Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

56 minutos atrás, Iriel disse:

Isso mesmo.

Tem de retirar com cuidado o soquete da lâmpada que está encaixado nessa borracha.

 

Ao ligar o órgão já é possível ver o brilho da luz da lâmpada mesmo sem retirá-la. Caso não acenda é que a retirada da lâmpada é necessária para poder trocar, ok?

Sds.

Iriel

Ok Iriel,,

Muito obrigado , vou fazer isso;...

Sds

Marcelo Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos...

Encontrei um site que tem centenas de esquemas em pdf, a maioria de órgãos não do Brasil:

Vou colocar aqui, pois pode ajudar a algum amigo:

 

http://www.synfo.nl/pages/servicemanuals.html

 

Agora estou tentando fazer funcionar o ALTO BASS de meu minami MD 7070...Sinceramente não sei onde é gerado este "ALTO BASS" se alguém der uma dica ficarei muito grato. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!!!

Abri e vi a lâmpada, porém a lâmpada está ascendendo, mas as pernas do LDR está quebrada e tentei soldar mas não fica bom...

Retirei o LDR para comprar , mas na minha cidade não encontro ,Notei também que os teclados e a pedaleira estão com mau contato na placa...

O que devo fazer ?

 

Sobre Higienização como devo proceder?

Att.

Marcelo Andrade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Se você não está achando o LDR limpe as pernas do LDR com Bombril e solde novamente.

Para limpar as agulhas que estão com mau contato eu uso lixa 600 que é bem fininha, bem barato na lojas de material de construção.

Higienização do órgão é com aspirador de pó e pincel. Use máscara, okl?

Para limpar teclados pano úmido com sabão neutro.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, estou com esse  probleminha.

Coloquei no LDR o som ficou alto e o pedal de expressão funcionou.

Porém o chiado continuou e um som como se fosse a nota lá da pedaleira....

Olhando nesse circuito notei que tem umas emendas estranhas ....

Gostaria de saber se posso fazer igual a foto 1* foto..

As 2* 3* e 4* fotos são do órgão ...

Segue as fotos...

 

Sds.

Marcelo Andrade

 

 

 

 

esquema de ldr.jpg

IMG_20160901_101404108.jpg

IMG_20160901_101415963.jpg

IMG_20160901_101431025.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a pergunta do Marcelo...O circuito que mostra é com conector onde os fios e componentes são apenas apertados. Isto se usa em instalações de energia.

 

É muito melhor soldar mesmo os fios e componentes, pra evitar futuros mau's contatos devido a oxidação.

 

Outra coisa: O ruído (parecido com a nota lá) que o Marcelo se refere provavelmente está sendo causado por falta de filtragem na fonte, onde os eletrolíticos devem ter perdido a capacitância.

 

O meu estava assim, eu troquei os dois ficou show esta parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, quando for comprar é bem provável que não encontre desse modelo que está aí (o Capacitor axial), vai encontrar somente o radial, pode colocar sem problemas desde que seja o mesmo valor, só esticar as "pernas" dele que dá certo. 

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, Marcelo Andrade da Silva disse:

@Mestre88 Seria esses dois azuis deitados ou os que estão em pé?

Os que estão deitados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

j@Jose Barbosa de Araujo  Na Santa Efigênia na loja Dabi, rua dos timbiras ou a próxima custa 8,00 reais o capacitor original que é axial 4700uf/40v

adicionado 9 minutos depois

j@Jose Barbosa de Araujo  Na Santa Efigênia na loja Dabi, rua dos timbiras ou a próxima custa 8,00 reais o capacitor original que é axial 4700uf/40v, acredito que este defeito não está na fonte, pois trabalho há 26 anos com orgão e nunca peguei esse defeito, abaixe o volume dos teclados, pedaleira, ritmo, presets, um de cada vez, para que possa ver aonde está entrando o sinal mencionado, as vezes acontece de vazar uma nota da pedaleira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima observação José Barbosa...

