Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

@faller

18 horas atrás, faller disse:

Sim, mas também tem a inútil mania de ficar desligando e religando seus equipamentos a cada tlec (batida do relé) , de um modo completamente desnecessário, prejudicial ou até mesmo mortal para seus equipamentos. O melhor estabilizador que existe até poderia ser aquele que, por qualquer razão que fosse, estivesse sem a menor condição de operar, que ficasse parado em uma só escolha da tensão der saída, fosse ela qual fosse. Um estabilizador inoperante, esse eu até compraria..

Na prática trabalhei em um prédio velho no centro de Curitiba, empresas com computadores baratos nem pensam e investir em nobreak fonte de 500 reais nem pensar. Diminuí 30 trocas de fontes por mês para 1 a cada 6 meses pra mim foi ótimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um  aparelho que acho legal é o módulo isolador, tem uns da APC bem legais. Pelo pouco que sei sobre ele o ponto forte é a isolação galvânica feita pelo transformador grandão dele. Filtra muito bem ruídos da rede. Quanto à proteção contra surtos ai teria que ver, sem que tem umas versões que são também estabilizadores fora o módulo, mas dessas não sei dizer. Eu no passado usei muito estabilizador e tive muitos problemas por instabilidades na rede elétrica, isso a 15 anos atrás tentei colocar um terra, reduziu porém não resolveu o problema, comprei um nobreak caro que resolveu, mas hoje uso módulo e ficou tranquilo. Mas essa solução de filtro proposta pelos colegas aqui é bem interessante e pretendo adotá-la também principalmente no Interior, e nesse caso to vendo se não adiciono um centelhador a gás conforme foi sugerido num projeto do Faller para este caso do interior. 

 

Faller to pensando mais pra frente adquirir um LC meter ( indutímetro e capacímetro) para esses testes de filtros. Estou pesquisando por modelos mais acessíveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Almeida Filho, eu trabalho numa empresa de portoes  automaticos. estamos tendo um problema serio com os inversores. eles emitem muito ruido. Também vem o ruido da rede eletrica, surtos e etc. Eles trabalham com IGBT. Por a caso o amigo conhece algum filtro que eu possa estar fazendo pra resolver este problema de interferencias da rede eletrica? eles geram muito EMI E RFI. Eles sao de 1 a 7.5 kva.  Te agradeço muito pela atençao. ate mais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
9 horas atrás, Valdeir Queiroz disse:

Boa noite a todos!

Alguém possui o layout de um filtro de linha para 220V sem indutor já que a fonte de meu PC possui.

Grato

Uma dúvida que não quer calar:

Você vai ligar tão somente seu PC no filtro???  E seu monitor, ou seu modem, seu router, quem sabe impressora. Todos eles também tem indutores nos filtros de suas fontes???

 

Você quer lay-out ou esquemático??

Se for esquemático lhe ofereço esse dai: Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador  

 

Se não quiseres indutores ai substitua-os por um pedaço de fio, um jumper...

A versão para 220 Volts está ai no mesmo tópico: 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Gustavo Couto, tudo bem? 

 

Tente dar uma garimbada no ferro-velho, creio que um "estabilizador" seja um bom corpo pra seu filtro de linha.

 

@faller o que acha?

 

Foi mal a demora de participar  do fórum galera... Tô na reta final de formar e ainda nem fiz a minha pois a que tenho aqui (da Margirius) é show de bola.Não é enganação não.Super recomendo! Transforma meu Nitrous Drive da Meteoro super barulhento numa coisa linda de ouvir!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 11/10/2016 às 14:15, RedLinkBR disse:

@faller o que acha?

 

Foi mal a demora de participar  do fórum galera... Tô na reta final de formar e ainda nem fiz a minha pois a que tenho aqui (da Margirius) é show de bola.Não é enganação não.Super recomendo! Transforma meu Nitrous Drive da Meteoro super barulhento numa coisa linda de ouvir!

A última proteção da Margirus que tive a chance de ver tinha fios no lugar dos fusíveis térmicos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

 Gostaria de compartilhar aqui as modificações no meu "Filtro de Linha" agora ele é dotado de 3 Capacitores X, e dois varistores, sendo um o original e outro de 175V, ou seja, meu filtro não é mais Bi-Volt. o capacitor de poliéster que coloquei de 1250V Sumiu, não sei pra onde foi. mas já providenciei um de 630V e vou coloca-lo em breve.

P_20170504_193348_1_p.jpg

P_20170504_193433_SRES.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Sta Efigênia tem estoque de estabilizador usado ou queimado , alguns tem boa aparência , +/- R$15. 

Vou pegar uns dois e um amigo vai tirar as tranqueiras e transformar naquele que o Faller ensinou no tópico :

Como tornei útil um estabilizador! 

Acredito que terei a proteção real que não existe para vender pois sempre tem algo faltando ou mais fraco.

Essas modificações que está fazendo são boas, e quem gosta de mexer sempre melhora .

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2017 às 14:28, RogerMecanic.Br disse:

Na Sta Efigênia tem estoque de estabilizador usado ou queimado , alguns tem boa aparência , +/- R$15. 

Vou pegar uns dois e um amigo vai tirar as tranqueiras e transformar naquele que o Faller ensinou no tópico :

Como tornei útil um estabilizador! 

Acredito que terei a proteção real que não existe para vender pois sempre tem algo faltando ou mais fraco.

Essas modificações que está fazendo são boas, e quem gosta de mexer sempre melhora .

Abs

 

 verdade, vi alguém falando sobre usar a carcaça do estabilizador para fazer filtro de linha. porém procurei meu estabilizador velho e não achei... kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 8 meses depois...

Um assunto como esse que buscava porque ainda nos dias atuais é bem difícil conseguir um bom filtro de linha. 

 

Então é uma pena que as imagens dos esquemas nao estejam mais disponíveis para que levemos o projeto a frente mais vezes. Eu sou novo por  aqui nesse fórum. Ainda me habituando. 

 

Como posso conseguir? 

 

Meu e-mail   [email protected] 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...