Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PSP - Tópico oficial


Posts recomendados

Bom pessoal, venho trazer mais um tópico sobre problemas com o PSP, esse é meio batido, acontece quando tentamos iniciar um jogo em um PSP travado ou destravado, e ele trava na tela branca com o logo do PSP.

 

Alguns desses problemas são solucionados com atualização do firmware ou a reinstalação do game, mas outros não se resolvem assim, que é o problema que venho abordar e perguntar a quem mais teve.

 

Acontece que o console trava nessa tela MAS se ¨aperta¨ a carcaça do PSP ele volta a acessar o MS e entra no game, parece algo bizarro mas acontece, outro sintoma desse problema é ele travar quando, em PSPs destravados, tenta sair do menu recovery.

 

Então esse problema é de hardware, e não software, eu mesmo desmontei meu PSP, utilizei soprador térmico, resoldei a CI do controle, que fica exatamente abaixo da região que se deve apertar (entre o analógico e seta direita), também medi resistores, enfim, não descobri a origem, só desconfio que algo esteja com mau contato, não tem outra explicação, haha!

 

A solução que utilizei foi por um calço atrás da placa mãe, um pedaço de papel envolvendo o dissipador traseiro, assim uma leve apertada ele boota o game, solução pouco inteligente, se aquecer muito vai torrar tudo...

 

Esse é um mistério que eu nunca vi solução definitiva, ou alguém apontando onde é o problema exatamente, os gringos também não sabem, a solução sempre dizem ser software, e nunca é nesse caso.

 

Alguém mais passou por isso? Algum manjador de eletrônica saberia nos dizer porque raios isso ocorre, e como um apertão pode resolver um tosqueira dessas??

 

Para ilustrar, o problema deve estar localizado no Control IC, numero 6 da imagem:

 

psp2009-1.jpg

 

Abs a todos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Isso pode ser mau contato nas esferas de solda de algum dos CIs da placa.

 

Essas esferas que digo fica em baixo dos CIs sem terminais, na foto não da para identificar legal mas se não me engano os CIs que você numerou como 2, 3, 4, 5 e o que esta bem abaixo do 5, são esse tipo de CI que mencionei.

 

O método de ressolda deles, é o muito comentado hoje em dia como "Reballing".

Como você tem soprador térmico ai, aquece o CI que fica mais próximo do local que você tem que "apertar" para ele funcionar, durante uns 30 a 45 segundos e depois dê uma batida (pancada) na cabeça dele usando a parte plástica de uma chave de fenda, se tiver sorte, o game voltará a funcionar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser mau contato nas esferas de solda de algum dos CIs da placa.

Essas esferas que digo fica em baixo dos CIs sem terminais, na foto não da para identificar legal mas se não me engano os CIs que você numerou como 2, 3, 4, 5 e o que esta bem abaixo do 5, são esse tipo de CI que mencionei.

O método de ressolda deles, é o muito comentado hoje em dia como "Reballing".

Como você tem soprador térmico ai, aquece o CI que fica mais próximo do local que você tem que "apertar" para ele funcionar, durante uns 30 a 45 segundos e depois dê uma batida (pancada) na cabeça dele usando a parte plástica de uma chave de fenda, se tiver sorte, o game voltará a funcionar normalmente.

então acho que deve ser isso tb, mas um ci com mau contato é bizarro dar esse problema, o aparelho em pleno funcionamento e apertando volta a funcionar, deveria travar ou algo assim, mas ele acessa o game, muito estranho, deve ter algum problema numa unica bolinha do ci.

Sobre o soprador, eu fiz isso, mas o problema se agravou, agora tenho q aperta mais forte, no entanto nao bati com a chave de fenda, só forcei ele para baixo, vou ver se tento de novo, tenho medo de torrar o chip de vez, vou deixar mais tempo e ver nq da. Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehe!, Não vá esquentar ele por mais de um minuto! É a "pancadinha" que vai solucionar o problema e não um apertão!... Tem CI que gosta de apanhar! hehehehe!!!

 

Voltando a seriedade!, essas placas são de multicamadas, como você já tentou aquecer os CIs e não solucionou, talvez o problema realmente não seja nas soldas dos CIs e sim nas ligações entre as multicamadas, aqueles "Furinhos" que interligam um lado e outro da placa, Isso é muitíssimo difícil de acontecer! más em eletrônica, não se pode duvidar de nada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Verifica se a bateria parece inchada. Se estiver, tua bateria já era, precisa de outra, isso aconteceu com uma bateria daquelas normal/pandora que eu comprei.

 

 

Se a bateria aparenta normal, deveria ver se não é o cabo o problema, mas considerando o tempo que esse teu PSP já deve ter desde que foi usado pela primeira vez, acho que o primeiro caso é o mais provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desconecte a bateria tenta ligar sem a bateria mas com o carregador conectado.

Ja tentei, mas não funcionou  :(

Verifica se a bateria parece inchada. Se estiver, tua bateria já era, precisa de outra, isso aconteceu com uma bateria daquelas normal/pandora que eu comprei.

