Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Valeu, marciocampos, eu tive a infelicidade de comprar a cx4500(só fiquei sabendo dos podres da Epson depois), e quando os cartuchos acabaram, eu comprei compatíveis e a tinta azul não saiu de jeito nenhum, e o vendedor só se limitou a dizer que o problema era da minha impressora e mandou fazer a limpeza das cabeças. resultado: zerei todos os cartuchos só na limpeza, e então comprei cartuchos originais, instalei na impressora, funcionaram perfeitamente e devolvi os cartuchos compatíveis na marra. Só que deixei ela três semanas parada e aí... a tinta azul saiu toda falhada, nada que uns ciclos beberrões não resolvessem, mas aí, o nível estava lá embaixo de novo... daí eu comprei os cartuchos recarregáveis, já tenho como resetar a impressora... dinheiro para a Epson, nunca mais... E pensar que comprei da Epson porque eu gostei da Stylus Color 500 que meu patrão comprou, em meados de 97/98, e quando comecei a trabalhar ele já tinha a impressora e ela só foi pro saco porque ficou 6 meses parada na assistencia pra trocar a correia...

Bom, por enquanto é só... Até +...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Compramos aqui na empresa uma impressora epson C67, que comecei a utilizar ontem.

Ao enviar um documento para envio, levei um susto com o barulho que ela faz ao puxar uma folha! É uma espécie de engate que se move e levanta até encostar na folha, e com isso tracioná-la por atrito.

Me recuso a acreditar que uma impressora jato de tinta nos dias de hoje seja mais barulhenta que as HP série 600, por exemplo!

Já verifiquei e não existe nenhum corpo estranho no seu interior.

ALGUÉM AÍ USA A C67?

ELE REALMENTE FAZ TANTO RUÍDO ASSIM AO PUXAR UMA FOLHA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por André Lemos@23 de fevereiro de 2006, 08:45

Compramos aqui na empresa uma impressora epson C67, que comecei a utilizar ontem.

Ao enviar um documento para envio, levei um susto com o barulho que ela faz ao puxar uma folha! É uma espécie de engate que se move e levanta até encostar na folha, e com isso tracioná-la por atrito.

Me recuso a acreditar que uma impressora jato de tinta nos dias de hoje seja mais barulhenta que as HP série 600, por exemplo!

Já verifiquei e não existe nenhum corpo estranho no seu interior.

ALGUÉM AÍ USA A C67?

ELE REALMENTE FAZ TANTO RUÍDO ASSIM AO PUXAR UMA FOLHA?

Olá André,

Não conheço a C67, porém já tive diversas impressoras Epson e lhe asseguro que isso é "normal" da marca. Inaceitável tanto barulho, porém é padrão delas.

Atualmente tenho um multifuncional HP e uma Epson Stylus Photo R200.

Abrs.,

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Ao ler diversas mensagens respondidas neste tópico decidi realizar o cadastro para participar.

Recentemente comprei a nova Epson R320 (paguei até que barato, R$ 500,00) em vista do que ela está custando nas lojas.

Eu sabia que ela tinha esses problemas de entupimento das cabeças, mas infelizmente ela é a única que imprime diretamente em CD's e DVD's... Vendi minha antiga HP DeskJet 695C para comprar a Epson R320. Sinceramente a HP poderia criar um modelo de impressora que imprime também em CD/DVD.

Ao ler as mensagens postadas, fiquei com medo agora. Logo que ela chegou já fui logo abrindo a tampinha traseira e adaptando um frasco para a coleta da tinta desperdiçada, que de suja não tem nada, é mais para desperdiço mesmo!

Infelizmente não posso ficar gastando com cartuchos originais, assim que eles acabarem vou ter que comprar os recarregáveis de 2ª geração, aqueles que recarrega com eles dentro da impressora. O que vocês acham desses cartuchos excluindo a possibilidade da cabeça entupir? Irei utilizar juntamente com elas as tintas da FORMULABS pois recebi boas indicações da mesma.

