Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por onde começo?


Nerun

Posts recomendados

Gostaria de aprender a programar para Windows inicialmente e quem sabe depois para Linux. Sou de São Paulo, capital. Penso em fazer algum curso de programação, pois não tenho disciplina suficiente pra aprender através de livros. Cheguei a comprar um livro sobre Delphi 5, mas nunca fui até o fim. Perguntas:

1) Qual linguagem devo aprender primeiro? (Atenção: não quero aprender linguagens antigas tibo QBasic etc, me indiquem as modernas, mais usadas atualmente por programas profissionais)

2) Aqueles que tiverem feito curso aqui em Sampa, me indiquem um curso bom ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não aconselho muito tu querer começar por linguagens "para windows" sem ter uma base de linguagens mais braçais como Pascal (base de Delphi) e basic (base de Visual Basic). Claro que fica a seu critéro, mais o bom mesmo é você ver essas linguagens antes.

Bom, como disse, as mais usuais são Delphi, Visual Basic (das visuais).

E antes ainda da uma olhada em lógica de programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Amigo,

Bom se você for começar com uma linguagem teoricamente para windows, você pode usar o Delphi.

Pois migrar para o Linux depois fica bem mais fácil... Pois agora no linux contamos com o Kylix (Acho que é assim que escreve.), que permite que os seus programas de Delphi no Windows seja colocados sobre o Linux.

Agora eu dou a sugestão de você fazer um curso de lógica de programação primeiro antes de começar... E em delphi é legal ter o mínimo do Pascal que é a base dele...

Cursos realmente bons são os da Impacta (http://www.impacta.com.br).

De uma olhada lá...

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho as seguintes: Delphi e Java.

Mas não se esqueça que você pode ser livre e aprender linguagens open source como PHP e Python.

Na internet há tudo que você precisa pra começar...

Dá uma visitada: PHP e Python

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por mmm@11 Mai. 2002, 05:16

Mas não se esqueça que você pode ser livre e aprender linguagens open source como PHP e Python.

Na internet há tudo que você precisa pra começar...

Dá uma visitada:Python

Prezado MMM,

Bom sempre escutei muito a respeito do python...

É realmente uma linguagem muito recomendada para iniciantes, além de ser indicada em quase todos os HowTo's de Hackers e etc...

Eu dei uma visitada no site da python, baixei o programa pra windows e quero começar a fazer algumas coisas básicas...

Só fica um pedido registrado....

Você tem algum material de python em português.

Ex, um guia de programação básico, com o necessário pra fazer um famoso 'Olá Mundo' Sempre colocado e citado em 99.99% dos cursos de programação... ???

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai Neo!

Infelizmente ainda não tive tempo suficiente pra me dedicar ao aprendizado do Python (espero um dia ter...).

Realmente não é muito fácil achar material em português, mas dá uma olhada nesse link

E nesse: Uma Introdução a Programação Orientada a Objectos em Python

Apenas para dar uma encorajada no pessoal, comparem:

Código em Python:

for x in xrange(1000000):

   print x

   

em Java:

public class ConsoleTest {

   public static void main(String[] args) {

       for (int i = 0; i < 1000000; i++) {

           System.out.println(i);

       }

   }

}

Agora (talvez) o mais importante: Python 4.5X mais rápido ao executar!

O artigo completo (em inglês ??? ) com diversos teste está aqui

Já que estamos falando no Python, e para os que não creem muito no seu poder, o Zope é escrito em Python (hoje o criador do Python trabalha na Zope...). O que é Zope? Um sistema de gerenciamento de conteúdo, portais, etc... Simplesmente o sistema usado pelo IDGNow!!

Bom, acho que já chega... Isso tudo é pra dar uma encorajada no pessoal que não acredita muito no Software Livre. Pessoal, dêm uma pesquisada e vocês verão as vantagens!

PS: Não se esqueçam do PHP, OK?! (um site em pt:SuperPHP)

falou,

e viva o Free Software! (não é freeware...)

Maurício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não tem noção nenhuma de programação, começa com linguagens de script. Uma ótima ideia para iniciantes é o vbscript. E se você tiver o IE instalado na maquina não precisa de mais nada. Serve bem para aprender noções básicas sobre variáveis, loops, condições, funções......

Para ver como é simples, abre o bloco de notas e digita:

msgbox "Alô Mundo!"

e salva como nome.vbs

Se você tiver o Office 2000 instalado dá uma olhada em

C:\Arquivos de programas\Microsoft Visual Studio\Common\IDE\IDE98\MSE\1046

ali tem um HELP de VBscript, Javascript e ASP. Bem útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...