Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Rau, em primeiro lugar, esqueça isso de encher. O tópico está aí para que dúvidas e sujestões sejam colocadas.

Quanto às fotos, se você puder retirar os capacitores e varistores, colocar um ao lado do outro e tirar uma foto, ficaria mais fácil eu lhe dizer o que pode ou não ser usado.

Mas retire-os com o soldador ehim....

Caso contrário, tire uma foto detalhada para eu tentar identificar os componentes.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu achar um sugador de solda eu retiro, porque tirar sem sugador é ruim hein... :)

Achei os capacitores Class Y e X na Farnell, mas fiz um orçamento de tudo pra montar pelo menos uns 4 filtros e passou dos 150 reais, com as placas... tá doido... Por exemplo se eu fosse comprar todos capacitores cerâmicos pra montar 4 filtros eu precisaria de 16 capacitores, mas eles só me deixam comprar em multiplos de 5, então eu teria que pedir 20... e é assim com os outros componentes, tem um que só em multiplos de 10 por exemplo e outro problema, eles só têm os varistores e as placas aqui no Brasil, o resto tem que pedir de fora! Êta paisinho subdesenvolvido esse, não se acha nada! Eu só espero que nesse valor absurdo já esteja com todos os impostos! Imagina chegar aqui e eles quiserem cobrar 60% sobre o valor... Vou postar a foto do orçamento daqui a pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí o orçamento que fiz. "Felizmente", já tá com os impostos calculados. Observe que ainda falta coisa, falta os suportes dos fusiveis, os fusiveis, que não consegui encontrar na Farnell pelo sistema de busca dele, nunca acho os fusiveis de alta velocidade... falta fios, tomadas...

Esse anel de ferrite aí foi o maior que achei em estoque. 2.4cm. Apesar do site internacional falar q tem em estoque o de 2.5cm o nacional diz q nao tem nem aqui, nem internacionalmente... :/

oramentoiq9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses núcleos de ferrites estão caros!!! O frete já está incluso?

Aqui perto de minha cidade, tem um fábrica desses ferrites. Eles vendem para pessoa física também. O problema é que tenho de comprar pelo menos uma caixa com 260 peças. Essa caixa sai por 170 reais incluindo os impostos. Ou seja, cada núcleo sai por menos de 66 centavos. Como a fábrica é pertinho daqui, não preciso me preocupar com frete, pois vou até a lá buscar.

Estou pensando em encomendar uma caixa, tendo em vista que pretendo montar vários filtros, e alguns utilizando até 6 núcleos. Mas ainda estou desenvolvendo esses projetos.

A encomenda leva 20 dias para sair.

Quanto a precisar de sugador, não precisa. Basta puxar cuidadosamente o componente enquanto derrete a solda com o ferro. Se bem que um sugador custa baratinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que fui em duas lojas e não achei o sugador... vou tentar tirar sem sugador...

Sim, tá com impostos e frete, o frete saiu ate barato, mas o valor que eles estão cobrando pelo componentes tão muito caros, mais de 2 reais 1 varistor, é isso mesmo??

Poxa, a gente poderia juntar algumas pessoas e dividir o valor dai caixa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Westfall.

Não gaste seu dinheiro para comprar estabilizador, não importando a marca.

Muito mais inteligente é investi-lo em uma boa fonte, isso é, se você ainda não tiver.

A melhor proteção para o computador ou qualquer equipamento eletrônico é um bom filtro de linha.

Aqui vai o link dos filtros Clamper:

http://www.clamper.com.br/espanol/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=7&titulo=Protetores%20com%20filtros%20RMI/RFI

Não estou dizendo que esse é o melhor, mas pelo que vi no manual, me parece ser um bom produto.

O mais completo é o último da página.

Abraço.

Para quem quiser comprar os Protetores com filtros rmi/rfi da clamper.

Não adianta procurar em revendedores prq eles não tem.

eu liguei para a clamper e disseram que esses produtos tem q comprar diretametne com eles é só ligar para 0800 7030555 e fazer o cadastro aqui para sp saiu R$90.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esse valor aí que eles tão pedindo tá meio superfaturado, não? 90 reais?? Sei la, vai ver que é isso mesmo, pelo preço que to vendo os componentes no site da Farnell... se bem que em grande quantidade sai mais barato e num é possível que não temos fábricas no país que não produza todos componentes pra filtros de linha... será?

