Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Depois que desmontei não liga!


Posts recomendados

Olá pessoal, o caso é o seguinte, eu tenho um P4 1.8GHz mobo ASUS P4533-MX com 5 anos desde que foi montado. Hoje eu observei que a temperatura do processador estava muito alta: de 50ºC a 65ºC sem que o computador estivesse sendo requisitado! Achei isso muito estranho e resolvi abrir o gabinete.

Ao abrir o case me deparei com 5 anos de poeira acumulados, os quais dificultavam muito o giro das fans, além de intupir os buraquinhos por onde o ar entra e sai no gabinete.

Tomei o maior cuidado possível e desmontei a lateral que acopla a placa-mãe. Então tive certeza de que tudo precisava de uma limpeza urgentemente.

Comprei isopropanol (álcool isopropílico) e pasta térmica... então limpei todo o PC usando o álcool e cotonetes.

Quando tirei o cooler do processador e toda a pasta térmica velha (usando o álcool e um cotonete), pude ver que os incompetentes que montaram meu PC haviam deixado um adesivo colado sobre o processador (entre o microprocessador e o cooler!). Retirei o adesivo (que era muito duro e resistente o.O) - isso deixou uns pequenos arranhões no processador, mas muito superficiais. Melhor uns risquinhos do que um adesivo de 2mm de espessura, certo?

Quando retirei o processador vi que também havia um adesivo em baixo dele... *** viu... retirei essa ***** desse outro adesivo também.

Então coloquei o processador no lugar, recoloquei a pasta térmica (sem "besuntar" o processador com ela) e reinstalei o cooler.

A ventoinha da fonte mal girava então eu abri a fonte e limpei ela também.

Depois montei tudo de novo, mas agora quando tento ligar o PC tenho dois problemas:

1- A ventoinha da FONTE não gira - se eu dou um impulso nela, ela gira por uns 10 segundos, mas depois pára de novo. Isso acontece mesmo com a fonte aberta e a ventoinha exposta (tirei a ventoinha pra ver se algum fio estava pegando nela);

2- O PC não liga (¬¬). O LED da mobo acende normalmente, a fan do processador gira, mas ele não dá o "bip" inicial (que antecede o POST) e o monitor permanece com a luz laranja.

O que eu faço meu Deus do céu? Eu tomei cuidado pra não encostar nas placas sem antes encostar no gabinete... Será que é um problema na fonte que não está fornecendo a tensão correta por isso falta força para a ventoinha girar e para o PC funcionar corretamente? Será que eu fudi o processador? Ou será que fudi foi a placa-mãe?

Aguardo a ajuda de vocês, enquanto ninguém responde vou tentar resetar a BIOS com o jumper..

Muito obrigado x.x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixii Brodi, imagino o quanto de pó tava ai dentro.......vixiMaria

Cara creio que realmente essa fonte ja esteja morrendo, pelos sintomas, a fan dela ja era pelo jeito, é genérica?

Se for, aproveita pra comprar uma fonte de Watts reais, na sua configuração uma Seventeam de 350W ja dá di boa ae.

Verifique se tu conectou o cabo de energia de 4pinos auxiliar da mobo e tal....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi mano, conectei o cabo de 4 pinos sim, e a fonte é genérica sim. Eu sei que é uma b0sta mas eu não pretendia trocar porque vou montar um PC novo mês que vem...

Agora me digam uma coisa, será que eu mesmo monto o PC novo mês que vem? Eu vou estar correndo o risco de acontecer de novo o que acabou de acontecer hoje?

***** como pode, tomei cuidado com as peças e acontece um negócio desses... é de desanimar qualquer um... As peças são tão sensíveis assim ao ponto de qualquer deslise estragar tudo??? porque se for prefiro não montar meu PC novo não, ele vai ser muito caro...

Será que aquelas pulseirinhas que retiram a estática fazem muita diferença? Posso comprar uma pra montar o PC.

Bem, ainda tenho esperanças nesse velho P4 pois pretendia dar ele ao meu irmãozinho de 7 anos. Vou esperar mais ajuda de vocês, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

velho Drakore , se tu compra todos os periféricos compatíveis entre si não tem terror não, melzinho na chupeta, lógico tome os cuidados necessários e tal, essa pulseira anti-estática é sempre bem vinda, mas tipo sempre evite colocar os dedinhos sujos.....aeahuheuaheu...nos contatos metalicos das memos, vga e tal, check o socket da MB com a CPU, tranquilinho, vai na fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe aqueles cabinhos coloridos que vão no Painel da MB? Tenha a certeza de ter ligado o cabo do botão ON/OFF...........sem ele a fonte não dispara...:cool:

...

O PC liga mas não dá nem POST, quanto mais boot.

