Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não tem mais desculpa. Programação em JAVA já!


ferjor

Posts recomendados

(Tópico original: 22/02/2008, 23:05 H)

Aprendi a fazer tudo o que queria. O melhor, tá aí:

http://ferjor.vilabol.uol.com.br/pro/java/java.html

--

Resumo:

1. Instalar e configurar o JDK 6u4 i586 no Windows 2000/XP em português.

2. Configurar as Variáveis de Ambiente.

3. Configurar o CMD para abrir em menu local.

4. Configurar o CMD para auto-completar nome de arquivos através do TAB, Windows 2000.

5. Configurar o CMD para exibição em codificação Windows-1252.

6. Configurar teclas de atalho para compilação e execução através do Notepad++ 4.7.5.

Claro, poderá ajudá-lo em outras linguagens, porém, o fiz pensando em Java.

--

(Atualização: 24/1/2009, 01:57)

Atualização:

Amigos,

Existe um problema no código do compila.cmd e executa.cmd quando o usuário possui um HD particionado se usar um disco diferente do C: para compilar/executar. Simplesmente a unidade não é atualizada no arquivo em lote. Uma solução possível eu criei e ainda não alterei na minha página - nem sei se o farei. Até o presente é uma solução que só apresento aqui.

Na verdade, inclusive o atalho dos comandos deve ser atualizado, a nova forma está em forma de comentário nos códigos abaixo.

Arquivos corrigidos:

compila.cmd


@echo off
REM Para Notepad++ no caso de HD particionado:
REM $(NPP_DIRECTORY)\plugins\compila.cmd "$(FILE_NAME)" "$(CURRENT_DIRECTORY)"
REM E nunca se esqueca: dir, echo.
set arquivo=%1
set pasta=%2
title Compilando: %pasta%\%arquivo%...
echo Compilando: %pasta%\%arquivo%...
echo.
pushd %pasta%
javac %arquivo%
pause
exit

executa.cmd


@echo off
REM Para Notepad++ no caso de HD particionado:
REM $(NPP_DIRECTORY)\plugins\executa.cmd "$(NAME_PART)" "$(CURRENT_DIRECTORY)"
REM E nunca se esqueca: dir, echo.
chcp 1252
cls
set arquivo=%1
set pasta=%2
title Executando: %pasta%\%arquivo%...
echo Executando: %pasta%\%arquivo%...
echo.
pushd %pasta%
java %arquivo%
pause
exit

Testado no Windows XP Professional SP3 pt-BR com Notepad++ 5.1.1.

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde gelera,

Depende muito do que você vai fazer...

Tem coisas que são praticamente inviaveis fazer em assembler, na verdade a maioria delas, na verdade pra conhecimento, a linguagem pouco importa, o que importa é o seu conhecimento em logica, depois você escolhe a ferramenta(linguagem) para implementar, fora que não se resume só a logica e a ferramenta, depende muito pra falar a verdade, por exemplo, para desenvolver Siistemas muito grandes, o que vai importar mais sera a metodologia adotada para desenvolver esses sistemas, na carreira de uma pessoal que trabalha com tecnologia, mas especificamente em desenvolvimento, o primeiro cargo é o de programador, depois você vai subindo e pensando abstraindo seu pensamento para o planejamento, enfim, quanto mais bom menos você mexe com maquina e mais com gente, com exceção da area de pesquisa.

Hj, para Sistemas que terão que rodar em diferentes configurações de maquinas, Java é uma boa por causa da sua portabilidade, sendo que o programa roda num computador virtual e depois roda no seu pc, é tipo a ideia de emulação de Sistemas operacionais para rodar x e y programas no seu pc, esse computador virtual processa o codigo que você fez e joga para o seu pc executar em codigo maquina mesmo.... bom [e +- assim], isso é coisa que não acontece em C,assembler e em outras linguagens, por isso java é uma boa pra muita coisa hj... Já pensou você fazendo um jogo em C pra Celular?, você teria que fazer X versões de Jogos para X celulares, em java não, você faz 1 versão do jogo para X celulares... economiza tempo. e tempo nessa area de software, realmente quer dizer dinheiro.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edipoCosta,

Perfeito.

Só gostaria de complementar.

De fato existem linguagens mais relevantes que outras em situações específicas. Porém, a discussão "qual a melhor linguagem para tudo" não existe. É uma falsa questão.

O importante é que se tenha fluência em várias linguagens, não apenas uma. Mais do que isso, que se reconheça os defeitos e as qualidades das linguagens que se conhece para os problemas que visa resolver.

Programador X não é melhor que o programador Y. Porém o programador XY é melhor que ambos. Conhecer outras linguagens é muito bom. Pois aumenta sua abstração e aperfeiçoa seu conhecimento em ambas.

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...

A primeira mensagem foi atualizada para corrigir o erro que ocorre ao tentar compilar/executar pelo notepad++ um arquivo .java, através dos arquivos em lote que criei, quando ele está em unidades de disco diferentes de C:.

