Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilador de 60Hz com o 555


RockX0

Posts recomendados

Por favor, preciso de um esquema de um oscilador de 60Hz com o 555.

Quero fazer um inversor, mas quero que seja com um 555 operando em 60Hz e de preferência uma onda senoidal de saida pra injetar num transistor de pot e assim alimentar um transformador e retirar 110 volts no primario.

Bom isso tudo eu sei fazer exceto o oscilador de 60Hz com um 555

Por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara valeu mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

depois eu nando o esquema q eu fiz....

muito sem noção.. estava dando mais de 8KVolts.

vou montar esse ai e depois posto o inversor pra ver se eu num errei nda ^^

valeu mesmo

OBS: sei q o 555 pod ser alimentado desde 5volts ate 15, mas posso substituir os 6V de entrada por 9V sem q haja mudança de freqüência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zurca1599;

sem querer desmerecer o seu circuito, mas se você procurar na literatura técnica você poderá comprovar que este circuito enviado por você não possui exatamente 50% de duty cycle devido ao caminho de carga e descarga do capacitor serem diferentes.

no primeiro circuito que enviei, a carga e a descarga do capacitor ocorre através do mesmo resistor. Isto garante o ciclo igual.

Acredito também que um ajuste de frequência é de extrema importância visto que os componentes possuem tolerância nos seus valores nominais, então poderemos somente ter precisão no valor de frequência de saída através do ajuste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gusporti, esse multisim é um programa q simula circuitos eletronicos?

se for onde possso baixa-lo?

Eu uso o Eletronich WorkBanch, não gosto muito porque é cheio de frescuras q pra fazer o circuito funcionar tem q atender a um monte de requisitos.

Jack.... eu ate sei fazer um oscilador com um 555 ( q inclusive é muito parecido com o esquema q você me mandou ), eu só num sei como calcular a freqüência mas vou usar seu esquema porque o do zurca eu já tinha feito e realmente..... o duty cycle num é de 50% e meu circuito ficava instavel..... alterava a frenquencia de saida dependendo do transistor que eu usava pra alimentar o transformador sem contar q as tenções não xegavam nem a 100 Volts..

Bom, ta valendo muito esses esquemas q assim posso estudar mais algumas maneiras de conseguir montar um inversor usando um 555 ( tem q ser 60Hz ).

Agora..... se alguem tiver um esquema desse pronto ai em casa... por favor manda pra mim !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RockX0

Nada desse circuito é instável.

Nenhum dos circuitos lhe garante 50% de duty cycle simplesmente porque isso não existe.

Na realidade poderá ter 50$ +- x% , isto para qualquer circuito electrónico .

Mesmo o circuito proposto não lhe garante 50% isto porque o circuito de carga e descarga feito através da saída , sendo aparentemente igual , na realidade não é.

Porquê ? a carga e descarga é feita através da saida. Esta tem parametros de tensão de saída nos estados on e off que não são "exacto". As tensões e correntes não são exactas e dependem dos parametros de corte e saturação dos estágios finais do CI 555.

Segundo se quer fazer algo que terá que primeiro especificar o que quer e os limites de variação.

Não faz NEHUM sentido apreciar a variação do circuito total apenas pela variação de uma parte.

Será que a freqüência não varia com a temperatura ?

Será que oa parametros não variam com a alimentação ?

Será que o circuito fiñal não depende da implementação total inclusivé da montagem pcb etc. ?

Como vai encontrar componentes de valores "exactos"

No circuito que coloquei "teoricamente" se alterar o valor de R1 para 107,xxxxx obtem teoricamente 50% de duty cilce.

Se quer fazer algo com 60, 000000000000000000000000000000000000000000000000000 Hz tudo bem mas isso se calhar isso serve para quê ? e qual o impacto no circuito final a alimentar?

Se quer algo tão preciso terá que usartecnicas muito diferentes.

A variação que tinha nas saídas dependendo do transistor , mais uma são normais , pois cada transistor tem os seus parametros , para alem do circuito que estava a usar.

Como não colocou aqui o circuito é difícil dar opinião

Mais uma nota só se quer um gerador de onda sinusoidal para que usar um 555 que lhe dá uma onda quadradangular ? e depois complicar com filtros etc ?

porque não usa um gerador de onda sinusoidal por exemplo baseado num opamp ?

Desculpe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jack..... é verdade mesmo cara!!!

mas a resposta pra sua pergunta é que eu estava mexendo no Eletronic WorkBenk e estava tentando fazer um oscilador de 60Hz com um 555 gerar uma onda senoidal.... sabendo q o 555 gera uma onda retangular.

Num estava conseguindo e ainda percebi q estava tirando muita tensão do transformador e ai deu um estalo!!! porque não fazer um inversor com um 555?!!!

então isso é u q eu quero fazer ( inclusive montar ), mais como um desafio porque eu não sei muito de eletrônica e queria me aventurar um pouco mais....

Agora..... pod crer q pra cada componente q eu adicionava..... a oscilaçao sofria uma interferencia e sempre tinha q mudar os valores dos componentes pra manter uma freqüência perto da q eu estava procurando......

AH!! to com uma duvida... essa formula : T=1,4RC se refere ao periodo de que? ( desculpa a ignorância ) porque ate onde eu estudei Periodo é o inverso da freqüência, então pra eu conseguir 60HZ no circuito eu precisaria fazer +- assim :

se F=60HZ e T=1/60 ;

sendo T= 1,4RC e F=1/T ;

então RC=1/1,4x60 <--> RC= (84)-¹ <--> RC~0,012

Ta certo isso ai? ou o periodo a q se refere diz respeito a freqüência de saida no pino 3 do 555?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o multisim é o eletronic workbench.

Vai ali em tools/555 timer wizard. Só informar a tensão a freqüência e o duty, ai você pega os valores dos resistores e capacitores e usa em outro programa pra testar.

Achei um esquema de inversor com o 555, não testei mas os valores de alguns componentes não se encontra por ai.

http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/555dcac.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 555 montado como astável (oscilador) funciona chaveando um capacitor e comparando a sua tensão. Quando a tensão sobe a mais do que 2/3 de Vcc ele descarrega o capacitor. Quando a tensão desce a menos do que 1/3 de Vcc ele carrega o capacitor. Este ciclo se repete indefinidamente (oscilação).

Bem... O valor de 1,4RC vem de:

0,7RC = período de carga

0,7RC = período de descarga

1,4RC = período total de oscilação (soma dos anteriores)

0,7RC é uma aproximação de 66,67% do valor da constante de tempo do circuito RC formado => 0,67 aprox para 0,7.

Como disse anteriormente, o circuito GARANTE 50% de duty cycle porque a carga e a descarga do capacitor ocorrem pelo mesmo resistor.

Conforme nosso amigo Zurca afirmou, o circuito NÃO garante 100% de eficiência em garantir o duty cycle em 50% porque os transistores que conectam a carga e a descarga não são os mesmos, mas funciona BEM MELHOR do que a proposta com diodo em paralelo com resistor.

Aliás, para a montagem de inversores, TODO MUNDO usa um sinal quadrado para chavear uma carga RLC e assim obter uma senóide aproximada, até porque uma senóide perfeita é irrelevante para a grande maioria das cargas que queremos conectar a um inversor doméstico (exeção feita aos motores síncronos).

Existem inversores senoidais, feitos com circuitos complexos e MUUUUUITOS amplificadores operacionais, mas isto FOGE COMPLETAMENTE ao propósito deste tópico.

Os cálculos no nosso amigo RockX0 me parecem corretos.

Lembre-se de que quando calculamos o período ou a frequência em um circuito desse tipo estaremos nos referindo à frequência ou o período em todo o circuito (inclusive no pino 3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ainda to com duvida..... Quero saber se Esse Periodo a q se refere se traduz por 60HZ? Eu entendi q ele diz respeito ao tempo de carga e descarga do capacitor, mas esse tempo significa q o tempo de carga e descarga no capacitor vai me produzir uma onda de 60HZ no pino 3 do 555?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a freqüência de carga e descaraga (oscilaçao) vai depender dos valores dos resistores...

Vou te simplificar e postar aqui um com duty 50% e 60hz...

Ai ta pronto, n adiciona nen tira nada... A unica coisa é que esses resistores não sao comerciais, mais ai voce usa o mais proximo que funciona igual.

post-13236-13884919839459_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ORockX0

Embora me pareça absolutamente desnecessário para o que pretende , mas

se quer algo estável e com dutycicle de 50% aqui tem o circuito .Só terá de calcular os valores de R1 e C pelas formulas da constante de tempo wue já foram aqui expostas , o tempo total sera 2 vezes a constante de tempo do circuito R1 C

Melhor e mais estável configuração é criada com a adição de um transistor e um diodo ao R-C que cronometra a cadeia. A freqüência pode ser variada em um alcance largo enquanto mantendo uma constante o 50% duty ciclo. Quando a saída é alta, o transistor é colocado em saturação por R2 de forma que as passagens actuais carregando pelo transistor e R1 para C. Quando a produção vai baixo, o transistor de descarga corta o transistor e a descarga o condensador por R1 e o diodo. O períodos alto e baixos são iguais. O valor do condensador © e o resistor (R1 ou potenciometro) não é determinado. É um mero exemplo de como fazer isto e os valores está pendente no tipo de aplicação, assim escolha seus próprios valores. O diodo pode ser qualquer diodo como os NTE519, 1N4148, 1N914 ou 1N3063, mas um de Germânio de condutância alto ou Schottky minimizará a tensão de diodo baixaa queda no transistor e diodo. Porém, o transistor deveria ter uma beta alto de forma que R2 pode ser grande e ainda levar o transistor para saturar. O transistor pode ser um NTE123, 2N3569 ou equivalentes.

------------------------

Quanto ao gerar um sinal sinusoidal de forma simples aqui tem um exemplo básico que não usa nuitos opamps mas claro é apenas um exemplo con o 1458. desta forma evita muitas complicações desnecessrias para o que julgo pretender.

Note que se na saída deste circuito usar um transistor tipo TIP 140 por exemplo pouco mais precisa , mas claro isso depende exactamente do que quer fazer.

A frequência é f = 1/2RC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou nem comentar o circuito do Gusporti...

Bem... voltando à vaca fria:

Se o nosso circuito gasta 1,4RC [segundos] para completar um ciclo, então a frequência será f=1/T=1/(1,4RC). Esta frequência será a frequência do sinal no pino 3.

Para os valores dados:

C=1uF=1E-6F=0,000001F

Rmin=10K (valor mínimo => trimpot=0)

Rmax=10K+5K=15K (valor máximo => trimpot=5K)

Tmin=1,4RminC=1,4x10Kx1uF=14ms => fmax=71,43Hz

Tmax=1,4RmaxC=1,4x15Kx1uF=21ms => fmin=47,62Hz

Então teremos dois valores limites dentro dos quais o nosso trim-pot poderá ser ajustado para sintonizar o circuito em 60Hz.

Para 60Hz teremos 16,67ms de período de oscilação, este valor está dentro da faixa de ajuste do circuito. Pode-se ajustar o mesmo utilizando-se um osciloscópio ou até um multímetro digital (alguns vem com frequencímetro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito legal gente !!!!

To entendendo tudo!! valeu mesmo....

só queria salientar q o proposito q tenho em relaçao a esse projeto de um inversor feito com um 555 é exatamente o fato de eu estar aprendendo ( autodidata - por isso peço muita ajuda ) eletrônica e como estava estudando o 555, me deu vontade de criar uma onda senoidal com ele sabendo q ele produz somente onda quadrada..... o estalo do inversor veio através de muitos erros q cometi e conseguia valores muito elevados no secundario do transformador ( mais porque num estava conseguindo produzir uma onda de 60HZ, e sim algo em torno de muitos GigaHertz ).. pensei e decidi criar um aparelho q me desse 60HZ de freqüência e voltagens em torno de 110~220 volts - ta ai o porque do inversor - mas o q queria mesmo era aprender - e ta valendo a pena porque to achando muito boa as explicaçoes... OBRIGADO a todos pela ajuda !!

AGORA q eu to com as ideias meio clara.... vou montar o circuito de uma maneira pessoal.... ( vou tentar aplicar as explicações de vocês )... quero ver se passo no teste de vocês... me aguardem ^^ .

T Breve !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:wub: Olá Amigos. Procurei sobre o tema até em sites americanos, mas vejos que aqui existem alguns bambas no assunto.

Meu pepino está em montar dois inversores (os mais compactos possíveisl), sendo:

01) Inversor de 6 volts para transformador com entrada de mesma tensão e saída de 300-0-300 sob 100mA.

02) Inversor de 12 volts para transformador com entrada de mesma tensão e saída de 300-0-300 sob 120mA.

O fato é que montei um que usa dois Tip's31 e 4 Tip's 3055. O funcionamento até que é legal, mas não fica compacto e em alguns casos, há o super-aquecimento dos 3055.

Tentei um que usa um SG3525 e dois Fet's de canal N IRF640. Esses quase pegam fogo.

No caso, algum desses citados por vocês dariam resultado? Alguém pode me ajudar????

Obrigado;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

daee pessoal!!!!

andei pesquisando, mas não achei realmente o q eu queria!!!

na verdade eu precisava de um oscilador q gerasse um sinal senoidal de 100.000hz a 120.000hz!!

achei circuito q geram bem menos q isso e como meu conhecimento de eletrônica é pouco, não sei modificá-lo!!!

valeu aeeee

espero resposta!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...