Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como achar Drivers, Manual e Suporte para seu Notebook


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

********************

Parte 1.

Fabricantes

********************

Para localizar os drivers do seu notebook o local mais indicado é o site do próprio fabricante, o qual pode ser achado com um serviço de busca, como o Google; para isso basta digitar o nome do fabricante, opcionalmente seguido das palavras drivers, downloads, suporte ou support.

Dentre os principais fabricantes e as marcas mais vendidas no Brasil, temos:

- Acer Americas ou Acer Europe

- CCE Info

- Dell

- Itautec

- Intelbras

- HP

- Lenovo (ex-IBM)

- Microboard

- Philco

- Sony

- Toshiba

Há modelos de notebooks importados disponíveis no Brasil e por isso podem ter seus drivers listados no site de suporte do fabricante do seu país de origem.

Existem também alguns fabricantes que para disponibilizar drivers aos usuários, requisitam que seja digitado em sua página de suporte ou download, u'm número serial que identifica o modelo do notebook; geralmente esse número fica numa etiqueta embaixo do notebook; exemplos de fabricantes que têm essa prática são:

- Positivo Informática

- Semp-Toshiba ou Página de Drivers da Semp-Toshiba

E também há notebooks vendidos no Brasil baseados nos chamados barebones, que são máquinas montadas no exterior por grandes montadoras ou fornecedoras estrangeiras que repassam as máquinas montadas para um ou mais fabricantes aqui no Brasil; no geral, os drivers disponiveis por essas montadoras não são os mais atuais, mas podem ajudar:

- Compal

- Clevo

- Uniwill

********************

Parte 2.

Programas

********************

Outros grandes aliados nessa tarefa são os programas que identificam o hardware do notebook, dando o nome de cada componente instalado na máquina:

- CpuZ (link) (grátis)

- SIW (link) (grátis)

- PC Wizard (link) (grátis)

- Fresh Diagnose (link) (grátis)

- Everest Ultimate Edition (link) (trial).

cpuzxa6.th.tif siwak5.th.tif pcwizpp9.th.tif everestfo0.th.tif

Esses programas listam todos os componentes da máquina, dando suas características e nomeando cada item, facilitando uma busca pela web, pois já sabendo o nome do fabricante e do componente que está procurando, basta entrar no seu site e procurar pelo nome do componente.

********************

Parte 3.

Outros Sites

********************

Podem haver casos em que os drivers não estão disponiveis no site do fabricante ou montador do notebook, mas sim no site do fabricante da placa-mãe ou de qualquer outro fabricante de componente, daí a importância desses programas. Além disso, por serem sites dos fabricantes das próprias placas e chips usados nos notebooks, eles sempre garantem os drivers mais atualizados.

Novamente um site buscador será de grande ajuda. Dentre os principais sites desse tipo temos:

- ATI (chipset, placa de vídeo)

- Intel (chipsets, placa de vídeo, wireless, rede, etc.)

- Marvell (rede, wireless)

- NVidia (chipset e placa de vídeo)

- VIA Arena (chipsets, placa de vídeo, som, rede, etc)

- Ralink (wireless)

- Realtek (placas de som, rede, wireless)

- Synaptics (mouse Touchpad)

Existem também sites especializados em coletar e armazenar drivers dos mais diversos tipos de componentes, não só para notebooks, como scanners, modens, placas de rede, etc, os quais podemos citar:

- Central Downloads

- Drivers.com

- DriverGuide

- DriverZone

- Helpdrivers.com

- Notebook Drivers

- WinDrivers

Em alguns desses sites pode ser necessário fazer um cadastro gratuito, sem maiores complicações, que permitirá acesso integral ao drivers.

********************

Parte 4.

Dicas

********************

1. Caso não queiram usar programas de terceiro, o Windows tem um recurso que permite listar o hardware do computador; prá usá-lo, basta acessar o menu Iniciar >>> Executar >>> digitar msinfo32.exe >>> Enter.

2. Quando comprarem um notebook e não gostarem do sistema operacional que veio instalado originariamente, NÃO SAIA FORMATANDO O HD ANTES DE ANOTAR O NOME DOS DISPOSITIVOS E PLACAS instalados no seu notebook; depois que você instalar o novo sistema operacional muito provavelmente você não conseguirá obter o nome de alguns dispositivos, pois eles não estão com drivers instalados, levando a uma detecção incompleta pelos programas de identificação.

3. Além disso, existem fabricantes que não enviam um cd de instalação de Windows, mas deixam uma partição oculta no HD (a qual mantem os drivers do notebook para o Windows que veio originalmene instalado) ou deixam essa partição para criarem os Discos de Recuperação ou Recovery Disks que reinstalam o Windows; portanto antes de formatar o HD ou apagar suas partições verifique se em seu notebook é precisar criar os discos de recuperação ou tem uma partição oculta no Hd que guarda os drivers.

