Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Bom pessoal, estava lendo o tópico e achei interessante a ideia de montar um filtro de linha. Até porque eu sou adepto dos "estabilizadores" (na verdade um módulo isolador, já que não tenho como ter um aterramento de verdade).

Tive algumas dúvidas até então, então gostaria de saná-las antes de montar o projeto.

A primeira é sobre como saber a diferença entre o ferrite e o "iron powder" que foi mencionado aqui no tópico.

Eu até ja tirei de umas fontes antigas os ferrites citados aqui e eles parecem uma ceramica branca (pintada de amarelo). Só q eu tenho aqui uns ferrites tirados de pcs antigos e algumas placas-mãe e eles tem uma aparencia diferente; de uma cor meio cinza escuro metálico.

Será então q esses ultimos, q eu acho q são ferrites, na verdade são "iron powder"?

Outra dúvida é se eu devo fazer exatamente a quantidade de voltas citada no início do tópico (com os espaços entre cada volta de fio) ou se eu posso aumentar a quantidade de voltas de fio para q eles fiquem bem juntos.

Grato,

Lucas Fernandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses parecendo com uma cerâmica branca são os "iron powder" até onde sei, os ferrite tem um tom cinza, parecendo cor de imã de alto-falante por baixo do isolamento.

E eu já estava pensando que os que eu tinha q pareciam com imãs eram os "iron powder", até pelo hábito de que como eram brancos seriam de cerâmica.

Mas então os que estavam na fonte eram os "iron powder" e os que eu tinha tirado de um computador antigo eram os verdadeiros ferrites.

Uma outra dúvida que me surgiu: essa frequencia de corte seria melhor se ela se aproximasse cada vez mais de 60Hz, não é? Tipo... se eu tivesse um filtro com uma frequencia de corte mínima de 59Hz e máxima de 61Hz, seria praticamente perfeito, é isso? É possivel de alguma forma (aumentando as voltas na bobina ou usando ferrites maiores) diminuir essa frequencia de corte para que fique o mais próximo possível de 60Hz???

Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A redução da frequência de corte do filtro se dá pela modificação dos valores dos indutores e capacitores (aumentando). Não sei se vale a pena, mas possível é. O aumento da atenuação, ou da variação da atenuação em função da frequência, se dá pela colocação de mais estágios de filtragem. Mais uma vez digo, possível é, não sei se economicamente, ou funcionalmente compensa.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wow! Excelente tópico. Depois de ler fui desmontar o filtro de linha que estou usando na máquina... Descobri que nem PCB ele tem, são 3 barrinhas de cobre ligando as tomadas em série. Só tem um indutor muito pequeno, e os dois fios que passam nele (só 4 voltas) estão encapados...

Tem um componente azul entre o fase e neutro (varistor?) e dois componentes laranjas entre o fase e terra.

Além disso tem um fusível, um switch e um led. :(

vocês poderiam me recomendar um filtro de linha bom?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wow! Excelente tópico. Depois de ler fui desmontar o filtro de linha que estou usando na máquina... Descobri que nem PCB ele tem, são 3 barrinhas de cobre ligando as tomadas em série. Só tem um indutor muito pequeno, e os dois fios que passam nele (só 4 voltas) estão encapados...

Tem um componente azul entre o fase e neutro (varistor?) e dois componentes laranjas entre o fase e terra.

Além disso tem um fusível, um switch e um led. :(

vocês poderiam me recomendar um filtro de linha bom?

Essas coisinhas azuis pode ser tanto varistores como capacitores. Tenho uma régua SMS com três capacitores, um varistor pequeno e nada mais. Filtros bons você pode comprar importado:

Tripp Lite, Mosnter, Belkin, APC e outros.

Nacional que conheço são os da Lábramo e Clamper. Os da Clamper parece ser bem melhores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico muito bom parabéns pela iniciativa, ainda não tive a oportunidade de ler todo ele + já to planejando construir a proteção vou usar as peças de 1 fonte e 1 estabilizador velhos que tenho aqui, gostaria de saber se tem como fazer 1 proteção pra linha telefônica tb? “já perdi 1 modem não quero perder outro” e colocar junto com essa ai, tava pensando em usar a carcaça do estabilizador pra isso, o que acham?

Valeu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso faller quando montar mostra umas fotos ai pra gente, eu pretendo fazer semana que vem quando chega minha zalman :D "depois de uma longa espera"

vou da 1 pesquisa ver se acho alguma coisa sobre montar proteção de linha telefonica, caso nao ache vou ter que comprar mesmo, apesar de perder a graça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller ta ai a foto do filtro pronto, da uma conferida, as bobinas caso nao de pra perceber estão enroladas da seguinte forma, da esquerda p a direita, os fios da esquerda começam por cima e os da direita terminam por baixo, tanto a parte do meio pra cima qto do meio p baixo.

Abraço...

http://s14.photobucket.com/albums/a323/westmclaren/?action=view&current=filtropronto.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller ta ai a foto do filtro pronto, da uma conferida, as bobinas caso nao de pra perceber estão enroladas da seguinte forma, da esquerda p a direita, os fios da esquerda começam por cima e os da direita terminam por baixo, tanto a parte do meio pra cima qto do meio p baixo.

Abraço...

http://s14.photobucket.com/albums/a323/westmclaren/?action=view&current=filtropronto.jpg

Realmente não dá para ver muito bem na foto, mas entendi o que você falou. Existe defesa para a execução de um indutor desses dai enrolado desse modo que você fez e do segundo indutor com um dos enrolamentos invertidos. Essa maneira de trabalhar faria com que cada um deles, que individualmente cumprem suas funções de filtragem, ficasse msia inmune ainda aos dois modos de indução de sinais espúrios que são, o modo diferencial, onde os sinais espúrios são estabelecidos entre um fio e outro do Fase e Neutro, e outro, o modo comum, onde os espúrios são inseridos ou induzidos desde o conjunto de fios Fase/Neutro, com relação a massa (aterramento), típico de espúrios atmosféricos. De modo que se você quiser alterar o sentido do enrolamento de uma perna de um desses indutores ai, você só tem a ganhar, me parece.. Que falem os entendidos..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, eu enrolei eles desse jeito q esta na figura, e soldei os 2 nessa mesma ordem na placa, essa img eu peguei do tutorial.

http://s14.photobucket.com/albums/a323/westmclaren/?action=view&current=indutor-1.jpg

Ok, sem problema algum, está correto. O que levantei é que já vi defesa no sentido de enrolar um dos toróides desse modo e o segundo toróide com um dos enrolamentos em sentido contrário. A razão disso comentei no outro post. Peço que se pronunciem os entendidos...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ainda estou com uma pequena dúvida em relação ao indutor. Existe algum problema se uma volta de fio encostar na outra (mesmo que o fio seja esmaltado)? E existiria algum problema ou vantagem se eu colocasse mais voltas de fio, de modo que as voltas ficassem o mais próximas umas das outras (encostadas)?

Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dentro de um transformador, por exemplo, os fios iguais a esse ai, estão encostados, uns sobre os outros e não tem problema algum. Pode sim, e deve, colocar cada espira muito bem encostada na outra. Separe somente uma bobina da outra por 1 ou 2 milímetros..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos, desculpe incomodá-los , mas preciso de ajuda , pois minha fonte maxxtro 400watts 'n aguentou uma evga GeForce 6800gs e parou , verificando a placa da fonte percebi q 'n chega tensáo nos diodos nem nos capacitores eletrolíticos, apenas tensáo alternada no começo da placa, ja medi o fusível, bobina e os diodos e estáo bons, alguem por favor poderia me ajudar??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...