Eu fico abismado com essa crença em estabilizadores que existe no Brasil e com o mercado e a industria desse tipo de dispositivo. Eu tava procurando uma revista aqui e achei uma PC&CIA de 2005 com teste de vários estabilizadores, inclusive um SMS. Caramba, num acreditei quando li que nenhum deles possuia filtros de linha ou um que possa ser chamado assim. Todos eram modelos de 300va... ridículo. As fotos das placas deles todas mostravam falta de vários componentes em nenhum havia as bobinas de filtragem!

Ai me bateu uma curiosidade e resolvi abrir um estabilizador de 1992 que tenho aqui. Meu pai que havia comprado ele na época que tinhamos em casa um 386 SX 40. Ele é um GR Savage, nem sei se existe essa empresa ainda, mas parece que é brasileira. Achei q era um estabilizador até mais ou menos, mas depois de todo esse tempo só resolvi abri-lo agora e pra minha surpresa, nenhum componente de filtragem que conheço! Só dois transformadores grandes, ele tem tomadas 220v e 115v... e uns 4 relés. Pelo tamanho e peso dele achei que tinha muito mais componentes dentro, mas o peso é só dos trasformadores. Depois posto fotos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rau.

O preço de um filtro que realmente funciona é esse mesmo, dependendo da marca pode custar até mais.

Aqueles filtro que se compra por 10 ou mesmo 20 reais, na maioria das vezes não são o que dizem ser.

Quanto ao seu estabilizador, com certeza foi fabricado aqui mesmo, pois somos o único país do mundo que fabrica e usa tal componente.

pelo menos somos pioneiros e únicos em alguma coisa.... mesmo que não sirva pra nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu falei a empresa em si como sendo brasileira. Mas a APC é americana e faz estabilizadores , pelo menos pro mercado brasileiro... e Inclusive todos seus nobreaks vêm com o que eles chamam de AVR - Automatic Voltage Regulator, eles não chamam de "stabilizer"...

Quanto ao preço do filtro, sim, mas acho que poderia ser mais barato. É caro assim porque vende muito pouco, ninguém quer pagar 90 reais num "mero" filtro de linha, brasileiro quer é ESTABILIZADOR 300va! Argh... Se passasse a vender como vendem estabilizador, o preço sairia pelo preço de um estabilizador 300va, por volta dos 40 reais...

PS: Vou ir pro outro forum, onde o amigo Almeida também postou um tópico sobre o mesmo assunto. Esse aqui tá impossível. Muito lento, as paginas falham pra abrir, na hora depostar da erro... só o ping pro servidor aqui desse forum da quase 1000ms!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foto interna do GR Sevage que eu havia prometido. Estabilizador 800va de 1992 que confiei como sendo top de linha por muitos anos... Quem vê o tamanho e a "cara" externa dele acha q é top! Essa foto ai foi depois da limpeza, porque o que tinha de sujeira ai dentro... 15 anos de sujeira! :D

dsc01508aj4.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um modêlo, dessa vez com filtragem de 5ª ordem e com frequência de corte em 2,5KHz.

O banco de varistores menores fazem a proteção Neutro - Terra, e os mesmos são de 30Volts RMS. A ideia era usar os de 11 ou 15 volts, mas não os encontrei por aqui.

Ainda hoje passará por algumas análizes para ver se os resultados são satisfatórios.

filtro003.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Amigo AlmeidaFilho, como faço para calcular a corrente do fusivel que deve ser usado no filtro???, vamos dizer, vou utilizar um PC mediano, um monitor CRT, um PS2, etc..., como faço para saber a corrente???, ou no caso de muitos componentes deve-se usar mais de um filtro???,

