Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar o sinal Wireless?


Zorb

Posts recomendados

Olá,

Estou usando o e-max S510 e um roteador D-link WBR-1310, configurei a rede com meu desktop, tudo OK. Mas quando fui pro meu quarto, o sinal se perde a poucos metros da mesinha onde trabalho com o note. A distância entre o note e o ponto de acesso é de uns 15 ou 20 metros.. tem 2 paredes de concreto, um armário de roupas e uma estante de livros. To achando a distância muito curta pra dar problema! será que isso tá normal mesmo? Arrumar uma antena melhor resolveria meu problema?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teria q derrubar as paredes ehehhehe

concreto diminue muito o sinal, tanto que se usa para proteger a moçada q trabalha com raio-x, ele é um isolante de radiaçao da ora.

o esquema seria colocar o roteador em um lugar que desse pro sinal entrar por uma porta o mais em linha reta possivel entre o aparelho e o note.

aqui em casa é a mesma zica, tem muito concreto e as vezes mudando o note de uma parte pra mesa pra outra ja perde o sinal, o desk q tem antena externa nem pega em parte alguma do quarto pra você ter ideia. e so o wire do toshiba funciona, de nenhum outro note por ele ter um esquema de antenas duplas r tal e o sinal entra pela varanda ehhehe tipo da a volta na casa, ja a parede q fica pro lado da sala, se chegar perto dela perde o sinal.

pega ele e vai andando olhando o indicador de sinal se tiver algum soft tipo radar ajuda, ai usa ele onde o sinal ficar mais forte.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara onde eu trabalho consigo pegar de 1 a 5 redes sem fio conecto em uma que e uma beleza alias e a unica q eu conecto mais ta fmz deve ser um speddy de 1mb pois consigo baixar com o sinal bom a 66kbs olha q tenho uma parede de comcreto de um predio onde que estou deve ter uma parede deles tbem no minimo um telhado pois quando vou na varanda o sinal vai la ecima quase 100% da sinal muito bom.

to pensando em colocar aqui em casa so que se eu for usar na sala tem a parede do meu quarto do banheiro da sala 3 paredes ninguem mereçe.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso um d-link di-524 e o sinal nao passa de 20 metros tb... o serviço de atendimento ao consumidor da d-link me informou q pega no maximo uns 30 metros mesmo. há pra vender no mercadolivre algumas antenas pra roteador q promete alguns decibéis a mais no sinal, mas nao cheguei a comprar pra testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar a antena original do roteador por outra mais potente de cinco ou sete dbi pode melhorar um pouco o sinal wifi; aqui em casa o sinal do meu Encore fica bom até 2 paredes, depois disso fica meio fraco.

Esta aí a resposta correta.

Ou você troca o wireless do seu note ou a antena do roteador, mas com certeza o ganho melhor é por parte do roteador, assim sendo siga o conselho do icefly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Derrubar seria uma boa.. heaheha ajudaria na ventilação tb, e o concreto do meu prédio é cabuloso, bem no meio do meu apartamento não pega nem celular.. enfim.. vou tentar uma antena mais potente para o roteador. Por acaso o roteador tem algum ajuste de potência?

Eu conectava a internet do meu quarto com uma rede de algum vizinho que estava disponível aqui, era bem rápido e estável, aí um belo dia a rede sumiu, tomei vergonha e comprei o roteador

valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando q da pra aumentar a potencia da placa wireless do proprio notebook indo nas propriedades dela, quanto maior a potencia, maior o consumo da bateria. só ir nas propriedades do meu computador, gerenciador de hardware, abre a placa wireless, numa das abas tem varias opções como mudança de canal, potencia entre outros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei que aqui é area de notebook,mas eu tambem uso internet wireless.

o sinal sai da casa de meu vizinho que fica do outro lado da rua,ai ja tem uma parede na frente,até chegar a meu quarto tem mais 3 paredes,e mesmo assim o sinal fica em 50%,vou comprar agora uma antena de 6dbi eu acho e com amplificador,ai vai ficar 100%,a distancia do meu quarto até o local onde se encontra o aparelho é de serca de 50 metros,e na casa ao lado que tambem é de cerca de 50 metros ou um pouco mais o sinal esta sempre 100%,pois la tem somente uma parede de concreto e uma de madeira na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele tem um modem dlink 500g,ai ele passa para o roteador tplink modelo tlwr542g.

ele se encontra logo abaixo do telhado da casa,fica a uma altura de uns 8 metros,e na minha casa e na casa ao lado recebemos o sinal por adaptadores usb tplink tlwn321g.

eu não sei certo a potencia da antena,acho que é 3dbi,é a original,uma vez testamos com a de 6 dbi que falei e melhoro 100% o sinal,mas a antena ta 120 reais,ai estamos guardando dinheiro pra compra essa nova antena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fala galera,

Sobre melhorar sinal de wireless, ja pasei por bastante problemas e acredito que a melhor solucao e passar cabo ou quebrar a parede ! hahah.

falando serio, eu ja experimentei varios roteadores dentre os piores um dlink 524 que e o que atualmente utilizo, testei tambem um gts que foi um dos melhores, dlink 624, linksys melhorzin, dlink dir300 fraco tambem. E algumas antenas desde a vagabunda que vem na maioria dos aparelhos e dos dlinks de 1.8 , 5 ate antenas de 15dbi s. Testei tambem colocar antena externa no adaptador wireless do laptop.

