Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

ola pessoal tudo bom eu sou novo em eletronica estou querendo aprender acho muito interessante e gratificante e construir algo e uma arte. pessoal estou querendo aprender quero fazer um filtro de linha estou lendo o forum aqui e botando na cabeça baixei o pdf que o faller postou to estudando. queria saber se eu tiver alguma duvida posso pergunta aqui bom e isso valeu muito obrigado agradeço a todos pelo conheçimento desse site que ajuda muitagente.


pessoal isso e um filtro poderia usa ele ?11780398_400512066821217_836733859_n.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Olá pessoal do Fórum estou na duvida sobre a compra de um medidor de indutor e gostaria que vocês avaliassem as alternativas abaixo ou me indica-se qual oferece maior range de leitura e exatidão poderei ler com eles os indutores para construção de um filtro de linha?

 

1º LC200a


 

2º Multímetro Digital Portátil Hikari HM-2080


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

bom dia pessoal,

sou novo no forum e spós pesquisar muito no google sobre o meu problema me deparei com este tópico.

 

sou aeromodelista e utilizo um transmissor de video 5.8ghz no avião radio controlado..Este transmissor de video está bloqueando o sinal do receptor(433mhz) do avião..este receptor recebe os comandos do radio controle(433mhz).

Eu fabriquei um filtro com um toroide(ferrite + fio esmaltado 0.65mm de diametro + um capacitor de 470micro F), conforme um tutorial do youtube, enrrolei o fio até não sobrar  espaço no anel de ferrite...

Resultado: não filtrou nada , e continuo com interferencia no receptor 433.

comprei num site chines este filtro e mellhorou bastante a interferencia, porém este dispositivo reduz a tensão de entrada em 1,5 volt , o que me atrapalha muito.

 

existem um filtro eficiente para proteger meu receptor 433mhz  ?

 

filtro que fiz:

 

56a61ca488e4d_filtro1.thumb.jpg.53c8e8d3

 

 

dispositivo que comprei e que melhorou a interferencia.

56a61cc45df2f_filtro2.jpg.beb98f793cd182

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal alguém aí já colocou uma proteção crowbar num filtro de linha desses? Não seria interessante? Vocês teriam um projeto dessa proteção para corrente alternada para um fusível de uns 5A? Esse circuito abaixo é adequado? Sabem achar o valor de R para F = 5 Amperes ? Abraço a todos.

art0559_06.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ótimo tutorial. Mas posso fazer uma pergunta mais de cunho teórico.

Por que você usou uma frequência de corte de 40khz no filtro já que a frequência da rede elétrica é de 60hertz apenas?

Qual o critério que foi usado para definir essa frequência de corte. Se puder me esclarecer ou me indicar algum material que explique como é determinado isso eu agradeço muito.

 

Obrigado!

Vianney

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 28/03/2016 às 21:38, ct88 disse:

Pessoal alguém aí já colocou uma proteção crowbar num filtro de linha desses? Não seria interessante? Vocês teriam um projeto dessa proteção para corrente alternada para um fusível de uns 5A? Esse circuito abaixo é adequado? Sabem achar o valor de R para F = 5 Amperes ? Abraço a todos.

art0559_06.jpg

Se necessitas que o tiristor dispare com cerca de 5 Amperes passando pelo resistor R ele deverá ter o seguinte valor, aproximadamente.

VR = Vgate + Vdiodo = 0,7 +0,7 = 1,4 Volts

R = 1,4 / 5 = 0,28 Ohms de fio..

 

Em proteção crowbar cada disparo um fusível queimado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 Galera, muito interessante esse tópico sobre construir o proprio filtro de linha.

é o seguinte, eu tenho uma fonte com o circuito de filtragem Incompleto. e queria saber se essa bobina da foto (que tirei do secundário de uma fonte velha) pode servir para o circuito de filtragem.

 Ou até mesmo para eu colocar no meu filtro de linha (o qual pretendo adicionar capacitores X e Y, capacitor de Poliester e varistores em breve).

 Obrigado.

webcam-toy-foto1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Capacitores desse tipo são especificados para CC (Corrente Contínua) onde esses dai toleram até 250 Volts.

 

Capacitores em AC vão receber a tensão nominal multiplicada por raiz de 2 ou seja, 1,4

127 x 1,4 = 180 Volts

220 x 1,4 = 311 Volts e explosão do capacitor que só tolera até 250 Volts..

