Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

pessoal sou de novo e ainda do dx180.

 

Bom fiz o teste com o microfone mais em vez de sair som no alto-falante saiu foi no micro fone baixinho também , ai eu troquei os transistores tip41 pra ver se melhorava mas ficou pior agora nem baixinho sai nada nada. 

Bom conferi o ldr ta fazendo a varia de resistência beleza e a lamada ta ok eu é que to no escura e perdido agora ate troquei os capacitores de filtro os de 2200mp pra ver mais nada . vou colocar as fotos tanto da placa quanto da parte do mcrofone

Estou vendo que você trocou os dois resistores de fio de 0,33 Ohms de 5W, correto.

 

pessoal sou de novo e ainda do dx180.

 

Bom fiz o teste com o microfone mais em vez de sair som no alto-falante saiu foi no micro fone baixinho também , ai eu troquei os transistores tip41 pra ver se melhorava mas ficou pior agora nem baixinho sai nada nada. 

Bom conferi o ldr ta fazendo a varia de resistência beleza e a lamada ta ok eu é que to no escura e perdido agora ate troquei os capacitores de filtro os de 2200mp pra ver mais nada . vou colocar as fotos tanto da placa quanto da parte do mcrofone

Tire o amplificador fora do orgão e injete um sinal(mp3) na entrada do amplificador, capacitor eletrolitico ao lado conector no lado esquerdo da pci e coloque um alto-falante na saída pra você ver se o problema está no amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que você trocou os dois resistores de fio de 0,33 Ohms de 5W, correto.

 

Tire o amplificador fora do orgão e injete um sinal(mp3) na entrada do amplificador, capacitor eletrolitico ao lado conector no lado esquerdo da pci e coloque um alto-falante na saída pra você ver se o problema está no amplificador.

no a minha entrada é no conector próximo ao capacitor o k1 ondes tem os cabos pretos e o alto falante seria no k2 cabos laranja e preto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a sua opinião eu mesmo estou procurando esquemas de órgãos e não encontro estou começando agora na profissão aquir em salvador BA seria legal até criar um whatsapp só para fica mais rápido para tira dúvidas enviar arquivos como esquema PCs.

Porque você não cria esse whatsapp e quem tiver esquemas de orgãos e que quiser entrar no grupo ficará aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia pessoal,

 

Estou com um gambitt dx 200r que a pedaleira estava funcionando e parou de funcionar, antes disso acontecer estava como se tivesse mau contato no potenciômetro de volume da pedaleira ai fiz a substituição mas ficou mudo, não sei o que aconteceu.

Alguém me dá uma dica aí que estou perdido, acredito que o problema esteja na placa osciladora, o que vocês acham?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique os resistores que fazem a pedaleira, há casos de solda fria nos terminais dos resistores.

Caro colega, os resistores que fazem a pedaleira são aqueles que ficam ao lado do potenciômetro de volume de 10k? verifiquei e refiz todas as soldas mas sem resultado, o som não apareceu. Agora apareceram mais problemas.

-> quando aciono uma tecla no teclado superior o som não para

-> quando amento o balance do ritmo faz um ronco contínuo

Já fritei meus neurônios e não descobri a causa desses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega, os resistores que fazem a pedaleira são aqueles que ficam ao lado do potenciômetro de volume de 10k? verifiquei e refiz todas as soldas mas sem resultado, o som não apareceu. Agora apareceram mais problemas.

-> quando aciono uma tecla no teclado superior o som não para

-> quando amento o balance do ritmo faz um ronco contínuo

Já fritei meus neurônios e não descobri a causa desses problemas.

Caro amigo verifique os trimpots que ajustam os instrumentos, girem nos sentidos aparecerá o som do instrumento, ajuste um a um girando os trimpots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Estou com um orgão grace gr250......infelizmente não estava funcionando, não ligava, ao abrir verifiquei que tinha fios de ligação do botão liga/desliga rompido e demais também. Religuei novamente os fios rompidos mas não sai som no teclado inferior e superior e nem na pedaleira. A luz da pedaleira esta acendendo e os leds agora esta acendendo também, mas não sai som algum, alguém poderia me auxiliar nesse problema. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rauli,

Belo desafio esse hein?

Então vamos em parte.

Considere esse órgão como um equipamento eletrônico qualquer ok?

1- Faça uma verificação completa na fonte,tensão do secundário do trafo, tensões dos reguladores (entrada e saída) , situação dos capacitores, integridade dos diodos, continuidade das trilhas da placa, etc..., até garantir que a fonte esteja funcionando.

2- Faça o mesmo no circuito amplificador e no pedal de volume verifique a situação da lâmpada e LDR.

 

Se fazendo a parte 1 e 2 e o órgão ainda não funcionar o problema poderá estar na placa geradora de som.

Seguindo a fiação dos teclados descubra quais são os CIs geradores ou osciladores e quais são os CIs divisores de frequencia.

Tem grande chance do gerador ser S50242 ou S50240 e o divisor ser o S10430. São CIs "mosca branca". Mesmo assim tente uma pesquisa na internet que talvez algum técnico tenha para venda.

 

Infelizmente não tenha esquema para enviar..... talvez alguém tenha.

 

Grande abraço e bom trabalho.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro amigo esse orgão Spark não tem esquema, precisamos o que está acontecendo com o funcionamento desse orgão?

 

Boa noite a todos,

 

Alguém tem o esquema do orgão Spark SR2000?, estou aqui para contribuir também, sou tecnico em eletrônica, e o que precisarem estarei a disposição.

 

Estou com um orgão grace gr250......infelizmente não estava funcionando, não ligava, ao abrir verifiquei que tinha fios de ligação do botão liga/desliga rompido e demais também. Religuei novamente os fios rompidos mas não sai som no teclado inferior e superior e nem na pedaleira. A luz da pedaleira esta acendendo e os leds agora esta acendendo também, mas não sai som algum, alguém poderia me auxiliar nesse problema. Obrigado.

Precisa verificar as tensões e verificar também se o gerador está funcionando ou se é somente no aúdio, verifique o ldr e a lâmpada no pedal de expressão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Seguem os esquemas do SR2000 em anexo.

Como foram feitas em papel carta, alguns deles tive de separar em 2 folhas do mesmo esquema pois a folha era maior que a tela do minha impressora...

Estão pouco legíveis pois foram feita a mão e eu tenho uma cópia xerox, bem antiga...

 

Abraços.

Iriel

post-424839-0-80372400-1445549879_thumb.

post-424839-0-11513200-1445549887_thumb.

post-424839-0-57585800-1445549894_thumb.

post-424839-0-23651900-1445549900_thumb.

post-424839-0-16812700-1445549908_thumb.

post-424839-0-21273100-1445549914_thumb.

post-424839-0-21888800-1445549920_thumb.

post-424839-0-70441400-1445549927_thumb.

post-424839-0-33452600-1445549936_thumb.

post-424839-0-34100300-1445549945_thumb.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!