A conclusao que cheguei e que se utilizando DLINK nao adianta tentar melhorar a meleca, o melhor e se utilizar ele em sua versao standard (padrão) porque se colocamos uma antema melhor, nada adianta porque o sinal de Mw dele e um lixo menos de 100 (comparando a um gts que chega a ate 450Mw) ou seja ele nao vai conseguir utilizar a nova antena, nem as vezes melhorar o sinal como foi o meu caso.

Segunda coisa, tambem nao adiantou eu colocar uma extensao chamado de pig tail porque ele perde o sinal, mesmo com cabo curto (1.5mts) eu tentei colocar a antena para fora da janela ai ficaria mais fácil do sinal chegar ao meu quarto que fica na mesma direcao.

Terceiro nao adiantou eu colocar uma mega antena recpetor (no laptop atraves de um adaptador externo) porque como eu ja nao tinha um dlink versao standard com uma mera antena de 1.8db.

Enfim, a unica solucao que foi possivel foi colocar o roteador dipindurado no basculanta da janela da area de servico e o mais importante DESATIVAR o item : "consumo minimo de energia" na propriedade do sistema - propriedade da placa de wireless - na aba avancado.

essa foi a principal modificacao feita no aparelho que o sinal que antes era de 5 mbps foi para 36 mbits, claro que o sinal nao firmou em 36, mas o minimo que ele fica agora e em 11mbps, mas a qualidade do sinal aumentou mais 1 a 2 niveis, foi como eu tivesse dado viagra para a antena do laptop. levantou geral.

Mexi em outras propriedades como a : modo de compatibilidade do ap, velocidade , mas essas outras mexidas nao posso dar certeza.

So isso, mesmo com um maior consumo, se você esta tendo esse problema nem tente mexer no roteador, tente primeiro desabilidar a economia de energia.

abraços !

Rafael Monteiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resumo:

1. Posicionar o roteador (ponto de acesso etc) em um ponto central

2. Afastar o rotedor de objetos metálicos (gabinetes etc), das paredes e do chão (elevar).

3. Há basicamente dois tipos de antena, sendo que a escolha vai depender da necessidade: a que emite sinal para todos os lados (omnidirecional) e outra que direciona o sinal. As antenas dos roteadores (pontos de acesso etc) são do tipo omnidirecional com potência geralmente de 2dBi. Confira o primeiro texto do adendo abaixo em relação à posição da antena (horizontal ou vertical).

Solução mais barata é substituir, caso a antena seja destacável, por uma omni-direcional de, no mínimo, 5dbi https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:61:16.

Outra solução, dependendo da aplicação e das dificuldades específicas, seria uma antena tipo Yagi que direciona o sinal para uma determinada área. Exemplos (fracos):

9dBi http://www.maniavirtual.com.br/antena-trendnet-9-dbi-direcional-outdoor-indoor-tew-ao09d-0010785.html

6dbi https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:64:14.

Se for comprar um roteador etc dê preferência aos modelos com antena destacável. (Atenção: não tenho conhecimento prático de nenhum modelo de antena sugerido acima já que meu roteador não possui antena destacável e nem pesquisei preços).

4. No caso do adaptador de rede sem fio do notebook for do tipo express card, pcmcia substituir por um adaptador usb com antena externa como esse https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:39:59 (Atenção. Nunca usei nem conheço essa marca. É só um exemplo). Se o adaptador for interno, como na maioria dos celulares atuais, não precisa substituir. Boas opções são os modelos 5100 e 5300 da Intel.

5. Adicionar um repetidor de sinais (muito caro) http://www.brasoftware.com.br/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=1701

6. Selecionar diferentes frequências, se o roteador suportar, e ir testando a melhora do sinal (2.412GHz, 2.417Ghz, 2.422GHz etc)

7. Evitar usar aparelhos eletrônicos, como telefone sem fio, com a mesma frequência do roteador (2,4GHz). Alguns telefones sem fio usam a tecnologia DECT que operam na faixa de frequência 1880-1900 MHz, justamente para reduzir interferências. Há modelos ainda que operam em 5.8GHz.

8. Atualizar o firmware

9. Tentar usar equipamentos de um mesmo fabricante (roteador, adaptador de rede, repetidor).

10. Dar preferência, no mínimo, ao padrão 802.11g (pensava que esse era o mais comum, enfim...). O ideal seria ir para o padrão homologado 802.11n porém, as melhores opções ainda são caras.