Não serve se o filtro for exposto a 220 Volts.   Só para 127 Volts..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Faller quanto tempo. 

Tive sumido mas voltei....

Me tira uma dúvida, posso colocar um capacitor cerâmico no lugar de um poliéster? Respeitando o seu valor é claro.

E o inverso? posso utilizar também?

Estou com um capacitor de uma fonte de impressora aqui, o varistor estourou e danificou o mesmo. É daqueles quadrado. 

Ele fica em paralelo com o varistor. Saberia me explicar porque? Valor dele parece ser 0,22 está bem danificado pra ler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, genin10 disse:

Opa Faller quanto tempo. 

Tive sumido mas voltei....

Me tira uma dúvida, posso colocar um capacitor cerâmico no lugar de um poliéster? Respeitando o seu valor é claro.

E o inverso? posso utilizar também?

Estou com um capacitor de uma fonte de impressora aqui, o varistor estourou e danificou o mesmo. É daqueles quadrado. 

Ele fica em paralelo com o varistor. Saberia me explicar porque? Valor dele parece ser 0,22 está bem danificado pra ler.

Pode sim mas nos valores requeridos, que giram em torno de 100 a 470 nF, para operar até 250 VAC, pode ser difícil de encontrar.

 

A função do varistor é a de clampar. ceifar, amortecer, dissipar a energia em função da tensão a eles apresentada. No momento de um surto de tensão eles podem vir a conduzir curto circuitando e absorvendo ou desviando a energia do surto de tensão. São elementos que agem em menos de 0,0000001 segundo, extremamente rápidos..

Os capacitores fazem a tarefa de apresentar uma impedância variável em função da frequência, tendendo a um curto circuito tanto maior for essa frequência e portanto são largamente utilizados em filtros de linha. Eles filtram portanto a energia .

Portanto o que tens ai é um filtro associado a um supressor de surtos de tensão. Capacitor e Varistor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim compreendo. Muito agradecido pelos esclarecimentos.

Só mais uma coisa.

Esse capacitor é realmente de 257V.

Se não encontrar esse capacitor aqui (Cidade do interior é *****), posso montar somente com o varistor? sem o capacitor até encomendar da net.

Ela opera somente em 127V qual o melhor varistor a usar, o 130V ou o 150V?

Vou usar aquele maior de 20 mm para ver se da proxima vez só o fusivel queima sem estourar o mesmo, Fusível de 10A

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, genin10 disse:

A sim compreendo. Muito agradecido pelos esclarecimentos.

Só mais uma coisa.

Esse capacitor é realmente de 257V.

Se não encontrar esse capacitor aqui (Cidade do interior é *****), posso montar somente com o varistor? sem o capacitor até encomendar da net.

Ela opera somente em 127V qual o melhor varistor a usar, o 130V ou o 150V?

Vou usar aquele maior de 20 mm para ver se da proxima vez só o fusivel queima sem estourar o mesmo, Fusível de 10A

Sem o capacitor perde a função de filtro de linha mas não a de supressor de surtos. Pode sim usar sem o capacitor até achar o mesmo..

 

A tensão de distribuição no Brasil assuma 3 ou 4 diferentes valores nominais:

110 Volts

115 Volts

120 Volts

127 Volts

Na prática no dia-a-dia assume outros tantos diferentes valores..

 

A tensão de 130 Volts do varistor, que tem tolerâncias da ordem de 10%. Pode na verdade até mesmo estar ai pelos 130 - 10% = 117 Volts, até 130 +10% = 143 Volts. Dai você vê que esse de 130 Volts já fica (queimado) se a distribuição fosse 110 ou 115 Volts..

 

Use o de 150 Volts e até mesmo de 175 Volts se achares...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, eu tenho uma pergunta.
Porque usou como frequência de corte do filtro 45khz se a rede elétrica é de 60hertz,  são milhares de hertz acima da frequência da rede. Sei que é um filtro passa baixas e os 60hertz estariam inclusos, mas não seria mais indicado fazer algo mais próximo dos 60 hertz?

 

No lugar desses de cada toroide de ferrite desses poderia usar dois bastões de ferrite de 10mm de diâmetro de uns 5 a 10cm de comprimento com 20 voltas cada?

 

Obrigado!

Tenho obtido ótimas dicas aqui.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, vianney disse:

Olá Faller, eu tenho uma pergunta.
Porque usou como frequência de corte do filtro 45khz se a rede elétrica é de 60hertz,  são milhares de hertz acima da frequência da rede. Sei que é um filtro passa baixas e os 60hertz estariam inclusos, mas não seria mais indicado fazer algo mais próximo dos 60 hertz?

