Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Socorro willem eprom


3_raich

Posts recomendados

ola

montei um gravador willem mas nunca consegui usar e hoje eu to precisando usar e ainda não funciona.

não sei se é meu micro ou o próprio gravado , ja chequei varias vezes e não encontrei nada

eu uso o xp instalei o softwer para porta paralela mas mesmo assim não vira

fiz a correção na bios em porta paralela , coloquei vpp cpp ssp e nenhuma funcionou. percebi que quando eu ligo o gravador os três led acende logo depois que eu abro o programa o led amarelo apaga mas o led vermelho e o verde ficam acesso e ai que eu acho que tem problema , o led vermelho não deveria apagar ?

sempre que eu faço teste de hardware da erro tipo ( hardware erro check power & connection.

outra coisa é o cabo paralelo existe um especialmente para o gravador ou pode ser este de impressora e scaner ?

valeu galera ajuda ai que eu ja to ficando louco

obrigado:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual versão você montou?

PCB 3.1

PCB3B

4.0

4.1

sempre que eu faço teste de hardware da erro tipo ( hardware erro check power & connection.

Testou a alimentação dos CIS, para ver se tem 5Vcc?

Na opção Test H/W você tem que conseguir testar o sinal que entra no pino 2 do Db25 (Serial out) passa por 02 inversores e dois transistores e sai no pino 11 do Db25 (Busy). Quando este sinal está interrompido, ocorre erro de Hardware. Quando o +5Vcc não está ok ocorre erro de Hardware.

outra coisa é o cabo paralelo existe um especialmente para o gravador ou pode ser este de impressora e scaner ?

Eu uso o cabo de Scaner Impressora, mas para tirar a sua cisma, confira o cabo, o mesmo tem que ser pino a pino pelo menos do pino 1 até o pino 17. Do pino 19 ao pino 25 (que também têm que estar ligado pino a pino) estão todos ligados para o terra.

...o led vermelho não deveria apagar ?

O led vermelho deveria apagar sim, mas para tentar resolver este problema você tem que solucionar o erro de : hardware erro check power & connection

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola Valdemir obrigado por responder

Qual versão você montou?

PCB 3.1

PCB3B

4.0

4.1

minha versão do willem é o 3.1

Testou a alimentação dos CIS, para ver se tem 5Vcc?

Na opção Test H/W você tem que conseguir testar o sinal que entra no pino 2 do Db25 (Serial out) passa por 02 inversores e dois transistores e sai no pino 11 do Db25 (Busy). Quando este sinal está interrompido, ocorre erro de Hardware. Quando o +5Vcc não está ok ocorre erro de Hardware.

vou fazer os teste que você sugeriu e ver no que da

Eu uso o cabo de Scaner Impressora, mas para tirar a sua cisma, confira o cabo, o mesmo tem que ser pino a pino pelo menos do pino 1 até o pino 17. Do pino 19 ao pino 25 (que também têm que estar ligado pino a pino) estão todos ligados para o terra.

O cabo eu confccionei uma de pino a pino

o que eu não entendi é com relação aos pino do 19 ao 25

este devem estar ligado pino apino e ligados ao terra ?

obrigado

O led vermelho deveria apagar sim, mas para tentar resolver este problema você tem que solucionar o erro de : hardware erro check power & connection

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola valdemir

fiz os teste com a tensão e esta ok

o cabo eu mesmo montei pino a pino e também tenho um de impressora e nenhum deu certo

outra coisa que percebi é que com eprom o led vermelho fica aceso mas com pic o led se apaga.

to achando que o problema é com minha porta paralela ou com o windows xp

tenho uma outra maquina que esta parada vou por o windows 98 para ver se consigo algo.

se você tiver mais alguma coisa que poderia me ajudar fico agradecido:)

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto você não passar no teste de Hardware completo, você não vai conseguir fazer nada com o gravador.

