Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

Obrigado amigo Bcpetronzio pelas decas...

 

Tem uns detalhes que também pode ajudar aos amigos entenderem onde está o (os) problema (as).

Aqui vai uma análise completa dos problemas técnicos deste instrumento:

 

-Teclado de acompanhamento (lower keyboard) tudo perfeito.

 

-Teclado superior (upper keyboard) flute 16" ... clarin 16" ... string 16" não funcionam.

 

- Os preset's (upper pressets) sons de guitarra...piano... acordeon...etc nada funciona, sai uns ruídos altos uma barulheira quando acionados. 

 

- O som do contra baixo no acompanhamento automático também não tem, já na pedaleira esta funcionando normal.  

 

Agradeço antecipadamente a atenção de vocês...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neuton Rodrigues @Neuton Rodrigues  Neuton esse defeito está na pci da base melodia, pois tem cis 1458 que são pré amplificador para as flautas, pois estou acostumado em consertar esses modelos que usam essa pci, verifique também os o impresso, pois costumam abrir.

adicionado 3 minutos depois

Neuton, me esqueci que existe um ci na pci principal, que gera os instrumentos como piano,clarinet e etc. e ci não existe mais no mercado para se comprar eu vou verificar o código dessa peça e depois te envio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinozor  Bom dia, esse orgão não tem esquema elétrico, verifica o código da placa e me envia que vou verificar pra você.

adicionado 8 minutos depois

O ci que geram os instrumentos(piano, trombone, clarinet, etc...)

desse orgão MD 7070 é o ci que fica próximo ao ic 24 e que fica debaixo da sombra da primeira foto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos...

 

Então José Barbosa!

Ontem eu fiz uns testes, desconectei o conector que vai na entrada da placa dos potenciômetros (teclado superior) e com um fiozinho fui injetando uma das frequências que vem da placa principal.

 

Fiz este teste em todas as 4 entradas e verifiquei que estas entradas estavam todas funcionando numa boa, todos os controles deslizantes funcionaram bem nos testes.

 

Sendo assim "saquei" que o problema estava mesmo na placa principal.

 

Segui as trilhas na placa principal e já me deparei logo cara com aqueles dois c.i de oito pinos (1458) que são amplificadores operacionais,  já troque os dois por dois NE5532 que são melhores e...Zázzz...funcionou...rsr

 

Então as flautas (e todos os outros controles deslizantes) do teclado superior ficou tudo funcionando numa boa...

 

Agora  estou seguindo sua sugestão quanto aos demais instrumentos que não funcionam, piano, acordeon, guitarra..etc.

 

Segue mais umas fotos (acho que estas ficaram melhores...

 

SAM_0979.JPG

SAM_0980.JPG

SAM_0982.JPG

SAM_0983.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neuton,

O IC2 é uma memória EPROM. A recomendação é tampar com fita isolante esse vidrinho para a luz não desgravar essa memória.

Infelizmente não tenho esquemas desse órgão nem do DX250 que outro colega pediu.

O esquema do DX200 já postei nas paginas anteriores do fórum.

Agradeço a ajuda qto aos amplificadores. quando precisar vou pedir um help.  rsrsrs

Abraços.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Iriel, pela dica do EPROM, já coloquei um pedaço de fita isolante.

Quanto a amplificadores, se quiser é só falar...

 

Agradeço ao José Barbosa pelas informações das funções dos chip's e aproveito pra pedir ao amigo um esquema de um gerador com o M208 ou 108 que acho que é igual (ou quase).

 

O objetivo é montar um pra colocar dentro deste orgão MD 7070

Como a comutação é feita com diodos, acredito que posso usar junto, caso não seja possível vou "bolar" de outra forma.

 

Aí você pode me perguntar, pra quê isto se o MD 7070 está funcionando bem esta parte?...rsr

É que uma vez comprei um livro (não tenho mais o livro)  e já faz tempo (..rsr) e montei um órgão, ficou bem legal porque alem dos ajustes das oitavas tinha também as "quintas justas" que davam um som muito diferenciado...Não chegava a um hammond mas era show...

 

Vai funcionar assim: Quando você aperta por ex: a tecla DÓ você está liberando também a nota FÁ no M208 cujo estas oitavas (frequências) são  mixadas juntas, nas proporções que desejar. É só contar cinco notas a cima... (Tem a tabela do "circulo das quintas" nas apostilas de acordes).

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Adriel...

 

Tem umas "feras" por aqui que manjam muito... Com certeza vão interagir com você pra te dar umas dicas.

Tenho uma perguntas, no sentido de saber como podemos ajudar você:

 

Você tem conhecimento em eletrônica?

 

Ao amigo José Barbosa, ficamos aguardando o esquema... 

adicionado 6 minutos depois

Pessoal, ultimamente estou meio que "descabelado"..(rsr) na web, pesquisando sobre órgãos eletrônicos, sintetizadores efeitos e tau's...

 

Encontrei algumas coisas que podem ser importantes para os que gostam de diy, então aí vai os links:

 

Aqui o link de um site onde tem uns geradores de oitavas com pcb e tudo mais:
http://www.narcisivalter.it/progetti/tos_m087-b1.html


Aqui o datasheet do M108/208 (SGS) com dez páginas: (Você encontra este c.i no mercado livre por trinta pilas).
http://www.milton.arachsys.com/nj71/pdf/m108.pdf


Aqui tem o esquema de um órgão completo com c.i M208: (pouquinho de paciência pra baixa o pdf viu..!! rsr são 100 páginas).
http://www.americanradiohistory.com/Archive-Electronics-Today/80s/Electronics-Today-1983-02.pdf
(Sugiro você salvar esta "raridade" em sua nuvem).

