luis lourega

cOMO CONVERTER 16:9 PARA 4:3 SEM ESTICAR A IMAGEM ???

10 posts neste tópico

É isso aí: como converter divx 16:9 para 4:3 (tela cheia) sem "esticar" a imagem ???

Já tentei muitos processos, mas todos esticam a imagem e quero saber se alguém consegue fazer um filme tela cheia com a imagem totalmente preservada (sem distorção, sem esticar as cabeças dos personagens).

Acho que esse tópico faltava nesse forum, pois conheço muita gente com a mesma dificuldade. Vamos ver se aparece um colega que saiba disto.

Vamos lá ... é parada dura !

REGRA 4.12. Não poste em letras maiúsculas, isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais. O uso de letras maiúsculas, em negrito é proibida na postagem de mensagens inteiras: o seu uso só é permitido em trechos de mensagens visando chamar a atenção para a informação ali contida. Também é proibida a postagem de mensagens inteiras com cores berrantes ou qualquer outra maneira de chamar a atenção.

:eek:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas ao amigo e a todos, não foi minha intenção. Apenas iria colocar a 1ª letra em maiúsculo e ocorreu o contrário.

Mesmo iniciando o tópico com este desajuste, ainda espero como converter para 4:3 sem "esticar" e distorcer a imagem.

Até mais ...

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu uso o premiere pra fazer isso, abro um projeto comum, sem ser wide, coloco o video lá e o q acontece é q ele perde dos lados, o lado direito e o esquerdo são cortados pra nao esticar...assim funciona legal...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

dieimeson,

O esquema é esse mesmo, que as produtoras utilizam... apenas que elas ajustam a janela do que vai ficar, a cada cena... somente não sei qual o programa que elas utilizam... penso que é com workstation e não com um PC... corta-se a lateral esquerda/direita...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra converter de 16:9 pra 4:3 ou vice-versa, sem distorcer a imagem vai depender do tipo de vídeo fonte que você possui. Por exemplo, pra fazer um vídeo MPEG-2, padrão DVD, de 720x480/4:3 ficar em 16:9, basta redimensioná-lo pra 720x640 e depois cortar 80 pixels em cima e embaixo. Pra fazer o contrário basta cortar 80 pixels dos lados e depois redimensioná-lo pra 720x480. Ele vai ficar sem os lados mas em tela cheia. O GSpot dá dicas de como redimensionar e cortar a imagem pro tamanho correto. Pra AVI (comprimido ou não), basta pegar a resolução vertical do vídeo em 16:9 (a altura), dividir por três e depois multiplicar por quatro, chegando assim ao tamanho horizontal correto. Depois subtraia o valor que você encontrou da largura do vídeo, divida por dois e corte esse valor de cada lado. Depois pode-se redimensionar mantendo a proporção. Exemplo: tenho um vídeo em 512x288/16:9; divido 288 por 3 chegando a 96; multiplico 96 por 4 chegando a 384; subtraio 384 de 512 chegando a 128; divido 128 por 2 chegando a 64; corto 64 pixels de cada lado do vídeo ficando com um vídeo 384x288/4:3. Depois redimensiono mantendo a proporção, pra 576x432, por exemplo.

Esse é o método manual e nem sempre dá certo, principalmente quando o vídeo tem bordas pretas na própria janela do filme. Arquivos MPEG-2 16:9 não possuem bordas pretas, que são adicionadas pelos players durante a reprodução. Caso o vídeo tenha as bordas pretas, é necessário cortar as bordas antes de redimensionar e fazer os cortes laterais posteriormente.

Compartilhar este post

Link para o post

Image1.png

Que tal uma figura ?

O retangulo vermelho esta na proporcao 16:9 e o retangulo verde na proporcao 4:3.

Na primeira figura, faz-se o 16:9 encaixar na largura do 4:3.

Falta conteudo do 16:9 para completar a altura do 4:3.

Alternativa: Completa-se com preto.

Na segunda figura, faz-se o 16:9 encaixar na altura do 4:3.

Sobra conteudo do 16:9 para completar a largura do 4:3

Alternativa: Corta-se o conteudo (faixa amarela).

Pode optar tambem por algumas variacoes exoticas, por exemplo, acrescenta-se um pouco de faixa preta na altura e corta-se menos na largura, etc, mas uma coisa é certa:

Nao é possivel mudar a proporcao de 16:9 para 4:3 , sem distorcer, sem acrescentar faixa preta na altura ou sem cortar conteudo na largura. voce precisa escolher uma delas ou uma combinacao delas. Qual vai ser ?

abraços

Marcio

Compartilhar este post

Link para o post

E como faço pra esticar a imagem (no caso, horizontalmente)?

