Ir para conteúdo

• Entrar usando o Facebook Entrar usando o Twitter Entrar usando o Windows Live Login com Steam Login com Google      Entrar   
  • Cadastre-se

Ícone Classificados

Adicionar um Anúncio

Redes Sociais

Membros mais bem avaliados

Membros VIP mais recentes

Foto
- - - - -

Reduzir 12V para 5V (de bateria de carro)

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
39 respostas neste tópico

#1 Victor_npb

Victor_npb
  • Membros Plenos
  • 346 posts
  • Membro desde 21/05/2005
2
Neutra

Postado 30 de abril de 2007 - 15h44min

Quero ligar um mp3 player no carro, e preciso diminuir 12volts para 5volts.
Fiz uma adaptação em um conector usb para ligar um mp3player e funcionou normal ligado em uma bateria de 5v.

Penso que talvez posso reduzir a tensão utilizando resistencias.??
help..

Miniaturas anexadas:

• penusbadaptador.JPG

"Nosso corpo é limitado, mas nossa mente não!"

iMac (Late 2011)
Macbook Pro (Mid 2012)

#2 bicho estranho

bicho estranho
  • Membros Plenos
  • 97 posts
  • Membro desde 30/04/2006
3
Neutra

Postado 30 de abril de 2007 - 17h17min

http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/regulador-lm7805/conexao_tipica_lm7805

Capacitores de desacoplamento (entre 10uF e 47uF) são necessários na entrada e saída, conectados ao gnd.

Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado, aprendendo a ser louco Um maluco total na loucura real.

#3 Victor_npb

Victor_npb
  • Membros Plenos
  • 346 posts
2
Neutra

Postado 30 de abril de 2007 - 17h33min

Capacitores de desacoplamento (entre 10uF e 47uF) são necessários na entrada e saída, conectados ao gnd.

pra que serve esse capacitores de desacoplamento???

iMac (Late 2011)
Macbook Pro (Mid 2012)

#4 silvio.a.s

silvio.a.s
  • Membros Plenos
  • 2.097 posts
  • Membro desde 22/09/2006
188
Excepcional

Postado 30 de abril de 2007 - 19h01min

pra nada,neste caso,o C.I. já possui internamente.

#5 bicho estranho

bicho estranho
  • Membros Plenos
  • 97 posts
  • Membro desde 30/04/2006
3
Neutra

Postado 30 de abril de 2007 - 20h43min

o circuito funciona sem eles mas os capacitores servem como um "filtragem" a mais já q você vai ultilizar em um carro e o mesmo está sujeito a muitas interferências (sistema de ignição, sistema de injeção, alteranador, motores eletricos, etc...)e como esse capacitores são baratos custam centavos não vejo muito problema nisso.
os capacitores são eletrolitico de 16v ou mais

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=136829
Os capacitores têm várias aplicações nos circuitos eletrônicos. Um das principais é a filtragem. Eles podem acumular uma razoável quantidade de cargas quando estão ligados a uma tensão. Quando esta tensão é desligada, o capacitor é capaz de continuar fornecendo esta mesma tensão durante um pequeno período de tempo, funcionando portanto como uma espécie de bateria de curta duração.

Em qualquer placa de circuito, encontramos pequenos capacitores ao lado de cada chip. São chamados de capacitores de desacoplamento. Uma das caracteríticas elétricas dos chips é que de um instante para outro podem aumentar substancialmente a quantidade de corrente consumida. A fonte de alimentação nem sempre tem condições de responder ao fornecimento de corrente com a rapidez necessária (em geral em bilionésimos de segundo), e o resultado é uma pequena queda de tensão próxima ao chip que está solicitando este aumento de corrente. O capacitor de desacoplamento tem condições de fornecer rapidamente a corrente elevada que o chip exige, dando tempo à fonte para se adaptar ao novo patamar de corrente. Os capacitores de desacoplamento funcionam portanto como pequenas baterias axiliares, ajudando a fonte de alimentação no fornecimento de corrente para os chips.

Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado, aprendendo a ser louco Um maluco total na loucura real.

#6 William Coelho

William Coelho
  • Membros Plenos
  • 36 posts
  • Membro desde 23/11/2005
0
Neutra

Postado 30 de abril de 2007 - 21h28min

Amigão, essa é uma das formas mais eficiented pra você fazer o q esta pretendendo...
Simplesmente utilize o ci 7805 e td se resolverá...
Abraços!!!

[FONT=Arial]P4 3.2Ghz 2MB cache L2[/FONT]
[FONT=Arial]DDR2 512 MHz FSB 533 Mhz Kingston[/FONT]
[FONT=Arial]HD SATA 80GB 7200 RPM[/FONT]
[FONT=Arial]Asus P5V-VM ULTRA[/FONT]

#7 xykote

xykote

Moderador

• Moderadores
  • 3.550 posts
  • Membro desde 28/04/2007
127
Excepcional

Postado 30 de abril de 2007 - 21h29min

**, Silvio A.S
Onde você encontrou CI 7805 com capacitores internos?
A comunidade precisa saber...

#8 silvio.a.s

silvio.a.s
  • Membros Plenos
  • 2.097 posts
188
Excepcional

Postado 01 de maio de 2007 - 04h53min

**, Silvio A.S
Onde você encontrou CI 7805 com capacitores internos?
A comunidade precisa saber...

Aí pessoal,eu não acho nescessário usar capacitores para filtrar a tensão vinda da bateria.Quanto ao 7805 eu confundi meus arquivos,estafa mental:D,ele não possui cap. de desacoplamento internamente."falha minha".

#9 marco_piracicaba

marco_piracicaba
  • Membros Plenos
  • 294 posts
  • Membro desde 25/04/2007
2
Neutra

Postado 01 de maio de 2007 - 11h59min

Aí pessoal,eu não acho nescessário usar capacitores para filtrar a tensão vinda da bateria.Quanto ao 7805 eu confundi meus arquivos,estafa mental:D,ele não possui cap. de desacoplamento internamente."falha minha".

Tudo bem Silvio?

Os capacitores são necessáios sim. A necessidade de uso está relacionada a transientes (normal nos automóveis) e distância entre o circuito e a fonte de alimentação (indutância/capacitância nos condutores).

É indispensável a consulta da documentação de componentes eletrônicos antes de iniciarmos um projeto e se possível, de diferentes fabricantes. Vejo que nosso colega "bicho estranho" tem feito a "lição de casa" (rsrsrs).

A aceitação às recomendações técnicas do (s) fabricante (s), concede ao projeto (seja este simples ou complexo) um certo nível de confiabilidade funcional.

Tenha certeza que estas recomendações, não foram concebidas ao acaso e sim após exaustivas pesquisas e testes laboratoriais.

Verifique o "datasheet" da série de reguladores 78XX, do fabricante "National Semiconductor" no link abaixo:

PÁGINA 1

Considerable effort was expended to make the entire series
of regulators easy to use and minimize the number of external
components. It is not necessary to bypass the output,
although this does improve transient response. Input bypassing
is needed only if the regulator is located far from the
filter capacitor of the power supply.

PÁGINA 11

TRANSIENT VOLTAGES
If transients exceed the maximum rated input voltage of the
device, or reach more than 0.8V below ground and have
sufficient energy, they will damage the regulator. The solution
is to use a large input capacitor, a series input breakdown
diode, a choke, a transient suppressor or a combination
of these.

PÁGINA 13

Note: Bypass capacitors are recommended for optimum stability and transient response, and should be located as close as possible to the regulator.

Tenha certeza que a concepção de um componente semicondutor é dispendiosa (muitos US$). Portanto o fabricante não perderia tempo em afirmar tal informação.

.