Dicas obtidas em http://www.microsoft.com/athome/setup/wirelesstips.aspx

Adendos interessantes:

http://www.gdhpress.com.br/blog/alcance-redes-wireless/

http://www.guiadohardware.net/artigos/aumentando-sinal-wireless/

http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap1-13

Reviews:

http://reviews.cnet.com/networking-wifi/?tag=leftColumnArea.0

http://www.pcworld.com/browse.html?cat=2114&dsp=2

Qualquer correção, não se reprima, faça-a.

*Se não souber inglês use http://translate.google.com.br/translate_t#en|pt|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Resumo:

1. Posicionar o roteador (ponto de acesso etc) em um ponto central

2. Afastar o rotedor de objetos metálicos (gabinetes etc), das paredes e do chão (elevar).

3. Há basicamente dois tipos de antena, sendo que a escolha vai depender da necessidade: a que emite sinal para todos os lados (omnidirecional) e outra que direciona o sinal. As antenas dos roteadores (pontos de acesso etc) são do tipo omnidirecional com potência geralmente de 2dBi. Confira o primeiro texto do adendo abaixo em relação à posição da antena (horizontal ou vertical).

Solução mais barata é substituir, caso a antena seja destacável, por uma omni-direcional de, no mínimo, 5dbi https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:61:16.

Outra solução, dependendo da aplicação e das dificuldades específicas, seria uma antena tipo Yagi que direciona o sinal para uma determinada área. Exemplos (fracos):

9dBi http://www.maniavirtual.com.br/antena-trendnet-9-dbi-direcional-outdoor-indoor-tew-ao09d-0010785.html

6dbi https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:64:14.

Se for comprar um roteador etc dê preferência aos modelos com antena destacável. (Atenção: não tenho conhecimento prático de nenhum modelo de antena sugerido acima já que meu roteador não possui antena destacável e nem pesquisei preços).

4. No caso do adaptador de rede sem fio do notebook for do tipo express card, pcmcia substituir por um adaptador usb com antena externa como esse https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:39:59 (Atenção. Nunca usei nem conheço essa marca. É só um exemplo). Se o adaptador for interno, como na maioria dos celulares atuais, não precisa substituir. Boas opções são os modelos 5100 e 5300 da Intel.

5. Adicionar um repetidor de sinais (muito caro) http://www.brasoftware.com.br/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=1701

6. Selecionar diferentes frequências, se o roteador suportar, e ir testando a melhora do sinal (2.412GHz, 2.417Ghz, 2.422GHz etc)

7. Evitar usar aparelhos eletrônicos, como telefone sem fio, com a mesma frequência do roteador (2,4GHz). Alguns telefones sem fio usam a tecnologia DECT que operam na faixa de frequência 1880-1900 MHz, justamente para reduzir interferências. Há modelos ainda que operam em 5.8GHz.

8. Atualizar o firmware

9. Tentar usar equipamentos de um mesmo fabricante (roteador, adaptador de rede, repetidor).

10. Dar preferência, no mínimo, ao padrão 802.11g (pensava que esse era o mais comum, enfim...). O ideal seria ir para o padrão homologado 802.11n porém, as melhores opções ainda são caras.

Dicas obtidas em http://www.microsoft.com/athome/setup/wirelesstips.aspx

Adendos interessantes:

http://www.gdhpress.com.br/blog/alcance-redes-wireless/

http://www.guiadohardware.net/artigos/aumentando-sinal-wireless/

http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap1-13

Reviews:

http://reviews.cnet.com/networking-wifi/?tag=leftColumnArea.0

http://www.pcworld.com/browse.html?cat=2114&dsp=2

Qualquer correção, não se reprima, faça-a.

*Se não souber inglês use http://translate.google.com.br/translate_t#en|pt|

Galera, eu tô com o problema que o amigo descreveu no tópico 7 do resumo dele, ou seja, meu roteador fica na mesma mesa do telefone sem fio e ambos tem a mesma frequência (2,4 GHz). E depois de ler o post que estou citando, notei que está havendo interferência, pois quando alguém aqui em casa atende o telefone a minha net wireless cai e só volta alguns segundos depois que a ligação termina e telefone volta p/ base.

.

Estou aqui louco p/ resolver esse problema até porque estou fazendo um curso on line e a net não pode ficar caindo. Alguém tem uma dica para o meu problema? Ressaltando que sou totalmente leigo nisso.:o

.

Antecipadamente agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, eu tô com o problema que o amigo descreveu no tópico 7 do resumo dele, ou seja, meu roteador fica na mesma mesa do telefone sem fio e ambos tem a mesma frequência (2,4 GHz). E depois de ler o post que estou citando, notei que está havendo interferência, pois quando alguém aqui em casa atende o telefone a minha net wireless cai e só volta alguns segundos depois que a ligação termina e telefone volta p/ base.

.

Estou aqui louco p/ resolver esse problema até porque estou fazendo um curso on line e a net não pode ficar caindo. Alguém tem uma dica para o meu problema? Ressaltando que sou totalmente leigo nisso.:o

.

Antecipadamente agradeço.

Experimenta trocar de canal do wireless; isso é feito na página de configuração do roteador.

Se não resolver, vai ter que trocar de telefone; ou um de 900Mhz ou de 5Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...