4. Caso o Windows não esteja informando o nome da placa, pode ser usado um livecd de Linux pra anotar o nome da placa e assim procurar o driver correspondente. Livecd é um cd contendo um Linux que pode ser rodado sem instalar no HD, basta dar o boot com o cd.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Instalei o detector Pc Wizard e verifiquei que meu hardware de audio é Device Audio : MCP67 High Definition Audio,

do meu Notebook HP Pavilion dv6704nr para windows XP e ainda não consegui o driver de instalação do meu audio. Você pode me orientar a conseguir meu audio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Caro IceFly,

Boa noite.

Meu amigo, peço desculpas por incomodar, porém acredito que você será uma das minhas últimas alternativas, pois estou atrás de uma solução há semanas, segue abaixo meu caso...

Tenho um HP Pavillon 6640br, o mesmo vêm com o VISTA Basic e a HP se nega a fornecer qualquer um dos drives para o XP. Bem, após 3 meses e cansado dos Bugs do VISTA, formatei a máquina e fui pra luta. Consegui encontrar todos os drives, e o mais engraçado é que o leitor estava perfeito logo após a instalação do XP SP2. Pois bem, instalei o office, o corel e outros programas através do meu leitor optico. Porém após a instalação dos programas o XP disse que tinha encontrado um novo hardware e solicitou que en inicializasse o micro, optei por inicializar depois. beleza, dei uma mexida no menino, ví que estava OOOUTRA MÁQUINA e então reiniciei. Após entrar no windows, fui instalar o Photoshop e notei que o leitor tentava lê e não conseguia. Abri o Windows Explorer e para minha surpresa não tinha drive óptico. Fui no gerenciador de dispositivos e encontrei 3 IDE primário e 3 IDE secundário, sendo que apenas 1 de cada está funcionando perfeitamente, os outros dois de cada dá o seguinte erro:

"Este dispositivo não está encontrando recursos livres suficientes para usar. (Código 12)

Se desejar usar este dispositivo, você precisará desativar um dos outros dispositivos neste sistema."

Já tentei localizar o drive no site da LG mas infelizmente não consigo. Já liguei na HP e ameacei de ir no Procom e nada, ela se nega até em passar o nome/modelo do fabricante do hardware.

Peço sua ajuda, pois não consigo achar o drive do leitor "HL-DT-ST DVDRAM GSA-T20L (LG)". Consegui o nome do drive através de alguns tópicos, pois instalei o CpuZ e o Everest Ultimate Edition, e nenhum deles conseguiu detectar meu hardware.

Conto com sua ajuda.

Abraço,

Reinaldo Cury.'.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é com o Lg e eu sou do Notebook Positivo V56 que é o gravador de DVD OPTIARC DVD RW AD-7530B ATA DEVICE não acho o driver dele em lugar nenhum e já fiz de tudo :( é que instalei nele o XP e o diacho do XP

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=627014 ;

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=513367 ;

Já usei o Driver Max e nada :( por esses topicos que criei terão a ideia como estou apanhando :( queria saber como fazer o XP rodar o DVD e gravar dvd :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Icefly,

não consigo encontrar os drivers para o som do meu notebook. O modelo é da Semp Toshiba AS-1560G. Não adianta procurar na página de drivers oferecida pela Toshiba, pois o drive para WinXP que eles oferecem não consegue fazer meu som funcionar. Onde posso obter um programa que cheque o meu hardware para saber o melhor driver para ele ou então que me diga de uma vez qual driver preciso instalar e onde conseguí-lo.

Também não adianta me indicar o Driver Agent, pois este não conseguiu identificar minha placa.

Antes que você tenha dúvidas se realmente há uma placa aqui, devo dizer que antes, com o Linux, ela funcionava. Não consigo, porém, com WinXP.

Por favor, quem puder me ajudar, mande a resposta para o meu e-mail: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Icefly,

não consigo encontrar os drivers para o som do meu notebook. O modelo é da Semp Toshiba AS-1560G. Não adianta procurar na página de drivers oferecida pela Toshiba, pois o drive para WinXP que eles oferecem não consegue fazer meu som funcionar. Onde posso obter um programa que cheque o meu hardware para saber o melhor driver para ele ou então que me diga de uma vez qual driver preciso instalar e onde conseguí-lo.

Também não adianta me indicar o Driver Agent, pois este não conseguiu identificar minha placa.

Tem um tópico aqui na seção de Drivers que trata sobre esse AS1560: dá uma passada por lá, que já pode ter drivers listados pelo pessoal.... e tem também um mega review sobre ele na seção de Notebooks.

