Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Olá. tenho uma dúvida sobre um resistor ou fusistor, não sei direito.

Meu procedimento está correto, caso contrário me perdoe sou meio sem prática no Fórum.

Obrigado.

Marcelo

Olá Marcelo. Nesse filtro não há fusistor. O que aparece na entrada é um fusível comum (FUSE).

Caso seja de outra coisa que esteja falando, tentaremos lhe ajudar.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém vai fixar esse tópico não? To postando mais pra colocar ele um pouco em evidência de novo. Espero que o fixem!

Eu não entendo o porque de ser tão barato montar um filtro de linha bom e simples de fazer, mas os fabricantes como SMS e clone fazem aquelas porcarias que eles chamam de filtro de linha! E porque os bons são difíceis de achar e quando se acha é caro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Almeida! Vou postar minhas dúvidas sobre a criação do filtro aqui, que iniciei no outro tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/filtro-linha-sms/468113

já que fica mais fácil o acesso pra outras pessoas que tiverem a mesma dúvida. A partir de agora vou postar aqui, certo? Quem quiser ler o que iniciei no outro tópico, está aí o endereço acima.

Eu tenho uma outra pergunta. como sei a polaridade dos capacitores? Tem alguma indicação neles? Os varistores têm polaridade também?

PS:

To pensando em comprar alguns componentes em boa quantidade, tipo uns 10 de cada e deixar guardado aqui pra fazer outros filtros, pra mim, pra familia...

Fui no site da Fanel dos Estados Unidos e encontrei os componentes abaixo. Me diga, por favor, se eles são apropriados pra fazer filtros de linha pra rede 220v. Abaixo vou colocar as especificações deles e o código do site.

Varistor 230V COD: 1004287

* VARISTOR, 130J 230VAC

* Voltage, varistor:360V

* Voltage, varistor at 1mA:360V

* Voltage, varistor at 1mA min:324V

* Voltage, varistor at 1mA max:396V

* Voltage, clamping max:595V

* Voltage, clamping 8/20us max:595V

* Energy, transient:130J

* Current, peak 8/20us max:8000A

* Voltage rating, AC:230V

* Voltage rating, DC:300V

* Case style:Radial

* Approval category:UL, CSA

* Depth, external:1mm

* Diameter, body:22.5mm

* Length / Height, external:27mm

* Length, lead:30mm

* Temp, op. max:85°C

* Temp, op. min:-40°C

* Tolerance, varistor voltage +:10%

Capacitor Cerâmico 4700pF 1000v COD: 9697179

* CAPACITOR, 4.7NF 1000V

* Capacitance:4700pF

* Voltage rating, DC:1000V

* Capacitor dielectric type:Ceramic Disc and Plate

* Series:ECK

* Dielectric characteristic:Y5T

* Tolerance, +:10%

* Tolerance, -:10%

* Temp, op. max:105°C

* Temp, op. min:-25°C

* Pitch, lead:10mm

* Case style:Radial

* Depth, external:4.5mm

* Diameter, body:15.5mm

* Diameter, lead:0.65mm

* Length, lead:20mm

* Power factor:0.025

* Resistance, insulation:10000MR

* Tolerance, temp coeff +:10%

* Tolerance, temp coeff -:10%

* Voltage, proof:1500V

Capacitor Poliester 470nf 630v COD: 1166895

* CAPACITOR, CLASS X2 0.47UF

* Capacitance:470nF

* Voltage rating, AC:275V

* Voltage rating, DC:630V

* Capacitor dielectric type:Polyester

* Series:F1772

* Tolerance, +:10%

* Tolerance, -:10%

* Temp, op. max:85°C

* Temp, op. min:-40°C

* Pitch, lead:27.5mm

* Case style:Radial

* Length / Height, external:20.5mm

* Width, external:31.5mm

* Depth, external:11.5mm

* Approval category:IEC384-14

* Class, suppression:X2

* Length, lead:30mm

Outra coisa, você sabe me dizer como se chama o núcleo toroidal em inglês pra que eu busque no site da Farnel? Poxa, eu tinha umas 15 fontes queimadas aqui e mandei tudo prum ferro velho de reciclagem... se eu soubesse q ia usa-las... eu ate pensei q poderia aproveitar componentes delas, mas como não mexo com eletrônica e as fontes só tavam ocupando espaço... :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Rau.

1 - Tanto os varistores, como esses capacitores em particular, não possuem polaridade. Portanto não precisa se procupar com isso.

2 - Os varistores que você citou, são sim, proprios para rede 220Volts. Pode comprar em quantidade dobrada, e ligar vários em paralelo para aumentar ainda mais a segurnça.