É que baixei um filme que está com a imagem distorcida e queria tentar arrumar... Que programa poderia usar? E pra eu determinar qual tamanho seria o adequado há uma medida patrão pra isso? (** o tamanho desse filme é de 720x576)

Thanx

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aproveitado muitas das as informações deste forum, em gratidão resolvi adicionar um conhecimento para a solução para o problema posto acima de um modo simples do esposto pelo colega San-R. Tem um programa gratuito na net, por nome DVDLab PRO, eu uso o 2.5 que faz a conversão perfeitamente sem distorção na imagem; no menu Tools (ferramentas); Quick-Lab MPEG Encoder; Selecionado Crop-Scan 4:3 to 16:9; e des-selecionando a caixa Elementary audio+video Streams. È possivel essa conversão de 4:3 para 16:9 sem esticamento. espero ter ajudado alguem.

Compartilhar este post

Link para o post

O Nero 7.5 versão completa (não a versão demo), tem a opção "converter video para nero digital" também faz o corte das parte de cima e de baixo de um filme 4:3, transformando-o em 16:9, ou qualquer outro formato / tamanho. espero ter ajudado alguem.

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que as dicas de San-R entre outras, estão perfeitas.

E que também não há milagres a se fazer, mas alguns antídotos existem se o objetivo for esse.

Gostaria de colocar mais algumas ideias... só espero não estar falando besteira, me corrijam se eu estiver errado.

Se você considerar o redimensionamento na origem, o recorte é inevitável. Baseado nisso eu faria diferente:

Usaria parte do redimensionamento na origem e deixaria o restante, um percentual menor, para o controle de zoom do aparelho.

Aplicaria pelo processo automático um Aspect Ratio: Pixel 10:11 (NTSC 4:3) e determinando uma resolução de 720 x 480, apenas isso.

Ao fazer isso, ainda ficará aparecendo um pouco da faixa preta na parte superior e inferior da tela, à espera do zoom pelo aparelho.

Veja que para qualquer ação nesse sentido, seja recortando e redimensionando ou deixando tudo normal para que o zoom do aparelho resolva,

obrigatoriamente deve aumentar os Kbps para não perder a qualidade (definição da imagem).

Por que a partir do momento que recortar os lados e redimensionar para 4:3 não deixa de estar dando um zoom,

a única diferença para o zoom do aparelho é que você irá fixá-lo na origem do encode ou reencode.

Como está tratando de DivX, e considerando uma cópia 4:3, o Fator de qualidade: Bits/(Pixel*Frame), não deve ser inferior a 0,235,

abaixo disso vai perder muito em qualidade.

Depois de aplicar automaticamente 10:11 (NTSC 4:3) --> 720 x 480, entre nas configurações de seu aparelho DVD Player ou outro, e ajuste:

Tela --> Modo de Tela --> Letterbox (Preserva a proporção original do filme e corrige para um Display Aspect Ratio sem distorções na sua TV)

e o Formato da TV --> conforme for sua TV: 4:3 tubo ou 16:9 Widescreen.

Depois dessas configurações é só aplicar o zoom por controle remoto.

Obviamente o zoom trazendo a imagem para a frente, esconde ou corta os lados.

Também é correto dizer que o zoom rouba um pouco mais de imagem, do que fizéssemos manualmente transformando na origem do rip.

Em aparelhos mais antigos o zoom é de um nível e os mais modernos já permitem mais de um nível, nesses casos ajuda.

Sendo algo muito importante, ao ponto de merecer uma atenção especial

o melhor seria dar uma tratamento a este vídeo, pelo PC mesmo, utilizando um programa de edição.

Seria um trabalhão só para amenizar o prejuízo de decepar algum rosto, por exemplo, e depois juntar tudo novamente.

Como bem comentou o Elmo...

Primeiramente analisaria cada cena (sequência de quadros) verificando a necessidade de descentralizar o corte lateral.

Pois o corte automático tem por base o centro, cortando os lados em proporções iguais.

Recortaria e separaria toda a sequência de quadros que receberia o corte igual centralizado.

No restante, sobrariam aquelas sequências de cenas as quais se vê a necessidade de cortes... ou mais para a esquerda o mais para a direita.

Estas receberiam o corte manual obedecendo às mesmas proporções que foram tratadas

àquelas partes antes recortadas, cortadas ou aparadas automaticamente e separadas.

Editado por jandor

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora