Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir 12V para 5V (de bateria de carro)


Victor_npb

Posts recomendados

o circuito funciona sem eles mas os capacitores servem como um "filtragem" a mais já q você vai ultilizar em um carro e o mesmo está sujeito a muitas interferências (sistema de ignição, sistema de injeção, alteranador, motores eletricos, etc...)e como esse capacitores são baratos custam centavos não vejo muito problema nisso.

os capacitores são eletrolitico de 16v ou mais

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=136829

Os capacitores têm várias aplicações nos circuitos eletrônicos. Um das principais é a filtragem. Eles podem acumular uma razoável quantidade de cargas quando estão ligados a uma tensão. Quando esta tensão é desligada, o capacitor é capaz de continuar fornecendo esta mesma tensão durante um pequeno período de tempo, funcionando portanto como uma espécie de bateria de curta duração.

Em qualquer placa de circuito, encontramos pequenos capacitores ao lado de cada chip. São chamados de capacitores de desacoplamento. Uma das caracteríticas elétricas dos chips é que de um instante para outro podem aumentar substancialmente a quantidade de corrente consumida. A fonte de alimentação nem sempre tem condições de responder ao fornecimento de corrente com a rapidez necessária (em geral em bilionésimos de segundo), e o resultado é uma pequena queda de tensão próxima ao chip que está solicitando este aumento de corrente. O capacitor de desacoplamento tem condições de fornecer rapidamente a corrente elevada que o chip exige, dando tempo à fonte para se adaptar ao novo patamar de corrente. Os capacitores de desacoplamento funcionam portanto como pequenas baterias axiliares, ajudando a fonte de alimentação no fornecimento de corrente para os chips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

**, Silvio A.S

Onde você encontrou CI 7805 com capacitores internos?

A comunidade precisa saber...

Aí pessoal,eu não acho nescessário usar capacitores para filtrar a tensão vinda da bateria.Quanto ao 7805 eu confundi meus arquivos,estafa mental:D,ele não possui cap. de desacoplamento internamente."falha minha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí pessoal,eu não acho nescessário usar capacitores para filtrar a tensão vinda da bateria.Quanto ao 7805 eu confundi meus arquivos,estafa mental:D,ele não possui cap. de desacoplamento internamente."falha minha".

Tudo bem Silvio?

Os capacitores são necessáios sim. A necessidade de uso está relacionada a transientes (normal nos automóveis) e distância entre o circuito e a fonte de alimentação (indutância/capacitância nos condutores).

É indispensável a consulta da documentação de componentes eletrônicos antes de iniciarmos um projeto e se possível, de diferentes fabricantes. Vejo que nosso colega "bicho estranho" tem feito a "lição de casa" (rsrsrs).

A aceitação às recomendações técnicas do (s) fabricante (s), concede ao projeto (seja este simples ou complexo) um certo nível de confiabilidade funcional.

Tenha certeza que estas recomendações, não foram concebidas ao acaso e sim após exaustivas pesquisas e testes laboratoriais.

Verifique o "datasheet" da série de reguladores 78XX, do fabricante "National Semiconductor" no link abaixo:

http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/regulador-lm7805/conexao_tipica_lm7805

_________________________________________________________________

PÁGINA 1

Considerable effort was expended to make the entire series

of regulators easy to use and minimize the number of external

components. It is not necessary to bypass the output,

although this does improve transient response. Input bypassing

is needed only if the regulator is located far from the

filter capacitor of the power supply.

_________________________________________________________________

PÁGINA 11

TRANSIENT VOLTAGES

If transients exceed the maximum rated input voltage of the

device, or reach more than 0.8V below ground and have

sufficient energy, they will damage the regulator. The solution

is to use a large input capacitor, a series input breakdown

diode, a choke, a transient suppressor or a combination

of these.

_________________________________________________________________

PÁGINA 13

Note: Bypass capacitors are recommended for optimum stability and transient response, and should be located as close as possible to the regulator.

_________________________________________________________________

Tenha certeza que a concepção de um componente semicondutor é dispendiosa (muitos US$). Portanto o fabricante não perderia tempo em afirmar tal informação.

.

post-161562-13884943176332_thumb.jpg

post-161562-1388494317702_thumb.jpg

post-161562-13884943177216_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Quero ligar um mp3 player no carro, e preciso diminuir 12volts para 5volts.

Fiz uma adaptação em um conector usb para ligar um mp3player e funcionou normal ligado em uma bateria de 5v.

Penso que talvez posso reduzir a tensão utilizando resistencias.??

help..

A maneira mais fácil e barata que tem, é você comprar um carregador de celular que vai no carro, esses baratinhos que vende nos camelos mesmo, e ai adpta no mp3, eu faria assim. tenta isso. espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essoal, preciso da urgente ajuda dos senhores

Tenho uma lanterna que utilizada baterias cr123a de 3 v (duas baterias), com tensão total de 6 volts. Até 7 volts a lampada ainda funciona sem queimar o filamento. mas as baterias comercializaveis existentes no mercado são de 3,5 volts, fornecendo uma tensão de aproximadamente 7,5 - 8 volts conforme medição em multimetro, o que faz com que a lampada queime. Assim preciso reduzir a tensão em 1 volt.

Gostaria de usar um resistor pois parece ser a forma mais simples. Entretanto, não possuo a potência da lampada (exceto a informação de que é de 90 lumens). Na verdade meu maior problema é o cálculo do resistor a ser usado. Pois não tenho o valor da corrente a ser usada nem da resistencia das baterias nem a potencia da lampada. Apenas possuo um multimetro para ajduar nas medições.

o que os senhores me sugerem, que caminho devo seguir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá tenho um MP3 player que só é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como poderia usar o acendedor de cigarros para alimentar o MP3 no lugar da pilha? Eu estava pensando em usar o LM7805 para reduzir os 12V do acendedor e alimentar o MP3 diretamente nos terminais onde se encaixa a pilha, mas neste caso o 7805 irá reduzir para 5V e isso é muito já que o MP3 é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como fazer isso? Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tenho um MP3 player que só é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como poderia usar o acendedor de cigarros para alimentar o MP3 no lugar da pilha? Eu estava pensando em usar o LM7805 para reduzir os 12V do acendedor e alimentar o MP3 diretamente nos terminais onde se encaixa a pilha, mas neste caso o 7805 irá reduzir para 5V e isso é muito já que o MP3 é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como fazer isso? Valeu.

usa um regulador de tensão tipow 7803 (regula pra 3V) e coloca 2 diodos retificadores em serie (q farao com que se diminua em torno de 1,4V, afinal sao 0,7v por diodo)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7803 é o que o primo do irmão do amigo do cachorro do vizinho diz que tem um...

Na tem a venda desde que me entendo por gente, mas sempre ouço alguem falando dele, nem datasheet dele tem por aí, pra obscurecer ele mais ainda.

Fala serio, um LM317 e 2 resistor pra ajustar a tensão em 1,5V, e 2 capacitores como sempre, tá feita a coisa. Uso aqui um LM2940 5.0 por ter um dropout de só 0,5V, porque uso bateria que dá apenas uns 7-8V, e os 7805 precisam justo MAIS de 8V pra ter ESTABILIDADE (Com baixo consumo como o multimetro terá 5V mesmo, com o consumo aumenta ele endoida).

Quem não sabe ler o datasheet pra fazer o calculo pra quase QUALQUER tensão no LM317 usa isso:

http://www.cpemma.co.uk/317calc.html

100% garantido.

(R1 de 220 ohms, e R2 de 47 ohms, valores comerciais achaveis até na pastelaria, dá 1,52V, roda MP3 S1MP3 (Foston, Sony, etc) tranquilo. Pra usar o conector USB qualquer coisa entre 4,6 e 5,4V tá valendo. Não precisa trimpot pra ajuste fino normalmente, o consumo normal desses players nunca é mais de 100mA, isso não pesa a ponto de desregular, a vantagem do 317 é justamente ter a entrada de referência de 1,25V que acompanha a tensão de saída mais adequadamente.

(Não esquecendo de colocar um capacitor eletrolítico na saída e um na entrada, tem GRANDE possibilidade de instabilidade (Oscilação interna))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7803 é o que o primo do irmão do amigo do cachorro do vizinho diz que tem um...

Na tem a venda desde que me entendo por gente, mas sempre ouço alguem falando dele, nem datasheet dele tem por aí, pra obscurecer ele mais ainda.

PredadorFX, se achar o 7803 em alguma loja , aproveita pra perguntar se não tem também o 7801.5 (setenta e oito zero um ponto cinco). Daí tá tudo resolvido. rsrsrs.

Mas já sei porque o 7803 não é encontrado: porque se trata de um...http://pt.wikipedia.org/wiki/7803_Adachi

rubemll, muito prática esta calculadora. Eu sabia que já tinha visto mas não tava achando ela. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahuashuashuashu... pois é... segundo os fabricantes ter tem (se bem que vi em um site obscuro.. =P )... mas aqui na cidade onde eu moro nao tem nada mesmo então por isso que eu nunca tinha visto um... mas pelo jeito nao tinha como ver mesmo... ahahahahaha....

tá... sendo assim o 7805 pode ser uma boa opção metendo uns diodos extras em serie... xD

flwss....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahuashuashuashu... pois é... segundo os fabricantes ter tem (se bem que vi em um site obscuro.. =P )... mas aqui na cidade onde eu moro nao tem nada mesmo então por isso que eu nunca tinha visto um... mas pelo jeito nao tinha como ver mesmo... ahahahahaha....

tá... sendo assim o 7805 pode ser uma boa opção metendo uns diodos extras em serie... xD

flwss....

Qual fabricante,que site obscuro?passa pra comunidade?isto é importante!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem a venda e pronto... a National que desenvolveu a linha 78xx pelo que me consta, e ela não produziu o 7803, se algum fabricante fez por algum tempo ele não faz mais (Se alguem fabricou mesmo (DUVIDO) deve ter dado problema de royalties ou patentes da linha... seria como fazer um xx7807 pra fugir da patente dos 7806 e 7808).

Falta serio, os LM317 & similares roubaram a cena a muito tempo, pela carga a tensão sempre dá uma baixada então nada melhor que colocar tensão 5 ou 10% maior em varios casos. Se alguem não conseguir calcular os resistores pro LM317 também não terá CAPACIDADE TÉCNICA pra usar um soldador e montar nada...

Melhor que isso só se tivesse uma distribuidora descente da Maxxim no brasil, pra usar os CI's de step-down por chaveamento, pra ter eficiência de uns 90%, e não ter essas perdas por calor nos LM78xx e LM3xx (Regulando de 12V > 5V x 100mA significa dissipação de uns 7V x 100mA na forma de calor, só não classificamos isso como burrice porque não há outro modo simples de regular)

http://www.cpemma.co.uk/317calc.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

posso ligar gnd do regulador ao gnd da entrada usb somente, e ligar a carcaça da saida usb ao gnd do carro?

assim o 7805 somente funcionaria com um dispositivo ligado a usb (isso se os gnds forem interligados no dispositivo), seria uma especie de interruptor, fazendo o regulador só entrar em açao quando nescessario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...