Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

franquia de consumo das operadoras


NãoSei

Posts recomendados

eu uso a BrT e não tenho que me sujeitar a esse absurdo, mas estou pensando em passar para a net pois o preço ta de banana.

Para quem não sabe, a Net e a GVT, apesar de oferecerem "velocidades" altas, limitam a quantidade de bytes que voce pode consumir num mes, o plano de 2m da net por exemplo te limita a 20 gb, extrapolando isso sua velocidade será reduzida para 200k até o final do mes. Isso não é nenhuma surpresa, e a net pelo menos deixa essa informação com um relativo destaque, e bem explicada, no seu site.

eu tenho uma duvida e uma sugestão aqui. primeiro gostaria de saber se essa franquia inclui os bytes de UPload, eu já procurei ai pela internet mas ngm chegou a uma conclusão.

minha sugestão é que quem assina esse tipo de serviço, poste aqui ( ou que seja criado algo melhor que um topico) informações que permitam ter uma ideia de quão grande seriam esses 20gb por exemplo, tipo:

se você navega todo dia o dia todo, a que altura do mês você extrapola esse limite.

quem deixa o emule ou similares funcionando em qto tempo esse limite é alcançado.

no site da net parece ser possivel ver a qtas andam seu consumo, se for verdade, falem qtos gb vocês costumam consumir por mes e etc...

a proposito dessa ideia acho que é obvio.... ninguém aqui tem ideia de qtos Gb trafegam por mes no seu modem e que tipo de atividade consome X Gb. acho que tendo esses dados "estatisticos" acessivel a todos os usuarios de banda larga num forum conhecido como esse é um escudo contra a sana indestrutivel dessas operadoras de lucrar com coisas que o conhecimento de domínio popular não consegue precisar ou sequer tem ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ouvi rumores pela internet que com o modem gasta 5kbps/s só deixando o modem ligado( quem tem net fone precisa deixa-lo ligado) e isso consome cerca de 1gb por mes.

Eu creio que um usuario que não faz downloads, só usa para informações, email, youtube, etc, deve gastar uns 4gb-5gb mes, mas não tenho certeza, pois era o que eu consumia quando não fazia downloads.

Como agora faço muito upload, eu cancelei a vivax e fui para o speedy que não tem franquia de consumo e nem TS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ouvi rumores pela internet que com o modem gasta 5kbps/s só deixando o modem ligado( quem tem net fone precisa deixa-lo ligado) e isso consome cerca de 1gb por mes.

cara, se isso for verdade é muita sacanagem, vou procurar saber disso ai.

então pelo o que você falou, upload tambem conta no consumo né... será que isso é só pra GVt ou é pra Net também.

minha situação é próxima à sua, eu não costumo fazer muitos downloads com gerenciadores de downloads e etc, no maximo uma musica ou outra e nem costumo ver videos no you tube, no entanto eu costumo jogar muita coisa online, eu queria que alguem com esses hábitos informasse se isso consome muito ou não.

outra coisa, alguem ai conhece algum programa que faça esse tipo de monitoramento? deve existir algum firewall que faça esses levantamentos estatisticos... eu queria saber qto eu consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o upload conta para franquia também, eu sei que existem programas monitores mas não me lembro de nenhum no momento.

Pelo seus habitos eu acredito que dificilmente irá estourará a franquia.

A franquia foi criada para evitar congestionamento no sistema e para manter o serviço estavel. Visa evitar que a pessoa faça downloads toda a hora e consumindo boa parte da banda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom saber que eu não estourarei a cota, mas eu ainda estou curioso para saber qual é a qtdade de gb trafegado pela galera ae....

o upload conta, mas parece que html não conta né? já é uam ajuda, principalmente pra quem só navega como eu.

qto a sua afirmação de que as cotas ( nem vou mais chamar de franquia) são um paliativo para evitar o congestionamento no sistema, eu discordo. se no final das contas serve TAMBÉM a esse proposito, tudo bem, mas é óbvio que a questão da cota é só mais uma maneira de a net e gvt lucrarem enganosamente em cima do fregues.

eu penso assim pelo seguinte, se cotear o consumo de bytes resolve a questão do congestinamento no banda deles, porque eles não oferecem o serviço separadamente? tipo voce pode escolher contratar só 200k mas uns 100gb de cotas ou 8M e uns 10 gb, cada variavel com sua tabela separada e preços especificos, com certeza esse seria um ótimo modo de controlar os tais "consumidores que abusam do sistema e consomem boa parte da banda" e ainda daria ao consumidor a liberdade de escolher adequadamente um plano que atenda especificamente a suas necessidades, sem pagar pelo o que não usa, sem não pagar pelo o que usa e etc.... mas o problema é: é justamente em cima desse tipo de coisa que essas prestadoras de serviço em geral lucram injustamente, empurrando para o cliente PACOTES completamente fora da suas necessidades ou vontades....

- você tem TV fechada? se contenta em pagar por aqueles canais franceses, alemães, suecos, de culinária que você sequer decora o nome? isso só pra poder levar no mesmo pacote globo news, hbo e etc.. o que realmente te interessa.

e pior que isso, esse intento de lucro fica ainda mais visivel devido ao fato de que esses abusos muitas vezes não são anunciados ou occorrem numa área de conhecimento que o cliente leigo sequer tem ideia que existe.

eu não fico chateado de de essas operadoras empurrarem esses pacotes, franquias, cotas e etc pra cima de nós, já que esse tipo de coisa realmente deixa o serviço mais barato, caso do net fone que é um voip, ou mesmo dessa cota de consumo de bytes, o que me deixa chateado é a falta de escolha pra evitar isso, tipo existir uma empresa que obviamente teria serviços 200% mais caros, mas que desse essa chance de escolha aos clientes, mas isso não vai acontecer porque a culpa não é por falta de competitividade ou diversidade de oferta, isso é culpa das próprias empresas que sabem que, não existindo diversidade de oferta, o lucro será 100000 vezes maior pra todas, então fica sempre esse comportamento de acordo silencioso, com certeza empresas como a Net ou BRt tem cacife pra oferecer um serviço mais justo, diversificado e caro pra quem está disposto a pagar, mas não o fazem por que não é interessante, é mais interessante nos deixar as seguintes opções: ou vocês aceitam essa porcariada toda que tamos oferecendo ( e outras que também vem no pacote mas nós omitimos), ou ficam sem banda larga.

o meu intuito nesse tópico é ao menos burlar o proveito que essas operadoras tiram da falta de conhecimento dos fregueses, POMBAS! se alguém contrata uma banda de 2M essa pessoa não tá pensando em só ficar navegando de site em site lendo coisas, essa pessoa tem em mente compartilhamento de filmes, milhares de musicas, conversação, enfim TRAFEGO PESADO, e pra isso 20 gb não é nada! acaba em 1 semana quando muito. Mas a maioria das pessoas sabem disso, ou como eu, não tem ideia da escala das coisas, portanto alguns dados seriam uteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é..... quase ngm empolgou de colocar uns causos aqui sobre isso...

uma pena pois ajudaria muita gente, de qualquer modo obrigado à quem ajudou, ao menos eu já decidi que não vou cair nessa... prefiro continuar na mão da BrT.

mas eu tenho mais uma duvida sobre esse tópico, o NET FONE é um VOIP, ou seja, também passa por esse controle do conumo de Gb, mas é claro, ele não conta ( ai já seria muita sacanagem). eu não entendo muito dessa área, mas eu fico pensando, será que eles fazem essa diferenciação através da diferenciação dos protocolos ou algo assim? será que tem algum modo, tipo encriptação, VPN ou algo do tipo, de burlar isso?:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho conexão banda larga de 2 Megas e não acreditava que pudesse consumir 20 gigas num mês (essa é a franquia limite que tenho que usar durante o período. Caso isso estrapole, a velocidade do meu plano cai para 200 kbps, retornando a velocidade original no primeiro dia do mês seguinte) afinal 20 gigas corresponde a 30 filmes de 650 Mbs. Seria como baixar 1 filme por dia. Eu não costumo fazer isso.

Pois é, ledo engano, tudo sonho, ilusão!!

Como nunca me preocupei com o consumo, fazia tudo o que se podia fazer com a internet. Deixava o Emule ligado 4, 5, dias, as vezes uma semana direto, tendo ou não arquivos para baixar. Ficava no You Tube o dia inteiro, deixava o Modem ligado o tempo todo, nunca desligando-o, mas sem usar o micro, raramente usava a função Stand Bay, alem é claro de receber emails pelo Outlook, span atrás de span, propaganda atrás de propaganda e aquelas besteiras em Power Point que teus amigos e amigas te mandam e que a gente sempre diz que vai deletar mas nunca deleta.

Pois bem, o mês passado descobri que a velocidade da minha conexão havia caido para 200 kbps, novamente, alias todo mês ela é reduzida, pois todo mês estrapolo a franquia (obs:baixo um ou dois filmes pelo Emule ao mês) Só que desta vez eu nem conseguia abrir páginas comuns da internet, lembrando muitas vezes, a velha conexão discada. Fiquei invocado para não dizer (PT) e resolvi estudar o assunto, já que a minha área é a fotografia e não sistemas.

Realmente há muitas regras, manhas, informações não divulgadas, laços que te enforcam, verdades e mentiras, para o uso desse tipo de serviço e qualquer conexão com limite de franquia funciona como um taximetro. O problema aí é saber o que você está consumindo, quanto consome e o que vale a pena consumir, já que o plano que o usuário assinou tem taximetro. Se o plano com limite de franquia é imoral, merece discutir. Eu pessoalmente considero imoral. É um serviço ruim e caro. Longe do que se oferece na Europa e EUA.

Então vamos as curiosidades.

1 - Ligou o Modem, mesmo com o micro desligado, o reloginho já está correndo, mesmo sem vê-lo. Isso porque ao ligar o Modem a sua conexão com a rede já está feita e para o provedor desse serviço já começa a contar daí. Note que o provedor tem acesso direto ao seu Modem, podendo configura-lo a qualquer hora e a qualquer momento. Claro, são pequenas frações de bytes de download e upload que ocorrem na troca de dados entre o provedor e o Modem, tudo isso sem que você esteja com o micro ligado e usando a rede na prática, dá para irritar!!

Pasme, mesmo em Stand Bay o seu micro está desconectado a rede, mas o seu Modem não, o reloginho continua correndo!!

2 - Com seu Micro ligado, a coisa é mais irritante ainda!! Ao liga-lo e já no Desktop, sem qualquer programa aberto, a troca de dados aumenta mais ainda e o consumo, é claro, pequeno, continua ocorrendo, só que de forma mais intensa. Se houver updates automáticos a serem feitos pelo seu Sistema Operacional, pelo seu Antivirus e por outros programas (no meu caso Photoshop CS3, Photodex, Sony Vegas, e pelo menos mais uma dúzia deles) tudo isso acontecendo em segundo plano, certamente seu consumo irá aumentar e é aí que o taximetro roda mais rápido e você nem imagina quanto!!!

3 - Finalmente o uso dos programas que consomem banda. No P2P, especificamente o Emule, não se trata de baixar 30 filmes de 650 Mbs. O problema são os Uploads a que você está sujeito. Mesmo sendo sempre mais baixo em relação ao Dow na maioria do tempo, algumas vezes ocorre inversão, é quando os Ups começam a consumir muito mais franquia. É aquela conhecida situação em que em algum momento os arquivos para Dow não estão disponíveis, mas os seus arquivos estão disponíveis para UPs, ocorre então que você só fornece dados para UP, ou seja, você está pagando taximetro para os outros. Some isso aos Yous Tubes da vida, Msns, VOIP, Correio eletrônico, Páginas carregadas de imagens e a velha mania de se baixar programas para testar e depois deletar os que não prestam, você tem aí simplesmente seu consumo estourado e consequentemente sua conexão reduzida. Está no contrato e não é ilegal.

Cheguei a conclusão de que, se há um taximetro é preciso saber utiliza-lo.

Faça uma relação de tudo que possa estar conectado à rede e que de alguma forma consome banda. Estude o uso adequado, inteligente e econômico de cada um deles. É uma relação grande, mas vale a pena fazer, pois é através da informação que se pode corrigir eventuais problemas.

Feito essa relação, verifique o que gera lixo. Baixar lixo da rede é o mesmo que pagar taxi e não chegar a lugar algum. Emails que vão direto para a lixeira, dependendo do tamanho, no final do mês poderia correspoder àquele filme que você sempre quis baixar. Spans, Propagandas, Colegas que atacham sua caixa com cultura inútil, pesa sim no final do mês.

Crie hábitos inteligentes como o de não deixar o modem ligado sem necessidade. Eu disse ligado e não em Stand Bay, desligue da tomada. Se não estiver usando a internet, desligue-o.

Não estou falando em submeter-se ao sistema, mas em agir com inteligencia contra o sistema, que é abusivo, enganador e imoral.

Num nível mais superior de análise, a criação de planos de acesso em Banda larga com limite de franquia nada mais é do que uma forma legal (mas imoral) de restringir e limitar o acesso dos usuários à rede, permitindo que um maior número deles façam parte de um sistema de alta velocidade fantasiosa. Vende-se um produto com uma espectativa de qualidade de serviços, mas na prática o serviço é outro. O argumento que os provedores dão é que isso é necessário para não haver sobrecarga na rede e manter o sitema estável. Isso é verdade!

Ocorre que se desde o inicio houvesse investimento adequado no planejamento e na construção do sistema bem como um correto dimensionamento da rede visando serviços de alta velocidade real e não esse engodo, não haveria instabilidade e todos poderiam usar alta velocidade, quando e quanto quizessem. Desenvolver e Oferecer um serviço de alta velocidade sem limite de franquia e com velocidade real por um preço acessivel depende apenas de planejamento competente e investimento adequado. Isso é o que acontece na Europa e EUA. Aqui, o serviço é ruim e caro. O mesmo acontece com os celulares, Tvs a cabo, etc. Trata-se da exploração das multinacionais que querem ganhar dinheiro no Brasil oferecendo serviço porco de "terceiro mundo" aos brasileiros que não são menos exigentes não, mas que não são respeitados como lá fora. Orgãos como a Anatel, por exemplo, que deveria fiscalizar e multar, não passam de marionetes nas mãos dessas empresas.

Enquanto escrevia este texto meu contador de DL e UL já marca somado os dois quase 10 Mb de dados, em 20 minutos de conexão. Obs: Estou somente com a página do fórum aberta!!

Ah!! O endereço para esse ótimo contador de acesso é: http://superdownloads.com.br/redir.cfm?softid=37479

Chama-se BitMeter e é preciso ter o Microsoft Framework 1.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas.

Façam alguns testes interessantes depois de instalarem o BitMeter.

1 - Clique com o botão direito sobre o contador e escolha a opção "Start Stopwatch". Isso aciona o contador em tempo real, segundos, minutos, horas, DL: em bytes, UL: em bytes.

2 - Feche todos os programas e verifique se o contador pára de rodar.

3 - Deixe o Modem em Stand Bay, verifique se o contador pára de rodar.

4 - Desligue o Modem da tomada, verifique se o contador pára de rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://consumo.virtua.com.br/consumo.php

Esse endereço te leva para uma página do Virtua para consulta de consumo de tráfego.

Digite no campo solicitado o MAC Address de seu cable modem que é um identificador único do equipamento. Para consultar a sua utilização de tráfego, é necessário preencher este campo corretamente. O MAC Address é composto por 12 dígitos, e pode ser encontrado na etiqueta do seu cable modem com as seguintes identificações: CM MAC, HFC ID, HFC MAC ID, CM ID ou RF ID.

Depois é só preencher o mês e o ano correspondentes.

É o relatório que o Virtua fornece, se corresponde a realidade é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis uma grande curiosidade e um mistério para ser desvendado.

Reparem nesta tabela.

tabela.jpg

Ela é fornecida pelo Virtua pelo endereço citado acima.

Notem que no dia 13 de julho eu já havia estourado minha cota de 20 Gigas.

Dias antes, eu já havia recebido um email do Virtua me comunicando que a velocidade de conexão do meu plano de 2 Megas baixaria para 200 kbps.

Até aí tudo normal, mas imoral!!

Realmente a velocidade baixou e segundo a media de três medidores feitos em 5 horários diferentes ao longo da semana seguinte ficou em 155 Kbps. A taxa de transferencia de dados cai mesmo. No Emule de 180 Kb/s, despencou para 20, 22 e uns pequenos picos de 32 kb/s.

