Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir 12V para 5V (de bateria de carro)


Victor_npb

Posts recomendados

posso ligar gnd do regulador ao gnd da entrada usb somente, e ligar a carcaça da saida usb ao gnd do carro?

assim o 7805 somente funcionaria com um dispositivo ligado a usb (isso se os gnds forem interligados no dispositivo), seria uma especie de interruptor, fazendo o regulador só entrar em açao quando nescessario

Todos os GNDs, devem ser ligados entre sí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
conexao_tipica_lm7805

Capacitores de desacoplamento (entre 10uF e 47uF) são necessários na entrada e saída, conectados ao gnd.

Cada diagrama que pego na internet mostra um valor de capacitores diferentes. cheguei a comprar 2 de 0,1uh ceramico mas antes de instalar li que teriam que ser usados esses de 10 a 47uf eletrolitico de 16v

Não manjo quase nada de eletronica gostaria de uma ajuda, estou montando isso para poder carregar meu mp3 no carro. Ja tenho tudo em mãos preciso apenas de uma ajuda na escolha dos capacitores!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Amigos tenho uma filmadora que trabalha com 7,2Volts e com a bateria dela dura apenas 45 minutos. Tenho que ficar me contigenciando no uso do zoom. Por isso quero usar uma bateria externa. Só que apenas acho no mercado baterias com 12V, muito acima, ou 6,5V, abaixo, e por isso acho mais indicado utilizar uma de 12 V com a tensão de saida regualda para 7V ou 7,2V. Para isso solicito a orientalção dos senhores.

Desde já agradeço a atenção.

conexao_tipica_lm7805

Capacitores de desacoplamento (entre 10uF e 47uF) são necessários na entrada e saída, conectados ao gnd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Evilásio, a sua solução é boa, mas não use o termo retificando na saída do 7808, pois ali a corrente já está retificada. Basta colocar o termo: adicionando um diodo para ter uma queda de 0,7V da sua junção. OK!

Olá, sou leigo, então me responda por favor, ao invés de usar o diodo para baixar de 8v para 7,3v não se poderia fazer isso de maneira + fácil usando um resistor? Qual a vantagem e desvantagem de um modo ou outro? Grato.

SOSChip, favor me ajude se puder, ou me ajude quem puder. Tenho um antigo aparelho que tem um transformador que alimenta, entre outras coisa, uma lampada de 100w x 8v. Como no mercado só encontro lampada de 100w x 12v então como eu poderia transformar essa saida ou mesmo criar outra saida a partir do transformador para que eu tenha 12v de saida afim de alimentar a lampada corretamente? Isso seria de grande ajuda pois estou usando atualmente lampada de 100x 12v em soquete de 8v e isso reduz a luminosidade para menos 30%. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou leigo, então me responda por favor, ao invés de usar o diodo para baixar de 8v para 7,3v não se poderia fazer isso de maneira + fácil usando um resistor? Qual a vantagem e desvantagem de um modo ou outro? Grato.

O resistor irá "abaixar" a tensão de acordo com a corrente passante e com a resistencia do resto do circuito... sinceramente, não há modo MAIS FÁCIL que simplesmente colocar um diodo em série com a saída do 7808... um diodo retificador 1n4001 custa coisa de 10 centavos e é bem parecido com um resistor, só precisa colocar ele virado para o lado certo (tem "+" e "-" por assim dizer, se colocar ele invertido, não passa corrente).

Para abaixar a tensão para 12V, use um 7812.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ligar um mp3 player no carro, e preciso diminuir 12volts para 5volts.

Fiz uma adaptação em um conector usb para ligar um mp3player e funcionou normal ligado em uma bateria de 5v.

Penso que talvez posso reduzir a tensão utilizando resistencias.??

help..

olha amigo quais sao os fios da entrada USB que uzaste para alimentar apenas o MP3? e onde encontras uma entrada USB a venda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor irá "abaixar" a tensão de acordo com a corrente passante e com a resistencia do resto do circuito... sinceramente, não há modo MAIS FÁCIL que simplesmente colocar um diodo em série com a saída do 7808... um diodo retificador 1n4001 custa coisa de 10 centavos e é bem parecido com um resistor, só precisa colocar ele virado para o lado certo (tem "+" e "-" por assim dizer, se colocar ele invertido, não passa corrente).

