Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maresia e Componentes Eletro/Eletrônicos


Emerson_pb

Posts recomendados

Boa Tarde!

Espero estar postando na area correta, caso não esteja peço que me perdoem e movam o arquivo para a area adequada.

Basicamente gostaria de trocar algumas idéias com a comunidade a respeito da famigerada maresia. Moro em uma cidade litoranea, quer dizer, na realidade em uma ilha (Florianopolis), e temos por aqui um sério problema de maresia, atacando os componentes eletrônicos dos computadores (placas-mãe, processadores, memórias etc).

Já me aconteceu situações onde encontrei sal junto aos colers!!!

Isso mesmo... Formações cristalizadas de sal... Formadas depois de vários meses onde o micro ficava funcionando proximos as praias.

Como todos devem imaginar isso acaba por diminuir, e muito, a vida util dos componentes, e como é uma condição climática adversa, os fabricantes isentam-se (normalmente) de ceder qualquer garantia...

Como é uma situação de alta salinidade na umidade do ar, já estive pensando em algumas prováveis soluções, como um desumificador de ar, ou sacos de silica gel dentro do gabinete. O primeiro tem uma desvantagem óbvia de tornar o ambiente seco e obrigar a usar o computador em um local fechado, e o segundo (silica) foi me dito que após algum tempo de uso os sacos viriam a absorver a umidade excessiva do ar e até mesmo acumular agua dentro dos gabinetes (fico na dúvida referente a esta hipótese).

Gostaria de iniciar aqui um debate e ouvir as opiniões da comunidade a respeito.

Desde já agradeço qualquer opinião.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Iniciando este debate em outro meio, acabamos chegando a uma solução no minimo inusitada...

Colocar perfex (isso mesmo aquele paninho para limpesa) nas entradas de ar do gabinete, após alguns testes com alguns micros de clientes consegui observar que a solução apresentada acabou elevando a temperatura interna do gabinete em aproximadamente 5 graus, mas melhorou sensivelmente a questão da maresia...

Bueno fica a ideia ai, quem quiser usar fique a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ambientes profissionais, voce pode lacrar a sala, com atmosfera controlada.

Em casa, não inventaram ainda um repelente quimico não condutor a presença de ions que oxidam qualquer coisa.

Todo componente tem um curva de vida, ou MTBF. Com a diminuição da ventilação não forçada ou convecção natural, voce reduz o tempo de vida dos componentes.

A solução, seria criar uma pressão negativa, uma maior retirada do calor interno em relação a entrada de ar "salino".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lacrar salas com certeza resolveria, mas apresenta um custo de implementação muito elevado, totalmente inviável a ambientes domésticos ou abertos...

Quanto a redução da vida útil por calor excessivo, acredito que no frigir dos ovos, o equipamento perde muito mais vida util com a maresia, haja visto que a temperatura interna subiu apenas 5 graus, lembre-se que estou falando aqui de micros simples, apenas para lan ou serviços simples de escritorio.

Já tive exemplos aqui de placas novas (mobos inclusive), que precisaram ser trocadas com 5, 6 meses de uso, tal era o nível de corrosão gerado.

Quanto a "pressão negativa", sinceramente não consegui visualizar o q tu quis dizer, na minha opinião é inviável você diminuir a temperatura interna através de dissipadores que utilizem a corrente de ar, sem aumentar também a entrada de ar... exceção lógica seriam os sistemas de refrigeração a água ou gás, que são lacrados e me permitiriam lacrar o gabinete também, mas já analisei os custos e eles são proibitivos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar perfex (isso mesmo aquele paninho para limpesa) nas entradas de ar do gabinete

Já que o negócio é uma "brainstorm", aqui vai minha dica:

Que tal colocar outro tipo de material como filtro?

Já tentou aqueles filtros de ar condicionado (parecem feltro), ou aqueles usados em depuradores de ar (daqueles que ficam sobre o fogão, nas cosinhas)?

A maresia, segundo o que sei, nada mais é que partículas de sal suspensas no ar... Se são partículas, qualquer tipo de filtro de partículas serviria para retê-la...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Estou revivendo este tópico por uma infelicidade que eu tive com a minha nova e querida GA-P35-DS3, eu moro em uma cobertura a uns 150m do mar...com visada direta pro mar...em Cabedelo, uma cidadezinha ao lado de João Pessoa na Paraíba...

eu morava no Rio Grande do Sul desde que eu me conheço por gente até vir morar a alguns meses na Paraíba...a questão é que eu não tinha experiencia nenhuma com a maresia e seus efeitos...

até que eu cheguei aqui, e como deixei meu computador no sul, comecei a montar outro...esse da Assinatura...só que com uma 7900GS que eu trouxe...

comprei tudo novo...algumas coisas no ML e outras com uma loja aqui mesmo de João Pessoa...nesta loja a minha GA-P35-DS3 inclusive...o cooler que eu usava era um Zalman 7700cu, um cooler relativamente antigo...com uma ventoinha de 120mm, jogando ar diretamente em cima da placa-mãe, chipset e memórias...

