Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como achar Drivers, Manual e Suporte para seu Notebook


icefly

Posts recomendados

********************

Fabricantes

********************

Para localizar os drivers do seu notebook o local mais indicado é o site do próprio fabricante, o qual pode ser achado com um serviço de busca, como o Google; para isso basta digitar o nome do fabricante, opcionalmente seguido das palavras drivers, downloads, suporte ou support.

Dentre os principais fabricantes e as marcas mais vendidas no Brasil, temos:

- Acer Americas ou Acer Europe

- CCE Info

- Dell

- Itautec

- Intelbras

- HP

- Lenovo

- Microboard

- Philco

- Sony

- Toshiba

Há modelos de notebooks importados disponíveis no Brasil e por isso podem ter seus drivers listados no site de suporte do fabricante do seu país de origem.

Existem também alguns fabricantes que para disponibilizar drivers aos usuários, requisitam que seja digitado em sua página de suporte ou download, u'm número serial que identifica o modelo do notebook; geralmente esse número fica numa etiqueta embaixo do notebook; exemplos de fabricantes que têm essa prática são:

- Positivo Informática

- Semp-Toshiba ou Página de Drivers da Semp-Toshiba

E também há notebooks vendidos no Brasil baseados nos chamados barebones, que são máquinas montadas no exterior por grandes montadoras ou fornecedoras estrangeiras que repassam as máquinas montadas para um ou mais fabricantes aqui no Brasil; no geral, os drivers disponiveis por essas montadoras não são os mais atuais, mas podem ajudar:

- Compal

- Clevo

- Uniwill

********************

Programas Importantes

********************

Outros grandes aliados nessa tarefa são os programas que identificam o hardware do notebook, dando o nome de cada componente instalado na máquina:

- CpuZ (link) (grátis)

- SIW (link) (grátis)

- PC Wizard (link) (grátis)

- Fresh Diagnose (link) (grátis)

- Everest Ultimate Edition (link) (trial).

Esses programas listam todos os componentes da máquina, dando suas características e nomeando cada item, facilitando uma busca pela web, pois já sabendo o nome do fabricante e do componente que está procurando, basta entrar no seu site e procurar pelo nome do componente.

********************

Dicas Importantes

********************

1. Caso não queiram usar programas de terceiro, o Windows tem um recurso que permite listar o hardware do computador; prá usá-lo, basta acessar o menu Iniciar >>> Executar >>> digitar msinfo32.exe >>> Enter.

2. Quando comprarem um notebook e não gostarem do sistema operacional que veio instalado originariamente, NÃO SAIA FORMATANDO O HD ANTES DE ANOTAR O NOME DOS DISPOSITIVOS E PLACAS instalados no seu notebook; depois que você instalar o novo sistema operacional muito provavelmente você não conseguirá obter o nome de alguns dispositivos, pois eles não estão com drivers instalados, levando a uma detecção incompleta pelos programas de identificação.

3. Além disso, existem fabricantes que não enviam um cd de instalação de Windows, mas deixam uma partição oculta no HD (a qual mantem os drivers do notebook para o Windows que veio originalmene instalado) ou deixam essa partição para criarem os Discos de Recuperação ou Recovery Disks que reinstalam o Windows; portanto antes de formatar o HD ou apagar suas partições verifique se em seu notebook é precisar criar os discos de recuperação ou tem uma partição oculta no Hd que guarda os drivers.

********************

Outros Sites Importantes

********************

Podem haver casos em que os drivers não estão disponiveis no site do fabricante ou montador do notebook, mas sim no site do fabricante da placa-mãe ou de qualquer outro fabricante de componente, daí a importância desses programas. Além disso, por serem sites dos fabricantes das próprias placas e chips usados nos notebooks, eles sempre garantem os drivers mais atualizados.

Novamente um site buscador será de grande ajuda. Dentre os principais sites desse tipo temos:

- ATI (chipset, placa de vídeo)

- Intel (chipsets, placa de vídeo, wireless, rede, etc.)

- Marvell (rede, wireless)

- NVidia (chipset e placa de vídeo)

- VIA Arena (chipsets, placa de vídeo, som, rede, etc)

- Ralink (wireless)

- Realtek (placas de som, rede, wireless)

- Synaptics (mouse Touchpad)

Existem também sites especializados em coletar e armazenar drivers dos mais diversos tipos de componentes, não só para notebooks, como scanners, modens, placas de rede, etc, os quais podemos citar:

- Central Downloads

- Drivers.com

- DriverGuide

- DriverZone

- Helpdrivers.com

- Notebook Drivers

- WinDrivers

Em alguns desses sites pode ser necessário fazer um cadastro gratuito, sem maiores complicações, que permitirá acesso integral ao drivers.

[]´s

Parabenizo Icefly pela forma responsavel que trata o assunto de drivers & Manuais de notebook. continue abençoado.

Yuryba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É o seguinte... o drive da minha placa de vídeo não esta reconhecendo a placa de vídeo, já procurei o drive atualizado, instalei em modo seguro e continua sem reconhecer.

Utilizo um notebook Presario CQ50 com windows vista home basic SP1

e a placa de video é a Mobile Intel® 4 Series Express Chipset Family.

O que eu tenho que fazer pra consertar esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

Comprei recentemente um computador Positivo com o Windows Vista e não gostei do sistema formatei e instalei o windows XP, porém estou tendo problemas para instalar o driver de vídeo para a minha máquina.

O chipset dela é da SIS o modelo é o SISM672 entrei no site da SIS e eles nao disponibilizam o driver para o XP somente para o Vista.

Alguém poderia me dar uma sugestão de como encontrar este Driver?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
a madrugada inteira procurando driver de som notebook toshiba satelite a215-s7437!!

Por favor quem souber de algo!

Agradeço desde já!

http://www.csd.toshiba.com/cgi-bin/tais/support/jsp/modelContent.jsp?ct=DL&os=&category=&moid=1852728&rpn=PSAFGU&modelFilter=A215-S7437&selCategory=3&selFamily=1073768663

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde;

Fiz o que você indicou no post, fui direto no site do fabricante e observei que lá tem poucos drivers para wind. XP.

Uso atualmente o VISTA porém não gostei e resolvi usar o XP. Vou formatar pra dar uma boa organizada e já aproveito e deixo o XP na atividade.

Mas estou com muito receio que vou ter dores de cabeça. Pois se no site do fabricante tem essa deficiência quem dirá para eu conseguir via net.

você teria um tutorial para eu fazer essa mudança de sistema operacional?

Segue abaixo o modelo do meu Note e sua informação do sistema.

HP Pavilion dv6750BR

<<< System Summary >>>

> Mainboard : Quanta 30CF

> Chipset : nVidia nForce 560

> Processor : AMD Turion 64 X2 Mobile TL-58 @ 1900 MHz

> Physical Memory : 2048 MB (2 x 1024 DDR2-SDRAM )

> Video Card : NVIDIA GeForce 7150M / nForce 630M

> Hard Disk : ST9160821AS (160 GB)

> DVD-Rom Drive : Optiarc DVD RW AD-7561A ATA Device

> Monitor Type : LGPhilipsLCD LP154WX4-TLC8 - 15 inches

> Network Card : Nvidia Corp MCP67 Ethernet

> Network Card : Broadcom Corp BCM4310 UART (Wireless Ethernet Adapter)

> Operating System : Windows Vista Ultimate Professional 6.00.6000

> DirectX : Version 10.00

> Windows Performance Index : 1.0

<<< Mainboard >>>

> Manufacturer : Hewlett-Packard

General Information

Product : HP Pavilion dv6700

Version : Rev 1

Serial Number : BRG822F07C

Unique ID : 42524738-32324630-37430021-5A9D8443

SKU : KM723LA#AC4

Family : 103C_5335KV

Start mode : Power Switch

OEM Information

OEM #1 : $HP$

OEM #2 : Unspecified

OEM #3 : ABS 72/73 81 82 83 84

> Mainboard : Quanta 30CF

General Information

Manufacturer : Quanta

Product : 30CF

Version : 85.24

Serial Number : None1

Support MP : Yes, 2 CPU(s)

Version MPS : 1.4

Chassis Information

Manufacturer : Quanta

Type : Notebook

Version : N/A

Serial Number : None

Asset :

**********************************************************

Desde já agradeço sua atenção e colaboração..:lol:

Atte.

Kizyza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro icefly

tenho um acer aspire 5050

Versão da BIOS v1.3309

ID da Placa Mãe <DMI>

PCI-E 1.0 x1 port #1 Em uso @ x1 (Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter)

Sistema operacional XP

Já instalei uma centena de drivers da wirelles, ele aparece como instalado mas não funciona.

Pode me ajudar por favor,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um notebook onde busco os seus driver's compatíveis, já busquei em todos os sites das fabricantes que já pude e nada, aqui está sendo a minha ultima tentativa.

A configuração dele são essas:

Tipo de processador: MOBILE INTEL CELERON M 370

Nome da Placa Mãe: COMPAL EAL51

Chipset da Placa Mãe: MOBILE INTEL ALVISO-G i915GM

Vídeo: Intel GMA

Som: REALTEK ALC250@INTEL 8280 1FBM ICH6M - AC'97

Rede: Realtek RTL 8139/810x FAMILY FAST ETHERNET NIC

SISTEMA OPERACIONAL Windows XP PROFESSIONAL SERVICE PACK 2...

