Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Ok Lucas, disponha sempre que precisar.

Veio muito a calhar o link que me passou, pois o mesmo tirou uma dúvida que me colocaram na cabeça. Porém essa foi sanada olhando o esquema desse clamper. Parece ser um bom produto.

Não esqueça do aterramento. Seria uma medida a mais de segurança.

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fique tranquilo se tenho cuidado é com aterramento, deve ter umas 3 astes decobre para dois micros 3 micros daqui umas semanas na parte mais humida de casa, graças a deus nunca queimei nada do meu micro, e de meu irmão so um componente da fonte, ainda bem q é generica huahuahaa.

Mais vou fazer esse filtro so para garantir a melhor segurança, meu unico problema sera furar e usar o liquido q me esqueci o nome.

Valeu por tudo, parabens novamento.

Q bom q o link q mandei lhe ajudou, ate tem um outro modelo q usa diodo e varistor, mais imagino q é bem mais caro o produto hehee.

Agora vou parar de sair do assunto do filtro, obrigado novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro almeidafilho, fiquei com mais uma duvida, bem sei existe o aparelho de furar a placa de circuito, mais claro quem compra normalmente quem tem muito uso dela, como eu nao vou usar, como posso fazer os furar?Com uma furadeira e broca bem fina?Com martelo e prego?obrigado desde já

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, caro almeidafilho vou lhe incomodar de novo.

Bem aqui onde trabalho tem muitas fontes atx queimadas, abrindo ela vi 2 núcleo toroidal, 1 menor e um maior, qual deles uso?

pois como falei nao tenho conhecimentos eme letronica e para medir conforme o tamanho é complico, se por um desse maior ou menor q o citado para o filtro vai interferir em algo.

bem o que to pensando, em usar a carcaça da fonte para fazer o filto sera q pode ser? pois na entrada de cabo de força já uso para ligar na energia e posso fazer um outro para ligar os equips, pois pelo menos economizo na carcaça hehehe, pois acho q aqui onde moro nao irei achar.

Me lembrei de mais uma duvida, como é tudo aterrado, no circuito do filtro de linha qual deles é o neutro e o fase para eu poder ligar corretamente? ou nao vai influenciar?

Ou o filtro de linha usa o fase e o neutro conforme a tomada 220v ou 110v onde for ligado?

Obrigado por tirar as duvidas obrigado

Bom dia novamente, vou lhe incomodar de novo.

Agora olhando mais o tutorial, fiquei na duvida de como fazer os furos para fazer a placa 2 ou seja a placa q vai mais componentes com 2 fusiveis e tal, pois olhando a furação da primeira placa, fiquei na duvida de como furar para por os componentes seguindo o exemplo da segunda placa onde tem 2 fusiveis. e mais uns componentes.

Sei q to incomodando até peço desculpas, mais to tirando minhas duvidas para nao fazer cagada hehehee.

obrigado

DEsculpe novamente mais me entrou outra duvida, to até com vergonha já.

Bem o fio para mim usar na ligação de entrada e saida, pode ser aquele fio de fonte de micro fio, no caso os fio q sai da fonte para o conector da placa-mãe? ou tem q ser uma fio mais grosso?

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados colegas... Não pensem que estão a me incomodar postando suas dúvidas, muito pelo contrário, são suas dúvidas que me ajudarão a deixar este tutorial cada vez mais completo e claro. Eu é que fico grato.

LucasMetal: Quanto aos núcleos das fontes, use o de maior diâmetro, pois são esses aí que tem as medidas que passei.

Caso ele for um pouco diferente, não haverá problemas de funcionamento. Só não deve ser muito menor.

Sobre as ligações de fase e neutro e da furação da placa, ainda hoje estarei atualizando o tutorial com foto e explicações detalhadas.

Não use esses fios da fonte. Para essas ligações o correto é usar fio flexível de 2,5mm.

Jdago: Se você seguir corretamente as instruções de montagem, não terá erro. Mas para testá-lo, se você não dispuser de um multímetro, primeiramente ligue uma lâmpada em série com o filtro. Ou seja: um pólo da lâmpada ligado na rede, o outro pólo da lâmpada ligado na entrada fase do filtro, e o neutro do filtro ligado na rede.

