Ir para conteúdo

  • Entrar usando o Facebook Entrar usando o Twitter Entrar usando o Windows Live Login com Steam Login com Google      Entrar   
  • Cadastre-se

Ícone Classificados

Adicionar um Anúncio

Redes Sociais

Atualizações recentes de status

  • Foto
    paulodati

    Final de semana muito feliz! Celebrei um dia maravilhoso com meus pais numa casa de praia maravilhosa. Ambiente familiar, banho de piscina, churrasco e bastante guaraná Antártica geladinho :). Recarreguei todas as minhas energias para começar um novo desafio amanhã. Graças a Deus fomos e vinhemos na graça e na paz do Pai celestial. Boa noite irmãos.

Visualizar Todas Atualizações

Aniversariantes de Hoje


Foto
- - - - -

Como Aumentar Tamanho?


Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
1 resposta neste tópico

#1 exacto

exacto
  • Membros Plenos
  • 317 posts
  • Membro desde 10/05/2006
1
Neutra

Postado 10 de maio de 2006 - 06h43min

Bom Dia;
Amigos uso o Corel 10, e gostaria de saber se tem alguma forma ou outro programa que consiga aumentar o tamanho de uma imangem sem perder a qualidade?

Notebook Acer 1410
HP DV4-1240BR DEU PROBLEMA - HP, NUNCA MAIS.

#2 Nexus6

Nexus6
  • Membros Plenos
  • 80 posts
  • Membro desde 06/07/2005
0
Neutra

Postado 10 de maio de 2006 - 11h11min

Se você se refere a um arquivo bitmap (tiff, jpg, psd), isso não é possível, principalmente no CorelDraw.
Primeiro, porque o Corel é um programa vetorial, que trata com imagens e desenhos vetoriais, feitos a a partir de cálculos matemáticos, e estes sim, podem ser ampliados infinitamente sem perda nenhuma de qualidade.
Segundo porque uma imagem bitmap (mapa de pontos) é formada por pixels (amplie uma imagem bitmap e verá), que são pequenas áreas quadradas que contém informações de luminância e crominância que, somadas, formarão a imagem no todo. Ampliando uma imagem bitmap, esses pixels também serão ampliados automaticamente, ou seja, a definição cai. Mesmo alterando a resolução de uma imagem de 150 para 300 dpi, por exemplo, não resultará no efeito desejado pois, nesse caso, o editor de imagem criaum pixel calculando valores médios entre dois pixels existentes. Ou seja, cria um pixel "falso", e o efeito, visto à distância ou com a imagem reduzida, é de "fora de foco". Mesmo que se aplique filtros para corrigir o foco, o problema não se resolve, aliás piora...
Já foram citados programas que podem ampliar uma imagem bitmap sem perda, mas isso é muito discutível e parece que o resultado também não é satisfatório.
Bom é saber qual a aplicação da imagem e obtê-la com a resolução apropriada:
para impressão offset, digital ou de alta qualidade, 300 dpi (mínimo 250);
para silk-screen, 150 dpi;
para web, 72 dpi;
para impressão em jato de tinta, transfer em camisetas ou até fotos para cópias em papel, 150 dpi.

Portanto, dpi, o fator principal de qualidade de uma imagem bitmap, significa Dots per Inch (pontos por polegada), que é a quantidade de pontos em uma polegada quadrada. Ou seja, quantos mais pontos numa polegada, maior a definição da imagem. Escaneie uma mesma imagem em 72 dpi e em 300, e veja a diferença.

Lembre-se que resolução (em dpi) e tamanho (em cm) são fatores que se contrapõem como numa gangorra: se um desce, o outro sobe.

Espero ter ajudado.