O fato de suspeitar que a sua porta paralela não esteja configurada corretamente não deveria influir no teste de hardware, e nem retornar erro de conexão.

Você fez o teste de Hardware conforme:

http://www.4shared.com/file/38135687/588f1af/TESTE_DE_HARDWARE.html

Qual procedimento usou para instalar o programa do gravador? Eu fiz conforme indicado abaixo e funciona bem:

(WINDOWS XP):

1)- EXECUTEI O PROGRAMA setu97ja.exe

2)- EXECUTEI O PROGRAMA port96nt.exe

3)- LOGO EM SEGUIDA REINICIEI O PC

4)- AO REINICIAR O PC EXECUTEI O PROGRAMA xp-stop-polling.reg

Estas infprmações de como instalar o programa eu tirei aqui mesmo no forum passadas pelo zurca :

http://forum.clubedohardware.com.br/topico-relacionado-willem/311026?t=311026&highlight=WILLEM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certifique-se de que o seu gravador seja o do link abaixo:

http://www.4shared.com/file/38219336/2132446f/Doc_V31s.html

Se for imprima o esquema para que ao fazer o teste de Hardware você possa fazer medições para ver onde o sinal está interrompido.

estou supondo que você fechou as chaves 3-5-6-8-10-12 do DIP e que as chaves

1-2-4-7-9-11 ficaram abertas.

Se você não errou no fechamento dos DIP-SWITCH, você deve ter trilhas abertas pois não passou no teste nem de um terço dos pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ressuscitando o tópico,alguém poderia me ajudar com o meu gravador?

montei o gravador willem eprom versão 3m . fiz o test H/W e todas as tensões estão normais,mas quando clico em verify aparece a mensagem; Hardware error check power e connection, meu micro e um core 2 quad Q9400, MB asus p5kpl-am windows XP sp3.

agradeço desde já,qualquer ajuda será bem vinda. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

montei o gravador willem eprom versão 3m

A versão é essa mesmo? Nunca tinha ouvido falar.

O comando Verify até então eu supunha que servisse apenas para comparar o conteúdo do Buffer com o conteúdo do chip em teste.

Se os conteúdos forem iguais retorna a mensagem: "Device Verify Ok" e

Se os conteúdos forem diferente retorna a mensagem "Error at 0xXXXXXX chip=0xXX buffer=0xYY", onde:

0xXXXXXX é o endereço onde ocorreu a primeira diferença entre o conteúdo do chip e o conteúdo do buffer, e 0xXX e 0xYY é o conteúdo do chip e do buffer respectivamente.

Você está executando o comado verify desta forma ou sem inserir nenhum chip em teste no soquete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim e essa mesma a versao, e uma versao melhorada da versao 3b sem falar que e melhor para montar rs,incluindo os resistores na linha selin e auto.trabalha na versao 3 ou 3.5 mudando os jumps da placa.

esquema e pci no link;

http://www.j-cell.de/willem-eprom/files/willem_eprom/documentation/pcb3m/pcb3m.zip

esse erro ''hardware error check power e conection'' acontece quando tento ler alguma eprom.ja chequei os cabos ,fiz o teste H/W e esta tudo ok,todas as tensoes normais.

quando tento ler ou gravar alguma eeprom de 8 pinos ,aparece o erro; ''no ACK device command'',ja testei com a 24c01,24c32 e a 93c06 todas com o mesmo erro.

consegui ler uma 2732,mas só aparece 00,e quando tento gravar alguma coisa nela aparece;verify error.lembrando que mesmo com a eprom apagada aparece os 00.

obrigado pela compreensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta versão está mais para 3.1, que faz a seleção da tensão de vpp através da seleção das chaves sw3 e sw4.

Não seria problema com a instalação do programa e dos driver´s da placa?