O que vocês acham? Eu vendo essa Epson pra alguém logo, ou arrisco em continuar e comprar os recarregáveis e passar à usar as tintas da FORMULABS?

Me dêem umas dicas por favor, porque agora fiquei muito preocupado!

Desde já agradeço a ajuda de vocês e no que eu puder colaborar estou aqui.

Obrigado,

William Donizete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por daikatana@26 de fevereiro de 2006, 18:56

Olá pessoal,

Ao ler diversas mensagens respondidas neste tópico decidi realizar o cadastro para participar.

Recentemente comprei a nova Epson R320 (paguei até que barato, R$ 500,00) em vista do que ela está custando nas lojas.

Eu sabia que ela tinha esses problemas de entupimento das cabeças, mas infelizmente ela é a única que imprime diretamente em CD's e DVD's... Vendi minha antiga HP DeskJet 695C para comprar a Epson R320. Sinceramente a HP poderia criar um modelo de impressora que imprime também em CD/DVD.

Ao ler as mensagens postadas, fiquei com medo agora. Logo que ela chegou já fui logo abrindo a tampinha traseira e adaptando um frasco para a coleta da tinta desperdiçada, que de suja não tem nada, é mais para desperdiço mesmo!

Infelizmente não posso ficar gastando com cartuchos originais, assim que eles acabarem vou ter que comprar os recarregáveis de 2ª geração, aqueles que recarrega com eles dentro da impressora. O que vocês acham desses cartuchos excluindo a possibilidade da cabeça entupir? Irei utilizar juntamente com elas as tintas da FORMULABS pois recebi boas indicações da mesma.

O que vocês acham? Eu vendo essa Epson pra alguém logo, ou arrisco em continuar e comprar os recarregáveis e passar à usar as tintas da FORMULABS?

Me dêem umas dicas por favor, porque agora fiquei muito preocupado!

Desde já agradeço a ajuda de vocês e no que eu puder colaborar estou aqui.

Obrigado,

William Donizete

Olá,

Acho que você deveria aproveitar o máximo que puder a sua impressora, sem se preocupar em ela apresentar defeito. Viva cada dia. No dia em que ela apresentar defeito, ai sim, você toma as devidas providências.

Tenho uma R200 e lhe confesso que em termos de qualidade de impressão ela detona. E a impressão em cd's/dvd's é fantástica.

Abrs.,

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por daikatana@26 de fevereiro de 2006, 22:01

Legal, obrigado pelas respostas! E quanto tempo você possuí sua R200? Você usa aqueles cartuchos recarragáveis? Se SIM qual marca de tinta você usa?

Abraços e obrigado..

A minha R200 fará 2 anos em julho. Não uso muito. Às vezes ela passa dois meses sem ser utilizada e quando ligo para usar nem preciso fazer limpeza de cabeças. Há um porém: só uso cartuchos originais epson, que não são caros, principalmente pela vantagem de trocar apenas as cores que acabaram.

Abrs.,

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei uma CX4500 e estou arrependido, sempre confiei na Epson. por ter uma lx810 (raridade) e uma Stylus Color II que nunca me deram problemas, agora esta ###### vive consumindo meus cartuchos de tinta colorida sem ao menos usa-los para a impressao. Selecionei o modo "apenas tinta preta" e em menos de 6 meses os cartuchos coloridos simplesmente acabaram. Lembrando que não usei um pingo de tinta colorida nos documentos impressos. Reclamei com a Epson via e-mail e não tive resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por falamansa@07 de março de 2006, 16:53

Comprei uma CX4500 e estou arrependido, sempre confiei na Epson. por ter uma lx810 (raridade) e uma Stylus Color II que nunca me deram problemas, agora esta ###### vive consumindo meus cartuchos de tinta colorida sem ao menos usa-los para a impressao. Selecionei o modo "apenas tinta preta" e em menos de 6 meses os cartuchos coloridos simplesmente acabaram. Lembrando que não usei um pingo de tinta colorida nos documentos impressos. Reclamei com a Epson via e-mail e não tive resposta.

