Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algoritmo para reconhecimento de imagens


Posts recomendados

ae pessoal! bom dia!

por favor, alguém pode me ajudar?

é o seguinte, estou no ultimo ano de faculdade d eng da computação e esse ultimo ano tenho que fazer o maldito TCC

e o tema que escolhemos foi RECONHECIMENTO DE IMAGENS

já estou tentando pesquisar alguma coisa no Google, mas como eu vejo que o pessoal aqui manja d++ d programação, acredito que alguém já tenha visto em alguém lugar alguém algoritmo ou alguém site que de algma base para começar.

não sou muito bom em programar, meu negócio é mais HW do que SW, só programo algmas coisas em Delphi e SQL, mas nda d avançado, no máximo um intermediário d programação.

a ideia do projeto é reconhecer as placas d um carro.

ex. para um estacionamento

o carro para num estacionamento e a camera tira uma foto da placa e automaticamente já imprime o bilhete com a hora que entrou e a placa do carro.

agradeço a quem puder ajudar!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

TCC difícil esse...

Existem alguns OCRs OpenSource na net, os mais simples tem +- 10000 linhas, nunca fiz um e nem li o código de algum, mas se tivesse que fazer do zero consideraria o contraste entre um pixel e outro para criar linhas, e a distância dessas linhas a simbolos pre-definidos para tentar advinhar o que é aquilo.

Veja as referência do artigo, talvez ajudem:

http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_character_recognition

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeuuu EduardoS!!!

ontem mesmo eu tava lendo este artigo no Wikipedia!!

você sabe onde eu acho esses OCR Open Source q você disse?? porque eu procurei e o unico que achei foi o GORC (do Google), mas ele só roda em Linux

tava tentando achar algma solução em Windows pra apresentar no TCC...... c não achar nda em Windows vou partir pro Linux mesmo...

caso alguém saiba também d alguém OCR Open Source pra Windows me ajuda mtooooooooooooooooooooooooooo mesmo!!! =)))

Vlwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurei no source forge, e achei esse aqui, sou iniciante em programação, então nem baixei o negocio, ja sei que não ia entender nada XD

http://sourceforge.net/projects/jocr/

vou postar também o link da busca, dai voce escolhe um deles se quiser xD

http://sourceforge.net/search/?type_of_search=soft&words=Optical+character+recognition

não faço ideia de como eles possam funcionar xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurei no source forge, e achei esse aqui, sou iniciante em programação, então nem baixei o negocio, ja sei que não ia entender nada XD

http://sourceforge.net/projects/jocr/

vou postar também o link da busca, dai voce escolhe um deles se quiser xD

http://sourceforge.net/search/?type_of_search=soft&words=Optical+character+recognition

não faço ideia de como eles possam funcionar xD

valeuuuuuuuu!!!! ajudo pra kramba com esse site!!! nunca tinha entrado nesse site antes, tem uma porrada de coisa!!

vou ter q brincar um pouco com linux pra estudar esse código!!! mas já ajudou pra kramba!! =))

tksssssss!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

CAros colegas..

Sou Engenheiro Florestal, ja adianto que nao entendo nada de programação mas entendo que se usar o conhecimento da galera da computação posso ter um resultado interessante na minha TESE.

Trabalho com Arvores mais precisamente indentificação de arvores.. Como existe em cada especie suas particularidades, tenho interesse de usar programas de reconhecimento de imagem para montar meu projeto.. TEnho interesse em iniciar uma parceria.. Alguem souber de algum software de reconhecimento de imagem que eu posso usar estarei grato pelas ajudas..

Mareto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CAros colegas..

Sou Engenheiro Florestal, ja adianto que nao entendo nada de programação mas entendo que se usar o conhecimento da galera da computação posso ter um resultado interessante na minha TESE.

