• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • Gabriel Torres

      Email de confirmação de cadastro com problemas   28-04-2016

      Estamos cientes deste problema e trabalhando para solucioná-lo: novos cadastros no Fórum não estão funcionando no momento, pois o email de confirmação de cadastro não é enviado. Esperamos ter este problema resolvido em no máximo 24 horas. Obrigado pela compreensão.
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Leandro_980

Existe algum meio de transformar uma rede 220 monofasico p/

14 posts neste tópico

sei que existe alguns tipos de ligações na qual podemos conseguir mais um fio de 220 para tornar a rede trifasica para alimentar apenas um motor de um elevador de carros mas não sei como fazer, Alguem sabe? Atualmente o elevador possui um conversor mas o motor fica fraco não levantando carros de 2,5 toneladas que a sua capacidade máxima e levantando apenas 2,0 toneladas. O motor é trifásico 220 de 4 CV.

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Amigão, um motor 380 você pode transformar para 440 bifásico ou 220 monofásico, e a potência sai boa, só q eu não tenho agora esse esquema pra ti mostrar, mais vai onde enrola motores e pede um dos eletricista pra ti dar um esquema de ligação dos capacitores do motor 440v, eu vou tentar aqui ver se acho e te mando, valeu?

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mas o motor é 220 trifasico não 440! e não tem capacitor

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Amigão, está certo, eu entedi o q você quer, mais o q escrevi é a mesma coisa q você está querendo! certo? se você conseguir tranformar um motor 380 trifásico em 440 consequentemente você terá um motor 220 monofásico! entedeu? como você está querendo outro fio, não será preciso desse outro fio só de 2, uma fase e um neutro, entedeu?

OBS: todo motor 220 trif. é 380 trif., todo motor 440 bif. é 220 mono!

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Olá, Leandro. Pelo que entendi, você tem um motor trifásico e uma rede bifásica (220V) e quer ligar esse motor nessa rede? Eu já experimentei fazer isso mas, o resultado não foi satisfatório. Para a terceira fase que falta, usa-se um capacitor ligando uma das duas fases da rede, ao motor. Ou seja o motor tem três pontas, para serem ligadas: U,V,W. Você vai ligar uma fase 220V na ponta U do motor, a outra fase na ponta V, e a terceira fase você vai criar artificialmente com um capacitor ligado entre uma das duas fases e a ponta W, do motor. O problema é que uma rede trifásica posssui três fases defasadas em 120 gaus elétricos, entre sí. A 3ª fase, criada com um capacitor, fica defasada em 90 graus. Isso provoca um desbalanceamento e consequentemente um aquecimento indesejado no motor, sem falar na perda de potência.

Boa sorte. :bye:

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Cara, pode usar o motor na boa, ele vai gerar a 3º fase e você vai usar o elevador tranquilamente.

O capacitor serve pra dar o start no motor, cuidado pois se ele ficar ligado muito tempo ele pode explodir. Já tive esse sistema em casa.

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Capacitor só serve para dar "start" quando utilizado em motores monofásicos que possuem uma bobina específica para isso, chamada bobina de partida, e que geralmente é desacoplada logo após a partida do motor, por um dispositivo centrífugo (é assim na maioria das bombas d'água)...

Nos outros tipos de motores, o capacitor é utilizado, conforme descrito pelo colega Paschoal L. Muniz Fº para "simular" uma fase (os capacitores defasam em 90°), como nos ventiladores de teto e em alguns outros motores...

No teu caso, ou manda enrrolar o motor, ou o substitui por um adequado, ou utiliza um circuito eletrônico, como um inversor, que retifique a rede elétrica e depois a alterne novamente em três fases... Sinseramente, não sei qual a melhor opção...

P.S.: O capacitor para simular a 3ª fase não vai ficar bom!

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Capacitor só serve para dar "start" quando utilizado em motores monofásicos que possuem uma bobina específica para isso, chamada bobina de partida, e que geralmente é desacoplada logo após a partida do motor, por um dispositivo centrífugo (é assim na maioria das bombas d'água)...

