Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Instalar Windows XP no meu HD externo?


Ryouru

Posts recomendados

Oi, tem um HD externo de 40gb e tento instalar um XP nele pelo cd de boot, mas ele não deixa e diz algo a ver com SCSI e talvez tenha q possuir um programa para fazê-lo reconhecível. Ele funciona normalmente no meu pc q já tem 2 hds de 80gb e o windows xp normal. Desculpem-me se estou repetindo posts, mas procurei e não encontrei exatamente o que eu queria. Por favor ajudem-me,

obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo, eu acho que não vai funcionar não, pelo seguinte motivo:

O WinXP já instalado no micro, reconhece esse HD externo porque os drivers USB já estão carregados quando o sistema operacional termina a sua inicialização, então o HD externo é reconhecido como um dispositivo HOTSWAP e aparece aquele ícone de remover hardware com segurança na barra de tarefas próximo ao relógio.

Agora, no início da instalação do WinXP, os drivers USB ainda não estão carregados e por isso o sistema não reconhece que tem um dispositivo USB conectado, (no caso o HD)

A sugestão que eu dou para o colega, é que ele retire esse HD da gaveta, instale no micro e aí sim, instala o sistema operacional e depois recoloca o HD na gaveta já com o Windows instalado.

Obs. Eu não tenho certeza dessas informações, se eu estiver errado, por favor me corrijam.

Eu ainda não tive a oportunidade de tentar instalar um SO em um HD externo, por isso não sei se essa dica funciona.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, num deu certo. Mas agora que você explicou o porque( e eu entendi ) eu vou tenta a segunda opção mas valeu mesmo pela ajuda de vocês!

PS: eu até tinha pensado nisso cara, mas estava cuma preguiça né....hehe e também essa experiência me fez aprende o que q é BIOS e partição e boot e esse monte de coisa, mas eu estava tentando um jeito de instalar por fora mesmo. bem valeu ai mais uma vez e um abração.

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra,

Tinha esquecido que o externo é via USB... e sendo assim, sem os drives USB, penso que não vai dar boot... não vai ser "enxergado" pela placa-mãe...

Pode ser que um boot com um CD, tipo BART PE, ele consiga acessar o HD externo sem a participação dos HD internos... somente para lembar, o BART PE tem o windows e diversos aplicativos e roda até sem HD... inclusive na Internet dá para navegar normalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra, Gabriel Jota,

Muitas placas mãe atuais possuem a possibilidade de dar o BOOT pelo HD removível... via USB... e para instalar utilize o método normal, apenas habilitando o HD externo para ser o prioritário no boot... e para fazer isso, basta desabilitar no setup os demais HD... confirmei isso lá no serviço e funciona... verifique se a sua placa-mãe possibilita dar o boot pela USB... dá para fazer o boot com o XP até por pendrive !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo, eu não entendi muito bem o que você quer dizer, mas vamos lá:

Você disse que: "Muitas placas mãe atuais possuem a possibilidade de dar o BOOT pelo HD removível... via USB"

Até aí, tudo bem, pois aminha placa mãe tem esse recurso.

Mas isso; depois que o sistema operacional estiver instalado, correto?

Depois você disse que: "para instalar utilize o método normal"

Pergunta: Que modo normal é esse que você se refere?

Seria a sugestão que eu dei no meu primeiro post?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra,

Mais ou menos... hehehe

Nas placas que permitem o boot pela USB (você é um felizardo), não há necessidade dos drives que instalamos no windows... ela já possui o necessário...

Sim, você terá que ter o sistema instalado para dar o boot... mas, pelo pouco que entendi lá no serviço, você pode instalar o SO direto no HD externo, sem os HD internos... para remover o HD externo, tem que desligar o micro, pois o SO está nele... como falei desse post, a sugestão foi de passar do HD interno para o externo com o GHOST... e remover, se quiser, o SO do HD interno...

Migo, eu não fiz o teste, porque a máquina estava em uso... mesmo assim o companheiro encerrou o XP para ir ao Setup e me mostrar a configuração... e no HD externo desse micro não tinha o SO instalado... portanto, estamos na base de possibilidades, com chance de sucesso... só fazendo para confirmar e eu não tenho condições de fazer isso por lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas placas que permitem o boot pela USB (você é um felizardo), não há necessidade dos drives que instalamos no windows... ela já possui o necessário...
Perfeito Elmo, tem muita lógica essa afirmação e vou dizer porque:

O HD externo é ligado em uma porta USB, correto?

Para que o sistema operacional carregue, óbvio que antes disso, o HD tem que ser reconhecido.

Tudo certo, o HD foi reconhecido e entrou o sistema operacional, mas aí é que vem a minha dúvida e eu não estou conseguindo raciocinar:

Porque que o HD externo não é reconhecido sem antes ser carregado o sistema operacional?

Ou melhor; porque que o colega não está conseguindo instalar o sistema operacional?

Vou ver se consigo resumir aqui a dúvida:

Eu acho que não se consegue instalar o SO nesse HD externo, porque os drivers USB não foram carregados e por isso no início da instalação o WinXP não reconhece que tem um dispositivo USB instalado no micro.

Mas porque que depois que se instala o SO nesse HD, ele inicia normalmente sendo que antes da inicialização o sistema operacional tem que reconhecer que tem um dispositivo USB (HD) instalado no micro?

Obs. Sendo que nesse momento, os drivers USB ainda não foram carregados, pois o WinXP ainda na entrou.

Não sei se deu prá entender, até eu estou confuso.

Eu penso que posso tirar essa dúvida, com um teclado USB, só que eu não tenho e nunca fiz esse tipo de teste, por isso vou fazer essa pergunta:

Será que é possível entrar na bios (setup) usando um teclado USB?

Pois quando se entra no setup, é lógico que o sistema operacional nem iniciou e por isso os drivers USB ainda não foram carregados.

Caso seja possível entrar no setup com esse teclado USB, aí a dúvida está esclarecida.

PS. Se algum colega tiver um teclado USB instalado no micro e quiser fazer esse teste, por favor poste aí o resultado.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra,

QSL...

Eu não sou um expert no tema... apenas sei algumas poucas coisas... mas penso que, se a placa mãe reconhece o HD externo, se o setup da BIOS permite você setar o HD externo como número 1 para boot, é porque isso tem que funcionar... os drives USB que instalamos no XP é para reconhecer as portas USB, mas o teclado do micro do meu filho é USB e na inicialização dá para entrar na BIOS antes de começar a carregar o windows... então parece que temos um impasse...

De acordo com um amigo, grande micreiro e engenheiro da computação, meu GURU, que desligou o micro ontem para me mostrar a config do SETUP, tudo funciona, porque a placa mãe já possui os drives de USB... inclusive dá para setar o boot por pendrive... basta instalar o XP nele...

Vou ver se "arranco" mais alguma informação dele... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só uma perguntinha... vocês tem caveta USB (na verdade o nome correto é case)? Se não se vocês quiserem eu posso fazer o teste pra vocês, eu tenho uma Case USB e HD de sobra pra instalar o XP e minha placa é o modelo da assinatura e ela quando vai dar o boot já reconhece o HD que tem instalado dentro dessa case me mostrando o modelo do HD Seagate, até meu pendrive quando está conectado na hora do POST da BIOS ele já me fala a marca e modelo e capacidade também hehehe (Sandisk Cruzer Micro 512MB), é uma pena que não tenho câmera digital pra bater uma foto daquela tela. De hoje pra amanhã retornarei com alguma resposta do teste.

Libra, quanto a questão do teclado USB, isso não vai dar certo porque mesmo algumas placas mãe aceitam teclado USB pra entrar no Setup da BIOS e não reconhece automaticamente o HD externo.

E aproveitando, Elmo e Libra, vocês estão de parabéns, to gostando muito de como as coisas estão indo neste tópico. Comentando, concordando, discordando, argumentando e também levantando outros pontos importantes que podem ser fundamentais para se chegar em alguma conclusão.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se a placa mãe reconhece o HD externo, se o setup da BIOS permite você setar o HD externo como número 1 para boot, é porque isso tem que funcionar...
Não tenha dúvidas Elmo, estou de pleno acordo que se existe o recurso, é porque funciona.

O problema é que o WinXP é que não reconhece o HD antes do carregamento dos drivers USB e é óbvio que os drivers USB só são carregados depois que o SO inicializa.

Acredito eu que isso só se aplica no caso de HDs, já que você disse que o teclado do micro do seu filho é USB e ele consegue entrar no setup (lógico) antes do SO ser carregado.

os drives USB que instalamos no XP é para reconhecer as portas USB, mas o teclado do micro do meu filho é USB e na inicialização dá para entrar na BIOS antes de começar a carregar o windows... então parece que temos um impasse...
Não, não companheiro, não temos nenhum impasse já que você me esclareceu essa dúvida que eu tinha citando como exemplo o teclado do micro do seu filho.

Agora o que está me deixando intrigado é que você pluga no micro um teclado USB, e consegue entrar no setup entes dos drivers USB serem carregados pelo SO, ou seja; não é necessário os drivers USB.

Tudo bem, pela sua explicação eu entendi que o recurso USB existe na placa mãe e o dispositivo tem que funcionar porque os drivers já estão não sei como, instalados na placa mãe.

O que eu ainda não entendi é porque o HD não é reconhecido, já que o recurso existe, por isso que eu acho que isso se aplica apenas aos HDs (CASE) como disse aí o nosso amigo Sonic.

Se algum colega tiver uma explicação técnica para a dúvida, fique à vontade, ou mesmo que a explicação não seja técnica, seja apenas especulações, pode se manifestar.

De acordo com um amigo, tudo funciona, porque a placa mãe já possui os drives de USB... inclusive dá para setar o boot por pendrive... basta instalar o XP nele...
Então Elmo, a grande dúvida e questão desse tópico é essa.

"Porque que o HD ou pendrive não é reconhecido no início da instalação do SO?"

"E porque que o teclado é reconhecido sem a necessidade de drivers USB"

Arranca essa informação aí do seu amigo hehehe.

Só uma perguntinha... vocês tem gaveta USB (na verdade o nome correto é case)? Se não se vocês quiserem eu posso fazer o teste pra vocês, eu tenho uma Case USB e HD de sobra pra instalar o XP e minha placa é o modelo da assinatura e ela quando vai dar o boot já reconhece o HD que tem instalado dentro dessa case me mostrando o modelo do HD Seagate, até meu pendrive quando está conectado na hora do POST da BIOS ele já me fala a marca e modelo e capacidade também hehehe (Sandisk Cruzer Micro 512MB), é uma pena que não tenho câmera digital pra bater uma foto daquela tela. De hoje pra amanhã retornarei com alguma resposta do teste.

Sonic eu não tenho CASE para fazer esse teste, se você puder fazer esse teste, será de grande ajuda, sei que você agora anda meio sem tempo, mas agente espera.
Libra, quanto a questão do teclado USB, isso não vai dar certo porque mesmo algumas placas mãe aceitam teclado USB pra entrar no Setup da BIOS e não reconhece automaticamente o HD externo.

Esse é o X da questão, PORQUE?

E aproveitando, Elmo e Libra, vocês estão de parabéns, to gostando muito de como as coisas estão indo neste tópico. Comentando, concordando, discordando, argumentando e também levantando outros pontos importantes que podem ser fundamentais para se chegar em alguma conclusão.

Até Mais B)

Valeu Sonic, brigadão pelo incentivo, a intenção é essa mesma.

Elmo, grande abraço irmão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Libra

Esse é o X da questão, PORQUE?

Porque algumas placas-mãe já tem suporte nativo para teclado e mouse USB, seria semelhante ao suporte nativo SATA, por isso que muitas vezes nem precisamos do tal disquete quando é pra instalar apenas um HD SATA, no caso de ter que instalar RAID aí é necessário.

Então vou fazer o tal teste. Meu case USB é da AKASA USB 2.0, vou pegar um HD IDE e fazer uma instalação dentro do Case e também uma instalação pela IDE normal e depois colocando dentro da case e dando o boot pra ver se o rersultado será o mesmo.

Lá vamos nós de novo, "Caçadores de Mito", discos externos podem ser instalados com o XP em cases USB? Hehehehe... Logo logo retornarei com as respostas para essa pergiunta.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, enquanto Sonic, Jamie e Adam (MYTHBUSTERS) tentam desvendar mais um mito, voltemos aqui ao Discovery Fórum para tentar resolver o problema do colega pesavio.

Vamos lá:

Em que ponto exatamente do WinXP que o micro é reiniciado?

Só uma pergunta, antes de responder a pergunta acima:

Como você fea a instalação do WindowsXP aí nesse seu HD externo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel Jota,

Não se espante com sua pergunta e respostas da gente... sabemos um pouco só... e temos as nossas dúvidas também... mas chegaremos a uma conclusão...

Libra,

O macanudo não foi trabalhar hoje... amanhã eu pego ele pelo pé... se eu bem me lembro do que ele disse, sujeito a erros de interpretação, algumas placas mães modernas NÃO precisam do drive USB do XP... são nativos e os boots são possíveis... tal qual os "drives" inicial da controladora IDE... ainda, salvo engano, ele falou de USB 2.0 nas placas mãe... bem, amanhã tentarei esclarecer... enquanto isso, o nosso caçador de mitos poderá confirmar alguma coisa mais durante a madrugada... hehehe

Sonic,

A gente tá aqui para aprender um pouco mais... ninguém nesse nosso mundo sabe de tudo... sabemos bastante de algumas coisas mas sempre falta algo mais... outras, nem desconfiamos que existem... vivemos aprendendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com muito sono... :ZZZ: .... voltei aqui com novidades da minha "caçada" :P

Bom, como eu poderia dizer? Sim é possível instalar um sistema operacional em um disco removível ou externo. Mas entretanto, o processo de instalação foi um fiasco hehehe...

Teste 1: Tentei colocar um HD já instalado pela controladora IDE (direto na placa-mãe) na CASE USB, resultado, antes de me mostrar direito a tela com o logotipo do WinXP ele reinicia. Na verdade nem vi a tela com logotipo do WinXP só aquela barra branca que lembra o boot do Win2000. Tentei entrar pelo modo seguro e também somente prompt mas também reinicia.

Teste 2: Então peguei outro HD e coloquei na CASE USB e configurei o Setup para dar o Boot 1° no CD-ROM e depois no Disco rígido instalado na CASE USB. Experimentei conectar meu pendrive e deixar o outro HD também na porta IDE. Dei o boot no CD do XP e o processo de instalação carregou normal, depois cheguei na parte onde muitas vezes é que o pessoal enpaca durante esses tipos de tentativa (instalar o XP em discos removíveis) que é onde você escolhe o HD/partição onde ele será instalado. Apareceu o HD que estava na CASE USB, o Pendrive e o outro HD na porta IDE. escolhi o HD que estava na CASE USB, é claro, formatei o HD, e os arquivos de isntalação foram copiados com sucesso, depois reiniciou normalmente para seguir para o próximo passo da instalação, em seguida apareceu a 1ª vez a tela com o logotipo do WinXP e em poucos segundos... BSOD!

Segue o que estava escrito na nossa querida tela azul da morte:

Postado Originalmente por Windows XP - BSOD

Foi detectado um problema e o Windows foi desligado para evitar danos ao computador.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, reinicie o computador. Se ela for exibida novamente, siga estas etapas:

Verifique se há vírus no computador. Remova qualquer disco rígido ou controlador de disco rígido instalado recentemente. Verifique o disco rígido para certificar-se de que ele está configurado e ligado corretamente. Execute CHKDSK /F para verificar se o disco rígido foi corrompido e reinicie o computador.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x0000007B (0xF894D640, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)

Teste 3: Retirei o HD que estava na porta IDE e o Pendrive e deixei somente um drive óptico e o HD na CASE USB. Fiz o mesmo processo de isntalação do WinXP e prosseguiu normal até chegar novamente no mesmo lugar onde deu erro novamente. Tentei também passar CHKDSK / F mas não encontrou nehum erro.

Conclusão:

Na minha opinião acho que é possível sim rodar um sistema operacional em um dísco externo, mas não com o XP "puro", ele deve ter alguma incompatibilidade para poder terminar o carregamento do sistema operacional. Seria necessário testar com outros OS, talvez um teste com o BartPE também.

Venho aqui lembrar outro detalhe importante pra quem tentar se aventurar, pois muita gente tem a ideia de fazer isso, instalar o XP em um disco externo pra usar em tudo que é tipo de computador diferente, mesmo que a instalação fosse bem sucedida em meus testes, esse XP só funcionaria na minha placa-mãe ou em outro PC que tivesse uma igual.

Bom se alguém tiver mais alguma sugestão, informação e etc etc. Por favor, poste!

Qualquer informação adicional é bem vinda.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

People,

Falei hoje com o meu GURU... hehehe... ele sempre me diz que não é indiano e que guru é .... mas tudo bem... hehehe

Bem, ele diz que é possível sim... novamente ele me mostrou o SETUP e como primeira unidade de boot, naquela placa mãe, tem que ficar em USB RMV HDD... HD removível... infelizmente não foi possível instalar um HD removível e testar porque aquele micro está sem o "case"...

Disse-me ainda que o tal drive de USB da placa mãe é nativo e suficiente para o boot, mas não é 1.0 ou 2.0, etc... esses ficarão no XP durante a instalação...

Por enquanto não tenho mais nóticias... qualquer novidade voltarei a postar... sucesso para os caçadores de mitos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa tem a possibilidade de dar boot por um Hd-USB , então o que eu fiz foi coloca-lo em um

case (gaveta externa para hd usb) , fiz o boot normal pelo cd-rom com o cd de instalação do Windows XP

o mesmo achou o hd fiz a partição e formatação começando assim a instalação do XP , ao terminar a primeira parte da instalação ele reinicia então ele já reconhece o hd e começa o boot pelo hd usb externo , só que não chega a entrar no XP , trava a máquina em uma tela azul com as descrições de erro e assim não faz a instalação completa.... :angry:

Então o que fiz ..... :palmas: peguei um HD IDE fiz a instalação do XP completa coloquei o CASE no micro; o XP o reconheceu ,então fiz a imagem do HD IDE para ele , desliguei o micro tirei o HD IDE mudei o boot na bios da placa para HD0-USB ele começou , mas não deu certo <_< onde ele apresentava a tela azul com o erro não apresentou mais apenas ele reseta a máquina e assim fica ...resetando.. :angry:

Mas não dei por vencido :bandeira: , comprei um adaptador IDE para colocar esse meu HD e assim fiz coloquei o como IDE fiz toda a instalação do XP ficou bom funcionando bem , desliguei a minha máquina tirei ele do adaptador IDE e coloquei o novamente na Case , e o mesmo problema ocorreu ele reseta o PC do mesmo jeito que quando fiz a imagem :ahh: ....

Bom no momento estou sem uma grande ideia para testar ....Veja o que vocês podem fazer ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Sonic acho que fomos para a mesma direção né??

Uma pergunta .....Será que o dos teria um comando para reconhecer USB..??

Olha estou pensando uma coisa...se conseguisse-mos que o windows 95/98 funcionasse dando boot pelo Case teriamos apenas que ir atualizando para win2000 e depois para XP....

O que você acha??? :wacko:

Para instalar o Windows 98 vou formatar o HD com fat32....

vou tentar acho que pode dar certo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

eu comprei um hd externo de 80GB, e pensei logo em colocar o windows xp nele (qm não pensa em fazer isso), mas quando vou instalar o xp ele diz que não da pra instalar, eu acho q é porque ele não reconhece todos os recursos do hd, estou so chutando porque eu coloquei em um programa de testes d hd, os outros hds da maquina reconhecem tudo, e nas partes dos recursos, o hd externo não aparece nada... mas voltando ao meu teste, ao tentar instalar o xp não deixou, instalei em outro hd, e fiz um clone para o externo, mas quando fui iniciar pelo externo ele vai começar a carregar o windows e reinicia, não sei c é porque meu hd tem a alimentação usb tambem, pois pode sre fraca a energia, mas todos caso não consegui testar com um hd 3.5" com alimentação de fonte... se alguem fizer este teste mande aqui...

em relação a placa mãe, eu acho que praticamente todas fazem boot por usb, pois eu tenho uma pen de 1gb, não deu pra instalar o xp nela porque o xp pede 1.5gb pra instalar, mas eu instalei o 98, e funcionou normal, e eu testei em um pc, não vou dizer antigo, mas era um durom ou athlon no maximo 1ghz...

bom, se alguem tem algum comentario a mais, poste aqui, é sempre bom saber das coisas pra não c iludir depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Apesar de que última resposta à este tópico foi há 7 meses atrás, tentei achar a solução pelo forum e não encontrei. Bem a solução existe e é um pouco trabalhosa mas funciona perfeitamente. Então vou postar aqui o que encontrei pela net.

Bom... como eu disse é trabalho, mas se os passos forem seguidos direitinho não tem erro!

Importante deixar claro que a técnica não foi criada por mim. Encontrei-a na net, só traduzi aqui. Testei e atesto que funcionou perfeitamente no meu notebook DELL D620.

Antes de mais nada seu computador ou notebook tem que ter a opção no setup de dar o boot pela USB. Se não tem nem continue lendo.:(

Resumindo o que teremos que fazer é o seguinte:

- Criaremos um arquivo ISO do CD de instalação do Windows XP

- Alteraremos o conteúdo de alguns desses arquivos e incluiremos um novo

- Substituiremos os arquivos modificados dentro da ISO

- Gravaremos um novo CD de instalação

- Procederemos a instalação.

Vamos então aos passos:

1) Crie ("new") um arquivo ISO do CD de instalação. De preferência com o WinIso.

2) Depois que o arquivo ISO estiver criado. No WinISO clique em "Open" e abra o arquivo ISO que você criou. Localize a pasta I386 e selecione os seguintes arquivos (segure o Ctrl para selecioná-los todos juntos):

TXTSETUP.SIF

DOSNET.INF

USB.IN_

USBPORT.IN_

USBSTOR.IN_

Clique em "Extract" e coloque-os num diretório à parte para trabalharmos neles.

3) Agora teremos que expandir os arquivos .IN_. Para isto no prompt de comando (DOS), localize a pasta na qual os arquivos estão e com o comando abaixo você expande os arquivos:

cabarc x USBSTOR.IN_

Se o DOS não encontrar o programa cabarc.exe então baixe ele aqui:

http://support.microsoft.com/kb/310618

O arquivo que deverá baixa é o Cabsdk.exe, dentro dele você encontrará o Cabarc.exe. Copie o Cabarc para dentro da pasta que você colocou os arquivos e mande bala!

Faça isto em todos os .IN_. Se você não estiver familiarizado com o DOS terá que pedir ajuda de alguém.(_(

Você deverá ficar com os seguintes arquivos na pasta:

usb.inf

usbport.inf

usbstor.inf

Depois disso você pode deletar os .IN_

4) Vamos editar os arquivos. ATENÇÃO! Este é o ponto mais importante, então faça com bastante cuidado, pois se você errar será difícil detectar o erro.:unsure:

4-A) TXTSETUP.SIF

Primeiro mova as entradas de [inputDevicesSupport.Load] para o [bootBusExtenders.Load] como mostrado aqui:

[bootBusExtenders.Load]

pci = pci.sys

acpi = acpi.sys

isapnp = isapnp.sys

acpiec = acpiec.sys

ohci1394 = ohci1394.sys

usbehci = usbehci.sys

usbohci = usbohci.sys

usbuhci = usbuhci.sys

usbhub = usbhub.sys

usbstor = usbstor.sys

[inputDevicesSupport.Load]

usbehci = usbehci.sys

usbohci = usbohci.sys

usbuhci = usbuhci.sys

usbhub = usbhub.sys

usbccgp = usbccgp.sys

hidusb = hidusb.sys

serial = serial.sys

serenum = serenum.sys

usbstor = usbstor.sys

...agora o mesmo para [bootBusExtenders] e [inputDevicesSupport]