3 -Os capacitores mencionados são específocos para filtros de linha.

4 - Em inglês esses núcleos se chamam Toroidal Ferrite Core. Nesse caso, como são os pequenos, talvez sejam enunciados como Toroidal Ferrite Mini Core.

É isso, em resumo tudo isso que você encontrou, é exatamente o que precisa para a construção do seu filtro.

Aproveita que vai comprar na farnel, e procure também por fusíveis de ação rápida. Pois com esses a proteção será bem maior. Se encontrá-los, pode até comprar de 3 ou 4 ampéres.

Qualquer dúvida é só dizer.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses núcleos toroidais servem?

http://export.farnell.com/jsp/search/browse.jsp;jsessionid=4RYDD4515VHS1QFIAEXZK0Q?N=500004+1000164+105001&Ntk=gensearch_001&Ntt=Toroidal&Ntx=&_requestid=112603

O mostrado nas fotos aqui do topico feito por você têm quatro pontas de fios, esses ai do link só vi duas... é isso mesmo?

Achei tb só o núcleo de ferrita:

http://export.farnell.com/jsp/Passive+Components/Ferrites/EPCOS/B64290P37X830/displayProduct.jsp?sku=1422733&_requestid=112820

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferrite e ferrita são as mesmas coisas.

Os núcleos de "iron powders", são de caracteristicas diferentes, possuindo baixa permeabilidade magnética.

Se possível, adquirir núcleos nas medidas aproximadas as que indiquei.

Esses de apenas dois terminais não serverm para esse caso. Tem que ser dois enrolamentos no mesmo núcleo. Ou seja, 4 terminais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim, acho que você quis dizer 2.5cm de diâmetro. Serve sim. O fio esmaltado é relativamente fácil de achar.

Uma coisa que me esqueci de dizer, é em relação aos núcleos que usei. Como os aproveirtei de sucatas de fonte, são os de baixa permeabilidade (ironpowder). Porém, usando os de ferrite ficará bem melhor. Sendo que dessa forma a indutância aumenta e consequentemente a frequência de corte abaixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: O fio você também poderá aproveitar de algum transformador. Por exemplo desse nobreak. Só tem que ter a manha de desmontar o bicho... Se o fio for um pouquinho mais grosso, não terá problemas.

Detalhe importante. Aquela bobina que aparece na foto do seu nobreak, dá para aproveitá-la. Assim só terá que enrolar uma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É 2.5cm mesmo, digitei errado...

Aquela caixinha amarela na foto do nobreak é um capacitor tb? Ainda não removi mas pelo que pude ver tem as incrições:

105K 400V MEB. Acho que é 400V, ta numa posição ruim de ver sem retirar do circuito. Não achei um sugador de solda, segunda-feira vou procurar em outras lojas.

T+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To postando fotos do outro nobreak, um antigo SMS 600va. Olha o tamanho do transformador dele, acho que vou ter fio o suficiente. O do outro nobreak comecei a descarcar o isolamento dele e vi que tem um fio de bitola boa, eu acho. Agora, como desmonto um transformador, na marreta?? Só pra tirar o isolamento tá sendo difícil, cheio de camadas emabaido da fita tem um papel grosso chato de desgrudar. Aque meio com varias placas metalicas, como descolo elas uma das outras, ou não tem necessidade?

Por essas fotos da pra me dizer se esse Toroidal é de ferrite? Se for, acho que tenho tudo em mãos pra fazer ao menos um filtro, só faltando os fusiveis e a placa. Tenho uma fonte que parece que tem um toroidal de ferrite. Pelo menos por uma foto que vi no outro forum indicando qual é de ferrite e qual é de Iron Powder.

dsc01497tq4.jpg

dsc01496rp6.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui "destroçar" o bicho! :)

Primeiro peguei uma talhadeira, estilete não ia dar, acho que ia quebrar. Comecei a dar pancadas nas bordas até que começou a soltar uns filetes metalicos de mais ou menos 1cm de largura. Ai fui batendo em varias direções e as placas foram se abrindo e depois de um tempo que tava tudo bem frouxo consegui ir arrancando cada "E" metálico dentro do enrrolamento com a mão mesmo, um prum lado e outro pro outro. Foi até fácil, menos de uma hora consegui fazer o serviço. O enrrolamento tem três fios de bitolas diferentes. Um bem grosso, bem difícil de enrrolar, um mais fino e outro um pouquinho de nada mais fino. Acho que um tá grosso demais e o outro fino demais. Todos são ou mais grossos ou mais finos que aquelas que já tenho enrrolados nos nobreaks. Vou desmontar o transformador maior depois...

obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bom. Outra pergunta agora. Essa instrução que você deu das polaridades do varistor VR3 é só pra rede 127v ou vale tb pra rede 220v com aterramento?