Galera essas são as configurações se alguém puder me ajudar, estará me ajudando bastante..... Estou com uma certa pressa quanto mais rápido melhor... valeu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sites:

www.intel.com para chipset e video

www.realtek.com.tw para rede e som

Esses links estão lá na 1ª página.

[]´s

Agradeço desde já pela resposta, mas infelizmente ela não me sevil nem um pouco os sites que você me passou para fazer as buscas não possuem em seu banco de downloads os driver's que necessito!!!!! você pudesse encontrar em outros sites que você faça download confiaveis, e me manda-se seria de grande ajuda. Desde já agradeço pela ajuda!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho um notebook da AMAZON PC com o modelo AMZ-AL51, estou procurando os seus driver's compativeis, quem puder me ajudar....

A configuração dele são essas:

Tipo de processador: MOBILE INTEL CELERON M 370

Nome da Placa Mãe: COMPAL EAL51

Chipset da Placa Mãe: MOBILE INTEL ALVISO-G i915GM

Vídeo: Intel GMA

Som: REALTEK ALC250@INTEL 8280 1FBM ICH6M - AC'97

Rede: Realtek RTL 8139/810x FAMILY FAST ETHERNET NIC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe tem horas que dá vontade de jogar fora.

Ontem mesmo formatei um cce, e pencei esse drivers vai me dá uma trabalheira, mas pra minha surpresa instalei todos, pinba que beleza, ainda fiquei pensando tanto falaram mal da cce, sera que ela se redimiu.

Esses drivers estão me chateando, acho que deve ser essa bios, esses imperialistas, já fazem isso de proposito, pra você abandonar um sistema operacional antigo.

Agora mesmo, com tanto mexe mexe, o sistema deu pane ai tive que fazer a recuperação, e agora fiquei sem som e sem wirelles, que beleza....

Espero que um dia esses sistemas oepracionais que já vem com tantos drivers, possam incorporar esses basicos tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia!

Pessoal, me cadastrei agorinha. Estou em busca da solução de um problema e tenho certeza que alguém ai pode me ajudar. Vamos lá...

Tenho um notebook Innovation SR da Microboard. Ele tem 120 GB e Ram de 1gb (eu realmente não sei usar esses termos, por favor, façam a correçao quando eu errar). Instalei the sims3 nele e a qualidade da imagem não ficou boa. Então, tentei atualizar o driver. Entrei no site da intel e selecionei um compativel com o windows vista premium de 32bits, conforme estava referido no painel de informações do sistema. Porém, feita a atualizaçao, a qualidade do jogo piorou! Alem de não ter resolvido meu problema, tornou um pouco pior a situaçao. Decidi remover o driver que tinha atualizado e o notebook sofreu alteraçoes na imagem (tudo ficou absurdamente grande na tela) e depois, ele instalou um driver que eu não conheço.

Mexendo no notebook, me deparei com algumas informações:

Report Date: 07/02/2009

Report Time[hr:mm:ss]: 08:38:50

Driver Version: 7.14.10.1244

Operating System: Windows Vista Home Premium* , Service Pack 1 (6.0.6001)

Default Language: Portuguese

DirectX* Version: 10.0

Physical Memory: 1013 MB

Minimum Graphics Memory: 8 MB

Maximum Graphics Memory: 251 MB

Graphics Memory in Use: 160 MB

Processor: x86 family 6 Model 15 Stepping 13

Processor Speed: 1662 MHZ

Vendor ID: 8086

Device ID: 2A02

Device Revision: 03

* Accelerator Information *

Accelerator in Use: Mobile Intel® 965 Express Chipset Family

Video BIOS: 1436

Current Graphics Mode: 1024 por 768 True Color (60 Hz)

Então, com esses dados que passei alguém pode me ajudar? Se precisar de mais algum dado, eu procuro direitinho.

Sei que meu notebook não tem os requisitos minimos listados pela Eletronic Arts para The Sims3, mas gostaria de jogar ainda que com a qualidade inferior da imagem. O problema é que antes de tentar atualizar, a imagem era ruim, mas o jogo rodava. Agora o jogo fica travando...

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Compaq Presário F756NR com windows vista tentei instalar o Windows XP e não encotrei os drivers , agora eu instalei o Windows Seven RC e ficou faltando dois drivers "Coprocessador e Drivers do Cartão de Memória " alguém pode me ajudar a achar os drivers compatíveis com meu Note ... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...