Miniaturas anexadas:

• imagem 1.JPG
  • imagem 2.JPG
  • imagem 3.JPG

#10 Victor_npb

Victor_npb
  • Membros Plenos
  • 346 posts
2
Neutra

Postado 01 de maio de 2007 - 12h32min

Verifiquem se é assim... se estiver errado sobre a ligação por favor me corrijão..
obrigado

Miniaturas anexadas:

• regulador 12-6.GIF

iMac (Late 2011)
Macbook Pro (Mid 2012)

#11 zurca1599

zurca1599
  • Membros Plenos
  • 6.006 posts
  • Membro desde 18/05/2006
3
Neutra

Postado 01 de maio de 2007 - 14h37min

É isso sim.
Tenha em atenção a polaridade dos condensadores.

#12 stylemar

stylemar
  • Membros Juniores
  • 8 posts
  • Membro desde 21/04/2007
0
Neutra

Postado 07 de junho de 2007 - 01h08min

Quero ligar um mp3 player no carro, e preciso diminuir 12volts para 5volts.
Fiz uma adaptação em um conector usb para ligar um mp3player e funcionou normal ligado em uma bateria de 5v.

Penso que talvez posso reduzir a tensão utilizando resistencias.??
help..

A maneira mais fácil e barata que tem, é você comprar um carregador de celular que vai no carro, esses baratinhos que vende nos camelos mesmo, e ai adpta no mp3, eu faria assim. tenta isso. espero ter ajudado.

#13 wandem

wandem
  • Membros Juniores
  • 7 posts
  • Membro desde 07/06/2007
0
Neutra

Postado 07 de junho de 2007 - 12h01min

Essoal, preciso da urgente ajuda dos senhores

Tenho uma lanterna que utilizada baterias cr123a de 3 v (duas baterias), com tensão total de 6 volts. Até 7 volts a lampada ainda funciona sem queimar o filamento. mas as baterias comercializaveis existentes no mercado são de 3,5 volts, fornecendo uma tensão de aproximadamente 7,5 - 8 volts conforme medição em multimetro, o que faz com que a lampada queime. Assim preciso reduzir a tensão em 1 volt.

Gostaria de usar um resistor pois parece ser a forma mais simples. Entretanto, não possuo a potência da lampada (exceto a informação de que é de 90 lumens). Na verdade meu maior problema é o cálculo do resistor a ser usado. Pois não tenho o valor da corrente a ser usada nem da resistencia das baterias nem a potencia da lampada. Apenas possuo um multimetro para ajduar nas medições.

o que os senhores me sugerem, que caminho devo seguir?

#14 zurca1599

zurca1599
  • Membros Plenos
  • 6.006 posts
  • Membro desde 18/05/2006
3
Neutra

Postado 07 de junho de 2007 - 12h08min

Pense em usar diodos em série.
Basta saber a corrente correcta e escolher o diodo correcto ( série
1Nxxxx ? ) .

#15 sergiofr2007

sergiofr2007
  • Membros Juniores
  • 1 posts
  • Membro desde 29/10/2007
0
Neutra

Postado 29 de outubro de 2007 - 13h43min

Olá tenho um MP3 player que só é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como poderia usar o acendedor de cigarros para alimentar o MP3 no lugar da pilha? Eu estava pensando em usar o LM7805 para reduzir os 12V do acendedor e alimentar o MP3 diretamente nos terminais onde se encaixa a pilha, mas neste caso o 7805 irá reduzir para 5V e isso é muito já que o MP3 é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como fazer isso? Valeu.

#16 xykote

xykote

Moderador

• Moderadores
  • 3.550 posts
127
Excepcional

Postado 29 de outubro de 2007 - 15h31min

Pode usar um LM317 com mais 2 resistores fixos ou ainda 1 LM317 com 1 resistor fixo e 1 trimpot para ajuste da tensão necessária.
verifique nos datasheets como fazer isto:
http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/L/M/3/1/LM317.shtml

Francisco

xyko

não respondo dúvidas por e-mail ou mensagem privada.