Dessa maneira a lâmpada não deverá acender, pois se isso acontecer é porque tem algum curto nas ligações ou as bobinas foram ligadas de maneira errada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem me surgiu uma outra duvida,

se eu quiser fazer desse filtro apenas para proteger os aparelho q eu ligar nele, tipo se der uma trovoada ou uma variação de energia muito grande, gostaria de fazer so para proteger a rede contra esse, ou seja antes de queimar o aparelho ele vai querer esse circuito.

Tem como nesse mesmo projeto fazer isso?

Não sou expert mais pelo o que entendi é so tirar os capacitores e as bobinas? ou tem q acrescentar algo.

Pois quero fazer esse filtro nao para filtrar e sim apenas para proteger de descargas eletricas.

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas: Se desejar pode montar somente o filtro de transientes. Porém, a proteção não será 100%, pois os ruídos, apesar dos efeitos serem menores, também causam problemas.

O ruído elétrico é a interferência na rede elétrica provocada por emissão eletromagnética (EMI) e também por transmissões de radiofreqüência (RFI). Elas se misturam com o sinal elétrico mudando suas características.

Os agentes causadores de RFI são as estações transmissoras de rádio e tv, radioamadores, torres de celular, etc.

Já as linhas de alta tensão, lâmpadas fluorescentes, motores elétricos, contatos elétricos, relâmpagos, etc, emanam um misto de RFI e EMI.

Embora não seja comum esses ruídos causarem problemas graves, pode ocorrer travamento do sistema, anomalias na imagem do monitor ou tv, etc.

Aqui mesmo, não sei ainda o que é, ocorre um ruído muito forte em determinadas horas do dia, que consigo ouvi-lo na fonte do modem. Parece aquelas campanhinhas cigarra.

Quando esse ruído aparece, “entope” toda a faixa de OM do rádio, não consigo ouvir nada. As vezes dá para ouvi-lo também na fonte do PC com menor intensidade.

Com o filtro de ruídos, não ouço mais nada na fonte do PC e reduziu bastante na fonte do modem, só no rádio que não tem como eliminar.

É isso, qualquer coisa estamos aí... Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem me surgiu uma outra duvida,

se eu quiser fazer desse filtro apenas para proteger os aparelho q eu ligar nele, tipo se der uma trovoada ou uma variação de energia muito grande, gostaria de fazer so para proteger a rede contra esse, ou seja antes de queimar o aparelho ele vai querer esse circuito.

Tem como nesse mesmo projeto fazer isso?

Não sou expert mais pelo o que entendi é so tirar os capacitores e as bobinas? ou tem q acrescentar algo.

Pois quero fazer esse filtro nao para filtrar e sim apenas para proteger de descargas eletricas.

Obrigado

Pode sim, podes começar a tirar elementos de proteção dai dessa sugestão do Almeida Filho. Cada elemento que você retirar você perde um pouco da proteção, e me parece que não é isso que você quer, certo?

Não imagine um filtro como um elemento que não protege contra espúrios e simplesmente filtra e deixa a tensão limpa, filtrada....

O filtro sim protege contra espúrios e a ação de proteção está diretamente relacionada com a natureza desse distúrbio ou mais especificamente a forma desse distúrbio, principalmente no tocante ao flanco ou borda de ataque e o tempo de duração desse distúrbio. Generalisando, que é para que se entenda, se poderia dizer...

Sabedores que esse tipo de proteção sugerida pelo nosso colega Almeida Filho tem, basicamente, 3 princípios de operação, representados por 3 elementos, a saber: o filtro em sí (capacitores e indutores), os varistores e os fusíveis...

A proteção, simplificando, atua mais ou menos assim:

1) Picos muito rápidos de variação de tensão => pode ser decomposto num série de componentes de frequência elevada e serão bloqueados pelo filtro (é um passa baixa que deixa passar a energia elétrica da rede, 60 Hz, e bloqueia as componentes contidas nesse pico de tensão muito rápido). O varistor nem começou a trabalhar ainda pois não deu tempo. O fusível, esse nem chegou a variar a sua temperatura, quanto mais pensar em fundir.