Olá,

Toda vez que você liga a impressora, ela faz, aleatoriamente, um procedimento de limpeza das cabeças. Isso consome uma tinta lerda. Parece que a Epson faz de propósito para você estar sempre trocando os cartuchos (pelos dela, claro!).

Abrs.,

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enviar um e-mail de reclamações para a epson... nunca vão responder... a única coisa que eles vão entender é uma ação judicial, e para isso todos os que compraram uma epson tem que se unir para que se possa fazer algo contra ela (um processo na justiça, encaminhar estas reclamações para o Idec, qualquer coisa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos 2 Epson em casa

Uma Stylus Color 600... Olhou feio ela fica louca e começa a imprimir em russo. Daí tem que cancelar o documento e reiniciar. Mas nunca foi necessario levá-la à assistência técnica. Na verdade é só usar direitinho, não por folha demais nem deixar faltar e não por folha torta que ela funciona.

A outra é uma CX3500(com scanner). Já veio com problema na cabeça de impressão do azul. Quase esvaziei o cartucho de tinta em auto-limpeza achando que estava suja e era problema na cabeça. Foi substituída a peça e ainda tive de ouvir que se desse problema de novo eu ia pagar! E pra piorar a impressora foi pra assistência brilhando e voltou cheia de riscos e peças mal-encaixadas. É feito pra quebrar e você ter que comprar outra logo.

Quanto aos cartuchos, da 600 acha paralelo fácil e é muito barato. Já da 3500 é mais difícil achar cartucho paralelo e os originais são uma facada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa faz uma semana que tenho passado no minimo 4 horas por dia no pc só lendo sobre impressoras... vou lhes contar agora o porque...

Tenho aqui uma HP CXI 820, sempre foi um show de impressora , Nunca deu problemas , com relação a manutenção e eu mesmo lubrificava fazia limpeza etc...

O problema é que a qualidade de impressao dela é muito obsoleta e eu precisava na verdade de um multi funcional, sem contar que os cartuchos originais dela não aguentavam muita recarga e custavam R$120,00 o preto e R$145,00 o colorido, então comprei uma EpsonCX4700, design lindo , impressao show a primeira vista perfeita, claro que depois conversei com o marcio e li muito sobre e entrei em panico.... Realmente a Epson Mama no cartucho e você tem que ficar esperto porque só de olhar torto pra ela a mesma executa um ciclo de limpeza cabulozo que parece q vai desentupir uma fossa...

Mesmo assim pago R$29,00 num cartucho original e se trocar os 4 de uma só vez gasto menos do q com uma unica troca da minha antiga HP... Nas HP's pelo fato da cabeça ser "descartável" eles não podem investir muito em tecnologia e qualidade de impressao pois assim cada original custaria R$300,00, a vantagem éh que se entupir , f... se é so comprar outro. como o da epson é fixo pode-se investir mais...

Os caras também não sao tontos , com certeza tem muita pesquisa envolvida nisso para eles optarem pela cabeça fixa, não vou discutir que o ganho esta na venda de tintas originais mas o dia que surgir uma empreza que não é voltada para o lucro e pensa MESMO na satisfação do cliente eu literalmente corto meu saco !!!! se você quer satisfação absoluta sem dar dinheiro a ninguém construa sua impressora!!! (ah se eu pudesse)

tá aê , concordo em genero , numero , e grau.... se você quer cartuchos Higthlander compre uma HP e Epson pode ser sempre um jogo de loto mas li muto sobre muita gente satisfeita, é fácil falar mal mas ve se tem um topico aqui eu amo minha HP... quem tá feliz não reclama !!!

Apesar de a Epson ser cheia de frescura as novas HP's também estão , o fabricante não gosta da ideia de recarga posso lhe garantir isso, pesquisei muito sobre e ambas as partes tem seus prós e contras...

Estou agora desenvolvendo uma forma de acabar com os cilclos de limpeza desnescessarios da Epson ( coitada da minha cobaia), dentre estes criei uma chave que "desativa" a bomba de sucção , dessa forma pode fazer limpezas a vontade q não to né aí.. Claro de vez em quando você deve fazer a limpeza para prevenir entupimentos , vai do bom senso de cada um , depende do seu uso...