 

No lugar desses de cada toroide de ferrite desses poderia usar dois bastões de ferrite de 10mm de diâmetro de uns 5 a 10cm de comprimento com 20 voltas cada?

 

Obrigado!

Tenho obtido ótimas dicas aqui.

 

Provavelmente eu tenha usado um núcleo do tamanho que achei por aqui em casa e bobinei o mesmo depois medi a indutância e com a mesma só deu de fazer o filtro para 45 KHz de frequência de corte ou eu tenha medido o que daria de atenuação em 45 KHz, não obrigatoriamente tendo dado -3dB que é típico de frequência de corte..

 

Ademais, o que se quer desses filtros nem é que eles suprimam logo a cima de 60 Hz mas sim tenham uma ótima atenuação acima até de 100 KHz...

 

Fazer um filtro com corte logo acima de 60 Hz, que atenue 3dB em 120 Hz, por exemplo, é bem difícil e vai exigir uma indutância bem elevada, que por sua vez exigirá muitas e muitas voltas e de fio bastante grosso para que não atrapalhe e provoque queda de tensão.. Isso tudo vai significar um núcleo de ferro ou, mesmo de ferrite, muito pesado, e de volume muito grande.. E sem ganhar nada, a tôa, por nada...

 

Me diga em que postagem eu mostrei esse tal de filtro 45 KHz e analiso novamente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, faller disse:

Provavelmente eu tenha usado um núcleo do tamanho que achei por aqui em casa e bobinei o mesmo depois medi a indutância e com a mesma só deu de fazer o filtro para 45 KHz de frequência de corte ou eu tenha medido o que daria de atenuação em 45 KHz, não obrigatoriamente tendo dado -3dB que é típico de frequência de corte..

 

Ademais, o que se quer desses filtros nem é que eles suprimam logo a cima de 60 Hz mas sim tenham uma ótima atenuação acima até de 100 KHz...

 

Fazer um filtro com corte logo acima de 60 Hz, que atenue 3dB em 120 Hz, por exemplo, é bem difícil e vai exigir uma indutância bem elevada, que por sua vez exigirá muitas e muitas voltas e de fio bastante grosso para que não atrapalhe e provoque queda de tensão.. Isso tudo vai significar um núcleo de ferro ou, mesmo de ferrite, muito pesado, e de volume muito grande.. E sem ganhar nada, a tôa, por nada...

 

Me diga em que postagem eu mostrei esse tal de filtro 45 KHz e analiso novamente...

 

Olá Faller, muito obrigado. Entendi. Pode até pode mas não é viável, não faz sentido. Realmente os ruídos geralmente são de alta frequência, só não sei especificamente em que frequência. Você sabe dizer qual a faixa mais comum dos ruídos?

Agora me diga uma coisa, você diz que um filtro feito com uma frequência de corte atenuaria 3db em 120hz, mas qual é o por que disso?

 

A postagem foi a primeira, a que abriu esse tópico, não foi sua foi a do AlmeidaFilho, na verdade nem são 45khz e sim 40khz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então a pergunta sequer era para mim...

 

No tocante a filtros de linha, na etapa dos filtros, quando projeto, levo muito em conta os núcleos que possuo, o fio que possuo, os capacitores que tenho e vejo como teria de ser ou o filtro que serei capaz de fazer com esses elementos..

Filtros em geral são referenciados a frequência de 100 MHz e se considera ótima atenuação se eles cumprirem algo como 60 dB acima dessa frequência. Note que estamos falando de frequências na faixa de rádio, logo acima do AM, na faixa do FM e início das TV's. Uma atenuação de 60 db significa coisa de 1000 Vezes menor se falarmos de tensão..

Quanto ao filtro de atenuação de 3 db em 120 Hz isso significa:

Atenuação de 3db significa estar na frequência em que se tem o corte do filtro. Se estudares filtros vais ver que nessa hora a tensão de saída será 70% aproximadamente da tensão de entrada e em potência a metade da potência que entra.. Isso é definido como frequência de corte..

 

Um filtro geralmente não é melhor ou pior que outro mas o estudo faz com que possa estar mais ou menos adequado ao que se necessita..

Existem inúmeras variáveis a se considerar.