Algumas pessoas me falaram que tiveram problemas, que não consiguiram rodar os scripts sem nunca me explicarem o motivo, talvez esse seja o maior de todos.

(Infelizmente no código que apresentei está sumindo os "backslahs" da tela dentro do "code".)

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Isabela,

Simples e direto: programador não é cidadão nativo de um único país. Todo programador é por natureza um poliglota, um letrado, cosmopolita.

Não caia nessa conversa furada de que X é melhor que Y. Mesmo que uma linguagem ou outra seja mais simples de aprender Lógica de Programação/Algoritmo... é difícil determinar qual linguagem é melhor sobre outros aspectos.

Java é bom para começar, quando se tem muitos alunos, pois é fácil fazer um código portável, o mesmo código em várias máquinas diferentes.

Para aprender algoritmo Pascal é ótima. C é a base de muitas outras, e coisas assim.

Sinceramente, não caia na conversa fiada de ninguém. Aprender muitas linguagens. Você aprenderá muito mais sobre Java estudando Perl, C, Ruby, Haskell... Quanto mais estudar mais aprenderá sobre as linguagens que já conhece.

Não pergunte qual aprender, pergunte qual não aprender, :D

"Ei, ferjor, qual não aprender?"

Só aquela que você não for com a cara. O resto...

abraços

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Pessoal!

estou com um prob..

ao tentar executar o Java 1.3.1-02 surge a seguinte msg de error:

não é possivel localizar o arquivo c:\docume~1\acer\config~1\temp\pft46~tmp\disk1\setup.exe

que diabo é isso? Alguem pode me ajudar.

calligula.

so win xp num Acer Aspire 4920-6232.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Boa tarde gelera,

Depende muito do que você vai fazer...

Tem coisas que são praticamente inviaveis fazer em assembler, na verdade a maioria delas, na verdade pra conhecimento, a linguagem pouco importa, o que importa é o seu conhecimento em logica, depois você escolhe a ferramenta(linguagem) para implementar, fora que não se resume só a logica e a ferramenta, depende muito pra falar a verdade, por exemplo, para desenvolver Siistemas muito grandes, o que vai importar mais sera a metodologia adotada para desenvolver esses sistemas, na carreira de uma pessoal que trabalha com tecnologia, mas especificamente em desenvolvimento, o primeiro cargo é o de programador, depois você vai subindo e pensando abstraindo seu pensamento para o planejamento, enfim, quanto mais bom menos você mexe com maquina e mais com gente, com exceção da area de pesquisa.

Hj, para Sistemas que terão que rodar em diferentes configurações de maquinas, Java é uma boa por causa da sua portabilidade, sendo que o programa roda num computador virtual e depois roda no seu pc, é tipo a ideia de emulação de Sistemas operacionais para rodar x e y programas no seu pc, esse computador virtual processa o codigo que você fez e joga para o seu pc executar em codigo maquina mesmo.... bom [e +- assim], isso é coisa que não acontece em C,assembler e em outras linguagens, por isso java é uma boa pra muita coisa hj... Já pensou você fazendo um jogo em C pra Celular?, você teria que fazer X versões de Jogos para X celulares, em java não, você faz 1 versão do jogo para X celulares... economiza tempo. e tempo nessa area de software, realmente quer dizer dinheiro.

Abraços.

Corcordo com o amigo EdipoCosta,Java está aí pra nos ajudar em qualquer plataforma,de windows a Linux ela funciona perfeitamente,viva o Java!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa muito importante é aprender técnicas de programação, pois deste modo você terá uma facilidade muito maior para compreender qualquer linguagem... Quanto a escolha da linguagem, o importante é analisar qual linguagem se adequa melhor ao seu projeto, levando em conta o que você busca: portabilidade, velocidade de execução, tempo necessário ao desenvolvimento do projeto, paradigma adotado, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 meses depois...

Olá

nesse Blog, tem uns trabalhos muito bons de Java, e um deles fantastico, um ECF completo

Os programas são bem documentados e podem ser usandos para tirar muitas duvidas sobre conexão e manipulação de dados no Access, e uso de dlls...

Veja e responda o q achou de java com esses exemplos!!!

http://bloginfo-bloginfo.blogspot.com/2009/12/java.html

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal, eu terminei o tecnico de informatica ano passado!

eu aprendi em programação SQL Server 2000 e Visual Basic!

Eu acho o VB limtiado a fazer certos programas comerciais que envolve contas, impressão etc., o Java tem essa limitação?!

Queria saber também um curso onde aprendo Java aqui em São Paulo? algum curso ou uma certificação em qual lugar posso fazer? um lugar bom e confiavel!

Obrigado, por enquanto é isso! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
:confused:

Boa tarde estou começando neste rumo de programaçao, recentemente terminei o curso de lógica em programaçao e estou meio perdida em escolher uma linguagem. Fui informada que java é o que esta em alta....essa informação esta correta?