Assim com um cartucho original de R$29,00 e um esquema de economia de tinta , vale a pena mesmo tendo um volume de impressao relativamente grande , e quando ela estiver meio velhinha e começar a entupir , aê você da aquela "retificada" nas cabeças , monta você mesmo um bulk ink e boa... compra uma nova e usa a velha para grandes volumes ou naquela de imprimir só fotos

Só pra lembrar , as antigas definitivamente sao as melhores, quem não tem um Freezer de 20 anos funcionando em casa que não queima nem a lampada e uma geladeira nova que sempre da manutenção ou amassa a lataria só de encostar nela, use a mesma filosofia e você entende porque as impressoras de hoje em dia dao tanta dor de cabeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Assim como outro participante acima, sou novato do forum, mas lendo estas mensagens deu vontade de escrever também, relatando meu fato.

Tenho uma C43SX há 22 meses. Até a semana passada nunca tinha tido problemas!

Uso cartuchos compatíveis (não consigo sustentar com originais, rsss).

Acontece que quando eu estava precisando fechar um relatório urgente, ela simplesmente "travou". Ficou com a tal alternância de pisca-pisca entre as luzes.

Pois bem, tive que resolver meu relatório de outra forma e nesta semana levei até uma assistência técnica.

Como tenho necessidade da impressora, solicitei falar com um técnico, pensando: quem sabe relatando o problema ele já pudesse ter conhecimento do mesmo.

Dito e feito! Ele me disse que era normal, informando que eu havia atingido um volume X de trabalho e necessitaria "rodar" um software para resetar um contador e voltar a funcionar. Puxa vida, achei a maior sacanagem!

Me disse que ficaria em R$ 45 e ficaria pronto no dia seguinte. Deixei para fazer o serviço e comentei que ambos os cartuchos estavam cheios.

No dia seguinte me ligou avisando que estava pronta, mas que precisava de cartuchos para testar. Após meu espanto, não tive como mudar a situação, comprei novo par de cartuchos e levei até lá. Ele trocou apenas o preto e o que ocorre é que a impressora "puxa o papel e não imprime nada". Ele fez a limpreza, etc e tal com o drive do próprio windows/epson e nada muda. A impressora ficou mais um dia e hoje quando liguei para saber notícias, ele me disse que preciso trocar a placa lógica ou cabeça. Resumo: peguei de volta e vou decidir o que faço.

Alguém tem uma luz (diferente de "compre outra", rs).

Meu uso é relativamente frequente, e uso 95% para textos (impressão de artigos e relatórios). Raramente um gráfico ou uma foto.

Obrigado,

Rogério

ps: Tinha uma 640 e nunca tive problemas. Tive que comprar esta pois na época tive que imprimir uma dissertação de mestrado e a 640 começou a falhar. Como não havia tempo, fui e comprei outra nova. A 640 ainda está funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, é uma pena que tenha acontecido, isto, mas você nem precisava levar a impressora a uma autorizada. era só acessar http://www.ssclg.com/epsone.shtml e baixar o programa pra usar nesta situação que você falou. Como única alternativa, sob sua responsabilidade, você mesmo pode fazer a limpeza das cabecas de impressao, usando líquido próprio pra limpeza ou seguindo as dicas do tópico http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=118912

Ao que consta, você não tem mais nada a perder, então não custa tentar. Tenho uma cx4500, com cartuchos recarregáveis e com tudo pronto pra não levar a uma autorizada e torrar uma grana federal. até +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bocardi@16 de março de 2006, 21:51

Nossa faz uma semana que tenho passado no minimo 4 horas por dia no pc só lendo sobre impressoras... vou lhes contar agora o porque...

Tenho aqui uma HP CXI 820, sempre foi um show de impressora , Nunca deu problemas , com relação a manutenção e eu mesmo lubrificava fazia limpeza etc...

O problema é que a qualidade de impressao dela é muito obsoleta e eu precisava na verdade de um multi funcional, sem contar que os cartuchos originais dela não aguentavam muita recarga e custavam R$120,00 o preto e R$145,00 o colorido, então comprei uma EpsonCX4700, design lindo , impressao show a primeira vista perfeita, claro que depois conversei com o marcio e li muito sobre e entrei em panico.... Realmente a Epson Mama no cartucho e você tem que ficar esperto  porque só de olhar torto pra ela a mesma executa um ciclo de limpeza cabulozo que parece q vai desentupir uma fossa...

Mesmo assim pago R$29,00 num cartucho original e se trocar os 4 de uma só vez gasto menos do q com uma unica troca da minha antiga HP... Nas HP's pelo fato da cabeça ser "descartável" eles não podem investir muito em tecnologia e qualidade de impressao pois assim cada original custaria R$300,00, a vantagem éh que se entupir , f... se é so comprar outro. como o da epson é fixo pode-se investir mais...

Os caras também não sao tontos , com certeza tem muita pesquisa envolvida nisso para eles optarem pela cabeça fixa, não vou discutir que o ganho esta na venda de tintas originais mas o dia que surgir uma empreza que não é voltada para o lucro e pensa MESMO na satisfação do cliente eu literalmente corto meu saco !!!! se você quer satisfação absoluta sem dar dinheiro a ninguém construa sua impressora!!! (ah se eu pudesse)

tá aê , concordo em genero , numero , e grau.... se você quer cartuchos Higthlander compre uma HP e Epson pode ser sempre um jogo de loto mas li muto sobre muita gente satisfeita, é fácil falar mal mas ve se tem um topico aqui eu amo minha HP... quem tá feliz não reclama !!!

Apesar de a Epson ser cheia de frescura as novas HP's também estão , o fabricante não gosta da ideia de recarga posso lhe garantir isso, pesquisei muito sobre e ambas as partes tem seus prós e contras...

Estou agora desenvolvendo uma forma de acabar com os cilclos de limpeza desnescessarios da Epson ( coitada da minha cobaia), dentre estes criei uma chave que "desativa" a bomba de sucção , dessa forma pode fazer limpezas a vontade q não to né aí.. Claro de vez em quando você deve fazer a limpeza para prevenir entupimentos , vai do bom senso de cada um , depende do seu uso...

Assim com um cartucho original de R$29,00 e um esquema de economia de tinta , vale a pena mesmo tendo um volume de impressao relativamente grande , e quando ela estiver meio velhinha e começar a entupir , aê você da aquela "retificada" nas cabeças , monta você mesmo um bulk ink e boa... compra uma nova e usa a velha para grandes volumes ou naquela de imprimir só fotos

Só pra lembrar , as antigas definitivamente sao as melhores, quem não tem um Freezer de 20 anos funcionando em casa que não queima nem a lampada  e uma geladeira nova que sempre da manutenção ou amassa a lataria só de encostar nela, use a mesma filosofia e você entende porque as impressoras de hoje em dia dao tanta dor de cabeça...

Olá,

essa CX-4700 ou até mesmo a CX-4100 (que nada mais é do que a CX-4700 sem os plugs de cartão de memória) são simplesmente maravilhosas, silenciosas, imprimem sem borda, e tem uma qualidade de impressão muito boa, com o novo tipo de tinta sintética.

Eu já disse e repito aqui, quer usar Epson? Use cartuchos originais. Quer comprar cartuchos falsos? Compre uma HP.

Obs. Eu tenho uma HP em casa e me satisfaz muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

NÃO COMPREM EPSON, É UMA ##### !