Atenuação ou ganho, declividade fator de mérito, etc. Não cabe tentar lhe ensinar os macetes disso dai, pelo menos aqui..

Grande abraço..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a pergunta era pra você, pois vejo que entende da coisa.  Agradeço muito pelas respostas.

O assunto filtros me interessa, tenho estudo sobre eles, porém a pouco tempo quero me aprofundar. Sei que aqui não é lugar para o mesmo, más poderia me indicar algum material ou site que eu possa aprender e me aprofundar sobre o tema.  100mhz é final da faixa das rádios FM, um pouco acima começa a faixa de aviação lá pelos 118mhz até uns 138 eu acho e depois vem a faixa do vhf do rádio amador  E por ai vai. Eu lembro que a frequência de corte atenua a tensão do sinal para 70%, no pouco que estudei até o momento eu vi sobre isso, mas não tinha visto com relação aos decibéis. Preciso estudar mais sobre isso pois me interessa, não só para filtros em fontes mas para rádios receptores e transceptores, acho muito interessante.

 

Se puder me indicar algum material ou site que eu posso estudar isso eu agradeço bastante que aprender como a coisa funciona mesmo.

 

 

14 minutos atrás, faller disse:

Então a pergunta sequer era para mim...

 

No tocante a filtros de linha, na etapa dos filtros, quando projeto, levo muito em conta os núcleos que possuo, o fio que possuo, os capacitores que tenho e vejo como teria de ser ou o filtro que serei capaz de fazer com esses elementos..

Filtros em geral são referenciados a frequência de 100 MHz e se considera ótima atenuação se eles cumprirem algo como 60 dB acima dessa frequência. Note que estamos falando de frequências na faixa de rádio, logo acima do AM, na faixa do FM e início das TV's. Uma atenuação de 60 db significa coisa de 1000 Vezes menor se falarmos de tensão..

Quanto ao filtro de atenuação de 3 db em 120 Hz isso significa:

Atenuação de 3db significa estar na frequência em que se tem o corte do filtro. Se estudares filtros vais ver que nessa hora a tensão de saída será 70% aproximadamente da tensão de entrada e em potência a metade da potência que entra.. Isso é definido como frequência de corte..

 

Um filtro geralmente não é melhor ou pior que outro mas o estudo faz com que possa estar mais ou menos adequado ao que se necessita..

Existem inúmeras variáveis a se considerar.

Atenuação ou ganho, declividade fator de mérito, etc. Não cabe tentar lhe ensinar os macetes disso dai, pelo menos aqui..

Grande abraço..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque ai no Tio Google, como string de busca, a expressão filtros passivos e muita coisa já haverá de vir como sugestão de leitura..

Experimente..  Tente ir dominando pelas beiras, evite sites e material com muito formulário, tente não entrar na matemática aprofundada dos filtros, escolha um modelo, por exemplo um passa baixas, até entender bem como se processa a filtragem..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Silvio Kopp Ramos disse:

Legal para quem conhece. Só não concordo em crucificar tanto o bom e velho estabilizador. Nele tem varistores, relés,capacitores,diodos, transformador etc. O pessoal que não manja tá comprando régua só com um fusível.

Sim, mas também tem a inútil mania de ficar desligando e religando seus equipamentos a cada tlec (batida do relé) , de um modo completamente desnecessário, prejudicial ou até mesmo mortal para seus equipamentos. O melhor estabilizador que existe até poderia ser aquele que, por qualquer razão que fosse, estivesse sem a menor condição de operar, que ficasse parado em uma só escolha da tensão der saída, fosse ela qual fosse. Um estabilizador inoperante, esse eu até compraria..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, faller said:

Coloque ai no Tio Google, como string de busca, a expressão filtros passivos e muita coisa já haverá de vir como sugestão de leitura..

Experimente..  Tente ir dominando pelas beiras, evite sites e material com muito formulário, tente não entrar na matemática aprofundada dos filtros, escolha um modelo, por exemplo um passa baixas, até entender bem como se processa a filtragem..

kkk Obrigao Faller. Mas eu já venho fazendo isso já tem alguns meses. Filtros passivos, RC, RL e RLC. Já venho aprendendo um pouco a cada dia mesmo. Queria me aprofundar na coisa pois a maioria do material é parecida e superficial. Mas mesmo assim cada dia é uma novidade, foi assim que achei esse tópico também. Só perguntei pois achei que tivesse indicação de alguma bibliografia mais específica.

Mas obrigado mesmo cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...