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almeida, está ai as fotos dos componentes que consegui até agora. Me diga se algum me serve. Alguns desses aí tenho mais repetidos, retirei de fontes e dos nobreaks. Os varistores do nobreak mais antigo acho que nao vou usar já que tem uns 7 anos, deve ta ruim ja, mas tenho uns tres que não têm 6 meses de uso. Fui em outras lojas aqui e nao achei os capacitores, mas comprei a placa, uma de 20x20cm, que vou cortar no tamanho certo, comprei o percloreto, alguns fusiveis de vidro mesmo, depois vou ver se compro os de alta velocidade, ja tenho as tomadas e inclusive achei umas caixinhas plasticas boas pra montar o filtro, mas nao as comprei porque vou ver como vai ficar tudo montado pra depois comprar ou bolas as caixinhas. Olha a foto. Alguns componentes tão ruins de ver, se você nao conseguir, me fala q escrevo a especificação de cada um:

img4498mk5.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Amigo AlmeidaFilho, como faço para calcular a corrente do fusivel que deve ser usado no filtro???, vamos dizer, vou utilizar um PC mediano, um monitor CRT, um PS2, etc..., como faço para saber a corrente???, ou no caso de muitos componentes deve-se usar mais de um filtro???,

abraços

Some as potências de todos os equipamentos que forem ligados no filtro ( não a potência da fonte do PC e sim seu consumo - em torno de 200 Watts) e divida esse somatório pela tensão de alimentação. Arredonde pelo fusível de valor comercial imediatamente superior que você consiga comprar.

Evite fusíveis superiores a um máximo de 10A. Faça se for o caso outro filtro. (você verá na prática que dificilmente irá passar dos 6A)

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu havia falado, comprei uma placa de 20x20cm com intuito de corta-la. Cortei na medida indicada, 6x15cm, mas penei um pouco pra cortar certo. Primeiro to com uma microretifica aqui, so que os discos de corte dela estão estragados, ai tentei cortar com uma tesoura, nao deu certo, ela começou a lascar o fundo da placa, ai parei e tentei fazer o corte com uma broca, mas ficou tudo torto. :) Ai pensei no que eu poderia usar, achei uma torquesa velha aqui, dessas pra cortar azuleijo, e consegui cortar a placa quase com perfeição sem estragar a parte debaixo. Depois vou lixar as bordas pra acertar... olha ai a foto e me diga se ficou bom... :)

So achei a medida meio grande, acho que da pra ser um pouco menor pra aproveitar mais a placa que comprei. Da pra soldar os componentes um pouco m ais proximos, nao? Achei a camada de cobre dessa placa um pouco fina, é assim mesmo? Tem problema?

img4500kr1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, e novamente, como sei a especificação dele só olhando? De onde posso tirar um, de fonte mesmo? E quanto as minhas outras perguntas, poderia por gentileza me responder se os componentes que coloquei nas fotos servem? Coloquei a foto dos capacitores que comprei e dos outros componentes que consegui. Ficarei agradecido se puder me informar quanto a isso.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Some as potências de todos os equipamentos que forem ligados no filtro ( não a potência da fonte do PC e sim seu consumo - em torno de 200 Watts) e divida esse somatório pela tensão de alimentação. Arredonde pelo fusível de valor comercial imediatamente superior que você consiga comprar.

Evite fusíveis superiores a um máximo de 10A. Faça se for o caso outro filtro. (você verá na prática que dificilmente irá passar dos 6A)

Abraço...

Obrigado faller,

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei esses capacitores ai hoje, só a quantidade pra um filtro porque o vendedor nao soube informar a classe deles. Olhando pelas fotos da pra dizer se sao classe X e Y?? As especificações tão corretas pra rede 220?

dsc01518rp4.jpg

Os capacitores, pelo que vejo, não são classe X e Y.

Quanto às tenões, o de poliester está folgado para 220V. Quanto ao cerâmico não está especificada, mas deve ser no mínimo 1000Volts, que também fica folgado na sua rede.

O ideal seria usar os capacitores com das respectivas classes, X para os poliester e Y para os cerâmicos. É uma questão de segurança.

PS: O resistor é baratinho, não custa mais que 20 centavos. Mas para identificar o valor, é por código de cores.

Esse de 470k tem as seguintes cores. Amarelo - Roxo - Amarelo. Mas dificilmente encontrará com dissipação de 2Watts nessas sucatas. É preferível comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá. Pelo menos visualmente eu sei o que é um resistor antes de postar essa pergunta, e até desconfiei do "R1" como sendo um resistor e vagamente algo me dizia que a identificação era aquelas listras coloridas, já que não tem tamanho e forma pra escrever letras e numeros neles. Tá, vou ver se acho nas eletrônicas aqui ou dependendo peço junto quando for comprar os capacitores class X e Y. Brigadão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...