TENHO UMA C60 QUE SÓ DEU DOR DE CABEÇA. A CABEÇA SUJA A TODA HORA E GASTA-SE LITROS DE TINTA PRA LIMPAR. NA HORA DE PUXAR PAPEL, FAZ UM BARULHÃO QUE PARECE QUE VAI QUEBRAR. PÉSSIMO PROJETO DE IMPRESSORA. QUEM ELOGIA É PORQUE É APAIXONADO PELA MARCA E NÃO DÁ O BRAÇO A TORCER. EPSON É UMA PORCARIA !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( E por falar em Epson

Estou passando raiva demais com uma matricial que tenho, o problema parece que depois que instalei o win 2000 professional a mesma não imprime, já atualizei o driver, o Win reconhece a mesma mas na hora de imprimir, cade a imprenssao.

Se alguem tiver alguma dica favor me ajudar ou então terei que por fogo na minha epson.

Brincadeira.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Nxt@26 de abril de 2006, 19:36

Comprei a Epson Stylus CX4700, mas não veio o cabo USB pra conectar a impressora no pc. Isso é normal ou devo ir cobrar esse cabo na loja onde comprei?

Olá,

Impressora nenhuma vem com cabo para conexão com o PC. O fabricante pode incluir o mesmo como cortesia, mas fica a critério dele.

Abrs.,

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por magnofrancisco@26 de abril de 2006, 23:15

Olá,

Impressora nenhuma vem com cabo para conexão com o PC. O fabricante pode incluir o mesmo como cortesia, mas fica a critério dele.

Abrs.,

:bye:

valeu!

Eu não estava sabendo que agora tá assim, antes vinha sempre com o cabo... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu cunhado tem uma HP serie 800, nunca...nunca..mas nunca deixou na mão..já está com minha ele muitos anos..ele só troca de cartucho e pronto...Eu nunca gostei da HP pois acho q a Epson é bem superior na qualidade de Impressao.

Eu adquiri na época do lançamento uma EPSON Stylus Color 800, show de bola...imprimia com uma qualidade muito boa...nunca tive problema com a cabeça de impressão...só q no ano passado deu um problema na placa e a impressora já era...o q desanima na Epson é isso...quando estraga é só jogar fora.

Troquei a COlor 800 por uma HPmultifuncional 1510.

Adquiri também uma Epson C63 pra minha irmã...pois ele imprime muitos trabalhos de escola utilizando cores . Achei interessante o fato de poder trocar os cartuchos por cores...só q isso sinceramente é besteira...ela imprime muita coisa colorida e sempre os cartuchos acabam praticamente juntos...ou seja...aquele diferencial q eu achava interessante , pelo menos pra mim...não valeu de nada...neste ponto a HP com seu cartucho colorido único não fica em desvantagem.

Pois bem...depois de 2 meses de uso a Epson C63 além de muito lenta pra imprimir, começou com barulhos ao puxar o papel...sem falar q toda hora tinha q ficar fazendo a ajuste da cabeça de impressão pois desregulava muito. Levei na garantia e foi arrumada.

Recentemente me mudei de casa e a impressora ficou uns 15 dias desligada...pra minha surpresa ao liga-la não queria imprimir corretamente. Levei pro conserto e pronto..já era a cabeça de impressão...O técnico fez de tudo..mas a cabeça não funciona mais na cor amarela.

Diante disso tudo...fiquei pensando se realmente vale a pena ter uma Epson...pois já imaginou!! Se for sair de férias terei q deixar alguém cuidando dela pra mim..ligando e desligando pra ela não pifar!!!?? Poxa a Epson poderia lançar um sistema de hospedagem de impressoras no caso de ausência do dono...assim faria da mesma forma q hospedagem pra cachorros né...você viaja...leva a Epson numa hotel de impressoras e fala....cuida bem da minha Epson..e não esqueça de imprimir alguma coisa todo dia ok...!!!

Será q teremos q fazer isso ao adquirir uma Epson??

Resumindo..minha EPSON Stylus Color 800 dei de Entrada numa loja e comprei uma HP multifuncional 1510 e a Epson C63 vai ter o mesmo fim…pois estou sem coragem de trocar a cabeça de impressão e ela pifar novamente.

Não compro mais Epson...você só passa raiva com esta impressora...é um equipamente q você compra já sabendo q vai pifar....é ######..não aconselho ninguém a comprar esta porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...