#17 PredadorFX

PredadorFX
  • Membros Plenos
  • 84 posts
  • Membro desde 29/01/2006
1
Neutra

Postado 30 de outubro de 2007 - 10h42min

Olá tenho um MP3 player que só é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como poderia usar o acendedor de cigarros para alimentar o MP3 no lugar da pilha? Eu estava pensando em usar o LM7805 para reduzir os 12V do acendedor e alimentar o MP3 diretamente nos terminais onde se encaixa a pilha, mas neste caso o 7805 irá reduzir para 5V e isso é muito já que o MP3 é alimentado por uma pilha de 1,5V. Como fazer isso? Valeu.

usa um regulador de tensão tipow 7803 (regula pra 3V) e coloca 2 diodos retificadores em serie (q farao com que se diminua em torno de 1,4V, afinal sao 0,7v por diodo)...

Pensar enloquece, Pense nisto!

#18 silvio.a.s

silvio.a.s
  • Membros Plenos
  • 2.097 posts
188
Excepcional

Postado 30 de outubro de 2007 - 17h41min

LM7803,este é novidade,pra mim.De acordo com a tabela que eu tenho o menor era 7805.

#19 rubemll

rubemll
  • Membros Plenos
  • 425 posts
  • Membro desde 21/10/2007
6
Neutra

Postado 30 de outubro de 2007 - 18h37min

7803 é o que o primo do irmão do amigo do cachorro do vizinho diz que tem um...
Na tem a venda desde que me entendo por gente, mas sempre ouço alguem falando dele, nem datasheet dele tem por aí, pra obscurecer ele mais ainda.

Fala serio, um LM317 e 2 resistor pra ajustar a tensão em 1,5V, e 2 capacitores como sempre, tá feita a coisa. Uso aqui um LM2940 5.0 por ter um dropout de só 0,5V, porque uso bateria que dá apenas uns 7-8V, e os 7805 precisam justo MAIS de 8V pra ter ESTABILIDADE (Com baixo consumo como o multimetro terá 5V mesmo, com o consumo aumenta ele endoida).

Quem não sabe ler o datasheet pra fazer o calculo pra quase QUALQUER tensão no LM317 usa isso:
http://www.cpemma.co.uk/317calc.html
100% garantido.
(R1 de 220 ohms, e R2 de 47 ohms, valores comerciais achaveis até na pastelaria, dá 1,52V, roda MP3 S1MP3 (Foston, Sony, etc) tranquilo. Pra usar o conector USB qualquer coisa entre 4,6 e 5,4V tá valendo. Não precisa trimpot pra ajuste fino normalmente, o consumo normal desses players nunca é mais de 100mA, isso não pesa a ponto de desregular, a vantagem do 317 é justamente ter a entrada de referência de 1,25V que acompanha a tensão de saída mais adequadamente.
(Não esquecendo de colocar um capacitor eletrolítico na saída e um na entrada, tem GRANDE possibilidade de instabilidade (Oscilação interna))

#20 xykote

xykote

Moderador

• Moderadores
  • 3.550 posts
127
Excepcional

Postado 30 de outubro de 2007 - 19h19min

7803 é o que o primo do irmão do amigo do cachorro do vizinho diz que tem um...
Na tem a venda desde que me entendo por gente, mas sempre ouço alguem falando dele, nem datasheet dele tem por aí, pra obscurecer ele mais ainda.

PredadorFX, se achar o 7803 em alguma loja , aproveita pra perguntar se não tem também o 7801.5 (setenta e oito zero um ponto cinco). Daí tá tudo resolvido. rsrsrs.
Mas já sei porque o 7803 não é encontrado: porque se trata de um...http://pt.wikipedia.org/wiki/7803_Adachi
rubemll, muito prática esta calculadora. Eu sabia que já tinha visto mas não tava achando ela. Valeu!

Francisco

xyko

não respondo dúvidas por e-mail ou mensagem privada.