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Como testar aterramento com multimetro?


maure

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Primeira coisa: Esqueça esse negocio de utilzar CARGAS (no caso lampada) para medir o aterramento, todo mundo sabe que existe uma "queda de tensão" em cima da carga, e que nem toda tensão é utilizada por ela, o proprio condutor (fio) ja é uma carga que rouba parte da tensão (como exemplo: 127V a lampada mesmo sendo 127V não utiliza esses 127V mais sim a maior parte 125V, os outros 3V ficam no interruptor, alguns até esquentas, nos fios e etc) medindo assim, você acaba medindo somente a queda de tensão da lampada e não de todo o conjunto. Quanto maior a potencia, maior a queda de tensão sobre a lampada. è só se lembrar do terceiro ano, do calculo utilizado para definir qual a tensão de cada resistor ligados em série. E lembrando tambem que existe a regra dos resistores em paralelo, e o multimetro atua como uma outra carga em paralelo para medir a tensão.

Vamos la, segundo eu me lembro quando fiz curso de eletricista no Senai.

O Aterramento segue normas da ABNT, não me lembro exatamente qual exatamente.

Segundo ela deve-se medir a terra (não sei qual unidade de medida). Para só assim escolher o melhor local de aterramento. Utilizando lógico, um aparelho especifico para esta medição. E este aparelho sim deve ser utilizado para MEDIR a QUALIDADE DO ATERRAMENTO.

Como disse o MVTEC, e que esta errado, o NEUTRO DEVE SER ATERRADO, porém SEPARADAMENTE do TERRA que você vai utilizar para EQUIPAMENTOS ESPECIFICOS (no caso, as tomadas de equipamentos como lavadoras, ar condicionadores, chuveiros, computadores que são chamadas de TUE = Tomadas de Uso Especifico) devem ter o seu aterramento SEPARADO do aterramento do NEUTRO (o aterramento do neutro deve ser feito na caixa do relógio, no caso, da CPFL onde na ligação o mesmo é obrigatório e verificado pelos tecnicos da CPFL (sempre seguindo as normas da ABNT).

E ainda, existe uma distancia correta entre um aterramento e outro para não existir interferencia, afinal, de que adianta 3 aterramentos e todos estarem "conectados" juntos ao mesmo solo, seria necessario somenteo um no caso (Tambem consta nas normas da ABNT).

Os eletricistas contratados fizeram essa medição com aparelho para instalar os aterramentos ou foi ao "zoiometro" e "achismo"?

Ao seu caso.

Esse 1V medido dos aterramentos entre os neutros, e as diferenças das tensões ao medir as fases (217V,216V,220V,....)

Essa variação ocorre por não haver circuitos independentes entre seus equipamentos (quando você liga o chuveiro as luzes "ficam fracas").

São facilmente explicados pela regra da "corrente de escape". Uma demonstração básica, é aquela onde muitas pessoas reclaman que o computador (não aterrado) da choques, isso ocorre porque muitos componentes tem como seus "neutros" o "terra". Essa corrente que deveria ir para o Terra e esta indo para o Neutro por não haver aterramento (tensão que você mediu, que nada mais é que corrente x resistência a passagem elétrica) para o aterramento.

O corrreto era existir uma caixa de distribuição aterrada (aquelas em banheiros, que por sinal é errada, ou em corredores de muitas casas) onde existem dijuntores para lampadas de comodos separados, um dijuntor para cada comodo ou para alguns comodos( por exemplo: Quartos, Salas, Cozinha, Varandas). O mesmo para Tomadas de Uso Geral (TUG), um dijuntor para cada comodo, ou comodos. E o principal: TOMADAS DE USO ESPECIFICO (TUE) onde na planta elétrica da casa (sim existe planta e teria que ser aprovada por um engenheiro elétrico, bombeiros e prefeitura) que definem o local de instalação de Ar condicionado, computador, lavadoras, chuveiros, sendo estas TUE aterradas (3pinos), onde CADA UMA TEM SEU PROPRIO DISJUNTOR que podem ser todas aterradas juntamente ao terra da caixa de distribuição.

Lembrando tambem que os disjuntores utilizam corrente como medida (em Amperes) e devem ser calculados conforme os aparelhos (Cargas a serem utilizados) tem uma margem de porcentagem, tudo bem definido pela ABNT.

As variações da tensão ocorrem pelo fato de alguns eletrodomesticos provocarem estas "defasagens" de tensão, onde se aplicam as regras da INDUTÂNCIA e CAPACITÂNCIA, provocando alteraçães de ATRASO ou ADIANTAMENTO dos ciclos polares (os famosos 60Hz) das duas fases(220V) e provocando essa variação de tensão (A energia elétrica é produzida em 3 fazes de 60Hz, cada uma oposta a outra magneticamente, que somadas chegam aos 360V, e somente em uma 127V, e somente duas a 220V, pelo simples fato de existir esta diferença de polaridade, uma acaba anulando ou somando a outra, se não teriamos então: 1 fase 127V, 2 Fases 254V e 3 fazes 380V)

Seus aterramentos e as tensões por incrivel que pareçam estão funcionando muito bem, pois estão recebendo as corretes de fuga dos seus aparelhos.