Aqui o projeto completo com pcb e tudo de um sintetizador muito chapado..rsr (transcendent 2000):
http://www.spontis.se/pdf/t2000.pdf

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal, sou iniciante nesse forum e desde já agradeço a iniciativa .... Bom, sou do interior de São Paulo e estamos com dificuldades de técnicos de orgãos e pensando nisso fiz um cursinho basico de eletronica e queria a colaboração do pessoal para aprender mais sobre orgãos ....

Pois o tecnico mais perto da minha cidade tem 100KM e não compensaria a viagem dele para ver apenas 1 instrumento...

 

Gostaria de saber onde posso ter mais conhecimento ,já que as fabricas não dão esse suporte para novatos...

desde já agradeço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

Seja bem vindo.

Pode começar por aqui. Só nesse fórum tem 23 páginas de dicas, acertos (e erros... rsrsrs) na manutenção de órgãos eletrônicos.

Antes de postar as dúvidas dê  uma lida para ter uma ideia inicial se seu questionamento já não estar respondido.

Já é um bom começo.

Grande abraço.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo, seja bem-vindo!

 

Não sou técnico especializado em órgãos eletrônicos, mas posso te afirmar que tenho um bom conhecimento na área da eletrônica...

Como sabemos, temos que nos dedicar a estudos e pesquisas e principalmente na prática, pra adquirirmos experiência neste segmento, bem como qualquer outro que gostamos.

 

Não sei se você já sabe disto, mas vou colocar aqui algumas coisas (que sei) sobre o princípio de funcionamento de um órgão eletrônico.

 

- Tudo começa com um circuito oscilador que gera uma frequência mais alta, está frequência (onda quadrada) é dividida por vários outros circuitos formando assim as frequências correspondentes as notas musicais.

 

Depois estas frequências (correspondentes as as notas musicais) passam por outros circuitos que modificam as formas de onda para se ter assim os timbres (aproximados) dos instrumentos reais, tipo flauta, trompete, sax, acordeon, etc...

 

A seguir tem os controles de volumes individuais onde se  mixa isto nas proporções desejar...

 

Quando você pressiona uma tecla de um órgão eletrônico, você não está ouvindo somente uma frequência, e sim várias (correspondentes aquela nota musical, claro) tudo junto, ex: DÓ grave, Dó médio, Dó agudo.

 

Por isto que o som de um órgão eletrônico é muito bonito e encanta a gente..rsr.

 

Isto que escrevi foi de uma forma mais simplificada possível com objetivo de facilitar o princípio básico de funcionamento de um órgão eletrônico... 

 

Marcelo, é muito importante você fazer isto na prática, assim se familiariza com a coisa.

 

Existem várias maneiras de se montar um órgão eletrônico, mas entendo que o circuito integrado M208 é uma excelente opção porque já tem o oscilador e os divisores de frequências internamente. 

 

No meu post acima tem o projeto de um órgão com o c.i. M208 que saiu em uma revista. 

 

Fico a disposição dos amigos para responder qualquer pergunta (que eu souber) sobre o assunto.

 

Abrço!

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado , Iriel e Neuton Rodrigues..., vou me dedicar ao máximo nesse ramo, pois não sou só eu .. tem varias pessoas que tem um aparelho encostado por falta de tecnico....

sendo assim ... ajudarei mais pessoas ....

Muito Obrigado .... Perdoa a demora ... como disse sou novato e estou me familiarizando com o forum....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite!!

Peguei um órgão Minami MD 7000  .. que não esta saindo som..

Pois verifiquei que faz o chiado de ligado mas não sai som nenhum....

Pois essa componente que esta em foco na figura 1 esta com defeito ,pois quebrou...

Peço a ajuda para resolver esse problema..

Segue as fotos...

Cliente disse que estava com muito ruído e ele abriu e viu que estava quebrado ....

Desde ja agradeço a ajuda !!!

saema (1).jpg

saema (2).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

É um Capacitor Eletrolítico.

Veja na lateral dele as especificações ou marque bem onde ele é soldado, retire da placa e leve para uma loja de eletrônica para o vendedor te vender uma peça igual.

Ao retirar cuide com a marcação da polaridade. Essa peça tem negativo e positivo, ok?

Ao soldar a peça nova respeite a polaridade e tb os pontos que estavam as soldas.

Aconselho a tirar fotos em vários ângulos antes de retirar o componente, servindo de apoio na hora da soldagem.

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, pode ser que sim e pode ser que não .... rsrsrsrs.

Se a causa for esse capacitor então o defeito some.

Caso contrário você terá que fazer uma busca geral pelo órgão tentando localizar algum ponto de falha de aterramento.

Eu começaria pelos aterramentos da placa da fonte e amplificador e em seguida iria para as outra placas do órgão.

Essa falha pode ser em qualquer parte do órgão. Nãó se esqueça de incluir a pedaleira e o pedal de volume nessa análise.

Outra coisa, o chiado tb pode ser provocado por componentes com fuga ou com vazamentos, principalmente capacitores, ou umidade no órgão ok?

Já teve casos de eu abrir totalmente um órgão e colocar no sol durante meia hora para "enxugar" a umidade que estava impregnada nas placas e componentes do órgão. Para muinha surpresa o chiado sumiu. Não sei se será o seu caso mas se puder tentar....

 

Liga não, o defeito é simples mas o conserto é bem trabalhoso.... rsrsrsrs

 

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...