Para abaixar a tensão para 12V, use um 7812.

Não é baixar a tensão para 12v e sim aumenta-la de 8v para 12v. os 2 fios do soquete da lampada saem 8v. a partir desses mesmos fios posso aumentar para 12v ou teria de criar outra ligação a partir do transformador? Se usar um regulador de tensão como saber se o transformador nao vai queima-lo por jogar tensão excessiva?

Gelcio. acho que você usando um LM7808 e retificando a saida com um diodo 1N4007 daria:

12v > 8v - 0.7v = 7.3v

Espero ter ajudado.

Olá...

Tenho um projetor super-8 antigo que usa fusivel de 3 amperes. Toda vez que coloco um fusivel ele queima. Como faço para medir a corretente sem danificar o multimetro ou dar curto no projetor? E que pode estar causando isso?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor irá "abaixar" a tensão de acordo com a corrente passante e com a resistencia do resto do circuito... sinceramente, não há modo MAIS FÁCIL que simplesmente colocar um diodo em série com a saída do 7808... um diodo retificador 1n4001 custa coisa de 10 centavos e é bem parecido com um resistor, só precisa colocar ele virado para o lado certo (tem "+" e "-" por assim dizer, se colocar ele invertido, não passa corrente).

Para abaixar a tensão para 12V, use um 7812.

A resposta sobre o diodo no lugar do resistor nao ficou muito clara nao,mas tudo bem, cada um ajuda como pode. Eu nem sabia que diodo poderia fazer o papel de resitor pois o que me ensinaram é que a funçao do diodo é transformar corrente alternada em continua. O que eu quero saber é se eu colocar um resitor em serie para essa finalidade também vai funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Então, estou montando um esquema pra colocar um HD externo no carro, mas o player nao consegue mandar corrente suficiente pra girar o disco, dai montei um sistema com um 7805, mas ele esta esquentando demais, creio por causa que a corrente esta perto do limite do regulador, o HD consome 0.7A, o que eu poderia fazer para melhorar isso? Usar 2 reguladores em paralelo? Ou teria como colocar um transistor na saida?

Estou usando capacitores de valores baixos no meu, 0.1uF e 0.33uF, seria melhor usar capacitores de maior capacitancia?

E estou com um problema quando ligo o carro, ele corta a energia que vai pro HD, comisso toda vez que ligo o carro ele tem que repaginar o HD, demorando uns 15~30segs, vou puxar a energia pro HD de um fio que não reduz corta a energia durante a partida, mas como tem um rele acionando a alimentação do HD ele seria desligado do mesmo jeito, precisava de um cirquitos que só desarmace o rele uns 10segs depois no maximo, usar só capacitores pra armazenar corrente seria impraticavel? Todos os temporizadores que vi com 555 funcionam quando recebem um pulço e nao quando cessa esse pulço.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Este esquema mostrado acima funciona, mas da muito ruido, ficando quase impossivel de ouvir a musica . sera que tem mais alguma coisa a ser feito, se puderem me ajudar ficarei grato. usei um regulador de tensão 7805, 2 capacitores,1 resistor 1k, 1 diodo 1n4004. como disse da muito ruido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[ATTACH]71569[/ATTACH]

Quero ligar um mp3 player no carro, e preciso diminuir 12volts para 5volts.

Fiz uma adaptação em um conector usb para ligar um mp3player e funcionou normal ligado em uma bateria de 5v.

Penso que talvez posso reduzir a tensão utilizando resistencias.??

help..

Você pode realmente usar um regulador Lm7805, conforme já lhe indicaram... Eu aconselho que coloque um transistor como reforçador de corrente, uma vez que as baterias dos MP3s conomem muita carga quando o aparelho está ligado e sendo carregado ao mesmo tempo

post-663147-13884954149437_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...