Mas ou... será que eu ferrei o processador também? porque senão eu troco a mobo e a fonte e GG...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixxiiii Brodi, tu pra tirar o adesivo de cima da CPU, tu usou chave de fenda? risquinhos?

Explica direito isso aê, velho

Se tu uso a chave de fenda, tipo pra rala queijo, manja?

nossa, ai bem provavel de tu ter danificado o processador ja que ele nem tá dando o boot...

Fala baixinho ai, tu fez isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz com um estilete, só que eu sabia dos riscos e fiz bem devagar, só ficaram algumas marquinhas, não tem como raspar um metal em outro sem deixar marcas em um deles oO...

Lembre-se que o problema era que o processador esquentava demais e as vezes desligava o PC, então eu tinha que tirar o adesivo de qualquer jeito... era um adesivo espesso (2mm) e ocupava mais da metade da superfície do processador... deveria estar fazendo bastante diferença.

Tipo, quando ligo o teclado ou o mouse na mobo e ligo o PC nem os leds do teclado acendem nem a luz polarizada do leitor óptico do mouse... isso é normal ou o problema pode estar na mobo? Lembrando que a mobo é de boa qualidade (ASUS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu problema é complicado mesmo, amigo.

Já fiz inúmeras limpezas em pcs e já aconteceu isso comigo também, parece que os problemas resolvem "surgir" quando se muda algo de lugar.

Já tive o problema do adesivo algumas vezes também, mas não tentei raspar, pois isso iria dificultar mais ainda a dissipação de calor. Removi o adesivo deixando o processador um tempinho de "molho" em um pouco de isopropanol. Depois foi só desmanchar ele tranquilo com o dedo mesmo.

Acho que você deveria pegar outra fonte pra testar primeiramente, se não for, monte e remonte seu pc algumas vezes. Pode ser só problema de contato.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei a que você se refere Emanuel... se o LED da mobo e o cooler do processador ligam então eu concluí que a fonte liga... oO não? O cooler da fonte também gira, bem devagar, mas gira...

Seu problema é complicado mesmo, amigo.

Já fiz inúmeras limpezas em pcs e já aconteceu isso comigo também, parece que os problemas resolvem "surgir" quando se muda algo de lugar.

Já tive o problema do adesivo algumas vezes também, mas não tentei raspar, pois isso iria dificultar mais ainda a dissipação de calor. Removi o adesivo deixando o processador um tempinho de "molho" em um pouco de isopropanol. Depois foi só desmanchar ele tranquilo com o dedo mesmo.

Acho que você deveria pegar outra fonte pra testar primeiramente, se não for, monte e remonte seu pc algumas vezes. Pode ser só problema de contato.

Abraços!

Nossa mano, eu não sabia que podia enfiar o processador em um copo cheio de isopropanol huahuahua se eu soubesse disso antes talvez não estivesse passando por isso agora... muito obrigado pela dica mano, me deu mais confiança pra limpar PCs no futuro...

Tenho só uma perguntinha, quer dizer então que o isopropanol não oferece risco nenhum aos componentes do PC? Eu poderia por exemplo deixar uma mobo de molho no isopropanol? (Isso seria útil para limpar os contatos?) E outra dúvida: que riscos o ETANOL oferece aos componentes do sistema? Eu sei que o etanol comercializado nos mercados tem apenas cerca de 46º *** Lussac... o problema então estaria no fato de haver muita água neste tipo de álcool, e não propriamente no etanol, certo? Enfim eu não sei quais são os "poderes" do álcool isopropílico, e qual a diferença pro etanol... Se alguém puder me explicar ou me recomendar um tutorial ou artigo, eu agradeceria muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu desmontei e limpei tudo ele parou de funcionar, depois disso não tem mais sentido falar em desmonte pois ele já está com o gabinete aberto e a placa-mãe exposta há tempos...

Não, é qie você podia desmontar ele totalmente e depois montar só o necessário pra ver se ele tá funcionando.

Ex.: Placa mãe e processador e memo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso fazer um comentariosinho besta? Se a fonte é genérica ela tem uma chavinha de mudança de tensão 110/220v. Se na limpeza da mesma houve uma mudança da chave e não foi percebido isto pode ocorrer dela estar sendo alimentada pela metade da tensão de rede que ela necessita (tipo chave ligada em 220V e rede alimentando em 110V). As vezes estamos tão preocupados com problemas maiores e os mais elementares passam despercebidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, tenta desmontar o pc novamente, olhe de baixo do processador pra ver se você não entortou nenhum pino, verefique cabos, encaixes de placas e por fim peça emprestado a fonte de alguém que você conheça, pra ver se é mesmo.

valeu, boa sorte ai!

ah, passe uma borracha nos contados da memória e placa de vídeo também..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...