Nos outros tipos de motores, o capacitor é utilizado, conforme descrito pelo colega Paschoal L. Muniz Fº para "simular" uma fase (os capacitores defasam em 90°), como nos ventiladores de teto e em alguns outros motores...

No teu caso, ou manda enrrolar o motor, ou o substitui por um adequado, ou utiliza um circuito eletrônico, como um inversor, que retifique a rede elétrica e depois a alterne novamente em três fases... Sinseramente, não sei qual a melhor opção...

P.S.: O capacitor para simular a 3ª fase não vai ficar bom!

Exatamente, só que a alimentação do motor trifasico está sendo somente com duas fases, e quem vai gerar a 3º fase pro acionamento do elevador será o próprio motor, sem a 3º fase ele não dá start, por isso é nescessário o uso do capacitor, e bomo você disse, ele tem que ser desacoplado assim que o motor começa a girar, sob o risco de estourarar se não fizer isso logo

Usei esse sistema por muito tempo antes de vender o meu elevador.

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Um motor trifásico, até onde sei, necessita das três fases para operar corretamente... Se você alimenta o motor com apenas duas, ele não terá o rendimento correto...

Imaginemos que você coloque apenas duas fases: neste caso, o campo magnético no interior do motor não irá completar o giro completo, pois uma das bobinas não está sendo alimentada. Não consigo ver forma alguma (ao menos dentro da teoria que conheço e que estudei) do próprio motor gerar a fase que lhe falta.

No caso da utilização do capacitor, você estará defasando uma das fases em noventa graus... Sendo que o motor foi projetado para uma defasagem de 120°! Já vi circuitos, compostos de indutores e capacitores, que se propoem a "simular" um sistema trifásico, a partir de apenas uma fase...

Ligando-se o capacitor a bobina do motor, ele irá girar, pois as três bobinas estão sendo alimentadas, mas daí dizer que ele opera corretamente, acho equivocado...

Provavelmente irá aquecer além do normal (no caso do elevador, talvez não seja perceptível, visto que ele não opera o tempo todo) e não terá o torque máximo (pois o campo magnético em seu interior não está conforme o projeto)...

A teoria de funcionamento do motor de indução trifásico pode ser vista em:

http://dee.feg.unesp.br/Disciplinas/SEL4001/Capitulo_9.pdf

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Nunca disse que o motor opera corretamente, alias a função motor é o que menos importa, ele quer gerar 3 fases com apenas duas, e pra isso essa técnica funciona perfeitamente, como o uso será pouco, somente durante o acionamento do elevador acaba valendo a pena.

Antes de tudo isso funciona e funciona bem para o que ele quer, podemos ficar discutindo durante horas se está certo ou não se é eficiente ou não. na prática e na experiencia que eu tenho, tudo depende da função ou utilização e pra isso não tem mais o que falar

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Quem sou eu para discutir?!?! Queria apenas ajudar...

Mas já que você tem "a prática" e "a experiência", que tal então passar as especificações do capacitor que você utilizava? Qual o valor da capacitância e qual a tensão de operação?

Talvez assim nós possamos ajudar o companheiro que postou o tópico, no início...

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Pessoal

Um motor trifásico não funciona com somente duas fases! Isso é fato! No caso de permanecerem duas fases, o desequilíbrio é grande, a perda de rendimento é grande, há vibração, aumento de corrente, aquecimento, etc!

Quando se usa a terceira fase via capacitor, o mesmo não deve ser desacoplado....feito isto, ficariam apenas duas fases e ai, blá blá blá! O enrolamento alimentado pelo capacitor não tem como se auto alimentar!

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:palmas: Amigos, quem se habilita a fazer?

Desculpem, não estou conseguindo colocar um esquema q fiz no paint, vou continuar tentando!

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compra um inversor de freqüência da WEG e coloca os 220 bifasicos lá que acho que o motor funcionará :-). Mas a corrente que passará sobre os diodos será maior pois ao invés de passar pelos 3 diodos passarão apenas por 2.

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