• Announcements

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   02/14/2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sign in to follow this  
Followers 0
exacto

Como Aumentar Tamanho?

2 posts in this topic

Bom Dia;

Amigos uso o Corel 10, e gostaria de saber se tem alguma forma ou outro programa que consiga aumentar o tamanho de uma imangem sem perder a qualidade?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se você se refere a um arquivo bitmap (tiff, jpg, psd), isso não é possível, principalmente no CorelDraw.

Primeiro, porque o Corel é um programa vetorial, que trata com imagens e desenhos vetoriais, feitos a a partir de cálculos matemáticos, e estes sim, podem ser ampliados infinitamente sem perda nenhuma de qualidade.

Segundo porque uma imagem bitmap (mapa de pontos) é formada por pixels (amplie uma imagem bitmap e verá), que são pequenas áreas quadradas que contém informações de luminância e crominância que, somadas, formarão a imagem no todo. Ampliando uma imagem bitmap, esses pixels também serão ampliados automaticamente, ou seja, a definição cai. Mesmo alterando a resolução de uma imagem de 150 para 300 dpi, por exemplo, não resultará no efeito desejado pois, nesse caso, o editor de imagem criaum pixel calculando valores médios entre dois pixels existentes. Ou seja, cria um pixel "falso", e o efeito, visto à distância ou com a imagem reduzida, é de "fora de foco". Mesmo que se aplique filtros para corrigir o foco, o problema não se resolve, aliás piora...

Já foram citados programas que podem ampliar uma imagem bitmap sem perda, mas isso é muito discutível e parece que o resultado também não é satisfatório.

Bom é saber qual a aplicação da imagem e obtê-la com a resolução apropriada:

para impressão offset, digital ou de alta qualidade, 300 dpi (mínimo 250);

para silk-screen, 150 dpi;

para web, 72 dpi;

para impressão em jato de tinta, transfer em camisetas ou até fotos para cópias em papel, 150 dpi.

Portanto, dpi, o fator principal de qualidade de uma imagem bitmap, significa Dots per Inch (pontos por polegada), que é a quantidade de pontos em uma polegada quadrada. Ou seja, quantos mais pontos numa polegada, maior a definição da imagem. Escaneie uma mesma imagem em 72 dpi e em 300, e veja a diferença.

Lembre-se que resolução (em dpi) e tamanho (em cm) são fatores que se contrapõem como numa gangorra: se um desce, o outro sobe.

Espero ter ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0