 

Peço ajuda dos nobres amigos. Muito obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...