"Este circuito é para rede 127 Volts com disponibilidade de aterramento.

Obs: O varistor VR3, que interliga Neutro e Terra, pode ser substituído por um com a menor tensão de serviço possível, em torno de 15 a 30 Volts. Porém terá de tomar muito cuidado com a polarização da entrada, pois se a mesma for invertida, provocará um curto rompendo o fusível, e possivelmente destruindo o varistor. "

Ah, sobre o enrrolamento, porque o enrrolamento daquele bobina do primeiro nobreak tem muito mais voltas e os fios foram enrrolados um em cima do outro, o seu da foto o enrrolamento foi feito com uma separação entre uma volta e outra, tem q ser exatamente assim?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi cortar o fio das bobinas ao invés de desolda-los da placa, mais fácil... uma delas, aquela com fio preto e branco, achei muito "fraco" o enrrolamento, ai fiz um pra praticar... :)

Vou colocar as fotos do antes e do depois e a bobina do primeiro nobreak. Me diga se to aprovado? :) Só achei que os fios tão muito finos...

ANTES:

antesiv5.jpg

DEPOIS - como eu to sem abraçadeiras plasticas foi com esse fiozinho ai mesmo. PS: Acho que esse núcleo ta sem isolamento, por isso que na foto antes o fio ta encapado, certo? Vou ter q refazer então...:

depoisqv8.jpg

Bobina do primeiro nobreak:

bobina1fc3.jpg

Essa ai acima tem o fio de bitola maior que o enrrolamento que eu fiz, tem problema ligar as duas dessa forma? Ela ta com esse fio ligado ai nao sei a razão, tava conectado na placa e a bobina solada pelos quatro terminais...

PS:

a diferença de largura influencia alguma coisa se eu usar essas duas bobinas? Foto:

dsc01502fh0.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu descubro a classe dos capacitores? To tentando procurar na Farnell, mas nao tenho certeza se são Y ou X, o máximo que achei nos pdfs foi Class 2 ou coisa do tipo...

Eu tava fazendo um orçamento pra fazer uns cinco filtros e passa dos 100 reais... o pior é que tem componentes que não posso comprar menos de 10. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você enrolou certinho a bobina, parabéns.

Quanto à bitola do fio, influencia na carga que o circuito suportará.

A bitola que utilizei, está com uma boa margem de segurança, e suporta cargas de até 2000Watts. Mas é óbvio que não usaremos essas cargas em um filtro. Por isso poderá usar um pouco mais fino sem acarretar problemas.

Quanto a classe dos capacitores, isso vem marcado neles. Eu vi nas fotos do nobrak que tem desses capacitores lá. Não precisa nem comprar.

Quanto ao preço de mais de 100 Reais, isso é absurdo, pois com no máximo R$8,00 você monta, isto é, se tiver de comprar tudo.

Quanto as larguras dos núcleos, influencia nas indutâncias das bobinas, mas não a ponto de prejudicar o funcionamento do filtro. Ainda mais que esses núcleos são de ferrite, melhor dos que mostro no tópico.

Pode usá-los sem problemas. Inclusive, a frequencia de corte ficará bem abaixo da do projeto original, o que é bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza. Ah, o máximo de carga que vou por nos filtros não deve ultrapassar 500watts, só se ligar uma impressora à laser. As TVs, DVD, video cassete, receptor de TV, etc, nao passam de 300watts.

Quando a classe, não tem como eu ver nas fotos da Farnell, são muito pequenas. Cada produto lá tem um PDF com todas suas especificações, mas não consegui identificar onde diz ser Y ou X.

Sobre os capacitores, você disse que eu tenho eles no nobreak, poderia me mostrar quais são, pelas fotos? Se precisar tiro uma foto melhor em alta resolução com uma maquina de 6MP, só que só amanhã, porque meu irmão levou-a pra uma viagem...

O valor de 100 reais é porque eu ia pedir o suficiente pra montar uns 5 filtros, uns três aqui pra casa e outros dois pra parentes. Mas mesmo assim tem componente que so posso pedir em multiplos de 10 e tem um lá que eu teria que pedir 20 se for pra fazer 5 filtros, porque ficaria faltando 2, acho que era um dos capacitores.

Desculpe a perturbação, logo-logo aprendo tudo sobre filtros e paro de te encher! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...