Se analisarmos a tabela, veremos que o consumo ao invés de diminuir, aumentou. Notem que no fim do mês, consumi mais que o triplo de minha cota, mesmo com a redução da velocidade de minha conexão que não foi pouca.

Como explicar isso?

Se baixam a velocidade, não é para baixar o consumo?

Por que, segundo a tabela, o consumo triplicou, mesmo com baixa velocidade?

Vejam que os números falam por sí só.

De 180 Kb/s reduziram para 20 Kbs em taxa de transferencia.

De 21 Gigas no dia 13 de julho consegui acumular 71 Gigas no dia 31 de julho.

Ou seja, no período em que houve a redução, de 14 à 31 de julho (18 dias), consumi, segundo a tabela, 50 Gigas tendo como taxa de transferencia apenas 20 Kb/s.

Apenas para descontrair: Estou pensando em migrar para o plano econômico de 200 Kbps pagando somente 49,90, pois pelo jeito consigo baixar mais nessa velocidade do que com 2 Megas, alem do que nesse plano não há limite de franquia, será isso uma lenda ou quem sabe uma realidade?

Essa tabela fornecida pelo Virtua é confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEDINDO A VELOCIDADE DA SUA CONEXÃO

Aqui estão os quatro medidores de velocidade que costumo utilizar para medir a velocidade das minhas conexões. Em geral faço uma vez por semana ou quando estou desconfiado de alguma alteração na velocidade. Meço de manhã, a tarde e de noite, utilizando os dados dos quatro tipos de medidores. Eles sempre são lineares, mas antes de colher os dados, repito o processo duas ou três vezes para cada um deles. Os dados são muito próximos e oferecem material para uma boa média.

http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/index.php?idioma=br&newlang=br

http://www.minhaconexao.com.br/

http://www.oguiadacidade.com.br/velocidade/results.php?kbps=272.5&downloadtime=1.766&KB=58.75&recorded=1

http://www.gratis.com.br/velo/ok.mv?velo=1204385767

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

olá,

Resolvi escrever pois acredito que a net/virtua ou tem um relatório bugado, o que seria um absurdo, ou exibe dados falso com a intenção de vender franquias adicionais.

Comigo ainda não reduziram a velocidade apesar de terem por 2 vezes me telefonado para avisar que estourei a franquia e iria baixar a velocidade. Faz 2 meses que monitoro o meu consumo na página do virtua e tenho certeza absoluta que é totalmente irreal!

Utilizo linux Ubuntu sempre atualizado e tenho todas as portas fechadas. Instalei um medidor de consumo pra verificar pois achei estranho o virtua acusar que transfiro 1 a 3 giga POR DIA!!!! sem noção! Pra dar uma ideia Meu consumo (entrada e saída de qqr tipo de dado) nas últimas 24 horas foi de 94MB, enquanto que o relatório de consumo do virtua já acusa 0,22GB (220MB) somente para o dia de hoje, 18 de maio, e ainda são 9:40 da manhã!

Vejam a imagem do meu consumo do mês até do dia de hoje.

Dá ódio mesmo, só não perdi o controle ainda pois não baixaram minha velocidade, mas já telefonei e reclamei dizendo que está errado o marcador etc... Disseram que pode ser o modem e vem trocar na segunda-feira... (besteira dizer que é o modem...)

Resolvi pesquisar pra ver o que acho e em pouco tempo achei este post e o relato do Odi no site dele http://melnex.net/virtua/ sobre o assunto. LEIAM.

Escrevi pra ele e ele respondeu rápido. Ainda escrevi de volta perguntando outros detalhes mas segue trecho do ele disse:

"Net não me disse com todas as palavras, mas passou a
ideia
de que o medidor andou meio maluco.... Ou seja, marcava em Gb o consumo real em Mb! Mas me juraram que não tinham reduzido a minha velocidade de acesso, e que essa queda na velocidade ocorreu por razões técnicas. Ou seja, pura coincidência a minha velocidade baixar e o medidor marcar errado..."

Depois de ler resolvi passar a registrar tudo em detalhes como ele fez.

abraço

post-345094-1388494707169_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...