[bootBusExtenders]

pci = "PCI-Bustreiber",files.pci,pci

acpi = "ACPI Plug & Play-Bustreiber",files.acpi,acpi

isapnp = "ISA Plug & Play-Bustreiber",files.isapnp,isapnp

acpiec = "Integrierter ACPI-Controllertreiber",files.none,acpiec

ohci1394 = "IEEE-1394-Bus-OHCI-konformer Anschlusstreiber",files.ohci1394,ohci1394

usbehci = "Erweiterter Hostcontroller",files.usbehci,usbehci

usbohci = "Open Hostcontroller",files.usbohci,usbohci

usbuhci = "Universeller Hostcontroller",files.usbuhci,usbuhci

usbhub = "Standard-USB-Hubtreiber",files.usbhub,usbhub

usbstor = "USB-Speicherklassentreiber",files.usbstor,usbstor

[inputDevicesSupport]

usbehci = "Erweiterter Hostcontroller",files.usbehci,usbehci

usbohci = "Open Hostcontroller",files.usbohci,usbohci

usbuhci = "Universeller Hostcontroller",files.usbuhci,usbuhci

usbhub = "Standard-USB-Hubtreiber",files.usbhub,usbhub

hidusb = "HID-Parser",files.hidusb,hidusb

serial = "Treiber fr seriellen Anschluss",files.none,serial

serenum = "Enumerator fr seriellen Anschluss",files.none,serenum

usbstor = "USB-Speicherklassentreiber",files.usbstor,usbstor

usbccgp = "USB Generic Parent Driver",files.usbccgp,usbccgp

Agora é preciso adicionar algumas chaves ao registro conforme segue

[HiveInfs.Fresh]

AddReg = hivedef.inf,AddReg

AddReg = hivesys.inf,AddReg

AddReg = hivesft.inf,AddReg

AddReg = hivecls.inf,AddReg

AddReg = hiveusd.inf,AddReg

AddReg = dmreg.inf,DM.AddReg

AddReg = usbboot.inf,usbservices

e também no [sourceDisksFiles] --- atenção aqui. Existem dois SourceDiskFiles. Procure o que tem a chave "bootvid.dll = 1,,,,,,3_,2,0,0,,1,2" conforme abaixo.

[sourceDisksFiles]

usbboot.inf = 1,,,,,,_x,3,,3

bootvid.dll = 1,,,,,,3_,2,0,0,,1,2

kdcom.dll = 1,,,,,,3_,2,0,0,,1,2

Ok! Pode salvar e fechar esse. Vamos para outro

4-B) Abra o DOSNET.INF, e altere o segundo [Files] (atenção existem 2 deles) conforme segue:

[Files]

d1,usbboot.inf

d1,_default.pif

d1,12520437.cpx

d1,12520850.cpx

Ok! Salve e Feche!

4-C) Vamos para o USB.INF

Altere as linhas em
negrito
de [standardHub.AddService] e[CommonClassParent.AddService] conforme segue:

[standardHub.AddService]

DisplayName = %StandardHub.SvcDesc%

ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER

StartType = 0
; SERVICE_DEMAND_START

ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL

ServiceBinary = %12%\usbhub.sys

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

[CommonClassParent.AddService]

DisplayName = %GenericParent.SvcDesc%

ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER

StartType = 0
; SERVICE_DEMAND_START

ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL

ServiceBinary = %12%\usbccgp.sys

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

Salve e feche.

4-D) usbport.inf

Altere as linhas em
negrito
de [EHCI.AddService], [OHCI.AddService] , [uHCI.AddService] e [ROOTHUB.AddService] como segue:

[EHCI.AddService]

DisplayName = %EHCIMP.SvcDesc%

ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER

StartType = 0
; SERVICE_DEMAND_START

ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL

ServiceBinary = %12%\usbehci.sys

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

[OHCI.AddService]

DisplayName = %OHCIMP.SvcDesc%

ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER

StartType = 0
; SERVICE_DEMAND_START

ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL

ServiceBinary = %12%\usbohci.sys

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

[uHCI.AddService]

DisplayName = %UHCIMP.SvcDesc%

ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER

StartType = 0
; SERVICE_DEMAND_START

ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL

ServiceBinary = %12%\usbuhci.sys

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

[ROOTHUB.AddService]

DisplayName = %ROOTHUB.SvcDesc%

ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER

StartType = 0
; SERVICE_DEMAND_START

ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL

ServiceBinary = %12%\usbhub.sys

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

Salve e feche.