 

Realmente, se tiver um dos pedais com problema na chavinha, poderia ficar emitindo a nota musical o tempo todo, o que poderia até se confundir com o ruido de 60 hz supostamente causado pela falta de capacitância dos eletrolíticos da fonte.

 

Então Marcelo, verifique primeiro se os pedais estão todos funcionando ao serem pressionados.

 

Outra coisa Marcelo, que falou do C.I. 6 foi o mestre José Barbosa...(manja muito)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Galera,  vou fazer isso,

Por Favor,  sobre afinação,  Como devo proceder,  onde regulamos a afinação? 

Sobre a pedaleira assin que eu verificar posto aqui.

Sds

Marcelo Andrade

adicionado 56 minutos depois

@Jose Barbosa de Araujo

Obrigado  José Barbosa pela dica...,

Fiz isso e detectei que quando abaixo o volume da bateria (lado esquerdo inferior ) o ruído ou a nota aparentemente a nota Lá diminui.

Como devo proceder?

Sds

Marcelo Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbosa e demais colegas. 

Estou com problema num órgão Gambit DX200R. Ele tem um "click" ao acionar as teclas do teclado superior muito alto. Quando abaixo o volume e aciono as teclas, mesmo não tendo som das notas, o click fica muito alto e irritante. Tem como reduzir ou eliminar esse click? Acredito que o click seja o contato elétrico feito entre a agulha e o barramento.

O teclado inferior não se ouve click nenhum.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iriel disse:

Barbosa e demais colegas. 

Estou com problema num órgão Gambit DX200R. Ele tem um "click" ao acionar as teclas do teclado superior muito alto. Quando abaixo o volume e aciono as teclas, mesmo não tendo som das notas, o click fica muito alto e irritante. Tem como reduzir ou eliminar esse click? Acredito que o click seja o contato elétrico feito entre a agulha e o barramento.

O teclado inferior não se ouve click nenhum.

Abraços.

Deve ser um defeito mecânico da tecla, você precisa descobrir qual tecla está fazendo o click e ajusta la.

adicionado 3 minutos depois

@Jose Barbosa de Araujo  Iriel, não é problema do off-set no teclado superior, pois o ci 3080 é que faz o mesmo através de um trimpot, ou alguma tecla está com rebarba causando o click.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbosa,

Verifiquei que todas as teclas do teclado superior fazem esse click. Onde fica esse CI 3080?

Atuei em todos os trimpots da PCI 680409 sem sucesso e nela só tem CI 1458.

Sds.

adicionado 12 minutos depois

Barbosa, 

Achei !! A pressa é a inimiga da perfeição ...  rsrsrsrs

O TP2 é quem faz essa regulagem do off-set? Justamente ele está travado.

Caso seja esse trimpot vou forçá-lo para ver se destrava (ou quebra).

Vou colocar outro por segurança.

Sds.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel  abaixe os potenciômetros das flautas e strings e instrumentos como acordeon(knobs vr) e coloque o volume no máximo no pedal de expressão e toque uma nota uma no t.s. e que aparecerá um som de toque grave ou agudo(tóc,tóc,tóc) e você deverá reduzir esse som o minimo possível(téc, téc,téc), pois estará fazendo que se aproxime o valor mais próximo possível da tensão do zero volts, (+B  0V  -B), o trimpot se não me engano é 47k, verifique o esquema que eu envie um tempo atras, que visualizará melhor o que eu estou escrevendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Wednesday, August 24, 2016 às 19:43, Marcelo Andrade da Silva disse:

Boa Noite!!

Peguei um órgão Minami MD 7000  .. que não esta saindo som..

Pois verifiquei que faz o chiado de ligado mas não sai som nenhum....

Pois essa componente que esta em foco na figura 1 esta com defeito ,pois quebrou...

Peço a ajuda para resolver esse problema..

Segue as fotos...

Cliente disse que estava com muito ruído e ele abriu e viu que estava quebrado ....

Desde ja agradeço a ajuda !!!

saema (1).jpg

saema (2).jpg

Bom dia! Preciso de ajuda urgente!

Sobre  ci6 eE Retirar e comprar outra?

Att.

Msrcelo Andradr

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...