2) Em um pico mais longo, duradouro, consistente de energia de exceção, ou em um pico com flanco de subida lento (sem energia nas componentes de alta frequência), esse tipo de distúrbio passará pelo filtro sem problema algum, pois o comportamento dessa interferência muito se parece com a rede, somente que a tensão intrínseca é muito maior. Essa é a hora do varistor fazer a sua parte, segurar, clampar, amortecer, eliminar essa tensão mais alta, para que não venha a prejudicar seus equipamentos. O varistor passará a se comportar como condutor, amortecendo esse transiente. O fusível esse já começará a aquecer por conta da corrente provocada pelo distúrbio cuja tensão está sendo segurada em um valor tolerável pelo equipamento, pelo varistor.

3) Se esse distúrbio agora passar a ter um tempo maior de duração do que aquele que o varistor resolveria por própria conta. Se esse distúrbio continuar presente o varistor irá explodir, sairá do circuito, e dai, como o varistor segurava a tensão num valor não crítico para seu equipamento, sem ele, o varistor, seu equipamento haverá de danificar. Ai é que entra o fusível. Bem antes do varistor explodir, a corrente drenada pelo varistor, e que passa pelo fusível, será tão grande que esse fusível terá se aquecido a ponto de fundir. Fundindo abre a conexão de seus equipamentos com a rede elétrica, protegendo desse modo seu equipamento.

Veja que a decisão de retirar partes desse processo implica em perda da ação protetora estabelecida por essa parte retirada. Só isso.

Que você pode retirar, pode sim. Pode até deixar somente o fusível. A maioria dos estabilizadores e elementos manipuladores de energia por ai nesse Brasil assim o fazem. Somente saiba que junto com essa retirada sai também a tarefa que esses elementos realizam ai dentro do filtro/supressor de surto.

Se você duvida que muitos equipamentos nacionais de proteção só tem um fusível, olhe essas fotos de um estabilizador que um amigo me deu para que visse por dentro...

5Sadas.jpg

Nenhuma proteção nas tomadas, nenhum varistor sequer..

9C2C3C4VZ1.jpg

Para quem conhece eletrônica é fácil saber que nenhuma proteção ai reside...

Ou seja, esse daí somente o fusível como proteção...

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almeidafilho e faller agradeço a você´s dois muito bom mesmo vocês explicando tudo, numa linguagem fácil de entender.

Se nao for pedir muito tem como postar a maneira de fazer o teste da lampada, eu vi 1 q usava tipo uma tomada, e um trequinho daqueles de ascender luz, se colocase ali e a lampada ascendesse, tava com curto a fonte.

Mais nunca entendi direito como funciona e como fazer, agradeceria se pudesem explicar como fazer. valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Lucas... Siga esses passos na sequência em que são mostrados.

Primeiramente liga-se a lampada em série com o circuito. Dessa forma ela não deverá acender se estiver tudo certo. Veja na figura como é que se faz.

teste1.jpg

Agora liga-se a lâmpda em paralelo à saída do circuito. Nesse caso ela deverá acender se estiver tudo certo. Olhe o desenho com é.

teste2.jpg

Não precisa ligar o terra nesses testes.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs. AlmeidaFilho e/ou Faller:

Já construí (mandei fazer) meu primeiro "protetor de linha", seguindo este tutorial, mas agora estava aqui, olhando essas impressoras caras que tenho no escritório, e pensando num jeito de incluí-las na linha protegida.

Eu fiz um primeiro filtro, numa caixa de um estabilizador velho que tinha aqui, parado. E até que estou sentindo falta dos estalos dele. Agora tá quietinho, quietinho. Só que liguei um modem, o switch, o meu pc, e o monitor.

Daí ficaram nesta sala, totalmente desamparados em caso de surto, uma impressora Laser color, uma impressora Photosmart A3, E mais uma dessas HP PSC 1610, que eu ligo no meu notebook, que quando está sem bateria, também fica ligado numa dessas tomadas que depois que li este tutorial, estão me parecendo todas Muito Ameaçadoras.

Então pensei: será que não podíamos maximizar este seu projeto, de maneira que eu pudesse proteger a minha sala toda, com suas 8 tomadas aterradas?

Quando eu mandei fazer o aterramento, colocaram logo na entrada da porta, uma daquelas caixas plásticas, onde tem um disjuntor de 10A na fase, e por onde passam o neutro da rede, e mais o fio terra. Então pensei em colocar, dentro dessa caixa de disjuntores, que está quase vazia, um circuito como este do seu projeto, mas que aguentasse até a geladeira, que também está na mesma sala.

