Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas de vídeo e Sistema - Um Guia para Iniciantes - LEIA ANTES DE PERGUNTAR !!


Posts recomendados

Pelo que estou vendo nas atuais tops, a concorrência está acirrada, estão colocando over de fábrica, melhorando os coolers, a powercolor já lançou uma com waterblock, mas quando elas são do mesmo nível não mudam em nada, só a marca mesmo, isso já vi em testes aqui no fórum...e mesmo pesquisando em sites para comprar placas com essa mesma dúvida, qual será melhor ? Com clocks idênticos só resta diferenciar o cooler e a estética pra atrair o comprador.

Pelo que sei a Nvidia e a ATI só fazem o chip, o resto da engenharia pode ser alterado pelas fábricas das placas, mantendo um certo padrão.

Sim mas entenda o que quis dizer foi que o processador gráfico (que no fundo no fundo é o mais importante numa VGA, pois o grande responsável pelo desempenho de uma solução gráfica é o poder, de cálculos, do processador gráfico, não a quantidade da memória principal que o processador gráfico tem disponível na respectiva placa de vídeo) além de memória e clock modelos é que são desenvolvidos por nVIDIA e ATi.

Essa placa protótipo, digamos assim, funciona como um molde que será "lapidado" pelos revendedores (que de certa forma podem ser considerados fabricantes, como exemplo: Sapphire, MSI, Gigabyte, ASUS, eVGA, Powercolor, Zotac, XFX, Foxconn, BFG, entre outras). Como já citei, nem nVidia e nem AMD-ATi fabricam placas de vídeo para comercializá-las ao consumidor final, no máximo constroem estas placas de vídeo de referência (que chamei de protótipos) que possuem uma quantidade equilibrada de memória, determinado tipo de chip de memória, determinado número de canais simultâneos de memória e as freqüências padrão dos processadores gráficos.

As placas de vídeo de referência servem como um exemplo a ser adotado na construção de placas de vídeo, utilizando determinado processador gráfico. Mas as revendedoras (Sapphire, MSI, Gigabyte, ASUS, eVGA, Powercolor, Zotac, XFX, Foxconn, BFG etc)podem alterar vários dos parâmetros para oferecer diversas configurações de desempenho e preço.

Acho que agora fui um pouco mais claro :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem sempre.. lembram das 8800GTS, GTX e Ultra ?

Eram raríssimas as modificações no cooler e que eu saiba todas as placas seguiam o mesmo padrão.

Hoje a maioria ainda segue, mas alguns modelos podem ser modificados pelas montadoras. Mas o desempenho varia mais com overclock (de fábrica) do que com essas modificações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é justamente disso que eu tava falando...(placas que já vêm "overclockadas" de fábrica)

O overclock muitas vezes acaba pesando mais mesmo que memória ou outros parâmetros que podem ser modificados. Isso por que o over trata diretamente da velocidade de cálculos do chip gráfico. Muitas alterações (algumas vezes) em nada aumentam significativamente o desempenho e servem mais mesmo para enganar o consumidor que acaba pagando mais por algo que não vale aquele preço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas é justamente disso que eu tava falando...(placas que já vêm "overclockadas" de fábrica)

O overclock muitas vezes acaba pesando mais mesmo que memória ou outros parâmetros que podem ser modificados. Isso por que o over trata diretamente da velocidade de cálculos do chip gráfico. Muitas alterações (algumas vezes) em nada aumentam significativamente o desempenho e servem mais mesmo para enganar o consumidor que acaba pagando mais por algo que não vale aquele preço!

Concordo ! :)

Eu estava pensando mais é nos diferentes PCBs, diferentes chips do VRM, disposição dos componentes..

No geral eles mexem só no cooler, quando mexem.. -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo ! :)

Eu estava pensando mais é nos diferentes PCBs, diferentes chips do VRM, disposição dos componentes..

No geral eles mexem só no cooler, quando mexem.. -_-

Beleza Xita ;)

De toda forma essa discussão é muitíssimo interessante, pois ainda há muita gente que sofre com a questão de qual marca de VGA escolher, quando as diferenças reais, muitas vezes, resumem-se a mero marketing....É bom que vai clareando a mente do pessoal :lol:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Olá pessoal.

Uma dúvida bateu aqui agora:

De uma arquitetura para a outra, uma pode se beneficiar mais com mais memória (digo, quantidade) que a outra ?

Não.

Clocks maiores e latências mais baixas afetam o desempenho em alguns pontos percentuais, mas nada com dois dígitos e bem pouco em jogos, que não são aplicativos que dependem muito da velocidade das memórias. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP
pixels por clock ?

E onde entram os pixels plines ?

Uma parte do pipeline era o processador de pixels.

Em todas as placas "directx 9", exceto nas Radeon X1900 e X1600, cada pipeline tinha um processador de pixels, nas X1900 e X1600 eram 3 processadores de pixels por pipeline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...