Alguem da área pode me ajudar?

Olha Isa, Java e sim uma boa linguagem, esta e sempre esteve em alta...!!! nao ha aplicativo que nao usa programas feitos em java, seu telemoel, microandas da sua cxasa, etc, tudo que e electrodomestico de java la, sem esquecer k java corre em qualquer SO sem blemas nenhuns e que e uma linguagem fácil de aprender...!!!

se você comecar a programar em java, quando for aprender c/c++ etc as coisas se tornaraummm mt mais simples de você entender...!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o VB limtiado a fazer certos programas comerciais que envolve contas, impressão etc., o Java tem essa limitação?!

Sem querer parecer xiita da linguagem, mas "Java" e "limitação" são palavras que não combinam muito, dá pra você fazer praticamente tudo. Uma das poucas exceções é quando envolve hardware, já que através de Java você não pode se comunidar diretamente com ele, como para obter informações de temperatura, espaço em disco, etc (os métodos da classe System fazem alguns desses trabalhos, mas boa parte deles são de implementação nativa - em C, sendo que cada JVM tem a sua).

Mas, de qualquer maneira, Java não foi projetada pra trabalhar com hardware, pra isso existem C, C++, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplos:

Em C/C++ existem ponteiros, de modo que você precisa manualmente alocar a memória das suas variáveis e objetos (mais liberdade, mais erros). Em Java, isso é feito pela própria JVM (menos liberdade, menos erros).

Em C/C++ existem bibliotecas que permitem que você interaja diretamente com o sistema operacional, tendo algumas para Windows, outras para Linux, outras para Mac OS, etc. Em Java, tudo isso é ocultado do programador, até mesmo pra manter a portabilidade dos programas.

Enfim, depende muito do que você quer fazer.

Seria como se em C/C++ você se comunicasse com o SO, enquanto que em Java você se comunicasse com a JVM, sendo ela responsável por passar as mensagens ao SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplos:

Em C/C++ existem ponteiros, de modo que você precisa manualmente alocar a memória das suas variáveis e objetos (mais liberdade, mais erros). Em Java, isso é feito pela própria JVM (menos liberdade, menos erros).

Em C/C++ existem bibliotecas que permitem que você interaja diretamente com o sistema operacional, tendo algumas para Windows, outras para Linux, outras para Mac OS, etc. Em Java, tudo isso é ocultado do programador, até mesmo pra manter a portabilidade dos programas.

Enfim, depende muito do que você quer fazer.

Seria como se em C/C++ você se comunicasse com o SO, enquanto que em Java você se comunicasse com a JVM, sendo ela responsável por passar as mensagens ao SO.

deixa eu ve se entendi linguagem C/C++ tem mais variações no codigo para criar programas para sistemas operacionais, enquanto Java algumas coisas não podem ser variadas nos sistemas operacionais, é mais ou menos isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, é a primeira vez que participo de um fórum, sou estudante de sistemas de informação e tenho grande dificuldade nas linguagens de programação, agora a principal é java. Não estou conseguindo estipular um horário fixo para esta matéria, pois ao mesmo tempo tenho estrutura de dados com c++(árvore binárias, recursividade, etc..) Preciso de uma luz, rsrsrs.... Olha só o que o prof. de java pediu no trabalho: Elaborar um algoritmo que lê um conjunto de 30 valores e os coloca em 2 arrays conforme forem pares ou ímpares. O tamanho do vetor é de 5 posições. Se algum array estiver cheio, escrevê-lo. Terminada a leitura escrever o conteúdo dos dois arrays. Cada aray pode ser preenchido tantas quantas vezes for necessário. Me diga por favor: Isto seria uma matriz? (To perdidaço!). valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...

Olá a todos.

programo em delphi e trabalho na área de desenvolvimento de software empresárial e informatização de empresas.Em outras palavras,eu transformo o bloquinho de caderno de algum armarinhos,em uma janela no windows.

O meu último projeto em delphi me deu um desafio que estou correndo atrás.

Eu estou aplicando em meus programas a funcionalidade de conexão com outros micros,troca de informações entre micros.

Esse desafio foi estender esses emus softwres a um nível ainda maior,a portabilidade.

Não seria ótimo registrar um novo produto no seu estoque assim que sair da filial do fornecedor?Esse desafio foi criar uma extensão dos meus programas para celulares,de forma que seja possível fazer alterações e coisa e tal do celular.

Estou ainda pesquisando e cheguei a JAVA.

Gostaria que me concedessem algum material em JAVA.Apostialas,nomes de livros,sites,enfim,tudo que possa me ajudar a aprender JAVA.

Por favor,não me mandem fazer cursos ou faculdade,tudo o que eu aprendi hoje foi devido a internet,apostilas,fóruns,e alguns livros.

A minha maior despesa foi um curso de certificação em delphi paar ganhar um certificado.

Sei que posso aprender JAVA dessa forma também.

Desde já eu agradeço vossa atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...