O certo seria antes de formatar o hd e desinstalar o Linux que veio nele, ir no gerenciador de dispositivos, para anotar o nome de todas as placas/chipset e depois mandar ver no format. Assim, com o nome em mãos era só pesquisar na web.

Agora você tem que descobrir qual o southbridge da placa-mãe dele (se o aúdio for integrado a ele) ou a controladora de aúdio para poder achar os drivers; peça lá no tópico desse Semp para lhe falarem qual o nome da controladora de som, ou lhe passarem logo os drivers.

Ahhh outra coisa: antes de instalar o driver de aúdio propriamente você tem que instalar o patch de Hd Audio (high definition audio)... os drivers você pega nesse tópico aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/semp-toshiba-sti/530400

***Edit: achei o aúdio dele -> é da Realtek.

Caro IceFly,

Boa noite.

Meu amigo, peço desculpas por incomodar, porém acredito que você será uma das minhas últimas alternativas, pois estou atrás de uma solução há semanas, segue abaixo meu caso...

Infelizmente nunca passei por esse problema e nas pesquisas que fiz não achei nada que lhe pudesse ajudar... sorry!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caros amigos, comprei um notebook HP Pavlion dv2415nr e veio com o Windows Vista Home Premium e então formatei coloquei o Vista Ultimate. Instalei todos os drivers tudo como mostra no site da HP. Quando chegou na wireless nada feito. Baixei o driver e o assistente e nada. A luz do botão fica laranja e não liga a wireless de jeito algum. Vejam abaixo os drivers que baixei:

Este endereço indicado pelo fabricante para todos os drivers:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareList?os=2093&lc=en&cc=br〈=pt&dlc=pt&product=3439334

Driver Broadcom Wireless LAN Driver for Microsoft Windows Vista:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-52936-1&lc=en&cc=br&dlc=pt&product=3439334&os=2093〈=pt

Driver HP Wireless Assistant:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-48908-1&lc=en&cc=br&dlc=pt&product=3439334&os=2093〈=pt

Alguém poderia me ajudar, pois necessito muito da Wireless funcionando para não ficar com os cabos de um lado pro outro.

Desde já agradeço.

Cassiano Duarte Pickler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal sou novo aqui e to aqui pra pedir ajuda , é o seguinte tenho um notebook Acer 5580 ele veio dos E.U.A meu vizinho me vendeu , e o seguinte vendeu e viajo novamente e deixo eu sem cds de drives e tudo o resto daí formartei ,"era tudo inglês" consegui todos os drives , menos a webcam, que me parece é uma logitech , mas ja abaxei e tentei varios drives o maximo que eu consegui foi ela liga e desliga em seguida, por isso to aqui pedindo se alguem pode me ajudar , valeu ate aqui !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor alguem sabe como coloco para funcionar o subwoofer do note ACER 5920-6368, porque instalei o driver disponivel no site da acer (europa - mais atualizado) e ainda assim não funcionou o tal subwoofer.

Será que só funcionará quando assistir DVDs que já vem com audio dolby????

Obrigado.

Obs.: já tentei instalar varios driver todos dos sites da acer e mtos dão tela azul. Meu sistema operacional é o Vista (processador core2duo 1.73).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O HD é um SATA : Toshiba MK8046GSX - (S1)

NOTEBOOK: Marca EVOLUTE... Configurações: Intel Celeron M CPU 530 @1.73 GHz... Ele está com o Windows VISTA starter ( que veio junto )...

Ele veio com um cd de DRIVERS para o xp e paro o vista. Contém os seguintes drivers para xp e para p vista: Audio, Modem, Vga, Lan, TouchPad, Wireless.

Estou formatando o notebook e tentando instalar o xp no lugar do vista....

Tenho cd do XP SP2... Ele formata, copia tudo os arquivos, reinicia e começa a instalação depois de uns 4/6 minutos aparece uma tela azul com uma msg: " Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador.

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, reinicie o computador. Se a tela for exibida novamente, siga estas etapas:

Certifique-se de que qualquer novo item de hardware ou software está corretamente instalado.

Se a instalação for nova, peça ao fabricante do hardware ou software as atualizações do windows 2000 de que você necessitar.

Se os problemas persistirem, desative ou remova qualquer item de hardware ou software instalado recentemente. Desative as opções de memória BIOS, como cache ou sombreamento.

