• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gustavojf88

Não consigo formatar meu Pen Drive!

50 posts neste tópico

Boa tarde, galera.

Encomendei um pendrive de 16Gb de hong kong e estava funcionando perfeitamente... Até que meu pai o desconectou do PC sem mandar o windows remover o dispositivo com segurança... Aí começaram os problemas. Não consigo formatar nem pelo formatador do windows e nem pelo software da HP que já li em alguns tópicos recomendando, e não consigo transferir arquivos, e quando executo o chkdsk ele mostra uma série de erros (praticamente todos os arquivos que tinha no pendrive corrompidos), mas não consegue corrigir e nem deletar.

No caso do formatador do windows ele diz que é impossível formatar o disco (e se eu tento pelo format x: no prompt de comando do meu computador não passa do 0% e no do meu amigo que tentei também diz que a trilha 0 está danificada). Por este programa - HP USB Disk Storage Format Tool - aparece a mensagem de protegido contra gravação (Device media is write-protected) e por este outro - HP Drive Key Boot Utility - aparentemente ele reinstala o firmware, mas o pendrive continua travado.

Só para constar, se puder influenciar em algo, antes dos problemas eu estava usando aquele aplicativo PortableApps para gerenciar os programas do pendrive, mas tenho minhas disconfianças de que ele estava com vírus no firefox portable...

Realmente não sei mais o que fazer, mas acho que o pendrive não deve estar queimado, pois o PC reconhece o dispositivo... Então se alguém puder me ajudar fico imensamente grato!

Gustavo

Editado por Libra
Negrito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poxa..tentou formatar usando software em linux??? tente usar algum linux liveCD, tipo kurumin, ubuntu, que tenham um particionador de hd como o Qtparted, que consegue formatar em qualquer tipo de formato. Veja se tenta isso... e lembrando q você deve sempre formatar ele em FAT (16 resolve), nunca em NTFS...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que FAT16 não pode ser porque ele tem o limite de no máximo 4Gb, e o pendrive dele tem 16Gb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Revil e Claudio!

Assim como foi recomendado por vocês, eu tentei formatar usando o particionador do linux... Dei o boot pelo Live CD do Ubuntu (na área de trabalho cliquei em Install para iniciar o particionador), e tentei diversas configurações, mas nenhuma deu certo. tentei mandar ele particionar o pendrive como se fosse instalar o linux, mas a tela de Instalando o Sistema fica sempre no 0%, nunca sai disso... Tentei mandá-lo apenas apagar a partição, mas também não consegui... Tentei usar o sistema FAT 32, pois já li, conforme o revil disse, que acima de 4Gb o pendrive deve ser formatado no sistema FAT 32.

Obrigado novamente, e espero mais sugestões,

Gustavo!

Realmente não sei o que fazer pra formatar esse pendrive...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Provavelmente o MBR do pen deve estar danificado.

Tente usar uma ferramenta como o MBRtool

Cara, estou com o mesmo problema do usuario acima, porém meu pen é de 4gb, como executo o MBRtool no pendrive? pois aqui ele abriu mas nao consegui mexer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, os linux padrões NÃO INSTALAM em pen-drive... era o caso de você usar um utilitário do linux, como o Qtparted, do kurumin... e eu não sei se o MBRtool funciona não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, galera!

Bom, o que eu fiz foi tentar formatar ele pelo formatador do Ubuntu Live CD (não sei lhes dizer se é o gparted, mas por ser formatador de linux também não sei se é tão diferente do formatador do Ubuntu. Como relatei acima, quando tento formatar pelo instalador (que tem o utilitário de formatação) do Ubuntu Live CD ele apresenta o mesmo erro que notei em algumas das vezes que tentei formatar pelo windows xp: não sai do 0%.

Baixei o MBRTool e tentei mexer com ele aqui, mas realmente não entendi muito bem como... quando abri o programa (eu uso o windows vista) ele mostrou a seguinte mensagem: "An application has attempted to directly access the hard disk, wich cannot be supported. This may cause the application to function incorrectly. Choose 'Close' to terminate the application"

Tentei abrir como administrador e no modo de compatibilidade com o XP, mas mesmo assim não funcionou... Forcei a barra e ignorei o aviso, e quando mando ele restaurar a trilha 0 ele aparece a msg "File Selected (teste.131) for /fil for drive 3 does not exist", então continuo sem entender...