4-E) usbstor.inf

Mude e adicione as linhas em negrito em [uSBSTOR.AddService] conforme segue:

[uSBSTOR.AddService]

DisplayName = %USBSTOR.SvcDesc%

ServiceType = 1

StartType = 0

Tag = 3

ErrorControl = 1

ServiceBinary = %12%\USBSTOR.SYS

LoadOrderGroup = Boot Bus
estender

Salve e feche.

4-F)Crie um novo arquivo chamado USBBOOT.INF no mesmo diretório dos outros arquivos alterados e bote o conteúdo abaixo dentro dele:

[usbservices]

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR","DisplayName",0x00000000,"USB Mass Storage Driver"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR","ErrorControl",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR","Group",0x00000000,"System Reserved"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR","ImagePath",0x00020000,"system32\DRIVERS\USBSTOR.SYS"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR","Start",0x00010001,0

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR","Type",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci","DisplayName",0x00000000,"USB 2.0 Enhanced Host Controller Miniport Driver"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci","ErrorControl",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci","Group",0x00000000,"System Reserved"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci","ImagePath",0x00020000,"system32\DRIVERS\usbehci.sys"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci","Start",0x00010001,0

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci","Type",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub","DisplayName",0x00000000,"USB2 Enabled Hub"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub","ErrorControl",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub","Group",0x00000000,"System Reserved"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub","ImagePath",0x00020000,"system32\DRIVERS\usbhub.sys"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub","Start",0x00010001,0

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub","Type",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci","DisplayName",0x00000000,"Microsoft USB Universal Host Controller Miniport Driver"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci","ErrorControl",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci","Group",0x00000000,"System Reserved"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci","ImagePath",0x00020000,"system32\DRIVERS\usbuhci.sys"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci","Start",0x00010001,0

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci","Type",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci","DisplayName",0x00000000,"Microsoft USB Open Host Controller Miniport Driver"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci","ErrorControl",0x00010001,1

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci","Group",0x00000000,"System Reserved"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci","ImagePath",0x00020000,"system32\DRIVERS\usbohci.sys"

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci","Start",0x00010001,0

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci","Type",0x00010001,1

5) Vamos agora compactar novamente os arquivos. Use os seguintes comandos no DOS:

cabarc n USB.IN_ usb.inf

cabarc n USBPORT.IN_ usbport.inf

cabarc n USBSTOR.IN_ usbstor.inf

Os três arquivos .IN_ devem ter voltado a existir agora.

6) Vamos colocar as arquivos dentro da ISO novamente. Vá para o WinISo selecione os arquivos abaixo e delete-os:

  • DOSNET.INF
  • TXTSETUP.SIF
  • USB.IN_
  • USBPORT.IN_
  • USBSTOR.IN_

Salve a ISO, e para ter certeza, feche e re-abra o WinIso. Abra seu arquivo ISO, e de novo na pasta I386 selecione "Add". Adicione os arquivos abaixo que estão na sua pasta de trabalho:

USBBOOT.INF

DOSNET.INF

TXTSETUP.SIF

USB.IN_

USBPORT.IN_

USBSTOR.IN_

Salve o arquivo ISO.

7) Estamos chegando ao final. Queime o arquivo ISO num CD. Desconecte todos os HDs do computador ou Notebook (no caso de notebooks retire-os fisicamente do note).

8) Conecte seu HD externo na USB, coloque o CD no computador/notebook e proceda a instalação normal. Aconselho formatar o HD com a partição NTFS durante esta instalação.

Você poderá encontrar os probleminhas abaixo durante a instalação dê ok ou enter e siga em frente, eles não aparecerão mais depois que tudo estiver terminado.

  • Você poderá ser qustionado a respeito de que os Drivers USB não são certificados, isto é normal, aceite e siga em frente.
  • Depois da instação no primeiro boot um aviso de que o arquivo de paginação não existe aparecerá. Não ligue. Siga em frente. Ele não voltará mais.

PRONTO!!!!

Ufa! E grande. Comprei hoje um HD US Externo exclusivamente para instalar o Windows XP nele. Pendei que tinha perdido meu dinheiro. Mas..... no final terminou tudo bem!

Abraço. Boa sorte a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...