 

 

Se a bateria aparenta normal, deveria ver se não é o cabo o problema, mas considerando o tempo que esse teu PSP já deve ter desde que foi usado pela primeira vez, acho que o primeiro caso é o mais provável.

Testei outras baterias e não ligou :( e o carregador funcionou no psp do meu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoal, venho trazer mais um tópico sobre problemas com o PSP, esse é meio batido, acontece quando tentamos iniciar um jogo em um PSP travado ou destravado, e ele trava na tela branca com o logo do PSP.

 

Alguns desses problemas são solucionados com atualização do firmware ou a reinstalação do game, mas outros não se resolvem assim, que é o problema que venho abordar e perguntar a quem mais teve.

 

Acontece que o console trava nessa tela MAS se ¨aperta¨ a carcaça do PSP ele volta a acessar o MS e entra no game, parece algo bizarro mas acontece, outro sintoma desse problema é ele travar quando, em PSPs destravados, tenta sair do menu recovery.

 

Então esse problema é de hardware, e não software, eu mesmo desmontei meu PSP, utilizei soprador térmico, resoldei a CI do controle, que fica exatamente abaixo da região que se deve apertar (entre o analógico e seta direita), também medi resistores, enfim, não descobri a origem, só desconfio que algo esteja com mau contato, não tem outra explicação, haha!

 

A solução que utilizei foi por um calço atrás da placa mãe, um pedaço de papel envolvendo o dissipador traseiro, assim uma leve apertada ele boota o game, solução pouco inteligente, se aquecer muito vai torrar tudo...

 

Esse é um mistério que eu nunca vi solução definitiva, ou alguém apontando onde é o problema exatamente, os gringos também não sabem, a solução sempre dizem ser software, e nunca é nesse caso.

 

Alguém mais passou por isso? Algum manjador de eletrônica saberia nos dizer porque raios isso ocorre, e como um apertão pode resolver um tosqueira dessas??

 

Para ilustrar, o problema deve estar localizado no Control IC, numero 6 da imagem:

 

psp2009-1.jpg

 

Abs a todos. :)

 

Só gostaria de informar que esse problema esta relacionado com o IC de VIDEO, acontece quando o PSP sofre uma queda e alguma solda de rompe, para solucionar faça um reflow do IC de VIDEO e coloque um calço alto, fiz isso e resolveu.

 

Fica a solução, merecia o topico proprio pois é um problema isolado que até os gringos tem dificuldades para resolver, mas é isso ae, boa sorte a quem tentar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tentei, mas não funcionou :(

Testei outras baterias e não ligou :( e o carregador funcionou no psp do meu amigo

Remove a faceplate e veja se o flex e o fio que leva energia pra mb esta bom, pode ser isso, pode ser tb que um fuse tenha queimado, dai complica um pouco mas nada de mais, qualquer coisa manda MP.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Pessoal, a pergunta é simples e direta: Ainda vale a pena comprar o PSP?

 

A resposta é depende. Se você nunca teve um e tiver interesse na biblioteca de jogos dele sim. Outra coisa a ponderar é se os jogos que lhe interessam estão disponíveis na PSN. Em caso afirmativo seria mais interessante pegar um Vita. Ele tem retrocompatibilidade, mas só funciona via PSN e lá não tem todos os jogos do PSP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tamazi beleza?

 

Então, minha intenção era pra jogar principalmente emuladores...mas, acho que pagar 400 reais num PSP (média que eu vi por aí, entre ML e Sta Efigênia) não compensa. É melhor baixar emuladores pro Android e comprar aqueles joysticks Bluetooth...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DuduSP

Pesquise mais, já vi PSP por R$250,00 e PSVita por R$500,00.

 

tamazi beleza?

 

Então, mas você viu PSP por 250 reais novo? Não gostaria de pegar usado.

 

O próprio PSP é emulado muitíssimo bem, inclusive no Android.

Mas estou muito tentada a comprar um pra jogar multiplayer em ad-hoc, sem contar que eu gosto de portáteis.

 

 

O próprio PSP é emulado muitíssimo bem, inclusive no Android.

Mas estou muito tentada a comprar um pra jogar multiplayer em ad-hoc, sem contar que eu gosto de portáteis.

 

Neo Metal Sonic beleza?

 

Cara, no caso do PSP, seria mais pra jogar emuladores de NES, Master System, SNES e Fliperamas antigos. Mas, é como falei, creio que seja mais barato comprar o controle pra Android e jogar nele mesmo.

 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DuduSP

Realmente, novo só acima de 350,00 mesmo, mas pra falar a verdade, nem sei se vale tanto a pena assim pagar + caro em um novo, tenho o meu desde 2009 e ainda uso ocasionalmente quando quero jogar algum emulador.

 

Pois é @tamazi, também acho que não vale a pena, mas não queria pegar um usado...acho que vou de Android mesmo.

 

@DuduSP isso que estou comentando, dependendo do dispositivo Android que tu tem, tu pode até jogar emulador de PSP nele de boas (PPSSPP).

 

@Neo Metal Sonic, no caso, eu nem me interesso muito em jogar o PSP, é mais emuladores antigos mesmo, tipo do Master System, NES, Super NES e Mega Drive.

 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...