em menos de 1 mes de uso....os conectores USB traseiros da placa-mãe já apresentavam sinais de oxidação...em 3 meses, alguns resets aleatórios sem explicação, em 4 meses...a placa mãe deixou de funcionar...eu abri o computador e vi pontos de oxidação nos mosfets na parte superior ao processador...os mosfets que ficam ao lado dos capacitores sólidos que juntos fazem a parte de alimentação do processador...

infelizmente eu nunca tinha morado no litoral...e não conhecia o poder de oxidação da maresia....jamais pensei que pudesse fazer o que fez com minha placa-mãe em tão pouco tempo....o meu cooler de cobre ficou verde escuro, de tanto oxidar, todos os componentes apresentam uma umidade oleosa estranha, principalmete as peças que tem um maior fluxo de ar sobre elas, as partes oxidadas criaram cristais de sal que só saem raspando...

por isso to reabrindo esse tópico pra saber sobre o uso do CorrosionX, eu já fiz o pedido de um spray de 150ml de CorrosionX, não tenho certeza da eficácia e nem da segurança ao se usar isso no hardware...mas alguma coisa eu tenho que fazer para que isso não aconteça com a minha placa nova que já deve estar chegando...

se alguém mais tiver alguma experiência no uso do CorrosionX, peço que por favor compartilhe aqui no fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu passei horas lendo sobre corrosão, acúmulo de poeira, excesso de umidade em computadores....não gosto da ideia de minhas peças durarem pouco tempo...ou elas duram pelo menos uns 2 anos...ou eu não compro...até porque meu orçamento é bastante limitado...então eu acho q vou usar um pouco de tudo que eu li a respeito de todas as técnicas sobre isso....

minha ideia é, dar um fino banho de corrosionX no gabinete, na placa mãe, na placa de vídeo e nos circutos do HD....não colocar corrosionX nos contatos...porque meu problema não é mal contato...e as partes que não ficam expostas não precisam de tanto cuidado contra a corrosão...e deixar secar ...o que parece ser muito importante...

colocar filtros de poeira e resíduos nas entradas de ar do computador...principalmente no fan de 120m de admissão na parte frontal do gabinete....principalmente para evitar o acúmulo de poeira que pode ser muito pior com os componentes banhados a corrosionX...

e por fim...colocar sacos de silica gel dentro do gabinete, principalmente na frente do cooler de admissão frontal... afim de diminuir a umidade interna...

espero assim...não ter mais problemas como o que eu relatei acima por muito tempo....

prometo relatar minhas experiências aqui no fórum assim que eu conseguir tirar alguma conclusão disso tudo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso esse CorrosionX a mais de um ano e não tenho do que reclamar.

quando montei meu pc corri logo atrais de uma solução contra maresia, porque moro no litoral, caraguatatuba. li muito antes de chegar a conclusão de que o produto é bom, vi que era usado pela marinha americana, e por incrivel que posa parecer melhora a condutividade eletrica dos terminais.

Tuco_RS não deixe de aplicar nos terminais, neste link tem um review interessante : http://www.casemodbr.com/reviews/visualizar.php?id=4〈=br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse CorrosionX é um protetor contra oxidação? não consigo entender como ele melhoraria os contatos.

Parece campanha da Tecnomania, que vende uma ***** de câmera a preço de ouro em 400 prestações.

é exatamente por esse pensamento que eu não queria passar nos contatos, não consigo confiar em alguma coisa que tenta tanto provar sua eficácia...afinal minhas peças não vão ficar imersas em agua do mar...mas eu sou de porto alegre....e enquanto eu estava aí eu não tinha conhecimento exato de como poderia ser forte a maresia...então...se não melhorar os contatos das minhas placas....piorar eu já tenho certeza que não vai...e ainda vai protejer da maresia...por isso to só aguardando chegar minha placa-mãe e meu tubo de corrosion X...porque perder uma placa mãe praticamente impossivel de achar hj como a GA-P35-DS3 com 4 meses de uso, é demais pra mim...

e se o sliing ta dizendo que é pra passar nos contatos e já teve experiencia com isso...que assim seja...vou passar nos contatos...;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode colocar filtros em todas as entradas de ar do pc, ou seja, forrar o gabinete por dentro com tecido não tecido (TNT).