Não sei se existe um procedimento diferenciado para instalação em XP-SP3, acredito que não, mas quando não se tem certeza o melhor é cercar todas as possibilidades para encontrar o defeito, daí a possibilidade de testar sua placa em um XP-SP2 ou WIN-98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

''Esta versão está mais para 3.1, que faz a seleção da tensão de vpp através da seleção das chaves sw3 e sw4.''

sim,ele nao tem o conversor DC-DC,o que obriga o gravador a usar uma fonte de 30VDC ou 22Vac, estou usando a fonte de uma impressora Hp antiga ,31V @ 1200ma DC.

''Não seria problema com a instalação do programa e dos driver´s da placa?

Não sei se existe um procedimento diferenciado para instalação em XP-SP3, acredito que não, mas quando não se tem certeza o melhor é cercar todas as possibilidades para encontrar o defeito, daí a possibilidade de testar sua placa em um XP-SP2 ou WIN-98.''

bom acredito que sim,pois o gravador está funcionando normalmente no test H/W,nenhuma linha em curto ou com tensão alterada,esta tudo ok com o gravador.

bom vou fazer o teste aqui com outros sistemas operacionais,e retorno com o resultado,se eu não conseguir resultados vou tentar com algum pc antigo rs.

obrigado Valdenir pela ajuda. em breve retorno com o resultado. valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Olá amigo, possuo este gravador á 15 anos tem alta qualidade, funciona tudo, tenho o projeto completo e todos os manuais deste aparelho, inclusive todas as versões de software, meu e de terceiros de vários países.

Sobre o cabo paralelo, ai depende de quem projetou o gravador, no meu os pinos da DB25 de 8 á 15 é terra e o restante é reto, ou seja, um no um, dois no dois, e assim por diante.

Mas como eu disse, depende da versão de cada desenvolvedor, o meu é o Willem QT-0001 versão 3.5/2 e funciona em todas as versões de windows, grava todos os dispositivos constantes da abiblioteca perfeitamente, a ultima atualização de software foi feita em outubro de 2016 aumentando a biblioteca de dispositivos e se estendendo até o windows 10. não sei se é permitido fornecer o contato aqui, mas se for entre em contato.

DSCN0253.JPG

DSCN0274.JPG

DSCN0319.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...



 

adicionado 1 minuto depois

@GabrielOnly

 

Caro amigo GabrielOnly @GabrielOnly #GabrielOnly
Preciso muito de sua ajuda. Eu tenho um gravador idêntico ao seu desta foto acima que o senhor postou!
Eu estou muito precisando dele mas o meu está sem cabo e sem software.
Eu tenho bastante experiência em eletrônica e razoavelmente com outros gravadores de eprom porém estou quase louco com esse meu e não consigo fazer funcionar! Aparentemente o senhor é a pessoa que mais entende deste modelo que encontrei na NET até agora.  Tentei centenas de combinações de cabo mas nenhuma funcionou e imagino que eu esteja usando o cabo correto.  Meu Willem o DB25 é femea e como a saída LPT no computador também é fêmea então construí um cabo macho / macho com o pino 1 de um conector indo ao pino 1 do outro conector, pino 2 ao pino 2, pino 3 ao pino 3 e assim sucessivamente até o 25. É assim o correto né amigo??? Porém quando conecto uma ponta do cabo de dados no PC e a outra ponta no Willem, ascendem os 3 leds assim que eu conecto a alimentação (tanto USB como pelo fonte externa de 12V). E toda vez que testo a conectividade do  PC com o gravador dá    "Hardware erro check Power & Connection" !!!
Estou quase louco amigo. 
Fiz todo o procedimento descrito acima com instalação mas eu não consigo comunicar o gravador e o MICRO!!!

O senhor tem como me conseguir os programas atualizados pra essa versão antiga de Willem que é a minha?
O senhor tem como me dar uma luz por favor?
Se quiser posso passar meu Whatsapp ou email ou por aqui ou o que o senhor preferir! Estou aceitando qualquer negócio!!!
Muito grato pela atenção....

Se algum outro amigo puder me ajudar eu também ficaria muito grato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...