Se precisar usar o modo de segurança para remover os desativar componentes, reinicie o computador, pressione F8 para selecionar as opções avançadas de inicialização e selecione o 'modo de segurança' . "

Se alguém poder me ajudar... já tentei instalar várias vezes e nada deu certo... já coloquei o SP3 em um cd com vários drivers de sata, e nada deu certo... não sei o que pode ser... Se alguém conseguir resolver o meu problema agradeço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Icefly...estou postando para agradecer. Consegui resolver os conflitos do meu note. Instalei os drivers de vídeo (conforme você disse) e o vídeo funcionou. Barramento SM tem também a ver com o vídeo...funcionou também. E Dispositivo Desconhecido era o teclado, como você sugeriu. Também funcionou. Agora, só alegria...sem conflito algum. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos eu tenho um Hp Pavilion dv6812nr

queria mesmo no site da hp baixei mais não deu certo

tem como alguem mi dar uma dica??

valeu

Caros amigos, comprei um notebook HP Pavlion dv2415nr e veio com o Windows Vista Home Premium e então formatei coloquei o Vista Ultimate. Instalei todos os drivers tudo como mostra no site da HP. Quando chegou na wireless nada feito. Baixei o driver e o assistente e nada. A luz do botão fica laranja e não liga a wireless de jeito algum. Vejam abaixo os drivers que baixei:

Este endereço indicado pelo fabricante para todos os drivers:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareList?os=2093&lc=en&cc=br〈=pt&dlc=pt&product=3439334

Driver Broadcom Wireless LAN Driver for Microsoft Windows Vista:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-52936-1&lc=en&cc=br&dlc=pt&product=3439334&os=2093〈=pt

Driver HP Wireless Assistant:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-48908-1&lc=en&cc=br&dlc=pt&product=3439334&os=2093〈=pt

Alguém poderia me ajudar, pois necessito muito da Wireless funcionando para não ficar com os cabos de um lado pro outro.

Desde já agradeço.

Cassiano Duarte Pickler

ola amigo não sei si vai t ajudar mais tenta iss ai...

Ordem de execução dos arquivos instaladores:

1. Placa mãe

1.1. Instalar o pacote nForce_430_410_8.22_winxp2k_english

2. Placa de video

2.1. Instalar o pacote sp34044.exe

3. Audio e Modem

3.1. Microsoft Universal Audio Architecture (UAA) Bus Driver for High Definition Audio (sp33867). Arquivo: sp33867.exe

3.2. Instalar o pacote sp34204.exe (Audio)

3.3. Instalar o pacote sp33890 (Modem)

4. Wireless

4.1. sp32156.exe = Broadcom Wireless LAN Driver

4.2. sp35333.exe = HP Wireless Assistant

5. Mouse, controle remoto e botões

5.1. sp35210.exe = HP Wireless Laser Mini Mouse Software Driver

5.2. sp33258.exe = HP Quick Launch Buttons

5.3. sp35444.exe = Synaptics Touchpad

6. Leitor de Cartões

6.1. sp33413.exe = Ricoh 5-in-1 Card Reader Driver

qualquer coisa meu email [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara estou com um pequeno problema...

eu estou comprando esse notebook de um professor meu,só que ele nao tem os drivers do pc, ja achei todos eles, inclusive o do bluetooth, só que ele diz que não acha o hardware, segundo ele tem bluetooth, até tem um botão na frente para ativar o bluetooth e o wireless s[o que nada...eu queria ver se tem um jeito qe eu possa descobrir se afinal tem ou não tem o bluetooth...conto com vocês...

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Notebooks Acer a carcaça é a mesma para diversos modelos: todos têm o botão do Bluetooth, mas nem todos tem a placa do Bluetooh instalada, esse pode ser o seu caso: tem o botão, mas o o BLuetooth não existe.

Essa medida é para diminuir os custos de produção.

Vai no Gerenciador de Dispositivos: se não tiver nenhum dispositivo Bluetooth, então o seu Acer não tem ele.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal acho que onde eu postei ninguem vi meu post então vamos lá to com um not aqui já ta tudo instalado a não ser o modem já tentei varios programas mais mostra a marca RAS mais nada e não posso abri o not a marca é

Sony

Model PCG-981N

O que faço

Existe algum programa mais potente que o everest, sandra, - PC Wizard

Me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei um notebook HP dv2940BR que vem com o Windows Vista Home Basic e gostaria de migrar para o Windows XP.

Liguei para a Microsoft e me responderam que só poderiam fazer essa migração se eu tivesse outro tipo de Windows Vista (o Premium, se não me engano).

Estou pensando em formatar o HD e instalar o Windows XP mas tenho medo que algo não funcione por causa dos drivers.

Alguém poderia me informar que drivers devo ter para conseguir fazer isso?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Socorro galera! Eu fiz um downgrade no meu notebook: Vista SE > XP

E me ferrei, pois como a microsoft força a usar VISTA e os drivers só funcionam no vista, eu fiquei sem o driver do MODEM, SEM fio e COM fio! E ficou amarelinho la no Gerenciador de Dispositivo: 2 x o Controlador Ethernet!

Preciso desse driver para eu instalar no XP!

Eu uso o modelo Intelbras i10, e não consigo encontrar esse driver do capet*.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...