Isso vai ajudar a captar as partículas de água e sal suspensas no ar, vai diminuir a vazão de ar no cooler mas funciona =\

eu sei, obrigado;)...mas já pensei nisso sim....eu inclusive não tenho fan de 120m de admissão...só um de 92mm antigo traseiro de exaustão...por isso...como eu vou por os filtros...eu já encomendei também fans novas, uma de 120 e outra de 92 da artic cooling, justamente para melhorar o fluxo de ar que vai diminuir por causa dos filtros...agora...eu ainda nao decidi qual vai ser o material do filtro...TNT eu acho onde para vender? pelo nome eu já usei isso alguma vez na minha vida...mas não lembro como é esse tecido...:huh:

e quanto aos dissipadores? será que posso colocar corrosionX nos meus coolers? tenho um cooler de CPU em formato de torre com 3 heatpipes todo de alumínio, e até o alumínio essa praga de maresia consegue corroer, cria uma camada de cristais brancos em cima de onde entra o fluxo de ar...

mas não sei se posso colocar corrosionX nos dissipadores, será que não afeta a capacidade de dissipação do cooler?

e será que ,por exemplo, o dissipador da minha placa de vídeo, passivo, que chega a uns 75ºC fácil fácil, se eu usasse nele o corrosionX, será que aguentaria essa temperatura sem afetar o produto?

opiniões e principalmente, experiências, são muito bem vindas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem, mas eu nunca tive este problema..é só um paupite...se der um banho na placa de verniz..mas um verniz bem denso...toda a placa e o seus componentes e processadores....só ficarao os coolers fora do banho...no qual seria trocados quando forem oxidados pelas salinas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem, mas eu nunca tive este problema..é só um paupite...se der um banho na placa de verniz..mas um verniz bem denso...toda a placa e o seus componentes e processadores....só ficarao os coolers fora do banho...no qual seria trocados quando forem oxidados pelas salinas...

funcionaria também eu imagino....tanto que toda a placa de circuito já vem com uma camada de verniz pré aplicada que serve para protejer da corrosão em um cenário normal do dia-a-dia....o problema é que a maresia não é um cenário normal do dia a dia...por isso ela acaba "furando" a proteção de verniz original...se não existisse essa proteção as placas não funcionariam nem 1 mes em contato direto com a maresia...e durariam muito menos, mesmo sem a maresia....

o problema é que não são todos os componentes da placa que podem ganhar uma camada de verniz, o verniz provavelmente isolaria qualquer contato, o que impossibilita de se passar em um slot, ou contato de placa....

sem falar no fato de que, se existir qualquer resquício de umidade, o verniz vai prender ela lá, e vai acabar corroendo igual...

por isso que o CorrosionX, que de acordo com seu fabricante, além de se prender aos metais de forma a retirar qualquer substância que esteja em contato com o mesmo, ainda possui características dielétricas, o que não atrapalha os contatos...e diz-se ainda melhorar os contatos...se passado em um slot, ou contatos de uma placa.... sem falar na resistência praticamente absoluta aos efeitos da maresia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

to revivendo o tópico pra relatar a experiencia q eu tive com relação aos problemas q a maresia me causou, e a eficácia das medidas que eu tomei pra resolver a situação....

bom, como eu disse acima, perdi uma placa-mãe por causa da maresia....

infelizmente eu só fui descobrir depois de conseguir trocar a placa-mãe, que junto com ela....o meu processador queimou também, devido a oxidação dos mosfets que fazem parte do circuito de alimentação do processador na placa-mãe...ambos as peças eram novas, e estragaram com 4 meses de uso...por isso que aconselho a todo mundo que more em uma região litorânea que tomem precauções para nao perderem o seu precioso hardware...

enfim, comprei o CorrosionX, eu tinha medo de passar...a propaganda desse anti-corrosivo analtece tanto o produto que até parece ser mentira as qualidades do óleo...sobre isso eu só digo uma coisa: "COMPREM CORROSIONX", sério, é bom demais, passem em TODA a placa mãe, contatos, slots de memória, circuitos, capacitores, passem na placa de vídeo, na placa de rede, TUDO, só não passem nos dissipadores de calor...e no soquete do processador...de resto....podem passar sem medo....MELHORA SIM OS CONTATOS, melhora significativamente os problemas de mal contato de memória com os quais eu sofria tanto...só por favor....só passem o óleo com em placas limpas...se colocar em alguma coisa empoeirada nunca mais vão conseguir limpar, a não ser com um banho de álcool isopropílico....

depois do corrosionx ninguem mais precisa se preocupar com corrosão do hardware, podem deixar o gabinete aberto na areia da praia que não corrói...

só que, o corrosionX é um óleo....e não seca....fica tudo melado...oleoso...e com o cheiro do óleo...quer dizer, se entrar poeira ali...vocês imaginam como vai ficar, simplesmente vai ficar uma melequera que ninguem mais vai conseguir tirar....

por isso...é essencial que se forem usar corrosionX, coloquem filtros de ar em TODAS as entradas de ar do PC...e de preferência deixem bem abertas as de Saída...

eu resolvi isso com a ideia do amigo acima...Perfex...aquele paninho que se compra no supermercado q tua mãe usa de esfregão na cozinha...cortei pedaços de perfex, um pouco maior que as entradas de ar e fixei com fita adesiva...simples, barato, e efetivo...já se passaram 2 meses, e não entra nada de poeira no PC...

o problema dos filtros de ar é que aumenta a temperatura interna do PC, diminuindo o fluxo de AR...então é importante adicionar fans no PC para melhorar a refrigeração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!