Trabalho com Arvores mais precisamente indentificação de arvores.. Como existe em cada especie suas particularidades, tenho interesse de usar programas de reconhecimento de imagem para montar meu projeto.. TEnho interesse em iniciar uma parceria.. Alguem souber de algum software de reconhecimento de imagem que eu posso usar estarei grato pelas ajudas..

Mareto

Visão computacional é algo complicado e relativamente limitado. Se voce quiser diferenciar um circulo de um quadrado por exemplo, voce tem que utilizar diversas propriedades geométricas do quadrado e comparar com a imagem e ver quais dessas funcionam para todo e qualquer quadrado ao mesmo tempo que não funcionam para todo e qualquer circulo. Já se voce for diferenciar plantas e folhas que são geometricamente parecidas a coisa fica muito mais complicada, pois voce pode colocar uma folha que acaba se parecendo com outra e o computador se confundir.

Pra fazer o que voce quer, não dá pra usar simplesmente um algoritmo desse tipo, voce precisa utilizar inteligencia artificial para treinar o computador a reconhecer uma planta e ele diferenciar ela de outra usando aprendizado assistido (voce fornece umas 500 imagens e entre elas voce fala: essa é a planta tal, essa não é, essa é, essa também é, essa não é e etc). Aí seu computador aprende a identificar aquele tipo de planta exclusivamente, aí voce tem que repetir o teste para treinar outras plantas, e se certificar que ele não se confunde com o resultado anterior. O caminho já é longo e árduo pra quem entende um pouco de visão computacional e inteligencia artificial, pra que não entende então... Acho que é um trabalho aquem de uma graduação, principalmente se não é da área de computação, ou automação e controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

caramba... isso é esta mais para tcc de doutorado ou phd... em I.A. misturado com ciencias da computaçao.. rsrs

sobre o dono do topico.. então amigo.. esse foi meu primeiro tema escolhido.. mas logo tive que abandonar por ser complicado demais em mexer com imagens e reconhecimentod de pixels ate formar a imagem... enfim... impossivel nao é.. mas é um arduo trabalho... por exemplo ja ouviu falar de QR Code? o reconhecimento de imagens tem o mesmo principio... fazer uma camera tirar uma foto de um codigo de barras e interpretar e ler a mensagem escrita.. ou os dados que ali estão contidos. se você procurar por QR Code pode ser que você encontre alguma coisa referente a reconhecimento a partir de uma camera tirando fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Em 2011 lembro que desenvolvi para uma empresa um software para identificar doenças e pragas nas plantas e o colega acima Mareto esta coberto de razão eu usei um banco de imagens que tiramos de todas as situações e doenças pestes e pragas e olha que não foi fácil pra identificar tive que escrever um a um se folha deformada então buscava as opçõe de folhas enrugadas caso folhas amarelas então, se e somente se for igual a usei I.A e c 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 19/04/2007 às 09:59, ro.felix disse:

ae pessoal! bom dia!

por favor, alguém pode me ajudar?

é o seguinte, estou no ultimo ano de faculdade d eng da computação e esse ultimo ano tenho que fazer o maldito TCC

e o tema que escolhemos foi RECONHECIMENTO DE IMAGENS

já estou tentando pesquisar alguma coisa no Google, mas como eu vejo que o pessoal aqui manja d++ d programação, acredito que alguém já tenha visto em alguém lugar alguém algoritmo ou alguém site que de algma base para começar.

não sou muito bom em programar, meu negócio é mais HW do que SW, só programo algmas coisas em Delphi e SQL, mas nda d avançado, no máximo um intermediário d programação.

agradeço a quem puder ajudar!!

Abraços

olá, você conseguiu concluir esse projeto? se sim poderia me ajudar? pois meu projeto de tcc é a mesma ideia, só que voltado para reconhecer  apenas uma peça, exemplo ( a peça no decorrer da esteira, passa pelo leitor de reconhecimento, e  se ela for reconhecida passa adiante , se não é descartada), se puder ajudar agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...