Então, aproveitando da boa vontade de vocês, que tem se mostrado incansáveis no objetivo de trazer alguma luz à pessoas como eu, obscurecidas por anos e anos da oligarquia dos estabilizadores, pergunto:

O que eu teria que aumentar nesses componentes, para poder ligar todos esses equipamentos que mencionei acima?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Fmarquesan.

Não é aconselhável você instalar um protetor de linha do jeito que está imaginando pelos seguintes motivos:

1: Se ocorrer uma descarga elétrica próxima ao local, o campo elétrico gerado será induzido na própria fiação que está entre o protetor e as tomadas do cômodo, tornando o filtro inútil, e nesse caso colocando em risco seus equipamentos.

2: Um protetor para todo esses equipamentos e mais uma geladeira teria que dispor de fusíveis com pelo menos 20 Ampéres ou mais, o que não é recomendável. Pois dessa forma se ocorrer um pico excessivo de tensão ou descarga elétrica, o mesmo poderá não se romper antes de ter danificado algum aparelho.

Não sei qual é a sua impressora laser, mas existem modelos que chegam a consumir de 300 a 700 Watts. Nesse caso teria que colocar um filtro só para ela.

Você deve ter reparado no dimensionamento que fiz para os fusíveis. Estão quase no limite de uma configuração padrão, que no caso seria: CPU + monitor + impressora + modem + som. Claro que poderá aumentar um pouco a capacidade dos mesmos de acordo com sua necessidade, mas não aconselho ir além dos 10 ou 12 Ampéres, e também, se já não o fez, acrescentar mais 2 ou 3 varistores em paralelo.

Muito mais seguro é montar mais um ou dois filtros e fazer a devida distribuição. E o quanto mais próximos eles estiverem dos equipamentos, melhor.

Como meu computador fica na sala, o filtro está alimentando o sitema e mais a TV, DVD e Home theater, tudo isso com fusível de 7 Ampéres.

Se puder, confira o consumo dos equipamentos que você usa, principalmente a impressora laser.

Qualquer dúvida é só dizer.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller/Almeida

Gostaria da opnião de vocês sobre essa fonte da microsol,

Algumas especificações.

http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_estabil_sol1000

Manual

http://www.microsol.com.br/manuais/msol_sol1000e1500_manual_jan07.zip

Gostaria de saber se vale a pena comprar esse estabilizador.

Eu vi o tópico que o almeida postou um link dos filtros de linha da clamper.... qual o modelo e qual o ka para proteger o micro...

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Westfall.

Não gaste seu dinheiro para comprar estabilizador, não importando a marca.

Muito mais inteligente é investi-lo em uma boa fonte, isso é, se você ainda não tiver.

A melhor proteção para o computador ou qualquer equipamento eletrônico é um bom filtro de linha.

Aqui vai o link dos filtros Clamper:

http://www.clamper.com.br/espanol/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=7&titulo=Protetores%20com%20filtros%20RMI/RFI

Não estou dizendo que esse é o melhor, mas pelo que vi no manual, me parece ser um bom produto.

O mais completo é o último da página.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Westfall.

Não gaste seu dinheiro para comprar estabilizador, não importando a marca.

Muito mais inteligente é investi-lo em uma boa fonte, isso é, se você ainda não tiver.

A melhor proteção para o computador ou qualquer equipamento eletrônico é um bom filtro de linha.

Aqui vai o link dos filtros Clamper:

http://www.clamper.com.br/espanol/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=7&titulo=Protetores%20com%20filtros%20RMI/RFI

Não estou dizendo que esse é o melhor, mas pelo que vi no manual, me parece ser um bom produto.

O mais completo é o último da página.

Abraço.

Valeu Almeida, fonte eu já tenho uma enermax 420w.

Tranquilo para o meu C2D e 6750.

Vou procurar esse filtro de linha, é que nesse estabilizador que coloquei o link fazia o filtro por um varistor, por isso que eu fiz essa pergunta

obrigado pelo esclarecimento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Westfall. Um bom filtro que se prese, além dos varistores que são vitais à segurança dos equipamentos, deve também possuir um filtro de ruídos. Dessa forma se tem uma alimentação da mais limpa possível para o sistema.

Quanto à sua fonte, está de parabéns. Excelente!!!

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...