Mais lembre-se.

1-Você quis fazer 3 aterramentos, sendo que, ja existe um na sua caixa de energia para o neutro (não existe necessidade de aterralo novamente).

2-Se a distancia deles não for suficiente para separar os 3 aterramentos, ele serão na verdade 1 só, é como se você ligasse todos juntos com um fio, tornando inutil todo o dinheiro/mão de obra/tempo gasto para isso.

4-Nunca aterre seu neutro junto com o terra, o neutro tem seu proprio aterramento normalmente na frente da casa, e o terra o seu aterramento normalmente atras e distante do terra do neutro para não haver interferencias.

5-Um aterramento simples é mais que suficiente para os seus aparelhos.

6- Um filtro de linha, aterrado claremente, ajuda a evitar variações de tensão nas fases caso seus aparelhos não sejam bivolts.

7- Acredito eu que pelo preço que você pagou em seus equipamentos, eles tenha tomadas "Bivolts" aquelas que não tem aquela chavia de escolher 110/220, essas fontes de equipamentos (carregadores de celulares, televiões, computadores, DVDs e etc) são capazes de operar em média de 90v a 280v não sofrendo com mudanças de tensão.

8- Evite estabilizadores

E só para terminar: A corrente elétrica procura sempre o caminho mais fácil, ou seja, em caso de falha/problemas dos equipamentos a corrente que acabaria indo para sua rede elétrica vai para o terra e evite danificar outros equipamentos.

Me desculpe se te confundi em alguma parte, mais o texto ficou extenso e fica difícil ficar corrigindo.

EDIT:

Descobro o nome do APARELHO correto para medir a eficiência de um aterramento:

TERROMETRO:

http://www.industrinave.com.br/pdf/megabras_catalogos/MTD-20KWe_P04051901.pdf

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Caros Amigos;

No Estado de São Paulo, os Neutros são conectados ao terra, inclusive se notarem no transformador da rua verão que o aterramento tambem está ligado ao Neutro do Trafo.

Quanto a fazerem testes com furadeiras entre outros, creio melhor procurar na Internet a NR10 e verão quem esta autorizado a atuar em redes eletricas de media e baixa tensão.

Quanto as duvidas sobre aterramentos basta verificar a NBR 5410 e a NBR 5419

Mas cito novamente: Decorem a NR10 que não trata se de Norma e sim de "LEI"

Abs!

Olá!

Estou fazendo um studio musical, a rede aqui é bem antiga, acho que monofásica (não tenho certeza), uma fase para tudo (chuveiro, tomada, etc...), resolvi colocar um aterramento bom, chamei dois eletricistas e colocamos 3 hastes de 2,4 m no quintal e aterramos 3 tomadas, porém vamos aos resultados:

Tomada 1:

F + N = 217 V

F + T = 216 V

N + T = 1 V

Tomada 2:

F + N = 220 V

F + T = 217 V

N + T = 0

Tomada 3:

F + N = 216 V

F + T = 218 V

N + T = 1 V

O que há de errado?

Vou ligar equipamentos musicais que precisam de excelente aterramento, nesse caso tenho segurança ou não?

Há riscos?

Prezado Amigo, um aterramento eu faço a medição com um terrometro, são varios os fatores que determinam a quantidade de hastes que devemos instalar para obtemos um bom aterramento com resitencia ohmica abaixo de 5 ohm.

Quanto as diferenças de tensões encontradas nas 3 tomadas, verifique no quadro de entrada se esta tendo oscilações pois em um circuito mono onde você tem 3 tomadas a tensão deverá ser igual, mesmo que a distancia de uma para outra seja de 30 metros a queda de tensão seria de 3,22% (reveja as conexões das tomadas)

Abs!

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  • 3 semanas depois...
"multimetro na escala ôhmica" meu irmão me fez o favor de deixar 3 multimetros digitais alterados por causa de teste errado!

a diferença de potencial vai depender pra que esse aterramento vai servir! o ideal é 0v de diferença!

eu testo da seguinte forma:

fase+neutro = 220v

fase+terra= 210v

220-210 = 10v (um valor meio alto se for usar pro PC

pra os computadores de hoje uma diferença de 2v a 3v e suportável (quando menor melhor)

quando eu tinha aberto minha loja de manutenção, usei uma barra de 2,50 m (era uma lan com manutenção) a diferença do meu aterramento chegou a dar negativo

Ex:

fase+neutro = 220v

fase+terra = 225v

220-225 = -5v (até pensei que tivesse trocado o terra pelo negativo! mais não estava certo mesmo...)

Queria tirar umas dúvidas, em minha cidade é 220 V, o amplificador de baixo que comprei opera somente em 110 V, eu comprei um estabilizador da marca Microsol, o Fridge 2.0 de 2000 VA (2 kVA) que transforma 220 V em 110 V, a primeira pergunta é se é adequado usar ele com esse amplificador de baixo que é 110 V, e a segunda pergunta é que eu fui fazer medidas com o multimetro atrás dele e obtive os valores a seguir, e queria saber se são valores seguros para ligar esse amplificador.

Fase + Neutro = 107 V

Fase + Terra = 108 V

Neutro + Terra = 3 V

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