Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Logon automático


valmirez

Posts recomendados

Dica para não ter q digitar a senha (baseado no slackware)...

O que se deve fazer é bem simples, evitar que o usuário root seja utilizado e ao mesmo tempo inicializar o X sem que seja necessário digitar o login ou a senha.

/etc/inittab

O primeiro local em que vamos alterar será no /etc/inittab, onde estão contidos os níveis de inicialização do sistema. Vamos inserir um novo runlevel, no Slackware temos dois deles vagos, o 2 e o 5. Escolhi o 5 para ser o nologonX mode. Basta acrescentar esta linha no fim do arquivo:

x2:5:respawn:/usr/X11/bin/nologonX

Procure também uma linha semelhante a esta:

id:4:initdefault:

e troque o 4 por 5 (ou o 3 pelo 5). Com estas alterações, o sistema irá inicialzar usando o runlevel 5 e, quando estiver neste runlevel, irá executar o programa /usr/X11/bin/nologonX.

/etc/ONEUSER

Este arquivo é fácil, dentro dele basta colocar o nome do usuário que irá entrar automaticamente no sistema. Lembre-se que este usuário deverá ser um usuário válido. Coloque apenas o nome de login dele, mais nada.

/usr/X11/bin/nologonX

Aqui está o coração do nologonX mode. Neste script dizemos ao computador para capturar o nome do usuário em /etc/ONEUSER e então inicializar o X usando este usuário. Tudo sem a necessidade de digitar nada...

#!/bin/sh

ONLYONE=`cat /etc/ONEUSER`

su - $ONLYONE /usr/X11R6/bin/startx < /dev/tty14 > /dev/tty15

Verifique os pipes no fim da terceira linha... eles fazem com que o Linux pense que existe um usuário teclando estes comandos na tty15, isso é necessário para que o comando startx seja aceito. Por motivos de segurança, o Linux só aceita comandos de usuário que tenham partido de um terminal (tty), conseguimos burlar isso copiando a saída padrão para /dev/tty15.

Pronto! Está terminado.

Em alguns casos é necessário inserir no .xinitrc do usuário em questão a linha:

source /etc/profile

para que sejam carregadas as variáveis do sistema. Coloque esta linha no começo do arquivo e... ... Divirta-se!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...