Obrigado novamente a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, essa questão de você ter removido o pendrie sem avisar ao windows, foi uma mera coiincidencia, na minha opinião.

A única coisa que pode acontecer é se remover o pendrive com algum arquivo em aberto. Por exemplo: se você estar com algum arquivo do word no pendrive, e você abre o texto direto do pendrive, e se você tirar sem fechar o word, aí sim, pod sim danificar, mas eu acho que ainda so danifica o arquivo, mas nao o pendrive

Essa questao de tirar pendrives, mp3, sem remover do windows nao causa nenhum problema, senao teria que causar problemas tambem no mouse usb, teclado usb. então isso é mitoo! Eu removo todos os disposivitos movei, sem avisar ao windows, puxo direto mesmo da usb..

So foi coincidência..

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e não é "usar o particionador do installer do ubuntu", é rodar o live cd do ubuntu, ou kurumin, sei lá, e no linux usar o particionador... e sim, puxar o pendrive sem desmontar danifica sim...claro q um corsair, kingston, não pifa, mas um vagabundo, vai embora sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tenta o seguinte: Baixa o ranish partition do superdownloads, se desse p/ fazer up dele aqui eu fazia (é bem pequeno 64kb) e DESMONTA a partição. Não formata 1º só desmonta. Depois tu monta a partição e tenta formatar em fat32.

Outra opção e tentar usar outra soft de gerenciamento de partições e nesse caso, manda desmontar e MONTAR A PARTIÇÃO JÁ COMO O SISTEMA DE ARQUIVOS SEM FORMATAR!

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando o XP com o pendrive espetado, funcionava normal, mas estava dando erro quando deletava algum arquivo, tudo bem, tava navegando e de repente apareceu um Balão "o windows não reconheceu o dispositivo USB", tirei, coloquei devolta e não tinha mais formato, tentei software da HP pra formatação, DOS do xp e até boot com DOS, já testei em outos computadores e nada.

O pendrive é um datatraveler 512mb.

Por favor, espero ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... ultima vez q aconteceu algo semelhante comigo.. da minha datatraveler perder o formato... eu usei o EasyRecovery Pro pra recuperar os dados.. passar eles pro HD...

Mas ainda n conseguia formatar ele pelo windows ai eu botei no XP do XP e por la mesmo formatei a criança las listas das partições e depois joguei os dados devolta e pimba!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou tentar os metodos, após eu posto os resultados. Este programa da HP já tentei, diz que é protegido contra gravação....

Editado por Fusc@o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dica: Um problema de segurança comum em empresas é causado pelos pen-drives que , com muitos gigabytes de espaço, permitem que montanhas de dados sejam copiados imperceptivelmente. Só que desde o Windows XP SP2 existe um meio de se tornar estes dispositivos protegidos contra gravação, de modo que eles operem em modo read-only. Para isso, basta criar no registro a chave HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ StorageDevicePolicies

Nesta chave, crie um valor dword, com o nome de "WriteProtect" e altere-o para "00000001". Pronto. Cada tentativa de gravação em dispositivos USB retornará uma mensagem informando que ele está protegido contra gravação e que deverá ser substituído. Alterando o valor para "00000000" habilita-se novamente a gravação.

Obs.: Para quem não sabe como entrar no registro do windows: Vá no executar e digite "regedit" sem as aspas é claro e depois procure a chave acima e faça a substituição de valores.

Boa Sorte!!!

Abraços!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O programa diz que não tem pendrives conectados, mas o xp reconhece e tal...

Sobre a dica acima, já vi tá em 00000000, e já tentei em outros PC's e dão a mesma coisa.

Obrigado por estarem me ajudando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po galera... To tentando detudo e ainda nada!

O pendrive DO NADA virou "protegido contra gravação"... ******, velho!

vocês não sabem mais nada nao? Obrigado. vocês são craques!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora