Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funções do álcool isopropílico e porque não usar etanol.


T3chn0k

Posts recomendados

Olá a todos, eu tenho dúvidas sobre o isopropanol aí vão elas:

O isopropanol é completamente inofensivo a componentes eletrônicos - se quiser posso deixar meu processador ou minha placa-mão de "molho" no isopropanol (expliquem-me o porquê)? Em caso afirmativo, isso seria realmente útil para uma limpeza nos componentes (deixar de "molho")? E quanto ao etanol, o problema de limpar com ele está em suas própria fórmula ou devido ao fato de que só vendem no mercado com 46º e a água oxidaria os componentes ou o isopropanol realmente tem características especiais que superam o etanol neste requisito? O etanol não seria melhor do que o isopropanol caso usado em uma solução de 99% como do isopropanol? (afinal ele é mais volátil por ter uma cadeia carbônica menor, e portanto evaporaria mais rapidamente)

Enfim, por favor expliquem-me quais são os "poderes" do álcool isopropílico, bem como suas principais utilidades - além de compararem-no com o etanol...

Estou com estas dúvidas pois recentemente tive dificuldades na limpeza do meu PC - e agora quero aumentar meus conhecimentos sobre manutenção de hardware.

Agradeço a colaboração de qualquer um... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

álcool isopropílico basicamente tem baixo coeficiente higroscópico...que isso? tem pouquíssima água e puxa pouca água do ar. porque ele é melhor? porque, pensem: você limpa sua unidade ótica com álcool etílico (51, álcool de cozinha, etc)...ele tem um teor de água de +-2%... essa água, vai pra onde? evapora? e se não evapora? quer dizer...pra limpeza, o álcool não pode deixar resíduos...daí q o isopropílico é melhor. Este álcool absoluto é alcool de farmácia de manipulação. mas...

http://forum.clubedohardware.com.br/alcool-isopropilico-absoluto/217457?t=217457

le aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas pensando nas concentrações bastaria produzir etanol com 99,5% de concentração que daria na mesma que o isopropanol, certo? Além do que o etanol é mais volátil do que o isopropanol, o que seria uma vantagem pois os dispositivos secariam mais rapidamente...

Mas encontrei uma possível explicação, baseado no que o Cláudio disse, mas a partir de minhas próprias deduções:

Talvez a vantagem esteja realmente no fato de que o álcool isopropilíco possui uma parte apolar maior do que o etanol, por causa disso o etanol faz mais pontes de hidrogênio com as moléculas de água suspensas na atmosfera (pois possui maior quantidade de hidroxilas em relação ao tamanho de sua cadeia carbônica) e acaba, portanto, retendo mais água nas placas de circuito impresso, podendo até mesmo oxidá-las.

Sintam-se a vontade para me corrigir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo amigo, quanto menos água = melhor!

O Etanol 99,5% tem 2 carbonos na sua cadeia molecular (nomenclatura ET) e tem uma baixa quantidade de água, menos 0,5%

Já o Isopropílico tem 3 carbonos (nomenclaturo PROP) e a posição do radical muda, e tem uma quantidade de água inferior a 0,03% e o grande diferêncial dele, é que não deixa resíduo na evaporação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

obrigado pela parte da química... não saco de química, sei essas paradas pelo curso de eletrônica, mesmo... a parada do álcool é o teor de água mesmo, né? ...menos=melhor... essa parada de prop, é isso aí mesmo... só estudei isso pro vestibular, gente... mas... finalmente alguém me explicou pra que se aprende essa parada de met, prop, but, essa coisa toda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taurok, obrigado pela ajuda mas o porquê da quantidade de água ser diferente nos dois álcoois você não disse... Provavelmente é devido ao que eu argumentei: a diferença no tamanho das cadeias ocasiona um diferente número de hidroxilas (menor no isopropanol), e portanto muda a afinidade eletrônica entre os álcoois e a água pelo menor número de pontes de Hidrogênio ocorrentes entre o isopropanol e a água (tornando o etanol mais miscível em água).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa ae fera, só respondi a esse trecho da sua pergunta, devia ter posto quote né, mas td bem.

Enfim, por favor expliquem-me quais são os "poderes" do álcool isopropílico, bem como suas principais utilidades - além de compararem-no com o etanol...

você queria saber qual era a diferenca de um para o outro já que o Etanol 99,5% tem muita pouca agua, eu disse ué, é que o Isopropilico tem menos agua ainda e tb por não deixar residuos quando evapora, já o etanol embora possa evaporar mais rápido, deixa.

Eu hein..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, eu tenho dúvidas sobre o isopropanol aí vão elas:

O isopropanol é completamente inofensivo a componentes eletrônicos - se quiser posso deixar meu processador ou minha placa-mão de "molho" no isopropanol (expliquem-me o porquê)? Em caso afirmativo, isso seria realmente útil para uma limpeza nos componentes (deixar de "molho")? E quanto ao etanol, o problema de limpar com ele está em suas própria fórmula ou devido ao fato de que só vendem no mercado com 46º e a água oxidaria os componentes ou o isopropanol realmente tem características especiais que superam o etanol neste requisito? O etanol não seria melhor do que o isopropanol caso usado em uma solução de 99% como do isopropanol? (afinal ele é mais volátil por ter uma cadeia carbônica menor, e portanto evaporaria mais rapidamente)

Enfim, por favor expliquem-me quais são os "poderes" do álcool isopropílico, bem como suas principais utilidades - além de compararem-no com o etanol...

Estou com estas dúvidas pois recentemente tive dificuldades na limpeza do meu PC - e agora quero aumentar meus conhecimentos sobre manutenção de hardware.

Agradeço a colaboração de qualquer um... :D

deixar de molho?? cumeu *****??? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente, o etanol seria melhor para limpeza, pois como possui um ponto de ebulição mais baixo, evaporaria mais rapidamente.

A razão é apenas uma : processo de fabrico.

O processo de fabrico entre os dois produtos é muito diferente. Sendo mais complexo e com maior número de etapas a fim desse obter a mesma percentagem de agua .

Como resultado desta complexidade temos 2 consequências :

Económicas (custos) .

Grau de pureza.

Neste caso devemos recordar que não é apenas a água. Mas sim todas as que se encontram no produto final.

Para o caso de aplicação em electrónica este é o ponto mais importante .

As impurezas existentes para a mesmo percentagem de água é muito superior no etanol , e ainda pior , de maior numero de tipos.

Estas impurezas podem fazer com que os efeitos de limpeza sejam contrariados pela deposição de contaminantes,

Estes podem ser muito perniciosos para componentes electrónicos sobretudo os semicondutores.

Podem provocar efeitos de degradação a curto e longo prazo ( por exemplo fenómenos de migração ).

Aqui têm a descrição do fabrico to etanol e as características de ambos os produtos.

http://www.eq.uc.pt/~ines/seminario/ciappq08.html

http://www.eq.uc.pt/~ines/seminario/ciappq09.html

http://www.intox.org/databank/documents/chemical/ethanol/cie423.htm

http://www.intox.org/databank/documents/chemical/propanol/cie18.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
álcool isopropílico basicamente tem baixo coeficiente higroscópico...que isso? tem pouquíssima água e puxa pouca água do ar. porque ele é melhor? porque, pensem: você limpa sua unidade ótica com álcool etílico (51, álcool de cozinha, etc)...ele tem um teor de água de +-2%... essa água, vai pra onde? evapora? e se não evapora? quer dizer...pra limpeza, o álcool não pode deixar resíduos...daí q o isopropílico é melhor. Este álcool absoluto é alcool de farmácia de manipulação. mas...

http://forum.clubedohardware.com.br/alcool-isopropilico-absoluto/217457?t=217457

le aí.

Claudio, veja onde li sobre o álcool absoluto. Como minha área não é química, segui essa dica.

http://www.avbrites.com.br/dicas/dica_reciclagem_otica.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixar de molho?? cumeu *****??? :D

Não, não comi. Aliás, antes de tudo, devo dizer que seu comentário foi completamente inútil e inócuo. Se para você esse processo de limpeza parece um absurdo - e se você é tão bom quanto se julga - por quê não explicou as possíveis consequências negativas de tal processo? Resumindo: se não sabe o que diz, melhor ficar calado. =X

Teoricamente, o etanol seria melhor para limpeza, pois como possui um ponto de ebulição mais baixo, evaporaria mais rapidamente.

A razão é apenas uma : processo de fabrico.

O processo de fabrico entre os dois produtos é muito diferente. Sendo mais complexo e com maior número de etapas a fim desse obter a mesma percentagem de agua .

Como resultado desta complexidade temos 2 consequências :

Económicas (custos) .

Grau de pureza.

Neste caso devemos recordar que não é apenas a água. Mas sim todas as que se encontram no produto final.

Para o caso de aplicação em electrónica este é o ponto mais importante .

As impurezas existentes para a mesmo percentagem de água é muito superior no etanol , e ainda pior , de maior numero de tipos.

Estas impurezas podem fazer com que os efeitos de limpeza sejam contrariados pela deposição de contaminantes,

Estes podem ser muito perniciosos para componentes electrónicos sobretudo os semicondutores.

Podem provocar efeitos de degradação a curto e longo prazo ( por exemplo fenómenos de migração ).

Aqui têm a descrição do fabrico to etanol e as características de ambos os produtos.

http://www.eq.uc.pt/~ines/seminario/ciappq08.html

http://www.eq.uc.pt/~ines/seminario/ciappq09.html

http://www.intox.org/databank/documents/chemical/ethanol/cie423.htm

http://www.intox.org/databank/documents/chemical/propanol/cie18.htm

Muito obrigado pela ajuda, amigo!

Mas e quanto àquela história de deixar o microprocessador "de molho" no isopropanol para retirar adesivos colados em sua superfície? É plausível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal,para uma limpeza em placas eu sugiro o uso de "tiner"especial para pci,na Nokia nos usávamos para tentar recuperar celulares que caiam na água,depois para acelerar o processo passavamos o álcool isopropilico.Não entendo de química,mas acredito que o tiner não possua água em sua composição.Não acredito que seja necessário deixar componentes e circuitos "de molho" em qualquer destas substâncias.Espero ter colaborado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que será melhor limpar o processador e a pasta térmica com cotonete embebida em isopropílico.

Ou usar pincel anti-estático macio .

Note deve sempre tentar minimizar o tempo destas acções de limpeza.

Quanto mais tempo estiver em contacto mais tempo as impurezas actuam.

Deve fazer isto em duas fazes :

Limpar a paste térmica com o isopropílico num primeiro banho. Como é lógico este banho vais ficar com bastantes impurezas .

Depois de terminar esta 1ª fase deve passar o processador por novo banho isopropílico (mudar o álcool ) e passar o processador por este banho para retirar o resto e terminar a limpeza.

Por fim deve deixar secar completamente.

Note que MUITO IMPORTANTE é ter o máximo cuidado com o manuseamento para não dar azo a defeitos por ESD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

soschip, era esaa a informação que eu tive quando fiz meu bendito curso d eeletrônica, mas me indicaram o alcool isorpopílico pra tais tarefas... mas essas coisas do brites conferem, sim, com certeza...

silvio.a.s, a coisa do thinner procede, pois thinner é solvente aromático... sem água, né?

zurca1599, isso é procedimento bom, pra se fazer... é útil para se retarabalhar, quando se tentam recuperar peças que sofreram com intemperismo (desgaste, poeira, água)... e mau uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse procedimento de usar hastes flexíveis com pontas de algodão (cotonetes xD) e isopropanol eu adotei assim que aprendi aqui no CDH, e posso dizer que ele é muito útil para limpezas. Contudo, ele não foi suficiente para remover aquele adesivo, que era bastante espesso e rígido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Drakore

É isso aí, o etanol possui grande quantidade de água deixada em sua solução no processo de fabricação com grande quantidade de íons contaminantes.

Essas impurezas aceleram o processo de oxidação dos terminais dos componentes e da PCI, gerando falhas no equipamento.

No isopropanol o índice de presença de água é baixíssimo, sendo assim ele o mais indicado para limpeza de placas e componentes eletrônicos.

silvio.a.s.

Utilizar Thinner não é uma boa escolha. Ele é um solvente, portanto ataca o verniz que protege a PCI, favorecendo o contato das trilhas com o oxigênio e provocando a oxidação da placa e causando em alguns casos curto-circuito nas trilhas, pois não existirá barreira para um arco-voltáico.

Em casos extremos e específicos pode-se utilizar o solvente, tipo Thinner, desde que após a limpeza você seque bem a placa e aplique uma camada de verniz para PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está correto blakhorse.No caso onde eu citei os aparelhos que "caiam na água",era um caso extremo ,pois quando chegavam para nós já estavam em contato com água a horas(as placas já estavam verdes),ai o procedimento era este,limpar com pincel e tiner(especial para pci,não me lembro o nome correto,nem a formulação,infelizmente),em seguida "sem esperar nada",pincel e álcool isopropílico.Deixava secando até o dia seguinte,ao natural.A maioria voltava a funcionar.Claro cada caso exige um tipo de limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...